Jump to content

Memórias SIC


João

Posts Recomendados

On 21/10/2018 at 21:10, Maciel disse:

O Contacto era bem porreiro. Aliás os talkshows da sic do tempo da comunicassom batem qualquer um dos atuais a léguas (até o VTV)

Lembro-me de ouvir A Garagem da Vizinha pela primeira vez nos primórdios deste programa e deles a adoptarem uma cover como tema do 760 103 103

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 34 minutos, ATVTQsV disse:

Promo ao fatídico Programa da Manhã, que ao contrário ds concorrência incluía também alguns apontamentos sobre saúde e estilo de vida, como se fosse um programa americano. Não aguentou e foi cancelado ao fim de algumas semanas.

Será que hoje em dia funcionava?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiros minutos do Programa da Manhã:

http://videos.sapo.pt/iHpz0JcrT84f5OMnjSup

O Portugal Diário (integrado há anos no site da TVI 24) dizia o seguinte:

"Sob o lema «Portugal a acordar», a SIC quer diferenciar-se da concorrência, dos programas informativos matinais da RTP e da TVI, através de um programa «simpático, interactivo e diferente», que quer «espelhar a manhã dos portugueses».

Para além da informação, a estação de televisão de Carnaxide aposta, também, em directos itenerantes de todo o país, e em temas como saúde, nutrição, educação, beleza, fitness, carros, moda, celebridades e gente anónima, entre outros.

Entre os objectivos estipulados por Francisco Penim quando assumiu a direcção de programas foi apostar nas sinergias entre a direcção de programas e a direcção de informação e o «Programa da Manhã» é um exemplo, já que é um projecto pensado em conjunto.

Quanto às audiências, o programa não vai «roubar» público à SIC Noticias, porque «o formato é completamente diferente». Para além disso, as equipas são as mesmas, «mas reforçadas», pelo que «ambos os canais tem a ganhar com mais um espaço informativo na generalista, já que as notícias vão surgir em maior quantidade».

Francisco Penim realçou, ainda, o facto de a partir de segunda-feira, a emissão da SIC «ser em directo das 07:00 às 16:00 horas, com a actual grelha da estação, o que não quer dizer que se mantenha assim». Recorde-se que ao «Programa da Manhã», seguem-se programas também emitidos em directo, como «Fátima», «Primeiro Jornal», a que se segue o «Contacto», até as 16:00 horas.

O programa será apresentado por Vanessa Oliveira e Pedro Mourinho, enquanto a coordenação fica a cargo de Luís Costa Ribas."

Já o CM, pouco depois do cancelamento, mencionou o dito quando afirmou que a SIC era a "campeã dos programas-fiasco":

"Desde Janeiro de 2005, até Junho deste ano, os programas da SIC foram os que mais sofreram com a indiferença do público. Analisando os dados de audimetria disponibilizados pela Marktest, o ‘Programa da Manhã’, nos seus melhores dia (6 de Abril, 6 e 13 de Junho), não ultrapassou os 66 mil espectadores e é sucessivamente batido pela concorrência. ‘Contacto’, uma forte aposta de Francisco Penim para o período da tarde, foi outro fracasso e só em três ocasiões ultrapassou os 25% do ‘share’, ou seja, conseguiu ter um em cada quatro telespectadores sintonizados na sua frequência."

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Rangel disse:

Não sabia que o Contacto tinha flopado ao início... 

O certo é que no em 2007 e 2008 andava nos 30%, foi líder até à saída da Rita Ferro Rodrigues.

Acho que "pegou" quando colocaram antes Terra Nostra, que acabou por permitir um melhor "arranque" ao programa.. No inicio, levava com as Novelas da RTP a bombar e com o TdJ..

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda me lembro da fase entre o Às 2 por 3 e o Contacto, deparei-me com reposições de séries do Camilo onde antes dava o programa da tarde, e julgava que era o "Dia de Apreciação do Camilo". Depois quando vi a promo com siluetas (talvez dos apresentadores) a dançar ao som de Love Generation do Bob Sinclar é que vi os primeiros indícios de um novo programa da tarde, mas como não aparecia o nome definitivo do programa achava que ia se chamar "Um Outro Olhar".

Do Programa da Manhã lembro-me pouco mas era único por não ter de recorrer aos grafismos da informação da SIC. Tinha relógio antes da hora mas não passava anúncio. Fizeram uma improvisação tipo SIC Internacional e meteram uma imagem do programa na janela do anúncio e onde se ouvia, no fim, o som de um sinal horário radiofónico. E sim, lembro-me de ver algumas rubricas de lifestyle. Acho que chegou a ter culinária numa altura.

Acho que se o Programa da Manhã fosse um sucesso, deixaríamos de contar com aquelas manhãs em que todas as generalistas emitem noticiários repetitivos como o Bom Dia Portugal, da qual acordo todas as manhãs. Também o formato, inspirado em programas como o Good Morning America, o GMTV (hoje Good Morning Britain) ou o Sunrise australiano - basicamente os formatos dos países anglófonos - mas com um pouco mais de informação (como o trânsito) era uma lufada de ar fresco para as manhãs. O problema é que não resultou porque as pessoas preferiam ver noticiários alargados na concorrência. A SIC voltou à programação infantil e aproveitou o verão para criar a SIC Kids. Dois anos depois, em 2008, chegou o simultâneo com a SIC Notícias da Edição da Manhã. O Programa da Manhã foi a única concorrência que não envolvia uma ligação ao seu canal de notícias.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, ATVTQsV said:

Acho que se o Programa da Manhã fosse um sucesso, deixaríamos de contar com aquelas manhãs em que todas as generalistas emitem noticiários repetitivos como o Bom Dia Portugal, da qual acordo todas as manhãs. Também o formato, inspirado em programas como o Good Morning America, o GMTV (hoje Good Morning Britain) ou o Sunrise australiano - basicamente os formatos dos países anglófonos - mas com um pouco mais de informação (como o trânsito) era uma lufada de ar fresco para as manhãs. O problema é que não resultou porque as pessoas preferiam ver noticiários alargados na concorrência. A SIC voltou à programação infantil e aproveitou o verão para criar a SIC Kids. Dois anos depois, em 2008, chegou o simultâneo com a SIC Notícias da Edição da Manhã. O Programa da Manhã foi a única concorrência que não envolvia uma ligação ao seu canal de notícias.

E porque também nunca tivemos o hábito de ver televisão de manhã, com um consumo que justificasse um programa desse tipo. Normalmente esses espaços eram ocupados por desenhos animados desde os tempos do monopólio da RTP, tirando o Bom Dia versão 1982. E mesmo o Bom Dia Portugal tinha aparecido há pouco tempo, 4 anos antes.
Para além desse da SIC, só o Diário da Manhã com a Júlia Pinheiro e o Henrique Garcia teve um formato mais ou menos próximo, e só durou um ano.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Programa da Manhã ia das 7 ás 10, salvo erro. Acho que ainda davam o Iô-Iô reduzido a partir das 6. Porém com o sucesso da Floribella o programa foi cancelado e as manhãs voltaram a ser infantis, com o novo SIC Kids, Snobs e repetições da Floribella.

Só existem dois vídeos do programa: o que está no SAPO Vídeos e a promo de lançamento. Que pena, pois também muitos fiascos da altura tiveram poucos registos, como o Senhora Dona Lady, o Desprevenidos, o Esquadrão G, o Mega Ciência (que acho que não era fiasco mas era um programa interessantíssimo), etc.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, ATVTQsV said:

O Programa da Manhã ia das 7 ás 10, salvo erro. Acho que ainda davam o Iô-Iô reduzido a partir das 6. Porém com o sucesso da Floribella o programa foi cancelado e as manhãs voltaram a ser infantis, com o novo SIC Kids, Snobs e repetições da Floribella.

Só existem dois vídeos do programa: o que está no SAPO Vídeos e a promo de lançamento. Que pena, pois também muitos fiascos da altura tiveram poucos registos, como o Senhora Dona Lady, o Desprevenidos, o Esquadrão G, o Mega Ciência (que acho que não era fiasco mas era um programa interessantíssimo), etc.

Mega Ciência penso que teve sucesso, e era um excelente programa. Pena também não haver quase nada do Pior Condutor de Sempre com o Bruno Nogueira, e que teve também considerável sucesso.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
22 minutes ago, ATVTQsV said:

Mais um lindo fiasco da SIC, mas de 2008. Dava aos sábados depois do Jornal da Noite. Lembro-me de uma peça sobre um homem que conseguia escrever ao contrário. Todas as peças apresentadas neste programa eram portugueses.

Foi o regresso fugaz do Artur Albarran à televisão no verão de 2008, depois do (também) fiasco Acorrentados.

https://www.atelevisao.com/sic/qo-mundo-equenoq-com-os-dias-contados/

Audiências: 

https://www.marktest.com/wap/a/n/id~113d.aspx

Editado por Rangel
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, ATVTQsV disse:

Mais um lindo fiasco da SIC, mas de 2008. Dava aos sábados depois do Jornal da Noite. Lembro-me de uma peça sobre um homem que conseguia escrever ao contrário. Todas as peças apresentadas neste programa eram portugueses.

A mítica frase "O Mundo é pequeno e você está a vê-lo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...