Jump to content

Memórias SIC


João

Posts Recomendados

há 2 horas, ATVTQsV disse:

 

Genérico hiper criativo da Sessão Especial + anúncio ao Presto, promo a série The Raven e início de uma emissão do programa MTV com Catarina Furtado. Directamente dos primórdios da SIC.

Parecem ser duas gravações diferentes. A 2ª, pelo DOG "encolhido", deve ser mesmo de 1992 ou inícios de 1993. Raven fez parte da grelha inaugural da SIC.

Não sei se a SIC começou logo com emissões em stereo no início, mas diria que a 1ª parte é posterior.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 8/11/2018 at 9:45 PM, ATVTQsV said:

 

Genérico hiper criativo da Sessão Especial + anúncio ao Presto, promo a série The Raven e início de uma emissão do programa MTV com Catarina Furtado. Directamente dos primórdios da SIC.

Isso deve ser mesmo dos primeiros dias da SIC (a parte final do vídeo).

Editado por Rangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, miguelalex23 disse:

Já agora: quem é esse voz-off dos primeiros anos da SIC, que se ouve na promo de Raven? Sei que o João Pedro Galveias (actualmente director de multimedia da RTP) foi voz-off no início da SIC, mas não sei se é ele porque não lhe conheço a voz.

Sempre tive a ideia que é a voz atual. Mas é uma voz-off que aparecia em muitos anúncios nos anos 90.

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 8/12/2018 at 12:25 AM, miguelalex23 said:

Parecem ser duas gravações diferentes. A 2ª, pelo DOG "encolhido", deve ser mesmo de 1992 ou inícios de 1993. Raven fez parte da grelha inaugural da SIC.

Não sei se a SIC começou logo com emissões em stereo no início, mas diria que a 1ª parte é posterior.

Na RTP as emissões em Stereo começaram em Fevereiro de 1993, como a SIC usava a rede da TDP devem ter começado ao mesmo tempo. A TVI penso que começou logo no primeiro dia de emissão, mas não posso confirmar.

10 hours ago, miguelalex23 said:

Já agora: quem é esse voz-off dos primeiros anos da SIC, que se ouve na promo de Raven? Sei que o João Pedro Galveias (actualmente director de multimedia da RTP) foi voz-off no início da SIC, mas não sei se é ele porque não lhe conheço a voz.

Da primeira vez que ouvi parece-me o Augusto Seabra, mas agora tenho dúvidas...

Editado por Rangel
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, estamos perante uma gravação do primeiro mês da SIC. Da SIC de 1992 só há também uma gravação do Internacional SIC (refiro-me a gravações caseiras e não das do arquivo do próprio canal).

Genérico do Internacional SIC de 1992 (com o mesmo globo usado pelo noticiário coreano MBC Newsdesk cinco anos antes), aqui quando a SIC tinha dois meses:

O programa esteve nos primórdios da SIC e, pelo que tenho percebido, renasceu na SIC Notícias onde esteve durante os primeiros anos do canal, até 2007 pelo menos.

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Havia também um vídeo de uma actuação durante o primeiro programa de passagem de ano da SIC, o dito tinha o genérico que tinha doze portas numeradas de 12 a 1 e o tema era uma parte do hino da SIC, versão instrumental. Já não me lembro como se chamava mas acho que já não está na net.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rangel disse:

Deu durante muitos anos no domingo ao início da tarde, lembro-me perfeitamente. Acabou em 1997, penso eu. 

Acho que o Lusitânia ainda tem mais uns vídeos do breve tempo em que existiram 3 canais de TV em Portugal, como este:

 

 

Só por curiosidade, o logo do programa é muito parecido com o da novela brasileira de 1993 (1 ano depois) "Olho no Olho":

 

IMG_6085.JPG

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Gladiator disse:
  • Não está previsto que a sic faça como a rtp e crie um "arquivo," com todos os seus programas disponiveis online? Gostava muito de ver "camilo na prisão" que é o unico que nao se encontra no youtube (todos os episodios e com qualidade) e tambem o unico que ainda não vi

A SIC quando fez 20 anos fez uma espécie de arquivo mas não colocou programas completos.

@Pedro Casqueira Jr Portanto o próprio Hans Donner esboçou o símbolo de uma telenovela com base num símbolo que ele próprio desenvolveu para um programa da SIC! Se bem que o do Jogo da Verdade era mais uma espécie de protótipo.

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 de Junho de 1995.

Ontem estive a pensar nisto: como é que era o genérico do BBC Vida Selvagem anterior a 2000/2001? Porque há alguns anos descobri que o genérico do dito, que esteve dez anos no ar, era uma adaptação deste separador de 2001:

O mais provável é que tenha sido adaptado de um genérico qualquer do Wildlife on One dos anos 90, ou talvez um genérico que a SIC fez, mas não sei bem ao certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...