Jump to content

Memórias TVI


_zapping_

Posts Recomendados

7 minutes ago, ATVTQsV said:

Já chegaram a haver noites em que as séries não davam pois os proto-programas de "tabaco" da TVI 24 prolongavam-se até tarde e as séries nem sequer davam. O próprio Nuno Markl já falou disto nos seus tempos das newsgroups.

Sim mas isso começou a acontecer quando o Moniz tomou controle da TVI :yes:

A partir de 97-98, de repente as séries desapareciam do ar, sem aviso, para dar lugar a repetições do "Ri-te Ri-te" ou uma reportagem escandalosa qualquer.

A estratégia era maximizar as horas de produção nacional e reduzir gradualmente as horas de produção internacional / séries :(  E lá foi acontecendo.  Hoje é o que se vê... uma TVI com pouquíssima diversidade em antena.  "Produção nacional" o dia inteiro definitivamente não se traduz em "qualidade" o dia inteiro. E, actualmente, também não se traduz em audiências garantidas o dia inteiro, como se vê  :sarcastic:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esteticamente o melhor período da TVI pré-Moniz, na minha opinião, era o de 1996/1997. Até Setembro de 1996 a TVI tinha um símbolo meio "ultrapassado" se compararmos com as mudanças dos dois canais da RTP ainda em Abril (sendo que o grafismo do segundo é que se safava mais). Eis que entram os gajos da SBS e preparam uma lavadela toda ao canal, inspirando-se nos grafismos dos seus canais na Escandinávia e na Holanda, que recorreram a Novocoms e a Pittard-Sullivans da vida. Era um visual todo moderno, todo XPTO, que humilhava os grafismos da RTP e da SIC (que ainda estava fiel ao separador de nascença).

No fundo, a TVI da SBS tentou ser uma emulação dos canais que a empresa tinha (Kanal 5 - Suécia; TV Danmark - Dinamarca; TVNorge - Noruega; SBS 6 - Holanda) mas ajustado a uma realidade portuguesa meio distante. Ainda tinham de emitir o tal de Encontro (acho que acabou em 1998, depois da TVI ter mudado de donos ao fim de pouco tempo). Infelizmente este grafismo durou pouco, tipo um ano e até 2000 esteve com uma tremenda instabilidade. Chegou até a aplicar a lógica da camisa, onde a TVI mudava de grafismo ao fim de poucos meses.

Nem o grupo RTL (que substituiu a SBS) conseguiu trazer a "lógica europeia" para a TVI, pois a prioridade estava no Moniz e na produção nacional. Por causa disto, a TVI passou de emulação de televisão escandinava/holandesa a isto:

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também gostei desse grafismo em 1996-1997 :yes:  E as emissões da TVI em Pal Plus em 16:9, quando faziam grandes estreias de filmes ou eventos especiais.

Em relação à overdose de produção nacional, não entendo o 'fenómeno'.  Nem os espanhóis entopem a programação com 24 horas de produção nacional, sem espaço para séries ou filmes. Desconheço qualquer outro país europeu que faça isto. Para TVI e SIC, só ao fim de semana é que pode haver um pouquinho de diversidade de programação... que lástima.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Cable Guy said:

Sim mas isso começou a acontecer quando o Moniz tomou controle da TVI :yes:

A partir de 97-98, de repente as séries desapareciam do ar, sem aviso, para dar lugar a repetições do "Ri-te Ri-te" ou uma reportagem escandalosa qualquer.

A estratégia era maximizar as horas de produção nacional e reduzir gradualmente as horas de produção internacional / séries :(  E lá foi acontecendo.  Hoje é o que se vê... uma TVI com pouquíssima diversidade em antena.  "Produção nacional" o dia inteiro definitivamente não se traduz em "qualidade" o dia inteiro. E, actualmente, também não se traduz em audiências garantidas o dia inteiro, como se vê  :sarcastic:

Penso que tenha sido por obrigação legal. Era miúdo mas lembro de ler ou ver que a TVI tinha levado uma série de avisos por ter muito pouca produção feita em Portugal. É que a dada altura - aí por 1997-1998 - eram apenas os três noticiários, os magazines deportivos e pouco mais.

O separador «TVI - Um Universo de Emoções» julgo ser já da era Moniz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 Blocos publicitários de 5 Junho 1995, no tempo do logótipo com o I grande. 

https://archive.org/details/intervalotvi06199501
https://archive.org/details/intervalotvi06199502
https://archive.org/details/intervalotvi06199503 

Alguns destaques
- Na altura, a TVI transmitia alguns filmes mais antigos como "Camões" e "Gilda"
- O que eu mais gostava destes tempos da TVI era que dava várias séries a horas decentes. Lembro-me das séries Detectives Na Onda (qual o título original), O Poder da Lei ("Sweet Justice" com Melissa Gilbert de "Uma Casa Na Pradaria") e Projecto Viper (uma espécie de sub-Justiceiro). E claro os Ficheiros Secretos.
- Um anúncio da Vista Alegre com um então ainda pouco conhecido Pedro Lima. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, ATVTQsV said:

Intervalo incompleto de Novembro de 2010.

Em 2011 já não havia Tardes da Júlia e o grafismo já tinha sido mudado em Fevereiro.

Adorei o primeiro anuncio , o do Ferrero Rocher  :lol:

Já conhecia o da limousine, mas este n me lembrava

A senhora chiquérrima, no meio de um leilão de peças de luxo: "Ambrósio, queria tomar algo" ... e o mordomo abre as portas de um armário iluminado com montes de chocolates :lol:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LAboy 456 disse:

Eu achava que o grafismo só veio em 1998 (quando o Moniz entrou na TVI), mas afinal não, pelo menos no fim de 1997 já tinham mudado, conforme o vídeo.

Aqui não havia separador, mas pelo menos havia um relógio, tal como foi descrito uma vez no YouTube, numa cópia da mira de 2000.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, ATVTQsV said:

Eu achava que o grafismo só veio em 1998 (quando o Moniz entrou na TVI), mas afinal não, pelo menos no fim de 1997 já tinham mudado, conforme o vídeo.

Aqui não havia separador, mas pelo menos havia um relógio, tal como foi descrito uma vez no YouTube, numa cópia da mira de 2000.

Eu sabia que tinha sido antes do Moniz, mas julgava que tinham lançado em Janeiro de 98. Afinal foi na rentrèe de Setembro de 97.

Editado por Rangel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na comemoração dos 100 anos do cinema em Dezembro de 1995, a TVI fez uma maratona no dia 29, com O Piano, Drácula, Ritmos da Broadway, um documentário sobre Otto Preminger e Bucha e Estica

https://archive.org/details/intervalotvi66612199502

E no dia seguinte: E Tudo O Vento Levou e Gigi

https://archive.org/details/intervalotvi66601

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

E nos arquivos do extinto Novelas Nacionais, descobri esta notícia da TV7Dias sobre a novela A Outra, num daqueles delírios e especulações antes da novela estrear:

Citação de: Tv7Dias
Noite escaldante
Diana e Margarida em brasa


Diana Chaves e Margarida Vila-Nova, as duas meninas bonitas de A Outra, vão envolver-se depois de uma luta pela atenção de Rodrigo Menezes.

A meio da novela que já começou a ser gravada - em cenários tão diferentes como Vila Flor, no norte de Portugal, e Moçambique -, os telespectadores vão viver muitas emoçoes fortes, que, segundo os actores, estão patentes desde o início de A Outra, que vai substituir Deixa-me Amar na grelha da TVI.
Numa altura em que as personagensjá farão parte do quotidiano dos telespectadores, Margarida Vila-Nova e Diana Chaves irão lutar pela atenção de Rodrigo Menezes. As duas jovens parte para a agressão física devido ao facto de ambas quererem António nas suas vidas; nesta luta corpo a corpo acontece um "clic" que faz com que a agressão acabe em atracção.
Numa noite de loucura, as duas dormem juntas e, embora nenhuma delas perceba muito bem como é que tudo aquilo aconteceu, deixam-se levar pelo momento. Resta saber se o que se vai passar com as duas mulheres é apenas uma crise de identidade sexual ou se, à semelhança de outras novelas, o tema da bissexualidade será de novo abordado.

Como eu gostava de mencionar o @SIM :cryhappy: mas menciono o @Magazine que também faz parte da legião de fãs da novela que teve um final com 18,1% de rating na classe A/B :cryhappy:

  • Haha 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, AGUI disse:

E nos arquivos do extinto Novelas Nacionais, descobri esta notícia da TV7Dias sobre a novela A Outra, num daqueles delírios e especulações antes da novela estrear:

Citação de: Tv7Dias
Noite escaldante
Diana e Margarida em brasa


Diana Chaves e Margarida Vila-Nova, as duas meninas bonitas de A Outra, vão envolver-se depois de uma luta pela atenção de Rodrigo Menezes.

A meio da novela que já começou a ser gravada - em cenários tão diferentes como Vila Flor, no norte de Portugal, e Moçambique -, os telespectadores vão viver muitas emoçoes fortes, que, segundo os actores, estão patentes desde o início de A Outra, que vai substituir Deixa-me Amar na grelha da TVI.
Numa altura em que as personagensjá farão parte do quotidiano dos telespectadores, Margarida Vila-Nova e Diana Chaves irão lutar pela atenção de Rodrigo Menezes. As duas jovens parte para a agressão física devido ao facto de ambas quererem António nas suas vidas; nesta luta corpo a corpo acontece um "clic" que faz com que a agressão acabe em atracção.
Numa noite de loucura, as duas dormem juntas e, embora nenhuma delas perceba muito bem como é que tudo aquilo aconteceu, deixam-se levar pelo momento. Resta saber se o que se vai passar com as duas mulheres é apenas uma crise de identidade sexual ou se, à semelhança de outras novelas, o tema da bissexualidade será de novo abordado.

Como eu gostava de mencionar o @SIM :cryhappy: mas menciono o @Magazine que também faz parte da legião de fãs da novela que teve um final com 18,1% de rating na classe A/B :cryhappy:

Podia mencionar-me a mim também. :cryhappy:

Felizmente A Outra ícone da televisão portuguesa. :santaclaus:

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Televisão 10 disse:

Quando a TVI tinha um bom cartaz de cinema no Natal...

 

Não é só o cartaz, esse anúncio em si está muito giro :mosking:

A Cristina a dizer que vai ser a "princccesa Cristinaaaa". :ph34r: Não é por nada que a sua saída da TVI foi quase semelhante à morte da princesa Diana.

Editado por Filipe Simões
  • Haha 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, FraisesSucrées said:

Programação da TVI de Setembro 1997
 

https://archive.org/details/encontroprogramacaofimemissaotvi1997

Pelo discurso do Pe. Vítor Melícias, esse foi o ultimo Encontro a ser transmitido na TVI, no fim da noite de sábado de 13-09-1997.

Na segunda 15 arrancou nova grelha - por exemplo, estreia do Directo XXI diário em substituição do TVI Jornal das 21:00/Telejornal  - e novo grafismo.

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Rangel disse:

Pelo discurso do Pe. Vítor Melícias, esse foi o ultimo Encontro a ser transmitido na TVI, no fim da noite de sábado de 13-09-1997.

Na segunda 15 arrancou nova grelha - entre outros, foi a estreia do Directo XXI diário em substituição do TVI Jornal/Telejornal - e novo grafismo.

Em Outubro ainda passavam o Encontro. Supostamente a partir daqui eram só repetições.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...