Jump to content

Portugueses Pelo Mundo - Comunidades [T10]


David

Recommended Posts

Segundo acabei de ver no intervalo do Tlejornal, amanhã estreia pelas 21h00 um novo programa intitulado "Portugueses Pelo Mundo", este programa irá falar dos portugueses espalhados pelo mundo fora.

 

 

Citação

Abrimos as portas mais desconhecidas e alternativas de algumas cidade...Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo...

 

Num país longínquo da Ásia, numa zona movimentada (ou desconhecida nalguns casos) da América, num canto de África, ou da Europa… Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo. São pessoas que partiram das suas terras, mas que mantêm vivas as referências com Portugal. Homens e mulheres que se acomodaram a novas temperaturas, novas culturas, novos sabores, novos amigos e que agora desfrutam do lugar onde vivem. Portugueses pelo Mundo mistura um programa documental com um programa de viagens. Em cada programa veremos entre cinco a sete histórias de portugueses que residem algures no planeta. As histórias de cada programa irão entrelaçar-se umas nas outras e serão bem diferentes entre si, baseadas nas características individuais dos entrevistados, nas suas famílias, nos seus amigos, nos seus colegas de trabalho. Alguns protagonistas serão mais exuberantes, outros mais ponderados; alguns estarão totalmente adaptados à nova realidade que lhes cabe viver, outros estarão a dar os primeiros passos. O único rasgo distintivo que se repetirá em todas as histórias e, por conseguinte, ao longo do programa e do ciclo, é que todas serão dinâmicas, ágeis e terão como cenário um país ou um lugar . Todos os “novos emigrantes” chegam aos países que os acolhem com grandes sonhos, olhando para o futuro mas também com um passado querido, repleto de recordações e de costumes. Têm bem enraizada a identidade de origem, mas não impõem limites à incorporação de novos hábitos. Em Portugueses pelo Mundo, iremos mostrar a realidade de aqueles que, pese embora a passagem dos anos e a distância que os separa da Pátria, continuam a manter alguns costumes portugueses, a comer os mesmos pratos e a dançar as mesmas danças. Ao mesmo tempo, haverá lugar para que os entrevistados mostrem, na primeira pessoa, os costumes do lugar visitado, em muitos casos curiosos ou ousados, alguns inimagináveis para a mente ocidental ou, simplesmente, portuguesa. Partilhar um passeio por um mercado cheio de gente e produtos; praticar um ritual pagão rodeado de pessoas pouco amigáveis; assistir a um casamento onde os noivos não se conhecem um ao outro; provar e comer um estranho prato típico com ingredientes que nunca pensámos que poderíamos vir a comer, são apenas algumas das múltiplas e variadas situações que irão suceder-se em cada uma das emissões. Assim, os nossos protagonistas serão sempre os melhores guias para conhecer a vida quotidiana do lugar onde estamos. Desta forma, sem perder de vista o entretenimento, fomentamos a integração entre culturas e indivíduos, mostrando as diferenças sempre numa óptica de respeito pelas diversidades de cada um dos povos e suas culturas.

 

 

 

in rtp.pt

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Portugueses no Mundo

Permitam-me a retórica: que raio está um programa que tem tudo de magazine de canal de cabo a fazer em horário nobre da RTP-1, em pleno sábado à noite a seguir ao noticiário?

Antes que haja mal-entendidos: Portugueses no Mundo é algo de invulgar no horário nobre da RTP porque é um magazine dinâmico, com uma linguagem visual moderna e cinética que hoje em dia costuma estar reservada para os programas restringidos aos canais de notícias no cabo ou, ocasionalmente, na RTP-2.

E aquilo que o título promete tem pouco ou nada a ver com aquilo que o magazine da Eyeworks é, a julgar pela primeira emissão: Portugueses no Mundo não é realmente um programa sobre as experiências dos emigrantes portugueses que vivem noutros países, é um programa de viagens onde os emigrantes portugueses servem como “guias turísticos” das cidades onde vivem e revelam os seus costumes e peculiaridades.

Enquanto programa de viagens, está bem feito, funciona bem, e é o perfeito “bombom” de horário nobre de Verão, leve e descontraído sem ser burro. Mas, por um momento, achei que estava a ver a SIC Notícias – o que não é forçosamente mau...

Concordo quase na totalidade. Sim o programa acaba por ser de viagens, mas também nos mostra portugueses que tiveram sucesso lá fora. Já o disse e volta a dizer, a edição e realização do programa esteve impecável!

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Pena é que não tenha tido maior audiência!

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Este Sábado só apanhei a parte final, tive pena de não ver porque adoro ver este programa, é dos meus preferidos a passar actualmente na TV portuguesa. Gostava que a RTP o disponibilizasse no VOD do site da RTP.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso tenho pena que a rtp não o tenha disponibilizado no site, mas se calhar é devido aos direitos de autor.

Acho que é um excelente documento que sai um pouco do típico sobre a vida de alguém lá fora. Acaba por ser um programa de viagens onde os portugueses são os guias da sua terra de acolhimento.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Depois de 2 semanas de ausência este programa está de volta já este Sábado às 21 horas. No programa desta semana, os nossos emigrantes irão guiar-nos por Istambul na Turquia.

Portugueses pelo Mundo

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Depois de 2 semanas de ausência, o programa de viagens da RTP está de volta. Esta semana "Portugueses pelo Mundo" leva-nos até à Turquia, mais precisamente a Istambul, onde emigrantes portugueses aí radicados nos levarão pelos inúmeros pontos de interesse desta cidade asiática.

Não se esqueça, Sábado às 21 horas na RTP1.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Vi ontem, pela primeira vez, este programa, e adorei! Vi cerca de 20 minutos, não cheguei a ver até ao fim... mas já deu para ter uma ideia e para perceber o conceito do programa.

Achei excelente! A ideia é boa, a concretização é do melhor. Está bem realizado, bem filmado, bem editado. É um programa muito bom, mesmo.

Vi sobre o México, mas certamente que haverá outros países que iria gostar muito mais de ver.

Já agora, quem é que produziu este programa? Alguém sabe?

Link to comment
Share on other sites

  • Pedro M. changed the title to Portugueses Pelo Mundo - Comunidades [T10]

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...