David Posted June 18, 2010 Share Posted June 18, 2010 Segundo acabei de ver no intervalo do Tlejornal, amanhã estreia pelas 21h00 um novo programa intitulado "Portugueses Pelo Mundo", este programa irá falar dos portugueses espalhados pelo mundo fora. Citação Abrimos as portas mais desconhecidas e alternativas de algumas cidade...Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo... Num país longínquo da Ásia, numa zona movimentada (ou desconhecida nalguns casos) da América, num canto de África, ou da Europa… Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo. São pessoas que partiram das suas terras, mas que mantêm vivas as referências com Portugal. Homens e mulheres que se acomodaram a novas temperaturas, novas culturas, novos sabores, novos amigos e que agora desfrutam do lugar onde vivem. Portugueses pelo Mundo mistura um programa documental com um programa de viagens. Em cada programa veremos entre cinco a sete histórias de portugueses que residem algures no planeta. As histórias de cada programa irão entrelaçar-se umas nas outras e serão bem diferentes entre si, baseadas nas características individuais dos entrevistados, nas suas famílias, nos seus amigos, nos seus colegas de trabalho. Alguns protagonistas serão mais exuberantes, outros mais ponderados; alguns estarão totalmente adaptados à nova realidade que lhes cabe viver, outros estarão a dar os primeiros passos. O único rasgo distintivo que se repetirá em todas as histórias e, por conseguinte, ao longo do programa e do ciclo, é que todas serão dinâmicas, ágeis e terão como cenário um país ou um lugar . Todos os “novos emigrantes” chegam aos países que os acolhem com grandes sonhos, olhando para o futuro mas também com um passado querido, repleto de recordações e de costumes. Têm bem enraizada a identidade de origem, mas não impõem limites à incorporação de novos hábitos. Em Portugueses pelo Mundo, iremos mostrar a realidade de aqueles que, pese embora a passagem dos anos e a distância que os separa da Pátria, continuam a manter alguns costumes portugueses, a comer os mesmos pratos e a dançar as mesmas danças. Ao mesmo tempo, haverá lugar para que os entrevistados mostrem, na primeira pessoa, os costumes do lugar visitado, em muitos casos curiosos ou ousados, alguns inimagináveis para a mente ocidental ou, simplesmente, portuguesa. Partilhar um passeio por um mercado cheio de gente e produtos; praticar um ritual pagão rodeado de pessoas pouco amigáveis; assistir a um casamento onde os noivos não se conhecem um ao outro; provar e comer um estranho prato típico com ingredientes que nunca pensámos que poderíamos vir a comer, são apenas algumas das múltiplas e variadas situações que irão suceder-se em cada uma das emissões. Assim, os nossos protagonistas serão sempre os melhores guias para conhecer a vida quotidiana do lugar onde estamos. Desta forma, sem perder de vista o entretenimento, fomentamos a integração entre culturas e indivíduos, mostrando as diferenças sempre numa óptica de respeito pelas diversidades de cada um dos povos e suas culturas. in rtp.pt Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Posted June 21, 2010 Author Share Posted June 21, 2010 Daqui alguém viu o primeiro episódio? Eu vi e adorei, é um programa em jeito de documentário que mostra portugueses que trabalham lá fora e que têm sucesso lá fora. Aconselho vivamente este programa. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
_zapping_ Posted June 21, 2010 Share Posted June 21, 2010 Não vi... mas certamente que o que não falta são portugueses com sucesso no estrangeiro. Não o têm cá e vão tê-lo "lá para fora"! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Posted June 21, 2010 Author Share Posted June 21, 2010 Portugueses no Mundo Permitam-me a retórica: que raio está um programa que tem tudo de magazine de canal de cabo a fazer em horário nobre da RTP-1, em pleno sábado à noite a seguir ao noticiário? Antes que haja mal-entendidos: Portugueses no Mundo é algo de invulgar no horário nobre da RTP porque é um magazine dinâmico, com uma linguagem visual moderna e cinética que hoje em dia costuma estar reservada para os programas restringidos aos canais de notícias no cabo ou, ocasionalmente, na RTP-2. E aquilo que o título promete tem pouco ou nada a ver com aquilo que o magazine da Eyeworks é, a julgar pela primeira emissão: Portugueses no Mundo não é realmente um programa sobre as experiências dos emigrantes portugueses que vivem noutros países, é um programa de viagens onde os emigrantes portugueses servem como “guias turísticos” das cidades onde vivem e revelam os seus costumes e peculiaridades. Enquanto programa de viagens, está bem feito, funciona bem, e é o perfeito “bombom” de horário nobre de Verão, leve e descontraído sem ser burro. Mas, por um momento, achei que estava a ver a SIC Notícias – o que não é forçosamente mau... Concordo quase na totalidade. Sim o programa acaba por ser de viagens, mas também nos mostra portugueses que tiveram sucesso lá fora. Já o disse e volta a dizer, a edição e realização do programa esteve impecável! Pena é que não tenha tido maior audiência! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
João Posted June 21, 2010 Share Posted June 21, 2010 Por acaso não vi o programa. Mas agora com tantos comentários positivos tenho que ver o próximo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest xac Posted July 5, 2010 Share Posted July 5, 2010 Boa noite, eu gostaria de poder ver. Como o posso fazer? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Posted July 5, 2010 Share Posted July 5, 2010 Estive a verificar no site da RTP e n encontrei vídeos relacionados com o programa. No Youtube tb n aparece nd. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Posted July 5, 2010 Author Share Posted July 5, 2010 Este Sábado só apanhei a parte final, tive pena de não ver porque adoro ver este programa, é dos meus preferidos a passar actualmente na TV portuguesa. Gostava que a RTP o disponibilizasse no VOD do site da RTP. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
João Posted July 6, 2010 Share Posted July 6, 2010 Este Sábado vi pela primeira vez um pouco do programa. Pareceu-me muito dinâmico e diferente do que estamos habituados a ver. :clapping_mini: Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Migass Posted July 10, 2010 Share Posted July 10, 2010 Por acaso tenho pena que a rtp não o tenha disponibilizado no site, mas se calhar é devido aos direitos de autor. Acho que é um excelente documento que sai um pouco do típico sobre a vida de alguém lá fora. Acaba por ser um programa de viagens onde os portugueses são os guias da sua terra de acolhimento. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
_zapping_ Posted July 13, 2010 Share Posted July 13, 2010 Acho que faz falta um programa sobre viagens, que nos mostre o Mundo, que nos faça conhecer outras culturas. Que seja, até, um guia de férias. O "Deluxe" fazia-o, um pouco, mas quiseram tirar isso... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Posted July 13, 2010 Author Share Posted July 13, 2010 Até agora gostei mais de Sidney, fiquei com vontade de conhecer a cidade. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Migass Posted July 14, 2010 Share Posted July 14, 2010 Consegui ver esta semana sobre a Cidade do Cabo, uma cidade bastante interessante e com paisagens fabulosas. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Migass Posted July 18, 2010 Share Posted July 18, 2010 Estou a colocar online os últimos programas para quem quiser ver já está disponível da Cidade do Cabo e Nova York. http://www.youtube.com/user/vincecatita#grid/user/C17CEB718573BA44 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Posted July 18, 2010 Author Share Posted July 18, 2010 Estou a colocar online os últimos programas para quem quiser ver já está disponível da Cidade do Cabo e Nova York. http://www.youtube.c...17CEB718573BA44 Muito obrigado vince! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sue Posted July 21, 2010 Share Posted July 21, 2010 Gosto bastante do programa. :clapping_mini: Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Posted August 12, 2010 Author Share Posted August 12, 2010 Depois de 2 semanas de ausência este programa está de volta já este Sábado às 21 horas. No programa desta semana, os nossos emigrantes irão guiar-nos por Istambul na Turquia. Portugueses pelo Mundo Depois de 2 semanas de ausência, o programa de viagens da RTP está de volta. Esta semana "Portugueses pelo Mundo" leva-nos até à Turquia, mais precisamente a Istambul, onde emigrantes portugueses aí radicados nos levarão pelos inúmeros pontos de interesse desta cidade asiática. Não se esqueça, Sábado às 21 horas na RTP1. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
_zapping_ Posted August 16, 2010 Share Posted August 16, 2010 Este "dá-não-dá" da RTP é que não dá com nada!!! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Posted August 16, 2010 Author Share Posted August 16, 2010 Este "dá-não-dá" da RTP é que não dá com nada!!! O pior disto tudo é que eles chegaram a anunciar o Portugueses em Istambul para Sábado Passado e depois tchan nan não dá. É por isto que os programas da RTP não têm sucesso. é o tal dá-não dá que o zapping falou e muito bem. Esta semana o programa está previsto para as 21h de Sábado, e vamos lá ver se não se lembram de dar um Best-off do Telejornal em vez do programa. (Não podiam ter dado o Best off do Herman 2010 depois? E o Conta-me não podia ter ficado para outro dia? Afinal aquilo é repetido caramba!) Isto tudo já valeu uma mensagem ao Provedor do Telespectador. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
_zapping_ Posted January 20, 2011 Share Posted January 20, 2011 Vi ontem, pela primeira vez, este programa, e adorei! Vi cerca de 20 minutos, não cheguei a ver até ao fim... mas já deu para ter uma ideia e para perceber o conceito do programa. Achei excelente! A ideia é boa, a concretização é do melhor. Está bem realizado, bem filmado, bem editado. É um programa muito bom, mesmo. Vi sobre o México, mas certamente que haverá outros países que iria gostar muito mais de ver. Já agora, quem é que produziu este programa? Alguém sabe? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Posted January 20, 2011 Author Share Posted January 20, 2011 Já agora, quem é que produziu este programa? Alguém sabe? Se te referes a produtora, é a 'EyeWorks Cuatro Cabezas,' a mesma que produziu o CQC e que vai produzir o 'Urgências 24'. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Posted January 20, 2011 Share Posted January 20, 2011 Este prog é mt interessante e ficamos a conhecer melhor os países Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
prow Posted January 20, 2011 Share Posted January 20, 2011 É verdade, ontem vi pela primeira vez. Costuma dar às quartas? Nunca sei os horários dos programas da RTP. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
David Posted January 20, 2011 Author Share Posted January 20, 2011 Já deu aos sábados e quintas, agora é as 4ªs sempre depois do TJ. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Diana Posted January 20, 2011 Share Posted January 20, 2011 Também já vi algumas vezes! Gosto muito e dá uma perspectiva diferente quer dos países, quer dos emigrantes portugueses. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts