Jump to content

Recommended Posts

Posted

Com a antepenúltima semana concluída, vamos as considerações dessa semana:

Como o @DanielNunes adiantou, mataram o Josué, assim como o amigo, também fiquei impressionado com a coragem dos autores em tirar o rei do sertão de cena antes da última semana pelo menos, a cena pra variar muito bem produzida, foi uma representação perfeita do massacre de Angicos, que por sinal completou 87 anos na data de hoje, aqui os autores não pouparam nada, desde o Arduíno decepando a cabeça do Josué, até a exposição em praça publica, assim como foi na vida real.

Porém, algo que eu não esperava é que o Sabiá também fosse sair de cena nessa semana, com a morte de Josué o minimo que eu esperava era que o Sabiá fosse reerguer parte do bando e ao menos travasse uma batalha final com o Arduíno, mas o que aconteceu foi exatamente o oposto, ele tentou uma emboscada contra o irmão e acabou morrendo, to curioso pra ver como os autores vão segurar essa história até o último capítulo, sem o Josué e sem o Sabiá, acabou o núcleo do cangaço, o que sobrou apenas foi a trama do rapto da filha da rosa, no final do capítulo 35 ela descobre que a filha não está morta e sim com o Arduíno, eu imagino que pelo menos aqui os autores vão ter que segurar as pontas até a ultima semana, se não o que vai sobrar para o grande final?

Num ponto tenho que elogiar os autores, que é o fato de não deixar as tramas criar barriga, por exemplo a história do Bida e da Valiana, pensei que ele fosse enrolar até a ultima semana sobre largar ou não a batina, e nos capítulos dessa ultima semana, ele já comunicou ao vaticano que vai largar a batina, tanto que até consumou sua castidade com a Valiana, para não ter mais duvidas que fez a sua escolha, ou seja aqui podemos dizer que a trama já foi resolvida, a não ser que o Arduíno resolva matar ele.

A Jania e a Otilia provavelmente devem se acertar na última semana, ou até mesmo não, basta ver o que fizeram com o Cheiroso, tiraram o cangaceiro que fazia par romantico com ele e o deixou praticamente sem função na história, pelo andamento do enredo.

  • Like 1
Posted (edited)

A Última Semana de "Guerreiros do Sol" terá as cinco levas dos últimos capítulos. Com isso, não terá como foi em "Todas as Flores" uma exibição ao vivo do último capítulo para assinantes Globoplay. 

Edited by DanielNunes
Posted (edited)

Assisti ao último capítulo de "Guerreiros do Sol". Semana final bem abaixo das durações de outras semanas, entre 40/45 minutos. Gostei muito da semana final e final da novela. Pra mim ainda continua a ser a melhor novela de 2025 dentre os canais abertos e streaming. Isadora Cruz e Irandhir Santos foram os grandes destaques de toda a novela, incluindo Thomas Aquino, Alinne Moraes, Alice Carvalho e grande elenco. O final deu o grande protagonismo a personagens femininos. Os autores não se intimidaram em matar o protagonista masculino antes do final. As viradas da novela foram pra mim fundamentais para se contar os 45 capítulos de novela. A cada nova leva de capítulos, as tramas se movimentavam e este foi o maior trunfo de "Guerreiros do Sol".

Texto muito bem trabalhado pelos autores. Direção e fotografia muito bem alinhados ao texto. Ainda acredito que o adiantamento da novela foi a seu favor. Rogério Gomes soube trabalhar muito bem a edição da novela. Novela com cara de novela, cult, mas, com uma super produção que a Globo não via há anos. Tudo ali deu certo. Direção, texto e interpretação.

Irandhir Santos personificou a besta. Arduíno era cruel, mal, invejoso e sanguinário. Um ótimo vilão. Vilão humanizado ao mesmo tempo manequeista, já que Arduíno era o grande vilão da novela.

Isadora Cruz é uma grata surpresa, a cada trabalho, a atriz assume um grande domínio cênico. Ela vem se destacando em vários trabalhos que faz. Não digo nada, daqui alguns anos veremos fazer uma protagonista de novela das nove. A atriz está pronta para encarar uma protagonista de horário nobre.

Amei a novela. Não é uma novela que muitos vão gostar. Não teve muita repercussão durante seu trajeto de exibição. Porém, mostra que a Globo ainda sabe fazer novelas. 

Edited by DanielNunes
  • Like 1
Posted
há 4 minutos, Rui Melo disse:

Não tenciono ver esta novela. Não me puxa

É uma boa novela. Porém, calcada muito na realidade brasileira nordestina. Para aquele que não sabe quem foi o movimento do cangaço no Brasil, ficará boiando. E o esteriótipo de se o cangaço foi um bando de heróis ou bandidos, podem confundir quem é quem dentro da trama. Tem muitas reviravoltas. Não é parada. Mas, para um específico público. A baixa repercussão comprova que nem todos gostaram da novela, mesmo sendo sucesso no Globoplay. 

  • Thanks 1
Posted
há 56 minutos, DanielNunes disse:

É uma boa novela. Porém, calcada muito na realidade brasileira nordestina. Para aquele que não sabe quem foi o movimento do cangaço no Brasil, ficará boiando. E o esteriótipo de se o cangaço foi um bando de heróis ou bandidos, podem confundir quem é quem dentro da trama. Tem muitas reviravoltas. Não é parada. Mas, para um específico público. A baixa repercussão comprova que nem todos gostaram da novela, mesmo sendo sucesso no Globoplay. 

Eu também acho que parte do sucesso se deve à alta promoção feita pelo Globoplay, sempre sugerindo a novela. 

  • Like 1
Posted

Com mais uma semana de atraso, vamos ao balanço final de Guerreiros do Sol:

A última semana continuou eletrizante como foram as demais da novela, mas tenho que dizer, sem o Josué e o Sabiá, senti que a novela perdeu um pouco da sua força, ter colocado a Rosa como a grande protagonista, foi uma excelente sacada dos autores, mas acho que poderiam ter segurado a morte do Josué pelo menos até a penúltima semana, ainda que todos os acontecimentos posteriores tenham sido mostrados tudo com a maior riqueza de detalhes possível e sem atropelos.

No enredo amoroso da novela, achei curioso que só a Jânia com Otilía que teve sua conclusão levada até a última semana, Valiana e Bida por exemplo, um casal que se formou durante o desenrolar da história, não teve um momento sequer que a relação ficasse estremecida, a indecisão do padre Bida sobre continuar seu sacerdócio ou não, algo que poderia ter se desenrolado por vários capítulos, foi resolvido ainda na mesma semana que ele decidiu ficar coma Valiana, e a tal prostituta que o Arduíno contratou para seduzir ele e assim a Valiana o abandonar, desistiu do plano logo no capítulo seguinte.

Por falar no Arduíno, achei o seu final coerente com o que foi o seu personagem durante todo o enredo, alguém que tinha sede de "justiça" mas se deixou levar pela ganancia e acabou se afogando na própria loucura, entretanto não nego que gostaria que a Rosa tivesse cortado sua cabeça no último capítulo, um desfecho bem merecido para quem cortou a cabeça do Josué, ter o mesmo desfecho seria o ápice, mas o seu desfecho ilustrou bem a sua caminhada.

Guerreiros do Sol num contexto geral continua sendo a melhor produção da Globo em muito tempo, não me empolgava pra valer com uma novela desde Verão 90 e olhe que eu acompanhei Pantanal e Renascer, mas Guerreiros do Sol foi diferenciada, a cada semana uma nova virada na história, e o fato da trama ser curta, ajudou a manter a agilidade até o final, os únicos pecados da obra ficou a cargo da divulgação da Globo, a primeira foi ter esperado dois anos pra lançar quando poderia ter sido o principal lançamento do ano passado, e o pior de todos não ter lançado isso na TV aberta. Com certeza vou querer rever Guerreiros do Sol no futuro, principalmente se a Globo exibir, uma obra prima.

  • Like 1
  • 5 weeks later...
Posted

Do mais absoluto nada, o canal do Globoplay Novelas no YouTube começou a postar os capítulos de guerreiros do sol lá, não conferi se estavam completos ou censurados nas cenas de nudez, mas acredito que a postagem de Gabriela pela Warner tenha motivado a Globo a fazer o mesmo.

Posted

Sinal que "Gabriela" incomodou e que a novela não vá mesmo em canal aberto. Já que o Youtube é puramente gratuito, qualquer pessoa pode assistir quando quiser e na hora quando quiser. 

  • 3 months later...
Posted

O que me impressiona nesta investida de estrear logo no início do ano Guerreiros do Sol, é que a Globo nunca mais apostou minisséries/novelas nesta linha de shows que sucede ao Big Brother Brasil. Acho que a última produção de minissérie que andou junto com o BBB foi a minissérie "Felizes Para Sempre?". A Globo volta a apostar numa grade dos anos 2000, só vamos ver se esta aposta ainda surte o efeito desejado quando a novela estrear. 

Posted

A globo deveria ter segurado guerreiros do sol para o período da copa, com jogos a noite, a novela seria um excelente esquenta entre os jogos.

Mas tirando isso, finalmente a emissora tá corrigindo a burrice que fez no ano passado, quando priorizou a estreia no Globoplay Novelas quando deveria ter ido pra tv aberta primeiro.

Posted
há 21 minutos, Ficção Nacional disse:

Mas a protagonista disto não é a mesma de coração acelerado? Que sentido faz tê-la a protagonizar duas novelas que vão estrear com um mês de intervalo? 
 Isto era impensável no passado na Globo. 

Isso já não está mais sendo usado desde 2016 quando Mariana Ximenes e Cléo Pires que estavam em Haja Coração pareceram ao mesmo tempo na série fracassada SuperMax.  

Posted
há 31 minutos, DanielNunes disse:

Isso já não está mais sendo usado desde 2016 quando Mariana Ximenes e Cléo Pires que estavam em Haja Coração pareceram ao mesmo tempo na série fracassada SuperMax.  

Em canal aberto estavam sim a tentar evitar. Diria que isto é inédito. 

Posted (edited)
há 7 horas, Ficção Nacional disse:

Em canal aberto estavam sim a tentar evitar. Diria que isto é inédito. 

Acho que deixou de ser inédito. Todas as novelas do Globoplay foram exibidas com algum ator no elenco que estava no ar com uma outra novela. 

Todas as Flores quando foi levada ao ar em canal aberto Nicolas Prattes, Douglas Silva e Zezé Barbosa estavam em "Fuzuê", Thalita Carauta e Cássio Gabus Mendes estavam em "Elas Por Elas", Ângelo Antônio e Barbara Reis estavam em "Terra e Paixão" em simultâneo com Todas as Flores.

Verdades Secretas II também foi levada ao ar com pelo um ator que também estava no ar. Como Rômulo Estrela em "Travessia",

Edited by DanielNunes
Posted (edited)
há 7 horas, Ficção Nacional disse:

Em canal aberto estavam sim a tentar evitar. Diria que isto é inédito. 

Aconteceu o mesmo com Todas as Flores que foi exibida simultaneamente com Terra e Paixão. Por exemplo, a Bárbara Reis era vilã na novela do JEC e protagonista na do Walcyr.

Edited by Lee
Posted
há 2 horas, Lee disse:

Aconteceu o mesmo com Todas as Flores que foi exibida simultaneamente com Terra e Paixão. Por exemplo, a Bárbara Reis era vilã na novela do JEC e protagonista na do Walcyr.

Sim, eu sei, mas não deixa de ser estranho.

Posted (edited)

“Guerreiros do Sol”, grande obra exibida em 2025 no Globoplay, já tem data para estrear na TV Globo: 22 de abril, um dia após o término do "BBB 26". A trama entrará no ar com cortes, como é praxe por conta da classificação indicativa. Cenas muito violentas, como de decapitação, ficarão de fora.

A exibição será de segunda a sexta-feira. A novela ficará no ar até o início da Copa do Mundo. Com 45 capítulos, a produção acompanha a história de Josué (Thomás Aquino), que vira cangaceiro para vingar a morte do pai. Ele se apaixona por Rosa (Isadora Cruz), casada com o coronel Elói (José de Abreu). Após a morte do marido, ela decide viver o grande amor e acaba entrando para o bando dele.

Edited by DanielNunes
Posted
On 12/01/2026 at 13:52, DanielNunes disse:

“Guerreiros do Sol”, grande obra exibida em 2025 no Globoplay, já tem data para estrear na TV Globo: 22 de abril, um dia após o término do "BBB 26". A trama entrará no ar com cortes, como é praxe por conta da classificação indicativa. Cenas muito violentas, como de decapitação, ficarão de fora.

A exibição será de segunda a sexta-feira. A novela ficará no ar até o início da Copa do Mundo. Com 45 capítulos, a produção acompanha a história de Josué (Thomás Aquino), que vira cangaceiro para vingar a morte do pai. Ele se apaixona por Rosa (Isadora Cruz), casada com o coronel Elói (José de Abreu). Após a morte do marido, ela decide viver o grande amor e acaba entrando para o bando dele.

Sinceramente... Se era pra exibir uma versão light da história, que deixassem no Globoplay só.

Sobre a exibição, ainda acho que seria mais adequado durante a copa do mundo, tem jogo de madrugada, não sei se a Globo vai exibir algum, mas seria um bom esquenta para os jogos, igual fizeram em 2002 quando reprisaram Dona Flor e Seus Dois Maridos nas madrugadas.

Posted
há 1 hora, R.M disse:

Sinceramente... Se era pra exibir uma versão light da história, que deixassem no Globoplay só.

Sobre a exibição, ainda acho que seria mais adequado durante a copa do mundo, tem jogo de madrugada, não sei se a Globo vai exibir algum, mas seria um bom esquenta para os jogos, igual fizeram em 2002 quando reprisaram Dona Flor e Seus Dois Maridos nas madrugadas.

Acho que a Globo não tem séries inéditas para caber após o BBB. Guerreiros do Sol deve preencher esta lacuna durante todo fim de abril, o mês de maio e início de junho. 

Infelizmente a Globo sucateou as linhas de shows que sempre deram prestígio. Com séries americanas e oriundas do Globoplay. Faz muito tempo que a Globo não produz conteúdos exclusivamente para a tv aberta. 

  • 2 months later...
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...