Jump to content

Novas 7 Maravilhas de Portugal [estreia em abril]


Recommended Posts

Posted (edited)

Picture1.png

"A TVI será a Televisão Oficial das Novas 7 Maravilhas de Portugal®, projeto nacional que regressa em 2026 para eleger, por voto popular, os mais notáveis exemplos do património edificado português, assinalando os 20 anos da criação das 7 Maravilhas de Portugal®.

Com o património como tema central, esta nova edição volta a colocar os portugueses no centro da decisão, celebrando a diversidade histórica, cultural e arquitetónica do país. As candidaturas públicas abrem a 17 de dezembro de 2025 e decorrem até ao final de fevereiro de 2026, podendo cada candidatura integrar até sete patrimónios.

As Novas 7 Maravilhas de Portugal® organizam-se em sete categorias — Castelos, Religião, História, Grandes Obras, Século XX, Século XXI e Turismo — assegurando uma leitura transversal e representativa do património construído ao longo dos séculos. O concurso desenvolve-se em várias fases: candidaturas, seleção técnica por um painel de especialistas, eliminatórias regionais e eleição final de um vencedor por categoria.

A eleição será acompanhada por uma operação televisiva de grande dimensão, com programas semanais emitidos ao sábado, entre abril e julho, uma semifinal e a Grande Final Nacional, marcada para 18 de julho, garantindo ampla cobertura mediática, forte envolvimento do público e mobilização nacional.

Luís Segadães, presidente da organização das 7 Maravilhas®, destaca o regresso da parceria com a TVI quase duas décadas depois da primeira edição: “Começamos em 2007 com a TVI e regressamos hoje, quase 20 anos depois, com a TVI. Na altura elegemos o património histórico classificado de Portugal. Em 2026 vamos eleger as Novas 7 Maravilhas de Portugal®, num concurso renovado, com sete categorias de património construído, mostrando um país diverso, com história, mas também moderno. A parceria com a TVI e com o Grupo Media Capital vai transportar este projeto para um patamar de excelência.”

José Eduardo Moniz, Diretor-Geral da TVI, sublinha o compromisso do canal com a valorização do país e das comunidades: “Aderimos a este projeto porque acreditamos que a televisão deve estar na linha da frente na revelação do melhor que o país tem. A TVI esteve na génese das 7 Maravilhas de Portugal, em 2007, e quase vinte anos depois voltamos a assumir este compromisso porque consideramos que este é um projeto relevante para Portugal e, naturalmente, para a TVI. Queremos contribuir para que o país se conheça melhor, dando voz às comunidades locais e valorizando o seu património.”

Tal como desde a sua criação, o projeto assenta em rigor, transparência e independência, com todo o processo de candidaturas e votação auditado pela PwC. As Novas 7 Maravilhas de Portugal® são um projeto afiliado e reconhecido pela New 7 Wonders Foundation."

https://mcshare.iol.pt/tvi-e-a-televisao-oficial-das-novas-7-maravilhas-de-portugal/

Edited by Televisão 10
  • Like 2
  • Love 4
  • LOL 1
  • Shock 7
Posted

Mas não era a RTP que nos últimos anos tinha as 7 Maravilhas de tudo e mais alguma coisa?

Isto teve impacto em 2007 mas acho que agora já ninguém vai ligar.

  • Like 1
  • Thanks 1
Posted
há 1 minuto, D91 disse:

Mas não era a RTP que nos últimos anos tinha as 7 Maravilhas de tudo e mais alguma coisa?

Isto teve impacto em 2007 mas acho que agora já ninguém vai ligar.

Sim, durante alguns anos os programas de day time iam de férias no verão e colocavam as 7 Maravilhas no lugar, com maus resultados.

  • Like 6
Posted

Eu já achava uma parvoíce as 7 maravilhas de tudo e mais alguma coisa que a RTP fazia, mas ao menos variava nos temas. Agora é para eleger outras 7 maravilhas do país, como se tivesse havido a construção de dezenas de monumentos novos para concorrer.:ok: Eu nunca vi o Estado a requalificar património histórico, quanto mais a construir coisas novas que a gente possa olhar e dizer "Que maravilha!":zzz:

  • Like 7
  • Thanks 2
Posted (edited)
há 27 minutos, Pedro M. disse:

Não percebo bem o interesse da TVI nisto.

Deve ser trauma response do Moniz. No dia 07/07/07, quando trasmintiu a gala das 7 Maravilhas, a TVI fez o melhor resultado de sempre de média diária: 47,2% :rofl: Mas por acaso não sabia que também existia uma versão de Maravilhas Naturais e Aldeias, transmitidas na RTP. 

Que Novas Maravilhas existem? betão? lojas indianas?

Edited by TheSecret
  • Like 1
  • LOL 8
Posted
há 3 minutos, TheSecret disse:

Deve ser trauma response do Moniz. No dia 07/07/07, quando trasmintiu a gala das 7 Maravilhas, a TVI fez o melhor resultado de sempre de média diária: 47,2% :rofl: Mas por acaso não sabia que também existia uma versão de Maravilhas Naturais e Aldeias, transmitidas na RTP. 

Que Novas Maravilhas existem? betão? lojas indianas?

O MetroBus do Porto. :olhos:

  • Love 1
  • LOL 2
  • Sad 1
Posted

O programa por si só pode não atrair muita audiência, vai ter muitas emissões, pode tornar-se cansativo, por isso é preciso um nome forte a apresentar, não pode ser uma Cerqueira Gomes. Eu ia para Cristina ou Goucha. E sim, este é o projeto que o Moniz falou para Março e que ia mobilizar todo o país. Já agora, dizer que acho uma excelente ideia, na medida em que vai diversificar a grelha e oferecer entretenimento de qualidade ao sábado à noite.

  • Like 8
Posted

Isto era para ser apresentado pela dupla Goucha e Cristina juntos!

Mas com o Funtástico aos domingos, e sendo muitos sábados seguidos, não deve dar.

 

Apesar de não ser um projeto wow, à primeira vista, é um bom programa para diversificar a grelha do canal. E durante uns meses os sábados estão ocupados.

  • Like 1
  • Thanks 1
Posted
há 1 minuto, msm0 disse:

Isto em 2007 foi feito no estádio da luz que estava completamente cheio :surpresa:

Não me lembro de nada disto

 

Por acaso lembro-me minimamente, essa campanha toda nesse ano foi icónica. 

Depois é que virou enche chouriços de 1000 variações na RTP.

  • Like 6
Posted
há 57 minutos, TheSecret disse:

Deve ser trauma response do Moniz. No dia 07/07/07, quando trasmintiu a gala das 7 Maravilhas, a TVI fez o melhor resultado de sempre de média diária: 47,2% :rofl: Mas por acaso não sabia que também existia uma versão de Maravilhas Naturais e Aldeias, transmitidas na RTP. 

Que Novas Maravilhas existem? betão? lojas indianas?

Lembro-me bem! Fez um resultadão para um sábado! A atuação da J.lo foi :cobertores:

  • Like 1
  • Thanks 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...