EFMR Posted May 2 Posted May 2 há 1 hora, Vitória disse: Que grande mentira. Sempre teve bons papéis e nesta década teve duas protagonistas, destaque numa série e uma vilã. Estava a referir-me aos últimos três -quatro anos. 1 Quote
Fernando Posted May 2 Posted May 2 (edited) 13 minutes ago, Vieira said: Nos últimos anos a SIC tirou à TVI a Andrino, Esparteiro, Cristina Homem de Mello, Manuela Couto, Patricia Tavares, Sofia Alves, Vila Nova, Maria João Bastos, Sara Barradas e muitos outros grandes atores. A TVI foi buscar alguns à SIC, mas nem se compara. Mas eu não neguei que vários nomes saíram, mas são ciclos mais do que naturais. Aliás, eu dou um a dois anos para virar. A SIC está a fazer aquilo que a TVI fez nos anos 2000, e quando há muitas estrelas, algumas delas vão ser encostadas. Edited May 2 by Fernando Quote
Maciel Posted May 2 Posted May 2 há 1 hora, Fernando disse: Mas eu não neguei que vários nomes saíram, mas são ciclos mais do que naturais. Aliás, eu dou um a dois anos para virar. A SIC está a fazer aquilo que a TVI fez nos anos 2000, e quando há muitas estrelas, algumas delas vão ser encostadas. A SIC já tem várias estrelas há vários anos... Já desde os tempos da Gabriela Sobral e o êxodo foi ainda maior na era do Daniel. Alguns regressaram à TVI e ficaram outros já voltaram (vão rodando), mas o fluxo é sempre mais no sentido TVI > SIC já há mais de uma década. Nos anos 2000 a SIC produzia muita menos ficção que a SIC. A TVI chegou a ter quatro novelas em produção (contando com os Morangos Com Açúcar) e a SIC tirando a fase de Floribella/Vingança/Chiquititas tinha uma ou nenhuma. Atualmente ambas produzem duas novelas por ano. 1 Quote
CarlosTeixeira Posted May 2 Posted May 2 há 3 horas, Afonso disse: O Zé Condessa é próximo a ir para a SIC, leram aqui primeiro. Isso seria um regresso a casa 2 2 Quote
Fernando Posted May 2 Posted May 2 (edited) 14 minutes ago, Maciel said: A SIC já tem várias estrelas há vários anos... Já desde os tempos da Gabriela Sobral e o êxodo foi ainda maior na era do Daniel. Alguns regressaram à TVI e ficaram outros já voltaram (vão rodando), mas o fluxo é sempre mais no sentido TVI > SIC já há mais de uma década. Nos anos 2000 a SIC produzia muita menos ficção que a SIC. A TVI chegou a ter quatro novelas em produção (contando com os Morangos Com Açúcar) e a SIC tirando a fase de Floribella/Vingança/Chiquititas tinha uma ou nenhuma. Atualmente ambas produzem duas novelas por ano. Mas eu não nego isso, mas não acho que seja tão deep como vocês acham que é. Até vejo bastante potencial para se criar estrelas e/ou emergência de atores menos mediáticos. Dois nomes bastantes acarinhados por cá só surgiram precisamente pela SIC não ter a capacidade de mobilização da TVI no princípio dos anos 2010. Quanto à capacidade de produzir novelas, acho que a SIC e a TVI tinha capacidade de produzir mais uma (a TVI, na verdade, até está a produzir três por ano, com esta cena das novelas curtas), até porque tanto a SP como a Plural já produziram mais horas de ficção do que aquilo que atualmente produzem - a SP chegou a acumular as novelas da SIC com produções para a RTP. Embora duvido que fosse viável, principalmente para a SIC (compensa muito mais ter novelas estrangeiras). Em relação à TVI, as experiências ao final da tarde nunca correram bem, mas eu vejo potencial no horário da tarde a longo-prazo. Edited May 2 by Fernando 1 Quote
Maciel Posted May 2 Posted May 2 há 36 minutos, Fernando disse: Mas eu não nego isso, mas não acho que seja tão deep como vocês acham que é. Até vejo bastante potencial para se criar estrelas e/ou emergência de atores menos mediáticos. Dois nomes bastantes acarinhados por cá só surgiram precisamente pela SIC não ter a capacidade de mobilização da TVI no princípio dos anos 2010. Quanto à capacidade de produzir novelas, acho que a SIC e a TVI tinha capacidade de produzir mais uma (a TVI, na verdade, até está a produzir três por ano, com esta cena das novelas curtas), até porque tanto a SP como a Plural já produziram mais horas de ficção do que aquilo que atualmente produzem - a SP chegou a acumular as novelas da SIC com produções para a RTP. Embora duvido que fosse viável, principalmente para a SIC (compensa muito mais ter novelas estrangeiras). Em relação à TVI, as experiências ao final da tarde nunca correram bem, mas eu vejo potencial no horário da tarde a longo-prazo. A questão é que a TVI não tem orçamento para isso. Mesmo em fases que tinha 3 novelas só exibia o tempo equivalente a 2. A Protegida passou para os sábados pelo orçamento não permitir 3 novelas diárias. Quote
Ficção Nacional Posted May 2 Posted May 2 há 5 horas, Maciel disse: A SIC já tem várias estrelas há vários anos... Já desde os tempos da Gabriela Sobral e o êxodo foi ainda maior na era do Daniel. Alguns regressaram à TVI e ficaram outros já voltaram (vão rodando), mas o fluxo é sempre mais no sentido TVI > SIC já há mais de uma década. Nos anos 2000 a SIC produzia muita menos ficção que a SIC. A TVI chegou a ter quatro novelas em produção (contando com os Morangos Com Açúcar) e a SIC tirando a fase de Floribella/Vingança/Chiquititas tinha uma ou nenhuma. Atualmente ambas produzem duas novelas por ano. A tvi produz três atualmente porque tem duas novelas num horário de menos duração. E se mantiver a duração das mesmas até pode produzir 4: 3 para esse horário e uma grande para o horário de terra forte. Quote
Free Live Posted May 3 Posted May 3 Eu não duvido nada que estas polémicas com a Cristina e derivados, que só dão mau nome e má imprensa à TVI, contribuam para que haja mais saídas. Na dúvida entre um canal e outro, atores com posições de maior ativismo não vão pensar duas vezes. 7 Quote
Ficção Nacional Posted May 4 Posted May 4 On 02/05/2026 at 20:04, Free Live disse: Eu não duvido nada que estas polémicas com a Cristina e derivados, que só dão mau nome e má imprensa à TVI, contribuam para que haja mais saídas. Na dúvida entre um canal e outro, atores com posições de maior ativismo não vão pensar duas vezes. Isso é agora porque se a SIC continuar a produzir apenas duas novelas aos anos não vai haver lugar nem papel para tanto atores, logo é natural alguns saírem para a concorrência. 3 Quote
Dimitri Posted May 4 Posted May 4 Talvez a longo prazo a SIC invista em 3 faixas de novelas portuguesas, o público de novelas está todo no canal, e com o controlo total dos italianos no canal e mais dinheiro não acho um cenário impossível. 3 Quote
miguelalex23 Posted May 4 Posted May 4 há 1 minuto, Dimitri disse: Talvez a longo prazo a SIC invista em 3 faixas de novelas portuguesas, o público de novelas está todo no canal, e com o controlo total dos italianos no canal e mais dinheiro não acho um cenário impossível. Não vejo nem necessidade nem racionalidade económica nisso. No HN o Jornal da Noite não vai passar a terminar mais cedo que termina agora, e ocupa aquele horário a baixo custo. Não vão fazer uma terceira faixa no final da noite - que muitas vezes seria quarta faixa com a quantidade de simultâneos entre finais e estreias. Ao fim da tarde também não tem muito que inventar, entre novelas brasileiras, turcas e realities é ir gerindo a coisa. 7 1 Quote
AndreRob Posted May 4 Posted May 4 há 55 minutos, Dimitri disse: Talvez a longo prazo a SIC invista em 3 faixas de novelas portuguesas, o público de novelas está todo no canal, e com o controlo total dos italianos no canal e mais dinheiro não acho um cenário impossível. Parece-me pouco provavel até porque as novelas continuam a ter duração de ano e meio praticamente... pode é ajudar a que voltem a ter mais projetos de series para a opto como no inicio da plataforma que entretanto com os cortes foi reduzindo. Alem disso os atores não são exclusivos, são a projeto se houver series ou até novelas apelativas na concorrencia ninguem fica preso a nada se não estiver em algum projeto já. 5 Quote
EFMR Posted May 4 Posted May 4 há 59 minutos, Dimitri disse: Talvez a longo prazo a SIC invista em 3 faixas de novelas portuguesas, o público de novelas está todo no canal, e com o controlo total dos italianos no canal e mais dinheiro não acho um cenário impossível. Não acredito. Até acho que acontece o contrário. Os italianos vêm com uma visão de horário nobre diferente do nosso. Não sei se não vão querer implementar aqui. Quote
D91 Posted May 4 Posted May 4 Uma terceira faixa não acredito. Só se fizessem uma novela juvenil para as 19h e mandavam os diários dos realitys para as 21 horas. Mas é pouco provável. 1 Quote
Ficção Nacional Posted May 4 Posted May 4 há 2 horas, TV PT disse: Sara Barradas vai ganhar na SIC 7.500 euros por mês. Está barata a amiga… sinal dos tempos. Quote
Pamsf998 Posted May 5 Posted May 5 há 22 horas, TV PT disse: Sara Barradas vai ganhar na SIC 7.500 euros por mês. O Diogo Amaral ganha mais 🤡 que injusto 5 4 Quote
Popular Post afonso ツ Posted May 7 Author Popular Post Posted May 7 Carolina Carvalho de regresso às telenovelas As gravações de “Destino Maior“, a nova aposta de ficção da SIC inspirada na novela turca “Hicran“, arrancam ainda este mês, com o elenco já totalmente definido. A produção tem estreia apontada para setembro. Sara Barradas assume o papel de Lúcia, regressando à estação de Paço de Arcos 22 anos depois. A personagem central é uma mulher de 30 anos, de origens humildes, marcada pela crença de ter perdido o filho no parto. No entanto, o bebé foi trocado à nascença, levando o destino a cruzar caminhos de forma inesperada quando Lúcia se torna ama da própria criança. A vida da protagonista é marcada por angústia e sonhos recorrentes que alimentam a convicção de que o filho está vivo. Carolina Carvalho interpreta Elsa Cruz, irmã de Lúcia, regressando assim a papéis de destaque na SIC. A personagem destaca-se como uma figura protetora e um dos pilares emocionais da protagonista ao longo da narrativa. Na história, Elsa envolve-se num relacionamento com Diogo Trindade, personagem de Rui Pedro Silva. A dinâmica entre Elsa, Vera Magalhães, interpretada por Sofia Ribeiro, e Eduardo Ferreira do Vale, papel de Diogo Amaral, promete dar origem a um triângulo amoroso intenso, colocando a jovem no centro de conflitos familiares. Elsa trabalha numa pizzaria e enfrenta ainda problemas de saúde. O elenco integra ainda nomes como Sofia Ribeiro, José Mata, Diogo Amaral, Patrícia Tavares, Maria João Pinho, Mariana Pacheco, Marisa Cruz, Francisco Froes, Rita Blanco, Fernando Luís, Inês Pires Tavares, Noémia Costa, Joana Aguiar, Dânia Neto, Manuela Couto, Diogo Lopes, João Nunes Monteiro, Rodrigo Tomás, Joaquim Nicolau, António Fonseca, Débora Monteiro, Bruna Quintas, Adriano Carvalho, Rui Santos, Pedro Lacerda, Ivo Arroja, Carla Maciel, Diana Ginja, Romeu Costa e Tomás Alves. 19 Quote
Pedro M. Posted May 7 Posted May 7 Mais um elencaço. Repetitivo no entanto. Pelo menos no núcleo principal conseguiram criar um coktail bastante diverso, contracenas bem interessantes. 12 Quote
Manu Tenry Posted May 7 Posted May 7 (edited) Carla Maciel que bela surpresa! Já não fazia novelas há muito tempo. Gosto da aposta no Ivo Arroja, gostei muito dele na Senhora do Mar. O Tomás Alves queria com mais destaque, na Herança até teve muito mas gostava de voltar a ver num papel principal ou núcleo protagonista. Um nome que me veio à mente. O que é feito da Ana Nave? Tenho saudades dela Edited May 7 by Manu Tenry 12 Quote
Popular Post Max30 Posted May 7 Popular Post Posted May 7 Maria João Pinho no elenco. É esta a atriz "querida pelo fórum" que o Ricardo dizia há umas semanas que estava no elenco e que estava de regresso à SIC. Grande nome! No geral, mais um elenco de luxo! 16 Quote
EFMR Posted May 7 Posted May 7 há 4 minutos, afonso ツ disse: Carolina Carvalho de regresso às telenovelas As gravações de “Destino Maior“, a nova aposta de ficção da SIC inspirada na novela turca “Hicran“, arrancam ainda este mês, com o elenco já totalmente definido. A produção tem estreia apontada para setembro. Sara Barradas assume o papel de Lúcia, regressando à estação de Paço de Arcos 22 anos depois. A personagem central é uma mulher de 30 anos, de origens humildes, marcada pela crença de ter perdido o filho no parto. No entanto, o bebé foi trocado à nascença, levando o destino a cruzar caminhos de forma inesperada quando Lúcia se torna ama da própria criança. A vida da protagonista é marcada por angústia e sonhos recorrentes que alimentam a convicção de que o filho está vivo. Carolina Carvalho interpreta Elsa Cruz, irmã de Lúcia, regressando assim a papéis de destaque na SIC. A personagem destaca-se como uma figura protetora e um dos pilares emocionais da protagonista ao longo da narrativa. Na história, Elsa envolve-se num relacionamento com Diogo Trindade, personagem de Rui Pedro Silva. A dinâmica entre Elsa, Vera Magalhães, interpretada por Sofia Ribeiro, e Eduardo Ferreira do Vale, papel de Diogo Amaral, promete dar origem a um triângulo amoroso intenso, colocando a jovem no centro de conflitos familiares. Elsa trabalha numa pizzaria e enfrenta ainda problemas de saúde. O elenco integra ainda nomes como Sofia Ribeiro, José Mata, Diogo Amaral, Patrícia Tavares, Maria João Pinho, Mariana Pacheco, Marisa Cruz, Francisco Froes, Rita Blanco, Fernando Luís, Inês Pires Tavares, Noémia Costa, Joana Aguiar, Dânia Neto, Manuela Couto, Diogo Lopes, João Nunes Monteiro, Rodrigo Tomás, Joaquim Nicolau, António Fonseca, Débora Monteiro, Bruna Quintas, Adriano Carvalho, Rui Santos, Pedro Lacerda, Ivo Arroja, Carla Maciel, Diana Ginja, Romeu Costa e Tomás Alves. Carla Maciel aqui? Muito bem! A SIC a conseguir o que a TVI tentou e não conseguiu. 8 Quote
Pedro M. Posted May 7 Posted May 7 Agora, Inês Gomes trabalha porque parece-me claramente a sinopse com menos sumo das três adaptadas. 1 7 Quote
Vieira Posted May 7 Posted May 7 (edited) Nada contra a Diana Ginja, a miúda é querida e tal, mas podiam ter apostado na Laura Seiça, destacou-se mais na Herança. Edited May 7 by Vieira 8 Quote
Recommended Posts