Fadokimi Posted September 30, 2025 Posted September 30, 2025 Prestes a voltar à Globo com “Três Graças”, sucessora de “Vale Tudo” no horário nobre, o veterano Aguinaldo Silva será também protagonista de um gesto simbólico de passagem de bastão para a nova geração de autores. Durante o evento que apresentará a programação da emissora para 2026, Aguinaldo dividirá o palco com o jovem novelista Juan Julian, apontado como o mais jovem a assumir sozinho a autoria de uma novela na Globo. O primeiro encontro entre os dois aconteceu nesta segunda-feira (29), nos Estúdios Globo, em uma espécie de preparação para essa transição de gerações. Autor de clássicos como “Senhora do Destino” e “Tieta”, Aguinaldo “abrirá alas” para Julian, que fará sua estreia no horário das sete logo após “Coração Acelerado”. Apesar da pouca idade, Juan Julian – que tem apenas 28 anos – já construiu uma trajetória versátil. Foi um dos roteiristas da série “Reencarne”, estrelada por Taís Araujo, assinou o filme natalino “Ritmo de Natal” e integrou a equipe de colaboradores da novela “Dona de Mim”. Fora do audiovisual, também despontou na literatura com obras como “Querido Ex”. Por essa capacidade de transitar entre diferentes linguagens, muitos o apontam como uma espécie de “Raphael Montes da TV Globo”, em referência ao autor de “Beleza Fatal”, que igualmente soube equilibrar carreira literária e audiovisual com êxito. Sua chegada à faixa das sete marca ainda um feito histórico: Julian será o primeiro autor negro a assinar sozinho uma novela nesse horário. O movimento é visto como significativo dentro da emissora, em um momento de crescente cobrança por diversidade não apenas nos elencos, mas também na autoria e na titularidade das produções. https://portalleodias.com/colunas/carla-bittencourt/aos-28-anos-juan-julian-sera-autor-de-novela-das-sete-e-recebe-bencao-de-aguinaldo-silva 4 1 Quote
Diogo Marreiros Posted September 30, 2025 Posted September 30, 2025 A fila das 18h parece ser a única sem grande organização. A Nobreza do Amor -> ? Coração Acelerado -> Thelma Guedes -> Daniel Ortiz Quem Ama, Cuida -> Bruno Luperi -> João Emanuel Carneiro Quote
Carlos Rodrigues Posted September 30, 2025 Posted September 30, 2025 há 45 minutos, Diogo Marreiros disse: Coração Acelerado -> Thelma Guedes -> Daniel Ortiz Esta novela do Juan Julian é que vai substituir Coração Acelerado, não a Thelma Guedes. Como diz a notícia. Quote
Vitória Posted September 30, 2025 Posted September 30, 2025 (edited) há 7 horas, Fadokimi disse: Prestes a voltar à Globo com “Três Graças”, sucessora de “Vale Tudo” no horário nobre, o veterano Aguinaldo Silva será também protagonista de um gesto simbólico de passagem de bastão para a nova geração de autores. Durante o evento que apresentará a programação da emissora para 2026, Aguinaldo dividirá o palco com o jovem novelista Juan Julian, apontado como o mais jovem a assumir sozinho a autoria de uma novela na Globo. O primeiro encontro entre os dois aconteceu nesta segunda-feira (29), nos Estúdios Globo, em uma espécie de preparação para essa transição de gerações. Autor de clássicos como “Senhora do Destino” e “Tieta”, Aguinaldo “abrirá alas” para Julian, que fará sua estreia no horário das sete logo após “Coração Acelerado”. Apesar da pouca idade, Juan Julian – que tem apenas 28 anos – já construiu uma trajetória versátil. Foi um dos roteiristas da série “Reencarne”, estrelada por Taís Araujo, assinou o filme natalino “Ritmo de Natal” e integrou a equipe de colaboradores da novela “Dona de Mim”. Fora do audiovisual, também despontou na literatura com obras como “Querido Ex”. Por essa capacidade de transitar entre diferentes linguagens, muitos o apontam como uma espécie de “Raphael Montes da TV Globo”, em referência ao autor de “Beleza Fatal”, que igualmente soube equilibrar carreira literária e audiovisual com êxito. Sua chegada à faixa das sete marca ainda um feito histórico: Julian será o primeiro autor negro a assinar sozinho uma novela nesse horário. O movimento é visto como significativo dentro da emissora, em um momento de crescente cobrança por diversidade não apenas nos elencos, mas também na autoria e na titularidade das produções. https://portalleodias.com/colunas/carla-bittencourt/aos-28-anos-juan-julian-sera-autor-de-novela-das-sete-e-recebe-bencao-de-aguinaldo-silva Adorei! Finalmente sangue novo à séria. Edited September 30, 2025 by Vitória Quote
AndreRob Posted September 30, 2025 Posted September 30, 2025 (edited) há 3 horas, Diogo Marreiros disse: A fila das 18h parece ser a única sem grande organização. A Nobreza do Amor -> ? Coração Acelerado -> Thelma Guedes -> Daniel Ortiz Quem Ama, Cuida -> Bruno Luperi -> João Emanuel Carneiro Depois de A Nobreza do Amor quase de certeza que vem o Mario Teixeira. Mas acho muito arriscado um autor sem experiencia nenhuma em tv aberta ter autor de novela das 7... vai-lhe acontecer como o de Fuzue (que tinha experiencia e foi o que foi)... aquilo corre mal e ele é posto de parte e alguem tem de pegar na novela e esquartejar tudo. Estas novelas precisam de autores que saibam gerir a pressao... alguem que vai fazer novela aberta com 28 anos é mesmo para ficar queimado se n resultar. Se a Manuela Dias já é o que é imaginem alguem sem estofo... Não sei para que andaram a criar novelas curtas os autores experientes é que as vao fazer? nao entendo a gestao da globo. A Thelma Guedes segue sem fazer nada... Edited September 30, 2025 by AndreRob Quote
Vitória Posted October 1, 2025 Posted October 1, 2025 (edited) há 6 horas, AndreRob disse: Depois de A Nobreza do Amor quase de certeza que vem o Mario Teixeira. Mas acho muito arriscado um autor sem experiencia nenhuma em tv aberta ter autor de novela das 7... vai-lhe acontecer como o de Fuzue (que tinha experiencia e foi o que foi)... aquilo corre mal e ele é posto de parte e alguem tem de pegar na novela e esquartejar tudo. Estas novelas precisam de autores que saibam gerir a pressao... alguem que vai fazer novela aberta com 28 anos é mesmo para ficar queimado se n resultar. Se a Manuela Dias já é o que é imaginem alguem sem estofo... Não sei para que andaram a criar novelas curtas os autores experientes é que as vao fazer? nao entendo a gestao da globo. A Thelma Guedes segue sem fazer nada... Credo, que negatividade. Que arrisquem mais vezes, porque já passou da hora de renovarem a geração de autores. Aqueles que geralmente são promovidos a autores titulares estão na empresa há mais 20 anos. Isso não é sangue novo, é promoção. Cá é igual... Edited October 1, 2025 by Vitória 2 1 3 Quote
AndreRob Posted October 1, 2025 Posted October 1, 2025 há 3 horas, Vitória disse: Credo, que negatividade. Que arrisquem mais vezes, porque já passou da hora de renovarem a geração de autores. Aqueles que geralmente são promovidos a autores titulares estão na empresa há mais 20 anos. Isso não é sangue novo, é promoção. Cá é igual... Eles tem aquele projeto de novelas curtas, esse é o ideal para lançar novos autores, assim como faziam na malhação... agora atirar assim para as 7 sem rede... acho muito estranho e arriscado para uma estação que está sempre a boicotar o trabalho dos veteranos... imaginem alguém que nao esta na estrutura. É aguardar para ver... Quote
DanielNunes Posted October 1, 2025 Posted October 1, 2025 (edited) há 2 horas, AndreRob disse: Eles tem aquele projeto de novelas curtas, esse é o ideal para lançar novos autores, assim como faziam na malhação... agora atirar assim para as 7 sem rede... acho muito estranho e arriscado para uma estação que está sempre a boicotar o trabalho dos veteranos... imaginem alguém que nao esta na estrutura. É aguardar para ver... João Emanuel Carneiro foi direto para o horário das sete com "Da Cor do Pecado". Sem rede nenhuma, foi um fenômeno já em sua estreia. Edited October 1, 2025 by DanielNunes 2 Quote
Gabriel C Posted October 1, 2025 Posted October 1, 2025 há 3 horas, DanielNunes disse: João Emanuel Carneiro foi direto para o horário das sete com "Da Cor do Pecado". Sem rede nenhuma, foi um fenômeno já em sua estreia. O próprio Gilberto Braga, fez a primeira novela com 29 1 Quote
AndreRob Posted October 1, 2025 Posted October 1, 2025 há 11 horas, DanielNunes disse: João Emanuel Carneiro foi direto para o horário das sete com "Da Cor do Pecado". Sem rede nenhuma, foi um fenômeno já em sua estreia. Já tinha sido colaborador em A Muralha, Os Maias e Desejos de Mulher... este fez um filme e uma serie da globoplay (acabada de lançar). Acho que o nivel de risco era bem diferente dos tempos atuais. Sabemos todos o que aconteceu com quem flopou na primeira novela... Continuo a achar muito estranha esta escolha com autores na gaveta e a a virem de outras emissoras já com experiencia alguns deles ate na globo. O gustavo reiz foi corrido da globo e já vinha com experiencia antereor... imaginem o que vai acontecer a este coitado. Quote
DanielNunes Posted October 2, 2025 Posted October 2, 2025 (edited) há 2 horas, AndreRob disse: Já tinha sido colaborador em A Muralha, Os Maias e Desejos de Mulher... este fez um filme e uma serie da globoplay (acabada de lançar). Acho que o nivel de risco era bem diferente dos tempos atuais. Sabemos todos o que aconteceu com quem flopou na primeira novela... Continuo a achar muito estranha esta escolha com autores na gaveta e a a virem de outras emissoras já com experiencia alguns deles ate na globo. O gustavo reiz foi corrido da globo e já vinha com experiencia antereor... imaginem o que vai acontecer a este coitado. Depende se este novo autor terá jogo de cintura para fazer uma novela sem ter experimentado em se aventurar como colaborador de outras novelas. Ele só teve "Dona de Mim" como experiência. Acho que ele teria que ter um supervisor ao seu lado para ser guiado. O erro de "Fuzuê" foi não ter contado com uma supervisão. João Emanuel Carneiro teve ajuda de Silvio de Abreu em Da Cor do Pecado, por exemplo. Edited October 2, 2025 by DanielNunes Quote
EFMR Posted October 2, 2025 Posted October 2, 2025 há 3 horas, DanielNunes disse: Depende se este novo autor terá jogo de cintura para fazer uma novela sem ter experimentado em se aventurar como colaborador de outras novelas. Ele só teve "Dona de Mim" como experiência. Acho que ele teria que ter um supervisor ao seu lado para ser guiado. O erro de "Fuzuê" foi não ter contado com uma supervisão. João Emanuel Carneiro teve ajuda de Silvio de Abreu em Da Cor do Pecado, por exemplo. Não terá supervisão do Aguinaldo? Para até se ter encontrado com ele e tudo. Quote
AndreRob Posted October 2, 2025 Posted October 2, 2025 há 3 horas, EFMR disse: Não terá supervisão do Aguinaldo? Para até se ter encontrado com ele e tudo. O Aguinaldo é contratado por obra, para supervisionar teriam de o contratar de novo penso eu. Talvez tenha a supervisão da Rosanne ou da Thelma Guedes. há 7 horas, DanielNunes disse: Depende se este novo autor terá jogo de cintura para fazer uma novela sem ter experimentado em se aventurar como colaborador de outras novelas. Ele só teve "Dona de Mim" como experiência. Acho que ele teria que ter um supervisor ao seu lado para ser guiado. O erro de "Fuzuê" foi não ter contado com uma supervisão. João Emanuel Carneiro teve ajuda de Silvio de Abreu em Da Cor do Pecado, por exemplo. Sim espera-se que pelo menos tenha um autor veterano como supervisor, essa função que nos ultimos anos tem sido descurada tem dado as asneiras que temos visto. Quote
Fadokimi Posted October 4, 2025 Author Posted October 4, 2025 https://x.com/whoisjupa/status/1974310153513283923 2 Quote
Carlos Rodrigues Posted October 13, 2025 Posted October 13, 2025 (edited) Sinopse: “Depois que a mãe morre num trágico acidente, a jovem Íris vai para São Paulo com o objetivo de se tornar uma romancista de sucesso. Para tal, ela participa de um concurso literário promovido pela editora de Osvaldo, de quem Íris se aproxima, sem desconfiar que o homem é o pai biológico que ela sempre quis conhecer. Durante a oficina, Íris vai precisar lidar com os constantes boicotes de Tamara, mulher de Osvaldo e agente da editora, e com a paixão pelo ídolo, Cássio Lamira, um famoso escritor em bloqueio criativo desde que a esposa morreu. Os dois se envolvem, para a tristeza de João, o melhor amigo e primeiro amor de Íris, e de Hugo, rapaz alto astral e mulherengo que ela conhece na cidade grande. Tudo vai bem, até que Íris descobre que Cássio plagiou o romance dela e lançou como seu. Agora, a mocinha vai precisar lutar com mais afinco do que nunca por seu sonho.” Fonte: Upfront Globo 2026. Edited October 13, 2025 by Carlos Rodrigues 4 Quote
ATVTQsV Posted October 13, 2025 Posted October 13, 2025 Pelo nome do autor achava que já se comentavam novelas da Televisa aqui Quote
AndreRob Posted October 13, 2025 Posted October 13, 2025 A sinopse da novela parece tão chata... nem entendo o apelo disto para ser um autor principal. Estão a ver uma novela sobre literatura a funcionar? sinceramente acho que isto podia ser uma das novelas curtas que estao a criar... n faz de todo o horario das 7. Quote
Diogo Marreiros Posted October 14, 2025 Posted October 14, 2025 A sinopse remete-me mais para o horário das 18h do que o das 19h. Ainda assim, acho uma boa aposta por ser algo diferente. Só acho estranho é esta novela ter surgido do nada e o autor ter furado a fila mesmo com autores consagrados na fila. Quote
Rui Melo Posted October 14, 2025 Posted October 14, 2025 há 10 horas, AndreRob disse: A sinopse da novela parece tão chata... nem entendo o apelo disto para ser um autor principal. Estão a ver uma novela sobre literatura a funcionar? sinceramente acho que isto podia ser uma das novelas curtas que estao a criar... n faz de todo o horario das 7. Hmmm Bom Sucesso era sobre literatura e resultou.. Quote
AndreRob Posted October 14, 2025 Posted October 14, 2025 há 9 minutos, Rui Melo disse: Hmmm Bom Sucesso era sobre literatura e resultou.. Não era bem o foco central dos protagonistas, era mais a questão do diagnotisco trocado... esta sim o foco é a literatura, uma escritora que se ve plagiada e o universo gira em torno desse universo literário. Tem tudo para ser uma chatice. Quote
Vitória Posted October 14, 2025 Posted October 14, 2025 há 7 horas, AndreRob disse: Não era bem o foco central dos protagonistas, era mais a questão do diagnotisco trocado... esta sim o foco é a literatura, uma escritora que se ve plagiada e o universo gira em torno desse universo literário. Tem tudo para ser uma chatice. Estás errado. A parte da literatura tinha muita incidência. A troca de exames foi pura premissa. Na segunda semana isso já não tinha importância nenhuma, só serviu pra cruzar as vidas da Paloma e do Alberto. 2 1 Quote
Afonso Posted October 14, 2025 Posted October 14, 2025 Pois tragam a Aline Moraes, já é perita em plagiar/roubar histórias. Saudades da minha Bárbara. 3 Quote
Lee Posted October 19, 2025 Posted October 19, 2025 (edited) O título provisório da novela é Próxima Página. A produção, que terá supervisão de texto de Ricardo Linhares, tem previsão de 203 capítulos, estreando a 31 de agosto de 2026 e terminando a 23 de abril de 2027. https://natelinha.uol.com.br/joao-paulo-dell-santo/2025/10/19/por-economia-globo-prepara-novelas-com-capitulos-a-perder-de-vista-232818.php Edited October 19, 2025 by Lee 2 Quote
DanielNunes Posted October 19, 2025 Posted October 19, 2025 há 1 hora, Lee disse: O título provisório da novela é Próxima Página. A produção, que terá supervisão de texto de Ricardo Linhares, tem previsão de 203 capítulos, estreando a 31 de agosto de 2026 e terminando a 23 de abril de 2027. https://natelinha.uol.com.br/joao-paulo-dell-santo/2025/10/19/por-economia-globo-prepara-novelas-com-capitulos-a-perder-de-vista-232818.php Pelo menos terá supervisão de um autor. Nesta novela a Globo acertou em colocar um autor experiente para ajudar outro autor novato no formato. "Fuzuê" foi um exemplo de que desde o projeto de Gustavo Reiz precisaria de um supervisor de texto. Quote
AndreRob Posted October 19, 2025 Posted October 19, 2025 há 1 hora, Lee disse: O título provisório da novela é Próxima Página. A produção, que terá supervisão de texto de Ricardo Linhares, tem previsão de 203 capítulos, estreando a 31 de agosto de 2026 e terminando a 23 de abril de 2027. https://natelinha.uol.com.br/joao-paulo-dell-santo/2025/10/19/por-economia-globo-prepara-novelas-com-capitulos-a-perder-de-vista-232818.php Pelo menos isso... Com um autor experiente como supervisor pode ser que não corra tão mal, mas achei que podia até ser a propria Rosanne, visto ele ter colaborado com ela. Quote
Recommended Posts