Jump to content
k3o4

Conta-me Como Foi [T6]

Recommended Posts

Nas últimas duas semanas, não fizeram uma promoção específica a cada um dos episódios. Preferiram passar uma pequena promoção em que aparece somente a família Lopes, como no genérico.

Entretanto, hoje começa às 21h15. 

• Like 2
  • Sad 1

Parece que, a partir deste episódio, o parque de campismo vai deixar de ser um dos centros da história (com o fim do verão de 1982).

Espero que a Luz não vá para Londres, porque é uma das grandes personagens desta temporada.

• Like 2

o conta me como foi parece uma novela disfaraçada de serie !!!!  A partir do momento em que passou a ser produzido pela SP e sobretudo a autoria mudou ... ficou banal e pobre ..

perdeu o carisma .. e  o Miguel guilherme e a Rita blanco  nao podem  fazer milagres ...

há 29 minutos, maria galena disse:

o conta me como foi parece uma novela disfaraçada de serie !!!!  A partir do momento em que passou a ser produzido pela SP e sobretudo a autoria mudou ... ficou banal e pobre ..

perdeu o carisma .. e  o Miguel guilherme e a Rita blanco  nao podem  fazer milagres ...

Já as primeiras temporadas foram produzidas pela SP. Não percebo a crítica. E achei o episódio de ontem o melhor desta temporada. 

• Like 2

Acabei de ver o episódio 16.  Adorei :D 

Desde "1986" que não tinha tanto prazer a ver uma serie portuguesa. :wub:

O elenco está mesmo muito bom.

Tambem estou a adorar a Ines Castel-Branco como chefe de redacção do jornal, a personagem assenta-lhe muito bem!!

Li que esta temporada tem 52 episódios... Pois espero que esta qualidade se mantenha nos próximos e que as histórias continuem a evoluir rapidamente, sem encher chouriços ;)  Agora está mesmo muito bom.

• Like 1

há 13 minutos, Nandocosta disse:

Já as primeiras temporadas foram produzidas pela SP. Não percebo a crítica. E achei o episódio de ontem o melhor desta temporada. 

o conta me começou  com produção da RTP gravado  nos estudios da abrunheira  1 serie ( 1 e segunda temporada -escritos e adaptados por Helena Amaral,
Isabel Frausto e Fernando Heitor   depois é que passou para as maos da SP ...

ficou mais fraquinho desde entao ..

há 5 minutos, maria galena disse:

o conta me começou  com produção da RTP gravado  nos estudios da abrunheira  1 serie ( 1 e segunda temporada -escritos e adaptados por Helena Amaral,
Isabel Frausto e Fernando Heitor   depois é que passou para as maos da SP ...

ficou mais fraquinho desde entao ..

A série sempre foi produzida pela SP.

Nas outras temporadas é que havia um bairro cenográfico, que nesta não há.

Mesmo as outras temporadas não foram sempre adaptadas pela Helena Amaral,
pela Isabel Frausto e pelo Fernando Heitor.

No entanto, numa coisa concordo contigo: as outras temporadas eram melhores, sem dúvida.

há 10 minutos, Cable Guy disse:

Li que esta temporada tem 52 episódios... Pois espero que esta qualidade se mantenha nos próximos e que as histórias continuem a evoluir rapidamente, sem encher chouriços ;)  Agora está mesmo muito bom.

Esta temporada tem 26 episódios.

Gravaram mais uma, também com 26. 

• Thanks 1

Também sou da opinião que há várias coisas que, em relação às anteriores, nos fazem falta nesta nova temporada.

Mas acho que é 'culpa' do formato espanhol, sinceramente.

Primeiro: os episódios anteriormente eram unicamente adaptados directamente dos espanhóis (a parte histórica, porque os diálogos eram os mesmos);

Segundo: eram episódios, de alguma forma, fechados, com princípio, meio e fim. E isso é a principal diferença para a temporada deste momento;

Terceiro: estão a adaptar vários aspectos de uma série de temporadas espanholas para duas únicas temporadas na versão portuguesa, porque a realidade pós-anos 70 é muito diferente.

Acho que estão a fazer um bom trabalho, e eu próprio fui bastante crítico no início, porque senti falta disso tudo (o bairro, os episódios fechados, etc.), mas foi o que foi possível arranjar. Só pelo regresso da família e uma nova realidade portuguesa dos anos 80 (que está perfeita, diga-se de passagem), valeu a pena.

No entanto, eu acho que também o que causa menos entusiasmo, é porque, parece-me, a família Lopes, em termos de história familiar, perdeu alguma união, coesão, encanto pela vida, baixou os braços, na maioria. E não eram essas as características anteriores. A Isabel (a minha personagem preferida) e a Margarida são exemplo disso. O casamento dela com o António, é  o exemplo pragmático.

Estão menos lutadores, talvez, parece-me. Não sei se é próprio dos anos 80 portugueses (até agora só falam em crise financeira, sida, etc), se do próprio rumo familiar. Histórias de cancro, filhos separados dos pais, o casamento do António e da Margarida muito frio,  frustrações profissionais por todo o lado, etc.

Mas é uma série de culto e mereceu o regresso, isto sem dúvida.

23 minutes ago, Televisão 10 said:

Ah ok!!!  No artigo de jornal que eu li, falavam de 52 episódios logo para esta :sarcastic:   Devem ter confundido.

De qualquer forma, espero que consigam manter a qualidade e o ritmo nos próximos tempos!  :yes:

• Like 2

Posted (edited)
há 54 minutos, Televisão 10 disse:

A série sempre foi produzida pela SP.

Nas outras temporadas é que havia um bairro cenográfico, que nesta não há.

No entanto, numa coisa concordo contigo: as outras temporadas eram melhores, sem dúvida.

Errado!  a serie  foi inicialmente produzida pela RTP  a direcção de produção pertenceu a Cristina Soares ( que depois tansitou  para  a SP onde fez a 3a temporada)

https://www.rtp.pt/programa/tv/p20133/e1

Produção RTP   1 serie  1 e segunda temporada

O Fernando d'Avila foi o Grande responsavel pela primeira temporada !! o Queiroga realizou a segunda temporada da 1 serie !

Edited by maria galena

Posted (edited)
há 57 minutos, Pedro Ponte disse:

Também sou da opinião que há várias coisas que, em relação às anteriores, nos fazem falta nesta nova temporada.

Mas acho que é 'culpa' do formato espanhol, sinceramente.

Primeiro: os episódios anteriormente eram unicamente adaptados directamente dos espanhóis (a parte histórica, porque os diálogos eram os mesmos);

Segundo: eram episódios, de alguma forma, fechados, com princípio, meio e fim. E isso é a principal diferença para a temporada deste momento;

Terceiro: estão a adaptar vários aspectos de uma série de temporadas espanholas para duas únicas temporadas na versão portuguesa, porque a realidade pós-anos 70 é muito diferente.

Acho que estão a fazer um bom trabalho, e eu próprio fui bastante crítico no início, porque senti falta disso tudo (o bairro, os episódios fechados, etc.), mas foi o que foi possível arranjar. Só pelo regresso da família e uma nova realidade portuguesa dos anos 80 (que está perfeita, diga-se de passagem), valeu a pena.

No entanto, eu acho que também o que causa menos entusiasmo, é porque, parece-me, a família Lopes, em termos de história familiar, perdeu alguma união, coesão, encanto pela vida, baixou os braços, na maioria. E não eram essas as características anteriores. A Isabel (a minha personagem preferida) e a Margarida são exemplo disso. O casamento dela com o António, é  o exemplo pragmático.

Estão menos lutadores, talvez, parece-me. Não sei se é próprio dos anos 80 portugueses (até agora só falam em crise financeira, sida, etc), se do próprio rumo familiar. Histórias de cancro, filhos separados dos pais, o casamento do António e da Margarida muito frio,  frustrações profissionais por todo o lado, etc.

Mas é uma série de culto e mereceu o regresso, isto sem dúvida.

O que ainda sinto mais falta é dos momentos divertidos do Carlitos. Como agora cresceu, tinha que ser a Susana a tentar fazer isso mas sinceramente a Beatriz Frazão parece ser um flop nesta série. Parece que foi metida à força no elenco por ser a miúda do momento e aparece muito poucas vezes para uma personagem principal.
Mesmo assim dou uns 16 valores a este regresso :)

Edited by canal5
  • Like 3

há 26 minutos, maria galena disse:

Errado!  a serie  foi inicialmente produzida pela RTP  a direcção de produção pertenceu a Cristina Soares ( que depois tansitou  para  a SP onde fez a 3a temporada)

https://www.rtp.pt/programa/tv/p20133/e1

Produção RTP   1 serie  1 e segunda temporada

O Fernando d'Avila foi o Grande responsavel pela primeira temporada !! o Queiroga realizou a segunda temporada da 1 serie !

Tens razão. Por acaso, julgava que a série tinha sempre sido produzida pela SP. 

Ainda assim, houve temporadas anteriores à atual que foram produzidas pela SP Televisão e não foi por isso que a qualidade desceu. 

Notei já que a temporada 5 teve diálogos mais fracos, pois já não foi adaptada pelo trio Cartas de Amor. 

E, tal como tu, concordo que esta temporada está mais fraca, não só a nível de história, mas também a nível de imagens de arquivo. Ainda assim, continuo a gostar de ver.

há 21 minutos, Televisão 10 disse:

Tens razão. Por acaso, julgava que a série tinha sempre sido produzida pela SP. 

Ainda assim, houve temporadas anteriores à atual que foram produzidas pela SP Televisão e não foi por isso que a qualidade desceu. 

Notei já que a temporada 5 teve diálogos mais fracos, pois já não foi adaptada pelo trio Cartas de Amor. 

E, tal como tu, concordo que esta temporada está mais fraca, não só a nível de história, mas também a nível de imagens de arquivo. Ainda assim, continuo a gostar de ver.

É  normal ha muita informação  imprecisa e ou imcompleta espalhada pela internet ( wikioedia incluida) que ajuda a criar equivocos

Sim concordo , na transição de produção da serie, a SP ainda tentou mater os niveis de qualidade .  Na RTP havia um control de qualidade levado  a cabo por uma equipa da RTVe / cuenta me como paso  ,os detentores dos direitos , que faziam visitas regulares e se inteiravam da forma como estava a ser adaptado o original  . Existia  para alem da podução portuguesa .. uma versao em Italia e outra na Argentina .

O que aconteceu a seguir ( depois que a sp passou a produzir ) foi que rapidamente começou a haver um aligeirar  na qualidade dos dialogos ( e ate alguma censura ..soft?.. por omissão -sobretudo de indole mais poitica   )e um decrescimo de qualidade em parte do elenco ,adicional e novos persoangens . Ainda assim,e estamos de acordo  é agradavel de ver ... 

mas que podia estar em outro nivel ? sem duvida que sim ..

• Like 2

Helena Amaral, a autora de Quer o Destino, adaptou as primeiras temporadas do Conta-me? Por isso é que a novela da TVI está com uma boa adaptação.

8 hours ago, Televisão 10 said:

Gostava que a personagem da Filipa Louceiro voltasse, tanto a personagem como a atriz têm imenso potencial. E ela é bonita desde sempre, como se vê.

Tinha tanta personalidade, apesar da tenra idade, nas anteriores temporadas.

• Like 1

On 4/12/2020 at 6:33 PM, Pedro Ponte said:

Gostava que a personagem da Filipa Louceiro voltasse, tanto a personagem como a atriz têm imenso potencial. E ela é bonita desde sempre, como se vê.

Tinha tanta personalidade, apesar da tenra idade, nas anteriores temporadas.

E aconteceu ontem! :adoro:

O episódio de ontem teve cenários tão perfeitos e fidedignos. A vivacidade das cores e a chegada de novas personagens (sobretudo aquela indiana). Adorei :wub:

há 39 minutos, Pedro Ponte disse:

O episódio de ontem teve cenários tão perfeitos e fidedignos. A vivacidade das cores e a chegada de novas personagens (sobretudo aquela indiana). Adorei :wub:

Por acaso, estava à espera que o Toni se fosse apaixonar pela Clara e não pela rapariga indiana, como parece que vai acontecer.

Entretanto, para quem não acompanha o tópico das novidades de programação, fica a informação de que, de acordo com o site da RTP 1, o episódio do próximo sábado vai ser o último desta temporada.

Vai terminar no seu 19.º episódio, quando a temporada tem 26 episódios.

• Like 2

1 hour ago, Televisão 10 said:

Por acaso, estava à espera que o Toni se fosse apaixonar pela Clara e não pela rapariga indiana, como parece que vai acontecer.

Entretanto, para quem não acompanha o tópico das novidades de programação, fica a informação de que, de acordo com o site da RTP 1, o episódio do próximo sábado vai ser o último desta temporada.

Vai terminar no seu 19.º episódio, quando a temporada tem 26 episódios.

Obrigado. Por acaso já tinha conhecimento.

Oxalá depois a história não perca o sentido narrativo... E quando voltará? Não há ideia. Ninguém entende o Fragoso...

• Like 1

há 3 minutos, Pedro Ponte disse:

Obrigado. Por acaso já tinha conhecimento.

Oxalá depois a história não perca o sentido narrativo... E quando voltará? Não há ideia. Ninguém entende o Fragoso...

Sendo sincero, não sendo fã de temporadas com muitos episódios, acho que esta já se estava a estender por um tempo excessivo.

Parece que até vai acabar num episódio importante, com o...

Spoiler

... o dia do casamento da Isabel e do Inácio.

• Like 3