Jump to content

Conta-me Como Foi [T8]


k3o4

Posts Recomendados

A acção inicia-se em Março de 1968 e relata a vida de uma família lisboeta, de apelido Lopes, de classe média baixa, oriunda da província, que se debate todos os meses com dificuldades financeiras que, ainda assim, permitem a aventura da compra de uma televisão mas que não deixam senão sonhar com a compra de um pequeno automóvel.

Além do acompanhar das peripécias em que se vê envolvida esta família, a história é também contada pela voz de um narrador que, no presente já adulto, se recorda da infância vivida a partir de 1968, então com 8 anos. A história é contada pela voz adulta mas pelas recordações e olhos de uma criança.

Ao ser contada a história da família, acompanha-se também a evolução social, económica e política de Portugal e do mundo, recorrendo a referências no guião, a arquivos e a reconstituições de conteúdos de rádio e televisão.

Acontecimentos marcantes na vida política, social e desportiva em Portugal e no mundo podem ser aqui descobertos, enquadrados com a trama de cada de episódio. Curiosidades, publicidades, programas de rádio e televisão, locutores e apresentadores e as imagens de Portugal de 1968 a 1976 marcam também presença para serem conhecidos pelos mais jovens e recordados pelos menos novos.

Apresentam-se na história a evolução da moda, da roupa aos cabelos, as inovações tecnológicas, novos produtos, publicações periódicas, carros e motas... as coisas de um tempo em que telemóveis com máquina fotográfica não seriam mais do que simples alucinação futurista e em que os jovens pensavam no Festival da Canção em vez de em coloridas séries juvenis.

"Conta-me como foi" retrata, acima de tudo, o modo de viver e pensar de uma sociedade ainda fechada sobre si, os papéis e as ambições sociais de homem e mulher, de jovens e idosos, os tabus de uma época e a gradual e desconfiada abertura a novas mentalidades.

"Conta-me como foi" tem o objectivo de retratar, em forma de ficção, a vida e o país desde 1968 mas sem espírito saudosista, sem abordagens moralistas, sem juízos de valor, sem tomar partido por nenhum lado da história, sem aspirações documentalistas. Possui a intenção de entreter, com a vontade de mostrar e dar a conhecer o passado, com a certeza de ser uma oportunidade descontraída de recordar, rever e reviver um tempo que faz parte da história pessoal de milhões de portugueses.

Tenho que dar os PARABENS a RTP por fazer uma série destas com uma qualidade espectacular, que muitos podiam aproveitar e mostrar mais um bocadinho a nossa história e a nossa cultura, aos jovens que não ligam e a televisão é um bom negócio de mostrar o que já se fez por Portugal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A RTP1 faz excelentes séries históricas. Esse mérito ninguém lhe tira! São vários os exemplos... o problema é que não lhe dão tanta visibilidade. Falo, nomeadamente, da imprensa: desde quando é que as séries históricas da RTP1 têm páginas ou chamadas de capa de revistas/jornais como tem "A Vida Privada de Salazar" ou "Equador"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(k3o4 @ 21-Aug-2008, 23:42) <{POST_SNAPBACK}>
a vida privada de salazar vai ter cenas de sexo com a soraia chaves, a soraia chaves tem azar,e so para mostrar se nua na televisao, como a paula coelho das nuticias.

A Soraia Chaves já fez trabalhos na TV sem ter que se despir. E pôr em causa a sua qualidade como actriz por causa dos papéis que desempenha é um erro!

Depois, as cenas mais ousadas poderão não ter nada a ver com aquelas que estamos "acostumados".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

sim a serie e mt boa... e pena o sr.fragoso por a competir com o equador...toda a gente sabe que os produtos made in tvi vencem e tem mais audiencia...eu acho que o horario mais justo era as 21h00 do domingo...do que competir directamente com o equador...enfim se querem perder audiencia o problema é dele...o k vale e k posso por a gravar uma coisa e ver outra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...