Jump to content

RTP3


TaniaM

Posts Recomendados

há 3 minutos, Televisão 10 disse:

Pessoalmente, sempre gostei mais do nome RTP Informação do que do nome RTP N. 

Eu também, pois a RTP N ainda tinha a estética nortenha que tinha antes de 2008 e que era herdada da NTV. É difícil imaginar que no seu primeiro ano era privado mas passado algum tempo foi "nacionalizado" pela RTP que já tinha muitos esforços em vão de lancar canais de notícias, entre as quais estava o plano de tornar a RTP 2 num canal de tal índole como resposta à SIC Notícias.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ATVTQsV disse:

Eu também, pois a RTP N ainda tinha a estética nortenha que tinha antes de 2008 e que era herdada da NTV. É difícil imaginar que no seu primeiro ano era privado mas passado algum tempo foi "nacionalizado" pela RTP que já tinha muitos esforços em vão de lancar canais de notícias, entre as quais estava o plano de tornar a RTP 2 num canal de tal índole como resposta à SIC Notícias.

Seria interessante ver como seria a RTP 2 se tivessem avançado com essa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Televisão 10 disse:

Seria interessante ver como seria a RTP 2 se tivessem avançado com essa ideia.

Acho que seria uma desgraça, pois a RTP teria um dos serviços públicos de televisão menos equilibrados da Europa, para ter dois canais terrestres onde a vertente cultural do segundo foi atirada para fora (RTP 1 generalista e RTP 2 de informação). Algumas das reduções em 2001 (cancelamento do Remate, do Fora de Casa, do Tempo e da RTP Economia como programas individuais) tinham como base tornar a RTP 2 num canal de informação, da qual nunca chegou à luz do dia. Porém foram também as bases para prolongar o Jornal 2 num noticiário de uma hora, algo que durou até ao lançamento da 2:.

Ainda se falava na RTP Memória em 2001, juntamente com um canal para jovens. O da juventude, mais o canal infantil e outro de índole inteiramente cultural, nunca chegaram a ir para o ar.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Dafiel disse:

A RTP 4 no que consistia ?

Segundo os planos de NAS (tornados públicos numa crónica dele no Público), iria ser uma espécie de canal infantil. Os conteúdos da RTP Memória supostamente iriam ser integrados na RTP 1 e 2. Isto representaria uma tragédia, sobretudo para os idosos, que gostam muito de ver o canal e ficariam consternados se tal chegasse a acontecer.

O antigo Provedor do Telespectador da RTP disse, na última edição da Voz do Cidadão antes dele falecer, que julgava que a RTP Memória iria passar a ser a RTP 4.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que tanto o nome "RTP Informação" como "RTPN" são preferíveis a RTP3, sinceramente. É pena que, de certa maneira, o nome já esteja tomado pela SIC Notícias, pois acho que a RTP só teria a ganhar ao ter a "RTP Notícias" no online e na TV. Um só nome para assim tornar a marca mais forte, já que pouca gente associa "a 3" ao canal de notícias estatal. Há várias pessoas que quando pensam "na 3" pensam na SIC generalista.

 

PS: Já agora, seria muito pretensioso se eles se auto-nomeassem RTP News? ?

Editado por LP 98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, ATVTQsV said:

Acho que seria uma desgraça, pois a RTP teria um dos serviços públicos de televisão menos equilibrados da Europa, para ter dois canais terrestres onde a vertente cultural do segundo foi atirada para fora (RTP 1 generalista e RTP 2 de informação). Algumas das reduções em 2001 (cancelamento do Remate, do Fora de Casa, do Tempo e da RTP Economia como programas individuais) tinham como base tornar a RTP 2 num canal de informação, da qual nunca chegou à luz do dia. Porém foram também as bases para prolongar o Jornal 2 num noticiário de uma hora, algo que durou até ao lançamento da 2:.

Isso não é verdade, essas reduções foram decididas por Emídio Rangel quando chegou à RTP, assim como o cancelamento da transformação da RTP2 em canal de informação, mantendo-se como canal cultural e formativo (bem a meu ver). Foram fundamentalmente medidas para poupar dinheiro e dar mais coesão à grelha.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa discussão só existiu porque na altura o conceito de "canal de informação" era outro... Os noticiários fora dos grandes horários eram curtos. Metade do dia na SIC Notícias eram documentários e magazines. A RTP-N tinha vários programas que se cruzavam com aquilo que era "a função" da RTP 2.

Num esforço de imaginação, é quase aquilo que a TV5 faz (para além dos noticiários franceses e suiços, ainda produz um telejornal diário de 60 mins e 7 jornais curtos ao longo do dia — um deles para África). Claro que hoje, em Portugal, isso não faria sentido — e ainda bem que não aconteceu. Mas na altura, sem TDT à vista, entendo perfeitamente de onde é que isso veio..

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
E com o fim do Discurso Direto na TVI24 já só resta o Opinião Pública na SICN. Era bem jogado uma emissão simultânea do Antena Aberta com a Antena1 ou regressar mesmo às 14:00.

E nem era preciso muito, o Antena Aberta já é transmitido em stream todos os dias no Facebook da Antena 1. Era arranjar umas câmeras melhores e pronto.

 

Enviado do meu MotoG3 através do Tapatalk

 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

‘Quadratura do Círculo’ muda para a RTP

quadratura_do_circulo.jpg

Ao contrário do que foi avançado pela imprensa, e mesmo pelo A Televisão, o programa Quadratura do Círculo não irá terminar. Abandonará apenas a antena da SIC e passará a ser emitido na RTP, tal como avança o Jornal Económico.

O jornal da especialidade avança também que o programa Quadratura do Círculo irá manter o painel de comentadores (José Pacheco Pereira, António Lobo Xavier e Jorge Coelho), sendo que ainda está por definir se Carlos Andrade irá manter as atuais funções de moderador de programa.

Há 14 anos que o programa Quadratura do Círculo era transmitido regularmente, tendo começado na TSF e fazendo parte da grelha da SIC Notícias.

Fonte:https://www.atelevisao.com/rtp/quadratura-do-circulo-muda-para-a-rtp/

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Magazine disse:

Pensei que isso fosse um talk-show (ou como o quiserem categorizar) original do canal :O Afinal isso é um formato independente?

Sim, o formato original deve pertencer à TSF. 
O programa começou lá. Pelo menos a primeira memória que tenho da QdC é na rádio... 
O Governo Sombra da 24 deve ser a mesma coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...