Jump to content

Panda e Biggs


prow

Posts Recomendados

há 5 minutos, Angel-O disse:

Nao seiemoji1.pngeu vi tudo com a minha irmã foi no Netflix emoji28.png

Enviado do meu Maya através de Tapatalk
 

Eu vi alguns episódios na SIC e no Disney Channel.
Agora na SIC transmitem uma sequela que não me agrada muito (H₂O, A Ilha de Mako, Mako Mermaids na versão original).

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi alguns episódios na SIC e no Disney Channel.
Agora na SIC transmitem uma sequela que não me agrada muito (H₂O, A Ilha de Mako, Mako Mermaids na versão original).
Sim...na sic ja deram a Ilha de Mako em bonecos cgi e agora transmitem a sequela (1@season)....mas na nettflix tem as restantes seasons da sequela...

Enviado do meu Maya através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

A dobragem do Biggs é inferior, gostava mais da outra e ainda gosto de A Ilha de Mako. O facto do Biggs ter comprado a série para mim é um erro.

A dobragem antiga era diferente? Curioso, as vozes parecem-me as mesmas da versão que dava que na SIC.

De facto, foram várias as vezes em que as bocas não coincidiam com as vozes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Televisão 10 disse:

A dobragem antiga era diferente? Curioso, as vozes parecem-me as mesmas da versão que dava que na SIC.

De facto, foram várias as vezes em que as bocas não coincidiam com as vozes...

Pois ouvi algumas vozes que não corresponderam à outra dobragem. Acho que ouvi também o Pedro Leitão ou coisa parecida a fazer uma das vozes. Também o ouvi na série italiana Eband neste canal e no Toonmarty no Nickelodeon.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, ATVTQsV disse:

Pois ouvi algumas vozes que não corresponderam à outra dobragem. Acho que ouvi também o Pedro Leitão ou coisa parecida a fazer uma das vozes. Também o ouvi na série italiana Eband neste canal e no Toonmarty no Nickelodeon.

Mas as vozes das protagonistas e do Luís parecem-me as mesmas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Mas as vozes das protagonistas e do Luís parecem-me as mesmas...

Não sei porquê.

Ainda por cima o canal andou a desvirtuar do seu conceito base, andam a emitir menos séries de acção. E o pior disto é que continuam a emitir Chica Vampiro e o seu compacto. Para uma série colombiana que é suposto ser de uma duração finita na grelha, estão a abusar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, ATVTQsV disse:

Não sei porquê.

Ainda por cima o canal andou a desvirtuar do seu conceito base, andam a emitir menos séries de acção. E o pior disto é que continuam a emitir Chica Vampiro e o seu compacto. Para uma série colombiana que é suposto ser de uma duração finita na grelha, estão a abusar.

Nunca fui grande fã do Biggs, por isso não me recordo do conceito inicial. Lembro-me de ir a casa de outras pessoas e ver o canal a passar animes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

Nunca fui grande fã do Biggs, por isso não me recordo do conceito inicial. Lembro-me de ir a casa de outras pessoas e ver o canal a passar animes...

Nem eu (eu era mais na altura Nickelodeon e Boomerang) e, para mim, tive uma chegada algo neutra do canal (sendo ZON/NOS). Queixei-me na altura porque o Canal Panda estava a ficar mais abebezado. Sobre isto vou ter de falar em mais detalhe numa futura tua história de subestação.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje o Biggs estreou A Liga dos Super-Vilões. Lembro-me desta série ter dado no Nickelodeon entre 2009 e 2011 (mais ou menos) e de nunca ter gostado. Era só mais uma daquelas séries que tinha de esperar para que acabasse para dar algo de jeito. Estranhou-me o facto de terem usado a dobragem do Nickelodeon já que até as séries ditas "third-party" tinham contrato de exclusividade de dobragem com o canal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Amanhã, o Canal Panda vai estrear um novo concurso: a Caderneta do Panda. Não sei exactamente a mecânica de jogo, mas sei que lançaram também a caderneta de cromos do mesmo nome, ou seja, não sei exactamente qual a ligação da caderneta ao concurso.

A Caderneta do Panda vai automaticamente substituir o Código Panda. Este automaticamente substituiu a série Panda e os Amigos que, por si só, automaticamente substituiu o Bairro do Panda.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 2 minutos, Televisão 10 disse:

O que não gosto na nova imagem gráfica do Canal Panda é o DOG. Fica tão mal naquele formato... Se fosse quadrado, ficaria melhor.

Quando o Canal Panda renovou em 2015, não gostei muito. O Canal Panda perdeu a sua expressividade ao adoptar aquele símbolo mais redondo. Até o próprio Panda perdeu a expressividade, pelo menos a nova fatiota do Panda para os festivais e concursos do canal adequado a esta renovação parece mais artificial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua história de subestação: capítulo 12: Canal Panda

Parte 2: eu e meu amigo Panda e amigos dele

Canale Panda de dormir, o Panda será, para divertir. O quê? A THdS já começou? Deixemos de fora as referências a Emanuel Bandeira. Hoje vamos falar sobre os amigos do Panda (e não da série Panda e os Amigos, já que vou fazer uma parte dedicada à produção nacional).

Panda
O Panda, como o nome indica, é a própria mascote do canal. Foi introduzido ali pelos idos de 2000 quando o Canal Panda domeçou a ter alguma autonomia quando o canal começava a deixar o mercado espanhol. O Panda antes da renovação de 2006 tinha este ar mais "achinesado" (reparem nas manchas ao largo dos olhos) mas que entretanto foi normalizado em 2006 (onde vemos o Panda a abraçar dois doutores) e mais recentemente teve outro redesign pelos espanhóis em 2015 onde passou a ser mais "artificial", como já aqui referi.

No cânone "oficial", o Panda é o líder do grupo. Todos o respeitam e tem uma moralidade superior ao resto do grupo. De acordo com um livro infantil + CD-ROM, tinha medo das alturas (quando foi convidado pelo Crocas a experimentar usar um avião) e do fogo (quando foi convidado pelo Panças e pelo Micas a ser bombeiro). Não sabemos exactamente quantos anos tem o Panda, mas o que sabemos é que ele frequenta a escola primária e tem o seu próprio carro (não estou a gozar)! Uma vez, num daqueles livros de actividades, o Panda e os seus amigos deram a volta ao mundo em dois carros (jipes?) para conhecerem melhor as suas espécies. Toca guitarra na banda.
Kinkas
A Kinkas, junto com os outros amigos, chegou quando renovaram o Panda. A Kinkas é uma canguru, e um dos dois elementos femininos do grupo do Panda. Mas como é que eles deram o nome de Kinkas, já que é uma canguru? O que é uma "kinka" de uma canguru? Ninguém sabe.

No cânone "oficial", é uma "mãe perfeita". Trata toda a gente que encontra como se fossem os seus filhotes. A verdade é que os filhotes dela nunca apareceram. O que importa é que a Kinkas age como se fosse uma criança, já que vai à escola com o resto do grupo. Com esta renovação recente, recuperou a flor e o colar e dizem que ela dança muito. Toca pandeireta (e não sei porquê) na banda.
Riscas
O Riscas, como o nome indica, é uma zebra.

No cânone "oficial", é distraído pois está sempre a ouvir do seu iPod MP3. Adora música e toca saxofone (e não a guitarra?) na banda. Pode-se justificar a altura do Riscas como um motivo para tocar tal instrumento. Na série Panda e os Amigos, descobrimos que o Riscas é moçambicano e tem um primo que é o Listrado (que aparece num episódio em que o Riscas ensina a usar as cartas). Diz que tem uma enorme família, já que existem tantas zebras em África.
Crocas
O Crocas é, adivinhem, um crocodilo.

No cânone "oficial", é vegetariano, apesar de ter dentes afiados e uns picos nas costas. Quando ele apareceu usava um chapeu com as cores rastafari por trás. É também assustadiço, de tal maneira que chegou a ter medo de um espelho. Toca bateria na banda. Na renovação de 2015 passou a usar boné, mas continua a ser vegetariano.
Panças
O nome Panças vem da sua natureza: é um hipopótamo gordo.

De acordo com o cânone oficial, está sempre com fome. Num episódio do Bairro do Panda foi visto a comer uma refeição inteira sem tocar nos legumes. Noutras ocasiões não foi comilão. O Panças já foi sabichão noutro cânone. Na série Panda e os Amigos esteve repetidamente a usar uma placa a dizer "Bom Dia!". Será que andou a ver uma certa série da concorrência?
Juba
O Juba é, adivinhem outra vez: um leão.

De acordo com o cânone oficial, é o rei do grupo, mas não porque tem mais coisas que o resto. O Juba não é definido pela sua arrogância, mas sim pela sua preguiça. Quando apareceu, saía sempre de casa de  pijama. Noutros cânones, o Juba era menos preguiçoso. O Juba foi incorrectamente chamado de "Jubas", o que iria resultar num processo já que o nome "Jubas" é usado como nome de mascote, mascote esta do SCP. O Juba foi a única "entrada" na banda, onde toca teclado electrónico piano.
Cascas
O Cascas é uma tartaruga, e uma tartaruga tem uma carapaça, ou casca se preferirem.

De acordo com o cânone oficial, o Cascas é bastante estudioso e adora ler. Também tirou boas notas na escola.
Micas
Ainda não percebo o porquê do nome Micas, sobretudo para um rato!

O cânone do Panda diz que é bastante imprudente. O Micas faz planos e estratégias que irritam o Panda e os outros amigos. Também já chegou a vestir a roupa errada na estação errada. É o mais baixo dos amigos, mas com aquelas fatiotas que são saunas, é mais ou menos do mesmo tamanho que os outros.
Pintas
A Pintas é uma girafa, e a mais alta do grupo.

De acordo com o cânone, é divertida e gosta de ir a festas. Noutros cânones parece mais "normal".

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/10/2017 at 21:59, ATVTQsV disse:

A tua história de subestação - capítulo  12: Canal Panda

Parte 1: as fases

Ora, muito boa noite, pessoal, daqui sou o ATVTQsV, deixem-me apresentá-lo. Não, não bati a cabeça. A verdade é que quando comecei esta rubrica no tópico da RTV, o nome parecia uma piada, mas comecei a escrever mais crónicas destas. Ora (como o Emanuel Bandeira diz com frequência), por onde é que começámos? Se o título desta rubrica ambulante vem de uma canção do mesmo, obviamente o facto desta ser o 12º capítulo da THdS assenta no facto do seu CD ilícito sobre o Canal Panda ser o seu CD 12.

Esta parte falará sobre as fases do canal, em particular num ponto de vista gráfico, ou seja, quando o canal alterava os seus grafismos, e também as suas filosofias, já que estamos a falar de um dos canais mais icónicos da televisão por cabo em Portugal. Seguir-se ão tópicos relativos aos programas próprios, aos amigos do Panda e aos outros meios de merchandising pelos quais o Canal Panda propagou. Que comece a aventura da viagem no tempo! (ou talvez não :P).............................................

Que post tão bem escrito. Foi com um sorriso que o li, pois lembro-me perfeitamente do Canal Panda do final dos anos 90, era tão mágico como é descrito nesse post. Inclusive lembro-me do logótipo do canal no canto inferior esquerdo e como de dia para dia, o logótipo mudava de sítio! Ora era na esquerda, ou na direita... em cima ou em baixo... E sim, é verdade, o Canal Panda transmitia tudo legendado, excepto os anúncios e duas ou três séries, se a memória não me falha dobrados em PT só um desenho animado de um coala que era detective, uns desenhos animados de uns duendes ou gnomos da floresta (era um bocado pirosa) e a série do Jumanji em desenhos animados, uma série com tons obscuros, que sempre me despertou a atenção, mais tarde deu na SIC. O resto era legendado, legendas com barras pretas que ocupavam uma boa parte do ecrã, e uma curiosidade, sem diacríticos. Lembro-me especialmente disto porque era uma desculpa recorrente quando dávamos erros de escrita na escola, a culpa era das legendas do Canal Panda.

O Canal Panda nos anos 90 era um mundo. Séries de qualidade, para um público adolescente / adulto, só o facto de ser quase tudo legendado já dava esse ar adulto. Além das séries / desenhos animados que referiste, existiram muitas, muitas mais... Séries que nunca mais encontrei. Como na altura tinha 8 ou 9 anos, era tudo novo para mim e ficou-me na memória (gostava de poder fazer o mesmo hoje em dia...) essa série da Calamity Jane que referes lembro-me perfeitamente de ver o primeiro episódio, como se fosse ontem. Lembro-me até que a seguir desses desenhos animados davam uns de uns vikings tolos, que andavam sempre a afundar os barcos em que navegavam, era legendado também. Também dava o Dartacão dobrado em espanhol e legendado em português. Voltron e a Menina do Oceano (acho que era este o nome) ao serão e também legendados, e depois a fechar a emissão davam filmes de imagem real. Doraemon e Tartarugas Ninja davam à hora de almoço também dobrado em espanhol e as Tartarugas eram dobradas em inglês, tudo com legendas. Ninja Hattori chegou depois nos mesmos conformes.

Estas agora só tenho vagas memórias, talvez tenham passado entre 97 e 98. Uma série do tipo stop e motion do género sci-fi que salvo erro dava em brasileiro dobrado que o único nome que me lembro é "Capitão Triplo" e o objectivo da tripulação era encontrar um castelo nos confins da galáxia. Uns desenhos animados de um tipo que se transformava em lobisomem durante o dia e fugia da escola ou de casa para se transformar e ninguém saber e outros desenhos animados de uma escola muito esquisita em que o vilão da história morava na cave da escola, que era uma espécie de centro de controlo, e o passatempo dele era arruinar o dia dos outros alunos. Estes dois eram legendados. E davam mais umas quantas séries de imagem real tipo bando dos quatro ou "os cinco" a seguir à Menina do Mar, lembro-me disso, não sei é os nomes.

Esse Verdocas que falas lembro-me também! Era um miúdo com o cabelo verde que parecia vivo. Na altura o Canal Panda tinha muito a mania de meter mini-episódios entre os episódios e a maior parte desses segmentos era sobre a natureza / reciclagem. Havia uns também de uns caixotes do lixo que se não me engano, se chamavam Hugo e Hegan, contos da avózinha, uma árvore que contava história, etc...

A partir de 2000, 2001, deixei de ver o Canal Panda. Apareceu o Disney Channel em força e a SIC Gold começou a passar o Dragon Ball e os Cavaleiros do Zodíaco, foi assim que me despedi do Canal Panda, mas as memórias daqueles 2 ou 3 anos, sempre as guardarei. Um canal mítico para quem teve a sorte de como eu, ter acesso a TV Cabo nos anos 90. 

Editado por Eike
Citação muito extensa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Eike disse:

Que post tão bem escrito.

Ora, muito obrigado pelo post, vou adicionar mais alguns detalhes ainda hoje, é que quando faço estas crónicas, às vezes primo pela actualização dos mesmos, porque este tipo de post já demora imenso a escrever.

há 7 horas, Eike disse:

E sim, é verdade, o Canal Panda transmitia tudo legendado, excepto os anúncios e duas ou três séries, se a memória não me falha dobrados em PT só um desenho animado de um coala que era detective, uns desenhos animados de uns duendes ou gnomos da floresta (era um bocado pirosa) e a série do Jumanji em desenhos animados, uma série com tons obscuros, que sempre me despertou a atenção, mais tarde deu na SIC. O resto era legendado, legendas com barras pretas que ocupavam uma boa parte do ecrã, e uma curiosidade, sem diacríticos. Lembro-me especialmente disto porque era uma desculpa recorrente quando dávamos erros de escrita na escola, a culpa era das legendas do Canal Panda.

A do detective coala não era o Blinky Bill? A dita série chegou a dar na RTP 2 em 2010. Era aborrecida até mais não, as canções de início e fim já duravam bastante tempo. Aliás, recentemente descobri uma série russo-americana que era sobre contos russos animados pela Soyuzmultfilm, estúdio de animação já dos tempos da extinta URSS, e a tradução da narração inicial mudava por causa das incongruências entre as traduções: numa era "o primeiro estúdio de animação russo", noutro era "o mais antigo". Aliás, lembro-me que o Canal Panda ainda era servido com algum portunhol até 2009 quando foi criada a Dreamia.

há 7 horas, Eike disse:

O Canal Panda nos anos 90 era um mundo. Séries de qualidade, para um público adolescente / adulto, só o facto de ser quase tudo legendado já dava esse ar adulto. Além das séries / desenhos animados que referiste, existiram muitas, muitas mais... Séries que nunca mais encontrei. Como na altura tinha 8 ou 9 anos, era tudo novo para mim e ficou-me na memória (gostava de poder fazer o mesmo hoje em dia...) essa série da Calamity Jane que referes lembro-me perfeitamente de ver o primeiro episódio, como se fosse ontem. Lembro-me até que a seguir desses desenhos animados davam uns de uns vikings tolos, que andavam sempre a afundar os barcos em que navegavam, era legendado também. Também dava o Dartacão dobrado em espanhol e legendado em português. Voltron e a Menina do Oceano (acho que era este o nome) ao serão e também legendados, e depois a fechar a emissão davam filmes de imagem real. Doraemon e Tartarugas Ninja davam à hora de almoço também dobrado em espanhol e as Tartarugas eram dobradas em inglês, tudo com legendas. Ninja Hattori chegou depois nos mesmos conformes.

A dos vikings tolos era o Loggerheads. Descobri a série há semanas quando estava a ver o vídeo do LiveStrider sobre os piores desenhos animados alemães e esta apareceu em primeiro lugar na tabela. O único episódio que sobrevive é aquele onde é feita a Eurovisão da série, que era na Irlanda (satirizava o feito da Irlanda ter ganho três Eurovisões consecutivas, of course) onde uma equipa tenta mudar os votos. A "Menina do Oceano" era uma "Rapariga".

há 7 horas, Eike disse:

Estas agora só tenho vagas memórias, talvez tenham passado entre 97 e 98. Uma série do tipo stop e motion do género sci-fi que salvo erro dava em brasileiro dobrado que o único nome que me lembro é "Capitão Triplo" e o objectivo da tripulação era encontrar um castelo nos confins da galáxia. Uns desenhos animados de um tipo que se transformava em lobisomem durante o dia e fugia da escola ou de casa para se transformar e ninguém saber e outros desenhos animados de uma escola muito esquisita em que o vilão da história morava na cave da escola, que era uma espécie de centro de controlo, e o passatempo dele era arruinar o dia dos outros alunos. Estes dois eram legendados. E davam mais umas quantas séries de imagem real tipo bando dos quatro ou "os cinco" a seguir à Menina do Mar, lembro-me disso, não sei é os nomes.

Já sabia anteriormente que o Panda deu o Kaleido Star em português brasileiro, mas não vi, já foi na fase mais abebezada. A do lobisomem não sei se é a série animada do Lobijovem (adaptado dos dois filmes dos anos 80, o nome parece o de uma associação de juventude), mas não faço a mínima.

há 7 horas, Eike disse:

Esse Verdocas que falas lembro-me também! Era um miúdo com o cabelo verde que parecia vivo. Na altura o Canal Panda tinha muito a mania de meter mini-episódios entre os episódios e a maior parte desses segmentos era sobre a natureza / reciclagem. Havia uns também de uns caixotes do lixo que se não me engano, se chamavam Hugo e Hegan, contos da avózinha, uma árvore que contava história, etc...

A partir de 2000, 2001, deixei de ver o Canal Panda. Apareceu o Disney Channel em força e a SIC Gold começou a passar o Dragon Ball e os Cavaleiros do Zodíaco, foi assim que me despedi do Canal Panda, mas as memórias daqueles 2 ou 3 anos, sempre as guardarei. Um canal mítico para quem teve a sorte de como eu, ter acesso a TV Cabo nos anos 90. 

Daquelas que mencionas só me lembro do Verdocas, que permaneceu durante anos a fio. Não sei daquela série dos caixotes do lixo mas havia uma parecida que era o Pára com Isso e Limpinho (Stoppit and Tidyup) que era uma série britânica parcialmente financiada por esta organização. Na minha altura ainda passavam séries curtas britânicas como o Gato do Henrique, Jimbo the Jet Set e o Family Ness (lembro-me que a canção de abertura desta não era traduzida). Boas memórias de ver estas séries à espera de começar a ver Os Meus Padrinhos são Mágicos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, ATVTQsV disse:

A do detective coala não era o Blinky Bill? A dita série chegou a dar na RTP 2 em 2010. Era aborrecida até mais não, as canções de início e fim já duravam bastante tempo. Aliás, recentemente descobri uma série russo-americana que era sobre contos russos animados pela Soyuzmultfilm, estúdio de animação já dos tempos da extinta URSS, e a tradução da narração inicial mudava por causa das incongruências entre as traduções: numa era "o primeiro estúdio de animação russo", noutro era "o mais antigo". Aliás, lembro-me que o Canal Panda ainda era servido com algum portunhol até 2009 quando foi criada a Dreamia.

Sobre a do Coala, não. Aliás essa série parece-me recente e nós estamos a falar de 97~99. Tem de ser antiga. Lembro-me que a animação não era nada de jeito, era mal desenhado mas tinha destaque por ser das poucas coisas que o Panda passava dobradas na altura. Por acaso ao longo dos anos tenho falado com pessoas sobre a programação do Panda nessa altura citando as minhas recordações e ninguém tem muito a dizer.

há 9 horas, ATVTQsV disse:

A dos vikings tolos era o Loggerheads. Descobri a série há semanas quando estava a ver o vídeo do LiveStrider sobre os piores desenhos animados alemães e esta apareceu em primeiro lugar na tabela. O único episódio que sobrevive é aquele onde é feita a Eurovisão da série, que era na Irlanda (satirizava o feito da Irlanda ter ganho três Eurovisões consecutivas, of course) onde uma equipa tenta mudar os votos. A "Menina do Oceano" era uma "Rapariga".

Era mesmo isso! Loggerheads. Se a memória não me falha isso passava em inglês com legendas. Nunca fui muito fã, no geral eram uns desenhos animados muito rotos. Até tinha ideia que isso era melhor animado, mais bem desenhado. Na altura só via mesmo por ver. Calamity Jane era bem mais interessante. Essa da Rapariga do Oceano lembro-me de ver poucos episódios, mas gostaria de rever num futuro. Do que me lembro até era interessante.

há 9 horas, ATVTQsV disse:

Já sabia anteriormente que o Panda deu o Kaleido Star em português brasileiro, mas não vi, já foi na fase mais abebezada. A do lobisomem não sei se é a série animada do Lobijovem (adaptado dos dois filmes dos anos 80, o nome parece o de uma associação de juventude), mas não faço a mínima.

Realmente era esquisito, o Panda não costumava passar séries em brasileiro, mas é mesmo por isso que me lembro dessa série, era a única em brasileiro. Era uma série bastante imaginativa e com paisagens bonitas, no espaço e em vários planetas da galáxia. Lembro-me também de ter visto os últimos episódios e aquilo ter acabado em aberto, mas não me lembro do que aconteceu. Já há quase 20 anos... 

E sim, a do Lobisomem era o Teen Wolf, em desenhos animados! Lembro-me perfeitamente disto, dava à tarde. Era hilariante na altura, mas acho que envelheceu mal... Vou tentar ver uns episódios pela nostalgia! Obrigado por teres dado a dica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, ruio1999 disse:

Acho que era assim que se chamava e dava antes de fechar.

Eu li noutro fórum que houve alguém que escreveu para o canal e queria um programa daqueles para dar em certos dias em vez do Doraemon e sente-se culpado por causa da sua decisão.

Também havia um outro que era o Panda Fixe, dava aos fins-de-semana em 2005. O programa emitia as curtas do canal como o Verdocas e acabava com o teledisco do hino do canal.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...