Jump to content
Pedro

Informação RTP1

Recommended Posts

Convenhamos que 10 minutos de Telejornal fica mais barato do que 10 minutos de série ou concurso. Se o Telejornal é mais barato e, ainda por cima, dá mais audiência, compreende-se a escolha da RTP. É pena estar a seguir a mesma estratégia das privadas.

• Like 1

Parece que será um regresso ao lettering de 2003 e 2008.

• Like 1

Boas,

Se fiquei satisfeito com a demissão de Paulo Ferreira e reticente com a nomeação de José Manuel Portugal para Diretor de Informação da RTP. Agora essa «preocupação» que tinha com as capacidades de José Manuel Portugal em liderar a informação da RTP vão diminuindo de semana para semana.

Na semana passada, o Diretor de Informação da RTP em plena «aula», dada pelos três diretores de informação dos canais generalistas, no auditório da Universidade do Minho, em Braga, não se inibiu perante a concorrência e anunciou novidades na informação do canal público. E que boas novidades, que elas são :).

O alargamento do tempo de duração do "Telejornal" para mais 10 minutos de emissão (no total serão 1h10m), afastando assim a estratégia dos seus antecessores (Nuno Santos e Paulo Ferreira) em reduzir o principal bloco informativo para 45 minutos.

Eles deviam pensar que Portugal é uma "La vie en rose", como cantava Edith Piaf.

É o que dá verem sempre o canal público... francês ;).

Sinceramente concordo com o alargamento e até acho que o "Telejornal" deveria ter a duração de 1h15m a 1h25m. Não concordo com a hipótese que foi deixada por José Manuel Portugal, de que no futuro o formato possa ir para as duas horas de emissão, tal como acontece nas privadas. Isso é que me preocupa, levar «reality-show's» da informação das privadas para a RTP 1!!!

Na minha opinião, o alargamento deveria também servir para uma alteração de conteúdos, inserir as reportagens dentro do bloco informativo, novas rúbricas, mais entrevistas em estúdio, mais comentários e novos comentadores.

Já sobre a alteração dos pivôs do "Telejornal", concordo plenamente com a permanência de José Rodrigues dos Santos e de voltar a dar destaque a João Adelino Faria na condução do principal bloco informativo da RTP.

As saídas de Cristina Esteves e de António Esteves eram inevitáveis, são bons mas... o "Telejornal" não poderia ser um «carrossel» de pivôs, em que cada dia da semana, aparecia uma «cara laroca» para dar as notícias do dia.

E porque não aproveitar Cristina Esteves na RTP 1?

Podiam trazer novamente a "Grande Entrevista", que atualmente é conduzido por Vítor Gonçalves na RTP Informação e criavam um ou dois blocos de comentários a seguir ao "Telejornal". E já para não falar que poderia voltar a conduzir esporádicamente o "Telejornal".

José Manuel Portugal aproveitou para anunciar o regresso do "Jornal 2" da RTP 2, mas desta vez será transmitido no Porto com início às 21 horas.

A ideia de regressar o "Jornal 2" é boa, ir para o Porto também não é má, mas... há sempre um mas nas nossas vidas, mas às 21 horas? É para chocar com o "Telejornal"? :huh: Se for... vão primeiro ao cinema verem o filme "A Gravidade" e depois resolvam-se! O "Jornal 2" deveria ser transmitido às 22 horas e com uma duração entre 38 a 43 minutos.

Fiquei também satisfeito por saber que o Centro de Produção do Norte será cada vez mais uma aposta desta direção de informação, com mais programas de informação a serem transmitidos a partir do Norte para todo o país.

Viva a pluralidade!

Viva a RTP!!

Viva Portugal e o «Zé Manel»!!!

Agora até parecia um sindicalista a apelar ao boicote do trabalho e a ida às manifestações :cool:.

• Like 1

Não gosto das mesa dos jornais da RTP1 é muito grande e feia.

Não gosto das mesa dos jornais da RTP1 é muito grande e feia.

A mesa do Porto é feia, sim!

Mas a de Lisboa é a mais bonita de todos os canais!

O alargamento do tempo de duração do "Telejornal" para mais 10 minutos de emissão (no total serão 1h10m), afastando assim a estratégia dos seus antecessores (Nuno Santos e Paulo Ferreira) em reduzir o principal bloco informativo para 45 minutos.

Eles deviam pensar que Portugal é uma "La vie en rose", como cantava Edith Piaf.

É o que dá verem sempre o canal público... francês ;).

Não sei até que ponto é que isto é positivo. Neste momento o Telejornal já dura tempo demais, e isso nota-se, pois começaram-no a encher com coisas que não interessam à maioria das pessoas (como resumos de jogos da Bundesliga na secção de desporto, quando o interesse para a maioria dos espectadores nisso é inexistente). Vai ser mais tempo que vão ter para encher, ou seja, mais conteúdo de chacha e que não interessa, nem a menino Jesus.

Quando a aumentar ainda mais a duração do Telejornal, por amor de tudo o que é bom, se ele fizer isso, vai ser a morte do Telejornal e do restante horário nobre da RTP1 (neste momento, Beirais sobe à custa de começar mais cedo que a concorrência).

Num mundo em que cada vez mais temos acesso a mais informação, os noticiários principais do canais em sinal aberto deviam focar-se mais no essencial, naquilo que ocorreu durante o dia e que foi de relevo, e menos em encher-chouriços. Ponham as peças de encher-chouriços nos 1001 canais que criaram na TV paga.

Fica Bem.

Edited by JDaman
  • Like 3

Não sei até que ponto é que isto é positivo. Neste momento o Telejornal já dura tempo demais, e isso nota-se, pois começaramno a encher com coisas que não interessam à maioria das pessoas (como resumos de jogos da Bundesliga na secção de desporto, quando o interesse para a maioria dos espectadores nisso é inexistente). Vai ser mais tempo que vão ter para encher, ou seja, mais conteúdo de chacha e que não interessa, nem a menino Jesus.

Quando a aumentar ainda mais a duração do Telejornal, por amor de tudo o que é bom, se ele fizer isso, vai ser a morte do Telejornal e do restante horário nobre da RTP1 (neste momento, Beirais sobe à custa de começar mais cedo que a concorrência).

Num mundo em que cada vez mais temos acesso a mais informação, os noticiários principais do canais em sinal aberto deviam focar-se mais no essencial, naquilo que ocorreu durante o dia e que foi de relevo, e menos em encher-chouriços. Ponham as peças de encher-chouriços nos 1001 canais que criaram na TV paga.

Fica Bem.

Concordo contigo. Uma das coisas que eu adorava nos jornais da RTP 1, é terem precisamente 1 hora e não mais. Acho um erro enorme irem aventurar-se a prolongar a informação.

• Like 3

Não sei até que ponto é que isto é positivo. Neste momento o Telejornal já dura tempo demais, e isso nota-se, pois começaramno a encher com coisas que não interessam à maioria das pessoas (como resumos de jogos da Bundesliga na secção de desporto, quando o interesse para a maioria dos espectadores nisso é inexistente). Vai ser mais tempo que vão ter para encher, ou seja, mais conteúdo de chacha e que não interessa, nem a menino Jesus.

Depende, se é para encaixar as reportagens, entrevistas e outros conteúdos, até concordo. Se não o for, é fazer igual às privadas e para isso mais vale alienar o Canal 1 ao sector privado.

• Like 3

Boas JDaman,

Não sei até que ponto é que isto é positivo. Neste momento o Telejornal já dura tempo demais, e isso nota-se, pois começaram-no a encher com coisas que não interessam à maioria das pessoas (como resumos de jogos da Bundesliga na secção de desporto, quando o interesse para a maioria dos espectadores nisso é inexistente). Vai ser mais tempo que vão ter para encher, ou seja, mais conteúdo de chacha e que não interessa, nem a menino Jesus.

Fica Bem.

Acho que expliquei muito bem o motivo de estar a favor do aumento da duração do "Telejornal" ;). O bloco informativo mais antigo do país não pode continuar a ser tratado pelos responsáveis da RTP, como se fosse um simples bloco de notícias da RTP Informação... já chega!

O aumento da duração do "Telejornal" com uma «renovação dos conteúdos» e a aposta (ainda) mais nas tecnologias, aliadas a mais reportagens, mais entrevistas, mais comentários e novos comentadores. Isto sim é que beneficiava o canal público e a sua informação!

Se tu afirmas que o "Telejornal" neste momento dura tempo demais (1 hora de emissão), então o que vais dizer das privadas, que tem 1h40m em média de duração? Ah espera, já sei, lá vais tu dizer que a RTP é pública e os outros não!!! Tinha-me esquecido desse pormenor :rolleyes:.

É verdade que atualmente a RTP nos conteúdos dos seus blocos informativos tem lá muito «lixo», mas eu não defendo o aumento da duração para que se aumente também o «enchimento dos chouriços» no "Telejornal". Já dei a minha «solução» para o problema :). Uns irão concordar, outros não... é como tudo na vida :happy:.

Não diria que o aumento significasse a «morte» do "Telejornal", diria mais que a redução da duração seria a «amputação» das «pernas» do "Telejornal". Se o aumento prejudicaria "Bem-Vindos a Beirais"? Claro que prejudicaria, não vou esconder que a série tem beneficiado muito com os «reality-show's» da informação das privadas.

Concordo plenamente contigo, quando dizes que os canais generalistas deviam deixar os «chouriços» e focarem-se mais no essencial. Eu também defendo isso, mas de uma outra forma :mosking:.

Boas JDaman,

Acho que expliquei muito bem o motivo de estar a favor do aumento da duração do "Telejornal" ;). O bloco informativo mais antigo do país não pode continuar a ser tratado pelos responsáveis da RTP, como se fosse um simples bloco de notícias da RTP Informação... já chega!

O aumento da duração do "Telejornal" com uma «renovação dos conteúdos» e a aposta (ainda) mais nas tecnologias, aliadas a mais reportagens, mais entrevistas, mais comentários e novos comentadores. Isto sim é que beneficiava o canal público e a sua informação!

Se tu afirmas que o "Telejornal" neste momento dura tempo demais (1 hora de emissão), então o que vais dizer das privadas, que tem 1h40m em média de duração? Ah espera, já sei, lá vais tu dizer que a RTP é pública e os outros não!!! Tinha-me esquecido desse pormenor :rolleyes:.

É verdade que atualmente a RTP nos conteúdos dos seus blocos informativos tem lá muito «lixo», mas eu não defendo o aumento da duração para que se aumente também o «enchimento dos chouriços» no "Telejornal". Já dei a minha «solução» para o problema :). Uns irão concordar, outros não... é como tudo na vida :happy:.

Não diria que o aumento significasse a «morte» do "Telejornal", diria mais que a redução da duração seria a «amputação» das «pernas» do "Telejornal". Se o aumento prejudicaria "Bem-Vindos a Beirais"? Claro que prejudicaria, não vou esconder que a série tem beneficiado muito com os «reality-show's» da informação das privadas.

Concordo plenamente contigo, quando dizes que os canais generalistas deviam deixar os «chouriços» e focarem-se mais no essencial. Eu também defendo isso, mas de uma outra forma :mosking:.

1 - Toda a gente sabe que o "Telejornal" é o conteúdo mais premium da informação da RTP, inclusive Nuno Santos e Paulo Ferreira. Talvez por o ser, é que estes dois últimos preferiram reduzir a sua duração de forma a não o desvalorizar e a ser aquilo que ele é desde os anos 50, o bloco de noticías da hora de jantar de milhares de portugueses. Diria que é o "bloco" de notícias" e que não é apenas algo que repete até à exaustão na RTP Informação. Em 30 minutos cumpriu a sua função e em 45 minutos também. Não há motivo para o desvalorizar tornando-o num magazine, que parece ser a pretensão do José Manuel Portugal.

2 - Referiste conteúdo que podia muito bem estar à parte e ter a sua própria marca e o seu próprio valor. Durante anos a RTP inclui programas de reportagem, comentário, entrevista em horário nobre, e que não estavam agarrados à marca "Telejornal". "Grande Entrevista", "Linha da Frente", "As Escolhas de Marcelo, "Notas Soltas", "Antes Pelo Contrário", foram exemplos disso, e tiveram sempre sucesso. Porquê agarrar estes formatos ao "Telejornal" e destruir assim a sua verdadeira identidade? A estratégia que referes é que é seguida pela TVI às segundas, ao acoplar o "Repórter TVI" ao seu noticiário em horário nobre, o "Jornal das 8".

3 - Também acho que os noticiários das privadas duram tempo de mais, especialmente tendo em conta que no tempo que duram a mais só emitem coisas que não interessam a ninguém. Aliás, há um sketch do Herman no quase velhinho "Herman Enciclopédia" que ridiculariza aquilo que é a situção actual dos noticiários da privadas, onde se vê o pivot a ler notícias sobre o inventor do Petromax e também sobre os seus novos boxers, amavelmente oferecidos pela sua mulher.

4 - Podiam ao menos aproveitar os resumos da Bundesliga e fazer uma espécie de "Match of the Day" com aquilo na RTP Informação. xD

5 - Como referi, o "Telejornal" foi capaz de fazer o seu trabalho como noticiário quando durava 30 minutos e quando durava 45 minutos. Reduzir a duração do "Telejornal" não seria amputá-lo mas sim devolvê-lo à sua origem, àquilo que ele realmente é.

Fica Bem.

• Like 2

30 minutos chegavam bem ou então 45

antigamente começava as 19:30 e acabava as 20:00 noutros tempos...

• Like 2

30 minutos chegavam bem ou então 45

antigamente começava as 19:30 e acabava as 20:00 noutros tempos...

O jornal chegava perfeitamente 30 minutos e vá lá que se prolongasse até aos 45 se houvesse razão para tal.

Hoje estive a ver as notícias da RTP e para mim são os melhores em termos de informação pois mostram vários pontos de vista. Neste caso foi referente à Ucrânia.

Será que amanhã vamos ver a informação em 16:9? :D

• Like 1

é já amanhã o novo grafismo telejornal???

Supostamente sim.

O Jornal da Tarde está igual...

Talvez logo às 20h ou não...

Edited by NEK

parece-me que não porque vi agora o Jornal da Tarde e não fizeram nenhuma referencia ao novo Telejornal (costumam fazer)

Acho estranho estrearem um novo grafismo a uma sexta. Aposto em segunda.