Jump to content

Informação RTP1


Pedro

Posts Recomendados

há 53 minutos, Fergam disse:

Houve uma imagem que passou pelo canto inferior esquerdo que quando eu vi pensava que era um "sneek peek" de um novo grafismo, até que @pedrodepinto disse-me no YouTube que era basicamente o logotipo do Telejornal de 2011-2016 adaptado com um fundo branco. Vocês já sabiam?

IMG_20191019_151142.jpg

Aconteceu o mesmo comigo. Assim que vi, pensei em fotografar e comentar aqui no tópico. Primeiro pensei "Essa fonte faz-me lembrar o antigo jornal Hoje da RTP2... Terá sido um grafismo descartado do Telejornal?". Mas depois reparei mais atentamente na forma das letras e aí disse "Ahhh okay! É o logótipo de 2011..."

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, VascoSantos said:

Parabéns à RTP e ao Telejornal!

É, desde que me lembro, o jornal televisivo que vejo praticamente todos os dias, e que gosto bastante!

Aqui também, exceptuado o período entre 1995-2000, em que via mais o Jornal da Noite. Em 2000 foi quando me fartei da informação da SIC e passaram a concorrer com o nefasto Jornal Nacional da MMG.

Olhando para trás, acho que os piores periodos do TJ que assisti foram estes:

- era Rangel em 2002, mau grado o excelente grafismo, eram concorrência pura aos noticiários das privadas. Até 1:30 de duração tinham.
Paradoxalmente, com a saída dele da RTP o TJ entra na sua melhor fase, o acompanhamento da Guerra do Iraque é excepcional a todos os títulos. A RTP1 nesse período é quase um canal informativo, a emissão era muitas vezes interrompida para dar noticias do conflito. A partir daí a RTP colhe os louros disso e durante anos é muito competitiva no capitulo da informação.

- o período final de Nuno Santos em 2012 até à entrada do Paulo Dentinho em 2015. A indefinição do rumo da empresa prejudicou imenso a informação do canal. Paulo Ferreira e José Manuel Portugal foram os directores nesse período, mas até nem os considero como o maiores responsáveis.

A RTP como canal que é detida pelo Estado é sempre muito acusada de ser demasiado institucional e servil do poder, mas actualmente acho que é o canal mais equilibrado ao nível da informação e sobretudo não é sensacionalista, o que nos dias que correm é de valor.

  • Gosto 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Rangel disse:

- o período final de Nuno Santos em 2012 até à entrada do Paulo Dentinho em 2015. A indefinição do rumo da empresa prejudicou imenso a informação do canal. Paulo Ferreira e José Manuel Portugal foram os directores nesse período, mas até nem os considero como o maiores responsáveis.

Apesar de ser um especial defensor do serviço público de televisão, eu diria até que a informação da RTP nunca mais voltou a ser a mesma depois da saída do Nuno Santos. Muito embora o período mais sombrio tenha sido o que referes, a informação da RTP ainda não conseguiu recuperar o dinamismo e a acutilância de outrora. Basta ver como foi a cobertura dos incêndios de 2017, e em especial dos de Outubro: parecia um dia absolutamente normal :(!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, ATVTQsV disse:

Jornal das 17:30 continua com grafismo de 2012 quando dizem que andam com novo grafismo pronto há um ano.

Isto do aniversário do Telejornal foi meio decepcionante em termks gráficos, a meu ver. Isto e a súbita mudança da RTP 3 que nem afectou genéricos e separadores.

Quem é que disse que está já pronto há um ano?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, ATVTQsV disse:

Quando a Dina Aguiar foi à renovada Praça da Alegria em Outubro do ano passado.

Ela não disse isso. O que ela disse foi que ia falar com o António Polainas para lhe fazer um cenário para o Portugal em Direto.

Devem é de estar à espera que o resto das régies do estúdio passam para HD. Por isso é que ainda não mudaram nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, mavb98 disse:

Ela não disse isso. O que ela disse foi que ia falar com o António Polainas para lhe fazer um cenário para o Portugal em Direto.

Devem é de estar à espera que o resto das régies do estúdio passam para HD. Por isso é que ainda não mudaram nada.

Espero pelo aniversário da RTP em março 

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, RenatoSimões disse:

 

Curioso na descrição desse vídeo dizer:

Citação

"Em 2016, César Veríssimo da RTP compôs o tema musical do genérico do Telejornal."

Andava eu convencido que a música tinha vindo de um banco sonoro...

A propósito, acho que esta orquestração precisava de mais vida.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Curioso na descrição desse vídeo dizer:

Andava eu convencido que a música tinha vindo de um banco sonoro...

A propósito, acho que esta orquestração precisava de mais vida.

Eu disse todo o contrário. Apesar de no Jornal 2 usarem um tema destes, no Telejornal já não usam há coisa de 30 anos.

A orquestração fez-me lembrar o tema do jornal do canal finlandês MTV 3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/10/2019 at 00:55, pedrodepinto disse:

Apesar de ser um especial defensor do serviço público de televisão, eu diria até que a informação da RTP nunca mais voltou a ser a mesma depois da saída do Nuno Santos. Muito embora o período mais sombrio tenha sido o que referes, a informação da RTP ainda não conseguiu recuperar o dinamismo e a acutilância de outrora. Basta ver como foi a cobertura dos incêndios de 2017, e em especial dos de Outubro: parecia um dia absolutamente normal :(!

Também concordo com a maior parte do que dos elogios que foram ditos sobre a informação da RTP, no entanto acho que por vezes falta ser um pouco mais fácil de compreender. Por exemplo na altura da Troika choviam termos do céu como precisamente Troika, Ratings financeiros, Eurobounds, etc sem que ninguém nos explicasse o significavam, e que para mim que tinha 16 ou 17 anos era complicado entender mas também para a maior parte das pessoas que não estavam ligadas ao mundo da economia...
Até ao "final" com muitas aspas da crise em 2015/2016 liguei-me um pouco mais às privadas porque sentia que por vezes transmitem a informação de uma forma mais clara, embora na minha família seja uma tradição ver a informação da RTP desde sempre.
Neste momento com o show-off cada vez maior nos jornais das privadas (especialmente depois daquelas semanas doentias o ano passado com o caso da queda da estrada em Borba + ataque em Alcochete e toda a novela Bruno de Carvalho) voltei-me a ligar muito mais à RTP.

Editado por canal7
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como referimos acima, a identidade do Portugal em Directo completou hoje sete anos :D! Embora não tenha tido oportunidade de guardar a emissão de 29 de Outubro de 2012, aqui fica a abertura do programa do dia seguinte... Esta mosca da RTP1 deveria ter sido utilizada até Março de 2016!

 

On 22/10/2019 at 12:53, miguelalex23 disse:

Não sou fã da trilha do Telejornal, portanto também não adoro a versão orquestrada.

É de admirar não gostares da versão orquestrada. No entanto, devo dizer que até simpatizo bastante com a música (ou com a trilha, na versão mais abrasileirada) original do Telejornal e dos restantes programas informativos da RTP1!

Editado por pedrodepinto
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...