Jump to content

Recommended Posts

Posted

Sinceramente ainda bem que a tvi não caiu nisto... teria sido um desastre e as novela não teriam nenhum identidade portuguesa. No fundo o moniz tentou sabe-se lá como uma parceria que podia gerar novelas como a globo gerava para a sic. Mas tinha todo o aspeto de ir correr mal.

A rtp já tinha feito algo semelhante com algumas co produções com a Band e foi só flops.

• Thanks 1
Posted
há 22 minutos, AndreRob disse:

Sinceramente ainda bem que a tvi não caiu nisto... teria sido um desastre e as novela não teriam nenhum identidade portuguesa. No fundo o moniz tentou sabe-se lá como uma parceria que podia gerar novelas como a globo gerava para a sic. Mas tinha todo o aspeto de ir correr mal.

A rtp já tinha feito algo semelhante com algumas co produções com a Band e foi só flops.

Sim estas co produções nunca correram muito bem. O caminho da TVI seria sempre produzir novelas portuguesas a solo e foi isso que a levou a ter sucesso.

Posted
há 14 minutos, AndreRob disse:

A TVI queria muito, mas foram os brasileiros que deram pra trás. No que diz respeito à Bandeirantes em 2004:

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo

Data de Publicação: 18/01/2004

Autor/Repórter: Rodrigo Rainho Silva

A Bandeirantes anunciou parceria com a produtora portuguesa NBP e a exibição de duas novelas e uma série. A atriz portuguesa Sofia Alves interpreta as gêmeas Luísa e Leonor no drama "Olhos d'Água", que estréia amanhã, às 16h, com reprises no dia seguinte, às 9h30. A trama não foi escolhida à toa; conquistou 60% de participação de audiência em Portugal.

"Morangos com Açúcar", outra novela, chega em março, e "Olá, Pai!", comédia de um pai trapalhão e um bebê, cuja primeira temporada está no ar em Portugal, estréia hoje, às 19h.

Marcelo Parada, vice-presidente da Band, diz que a parceria traz um "novo pólo de produção nacional e exportador, com o objetivo de tornar a Band reconhecida internacionalmente pela excelência dos seus produtos". "As novelas da NBP [exibidas pela TVI] bateram a Globo lá. Foi a primeira produtora que rompeu a hegemonia de muitos anos de novelas globais exibidas em Portugal".

Segundo Parada, o objetivo da associação é trazer para o Brasil a experiência em produção de grande escala, como feito no Projac e na Fábrica de Novelas do complexo Anhangüera. "Se a economia brasileira caminhar bem em 2004, vamos retomar a produção nacional de telenovela já no segundo semestre", afirma. "Meu Pé de Laranja Lima" (99) foi a última novela nacional da Band.

Antonio Parente, presidente do Conselho de Administração da NBP, acredita num novo pólo de talentosos jovens. Para enfrentar a crise criativa do mercado brasileiro, incapaz de promover jovens ao comando autoral das novelas, a NBP e a Band planejam uma oficina de autores luso-brasileira. "Em Portugal, tínhamos esse mesmo problema no roteiro. Criamos a "Casa da Criação", selecionamos três veteranos autores e treinamos novos escritores", diz.

https://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br/mostraregistro.asp?CodRegistro=93869&PageNo=2

há 2 minutos, D91 disse:

Sim estas co produções nunca correram muito bem. O caminho da TVI seria sempre produzir novelas portuguesas a solo e foi isso que a levou a ter sucesso.

O sonho dourado do Moniz seria a criação de uma grande estrutura binacional com misturasse músicos, técnicos e artistas de ambos os países, permitindo gravações no Brasil e em Portugal quase como uma utopia. Moniz também sonhava com o know-how brasileiro e a possibilidade de um orçamento muito maior para quaisquer projetos.

Mas a realidade era e ainda é muito diferente daquela sonhada por Moniz. O Brasil e Portugal tem preferências distintas em muitos aspectos. Sem contar as diferenças culturais entre ambas as partes. As chances de sair um produto canhestro e altamente rejeitado eram grandes naquela época. É aquilo que eu digo: é melhor o pouco bem aceito do que o muito rejeitado.

Posted

Eu quando estive no brasil apanhei na tv a exibição dos morangos, dobrados em 'brasileiro'... e pelo que percebi depois aquilo nem chegou ao fim. Os projetos portugueses exibidos na band foram todos enormes fracassos.

Não me espantaria nada que estas parcerias estejam na base da saída do nicolau da NBP e o afastamento total da produtora e das novelas da tvi... ao qual só voltou já depois do Parente ter vendido a produtora à media capital.

Posted
há 30 minutos, AndreRob disse:

Eu quando estive no brasil apanhei na tv a exibição dos morangos, dobrados em 'brasileiro'... e pelo que percebi depois aquilo nem chegou ao fim. Os projetos portugueses exibidos na band foram todos enormes fracassos.

Não me espantaria nada que estas parcerias estejam na base da saída do nicolau da NBP e o afastamento total da produtora e das novelas da tvi... ao qual só voltou já depois do Parente ter vendido a produtora à media capital.

Isso e a opinião do @PierreDumont sobre Olhos de Água que também deu na mesma altura: era uma novela parada, sendo que até uma mexicana tinha mais acção.

Posted
há 17 minutos, Televisão 10 disse:

Eu realmente não consigo perceber que interesse a TVI pode ter num projeto destes. É dinheiro gasto à toa, acho mesmo estranho.

Mas também a Boa Onda só pegou naquilo que a imprensa brasileira disse e extrapolou-o com certezas que não tem.

• Like 5
  • Thanks 1
Posted
há 30 minutos, Pedro M. disse:

Eu realmente não consigo perceber que interesse a TVI pode ter num projeto destes. É dinheiro gasto à toa, acho mesmo estranho.

Mas também a Boa Onda só pegou naquilo que a imprensa brasileira disse e extrapolou-o com certezas que não tem.

Sim basicamente extrapolaram o que foi dito, se o projeto nem tem produtora nem conseguiu sequer nenhum acordo com canais ou streamings parece-me que não será a tvi a fazê-lo.

Posted
há 19 horas, Televisão 10 disse:

Espero que dê num horário digno (a TVI desde 2000 nunca emitiu novelas estrangeiras em horário nobre)

Posted
há 7 minutos, ATVTQsV disse:

Espero que dê num horário digno (a TVI desde 2000 nunca emitiu novelas estrangeiras em horário nobre)

Primeiro era preciso que a novela fosse feita e até agora nem a propria Band se comprometeu com nada... alias até já descartou por agora produzir a novela.

Posted

Seria "ouro sobre azul" se o Jayme conseguisse entrar em acordo com a Max. Ele é um excelente realizador, ainda que demasiado contemplativo. A Max por sua vez fez um belíssimo trabalho com 'Beleza Fatal' e só lamento que tenhamos que esperar pelo próximo ano por 'Dona Beja'. 

Posted
On 25/03/2025 at 20:29, ATVTQsV disse:

Isso e a opinião do @PierreDumont sobre Olhos de Água que também deu na mesma altura: era uma novela parada, sendo que até uma mexicana tinha mais acção.

Com todo o respeito, mas "Olhos de Água" foi a novela mais parada que eu assisti na vida e o pouco ritmo que tinha parece que se perdeu pelo meio da atração. E era uma novela que passava uma forte sensação de frio. Eu fiquei com a imagem de um Portugal quase islandês. Poucas expressões, todo mundo silencioso, contido, discreto.

Aí veio a RedeTV! e trouxe "Gata Selvagem", circo venezuelano que era o contrário da portuguesa e era mais próximo do gosto do brasileiro que assiste novela à tarde: grito, baixaria, surras, brigas:

Posted

O Jayme tem estado em reuniões com o Moniz sobre isto. O interesse da TVI é real. Mas supostamente querem adaptar à realidade portuguesa, com a sinopse base do Jayme como referência. E tendo o próprio Jayme a liderar a realização do projecto. Não me admirava, se for para a frente, o Moniz entregar isto à MJM depois dela terminar a Fazenda.

Posted
há 6 minutos, EFMR disse:

O Jayme tem estado em reuniões com o Moniz sobre isto. O interesse da TVI é real. Mas supostamente querem adaptar à realidade portuguesa, com a sinopse base do Jayme como referência. E tendo o próprio Jayme a liderar a realização do projecto. Não me admirava, se for para a frente, o Moniz entregar isto à MJM depois dela terminar a Fazenda.

Teria curiosidade em ver isto só pela adaptação do trabalho do Jayme à realidade portuguesa (principalmente tendo em conta o orçamento da produção). Para mim o Jayme era o melhor diretor da Globo. Tenho curiosidade em ver como se daria com um orçamento mais reduzido.

Posted

Segundo F5 a Band não desiste e tenta viabilizar novela de Jayme Monjardim ainda para 2025. A Band não desistiu de "Romaria", projeto de novela do diretor Jayme Monjardim. A emissora do Morumbi ainda tenta a captação de parcerias para colocar a produção no ar ainda no último trimestre deste ano.

Posted
há 19 horas, DanielNunes disse:

Segundo F5 a Band não desiste e tenta viabilizar novela de Jayme Monjardim ainda para 2025. A Band não desistiu de "Romaria", projeto de novela do diretor Jayme Monjardim. A emissora do Morumbi ainda tenta a captação de parcerias para colocar a produção no ar ainda no último trimestre deste ano.

Vai ser igual à Paixões Proibidas: uma produção luso-brasileira Band/TVI, talvez com algum streaming junto (Max? Amazon Prime?). Aposto que vão localizar a novela em Portugal, metem meia dúzia de atores brasileiros, dublam os portugas, dão no Brasil, flopa por aqui e recomeça o ciclo. 

On 05/04/2025 at 06:56, EFMR disse:

Eu sempre me pergunto: o que se passa na cabeça do Moniz pra insistir tanto no Brasil. É um mercado que se mostrou, repetidas vezes, avesso às produções portuguesas. Só pela "necessidade" de dobrar já prova isso. 

• Like 1
  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • 5 months later...