Jump to content

Concursos RTP


Johnman

Posts Recomendados

À exceção de conteúdo narrativo - nomeadamente cinema (com larga margem) - o meu género de entretenimento linear preferido é o game-show. Bons concursos são programas engraçados, animados e com boas narrativas. Apelam muito mais à minha pessoa do que talk-shows ou até mesmo realities e talents (que têm o seu interesse mas já caíram em repetição ad eternum, já para não falar do melodrama).

A RTP tem sido a principal promotora deste formato em Portugal - sim que a SIC e a TVI também têm/tiveram bons programas, mas não apostam com a mesma frequência. Isso dito, tomemos um pouco para discutir os concursos da RTP. Quais os vossos preferidos, os que menos gostam, etc..

Acho que toda a gente fala d'O Preço Certo, mas eu também tenho admiração pelos formatos de grande entretenimento, como o I Love Portugal, o Taskmaster e o Jogo de Todos os Jogos (Game of Games).

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Johnman disse:

À exceção de conteúdo narrativo - nomeadamente cinema (com larga margem) - o meu género de entretenimento linear preferido é o game-show. Bons concursos são programas engraçados, animados e com boas narrativas. Apelam muito mais à minha pessoa do que talk-shows ou até mesmo realities e talents (que têm o seu interesse mas já caíram em repetição ad eternum, já para não falar do melodrama).

A RTP tem sido a principal promotora deste formato em Portugal - sim que a SIC e a TVI também têm/tiveram bons programas, mas não apostam com a mesma frequência. Isso dito, tomemos um pouco para discutir os concursos da RTP. Quais os vossos preferidos, os que menos gostam, etc..

Acho que toda a gente fala d'O Preço Certo, mas eu também tenho admiração pelos formatos de grande entretenimento, como o I Love Portugal, o Taskmaster e o Jogo de Todos os Jogos (Game of Games).

O Taskmaster não é um concurso xD Sure, eles fomentam a competição no elenco, mas o programa é de entretenimento puro e duro - e muito bem feito.

---

Eu gostava imenso de um concurso de que já ninguém se lembra, que se chamava O Cubo. O programa era muito semelhante ao original, quer em termos produção quer em termos de realização e edição. 

Saudades também d'A Herança :adoro:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Halo said:

Lembro-me que em miúdo adorava o Passo a Palavra apresentado pelo Nicolau Breyner, e também o Crime Perfeito, apresentado pelo Afonso Vilela.

E adorei também a adaptação que fizeram do The Mole, em Portugal chamado O Sabotador.

Tudo exemplos de inícios dos anos 2000… :laugh:

Tudo fracassos de audiência também, especialmente os dois últimos programas que referiste no "ano horribilis" da RTP1, em quase tudo "flopou" (2001). Também gostava do Passo a Palavra mas o programa não tinha grande ritmo (e o saudoso Nicolau Breyner não tinha grande jeito para a apresentação). Ainda por cima sucedeu a um grande sucesso como o Elo Mais Fraco, esparava-se mais.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Halo disse:

Lembro-me que em miúdo adorava o Passo a Palavra apresentado pelo Nicolau Breyner, e também o Crime Perfeito, apresentado pelo Afonso Vilela.

E adorei também a adaptação que fizeram do The Mole, em Portugal chamado O Sabotador.

Tudo exemplos de inícios dos anos 2000… :laugh:

Isso do Sabotador era engraçado mas eu nem me lembro bem do formato, nem sabia que estava disponível na RTP Arquivos. Mas não teve sucesso, pois surgiu numa altura em que a TVI estava com a força toda e a SIC ainda não tinha perdido a liderança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um concurso que aqui ninguém falou mas que eu até gostava era o Jogo Duplo, pena que não tenha sido grande sucesso de audiências. Além deste também tenho algumas memórias da A Herança e gostei também do Um Contra Todos e do Cubo e mais recentemente do Joker e do Porquinho Mealheiro. 

Muitas vezes digo que o Vasco Palmeirim é o Malato dos tempos atuais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Elo Mais Fraco é o melhor dos concursos de cultura geral. Completamente icónico e é um crime estar fora da TV. Ainda por cima houve um rebrand há uns tempos nos EUA.

:ocupada:

On 3/9/2023 at 9:18 PM, Halo said:

E adorei também a adaptação que fizeram do The Mole, em Portugal chamado O Sabotador.

Vi no ano passado o The Mole Portugal e é muito bom. Ótimo casting. 

Há uns meses saiu uma versão da Netflix, é muito boa, recomendo para quem gostou da versão portuguesa. É um reality que ainda continua a ser produzido, como nos Países Baixos.

Editado por Fernando
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Fernando disse:

O Elo Mais Fraco é o melhor dos concursos de cultura geral. Completamente icónico e é um crime estar fora da TV. Ainda por cima houve um rebrand há uns tempos nos EUA.

:ocupada:

Vi no ano passado o The Mole Portugal e é muito bom. Ótimo casting. 

Há uns meses saiu uma versão da Netflix, é muito boa, recomendo para quem gostou da versão portuguesa. É um reality que ainda continua a ser produzido, como nos Países Baixos.

são conceitos interessantes mas que em portugal se perdem por termos grelhas de horário nobre muito atafulhadas... por isso é que acho que a rtp devia tirar o porquinho do formato diário e começar a apostar em concursos de formato semanal, não implicava tanto investimento como produzir 100 programas em dois meses... e podia-se ir alternando com temporadas com outros programas.

Assim o horário das 22h voltava a ser valorizado e não apenas um despejar de mais do mesmo porque têm medo de ir contra as novelas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Max30 disse:

Um concurso que aqui ninguém falou mas que eu até gostava era o Jogo Duplo, pena que não tenha sido grande sucesso de audiências. Além deste também tenho algumas memórias da A Herança e gostei também do Um Contra Todos e do Cubo e mais recentemente do Joker e do Porquinho Mealheiro. 

Muitas vezes digo que o Vasco Palmeirim é o Malato dos tempos atuais.

Não foi um sucesso monumental mas ainda ajudou a RTP1 a manter o 2º lugar durante uns tempos.

Editado por canal5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/11/2023 at 12:54 AM, Max30 said:

Um concurso que aqui ninguém falou mas que eu até gostava era o Jogo Duplo, pena que não tenha sido grande sucesso de audiências. Além deste também tenho algumas memórias da A Herança e gostei também do Um Contra Todos e do Cubo e mais recentemente do Joker e do Porquinho Mealheiro. 

Muitas vezes digo que o Vasco Palmeirim é o Malato dos tempos atuais.

Jogo Duplo correu bem especialmente durante os primeiros meses. Muitas vezes ficava em segundo lugar à frente da SIC.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro da minha infância: o SMS - Ser Mais Sabedor :cryhappy:

 

há 7 horas, Arun Marruá disse:

O meu top 5:

1 - Quem Quer Ser Milionário?

2 - O Elo Mais Fraco

3 - Jogo de Todos os Jogos

4 - Joker

5 - Sabe Mais que Um Miúdo de 10 Anos?

Sabe Mais Que um Miúdo de 10 Anos? também era muito engraçado. Concursos são a praia do Jorge Gabriel, para mim.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu top 5 seria:

1 - Quem Quer Ser Milionário

2 - Um Contra Todos

3 - O Elo Mais Fraco

4 - Jogo Duplo

5 - A Herança

Faço uma menção honrosa ao Preço Certo em Euros, ao Jogo de Todos os Jogos e ao SMS. No caso do primeiro, e apesar de adorar o meme gigantesco em que se tornou o Preço Certo actual, prefiro a versão de 2002 por ser relativamente mais sóbria (e por ter e melhor música do alpinista!). No caso do segundo, acho que foi o melhor formato que podiam ter dado à Filomena Cautela, mas infelizmente com um timing completamente errado, numa altura em que seria preciso muito mais esforço por parte da direcção da RTP1 para recuperar parte do público que estaria interessado no programa. Já o terceiro, foi um erro colossal terem acabado com o programa tão cedo, especialmente tendo em conta a fraca oferta da RTP1 para o público-tipo do programa.

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu top 5:

1 - Quem Quer Ser Milionário: inevitável. Pelo impacto que teve, pela tensão que o programa causava, e pela apresentação de Carlos Cruz e depois do Jorge Gabriel - lamento mas Maria Elisa foi um desastre, tendo sido logo substituída pelo Diogo Infante que cumpriu mas era demasiado "bonzinho" para com os concorrentes, e ali tens de ter alguma maldade.

2 - O Elo Mais Fraco: este já o via na BBC World, fiquei felicíssimo quando soube que a RTP o iria adaptar. Um dos melhores momentos da carreira da Júlia Pinheiro, e mesmo a Luísa Castel-Branco adaptou-se muito bem, de forma surpreendente. Eram sempre momentos de morrer a rir o gozo aos concorrentes no final de cada ronda. Nem comento a versão com o Pedro Granger em 2011 (onde tinham a cabeça?).

3 - Um Contra Todos: José Carlos Malato no seu prime a nível de apresentação antes de cair naquele registo do enrolar e do "já fui muito feliz em Vila Nova de Rabona", era um programa que tinha bom impacto visual com aqueles concorrentes todos por trás do apresentador.

4 - Preço Certo: o de 2002-03 com Jorge Gabriel em grande forma, muito dinâmico. O programa ideal para o fim da tarde, leve e entretido.

5 - Jogo Duplo: aqui escolhi para serem cinco concursos. Foi o último concurso que eu vi com atenção ao início, mas passado uns tempos fartei-me dele e do registo do Malato. E depois foi esticado até ao limite, esteve mais de um ano seguido no ar. Tinha um genérico magnífico.

Editado por Rangel
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...