Jump to content

Futuro da RTP3


D91
 Share

Recommended Posts

O canal de informação da RTP tem audiências mais baixas que as concorrentes, a quem nem se consegue aproximar apesar de ser o única canal de notícias na TDT.

Com a forte concorrência da CNN Portugal e da histórica SIC Notícias, o que fazer com a RTP3? Deveria sofrer uma remodelação total? Acham que a marca RTP3 não é forte para se impor? 

 

Histórico do canal de informação da RTP:

2004 - 2011: RTPN

Depois da compra da NTV pela RTP, em 2002, nasce a 31 de maio de 2004 o primeiro canal temático da RTP. A RTPN estreou programação própria de 24 horas por dia a 29 de setembro de 2008. Até então, a RTPN transmitia a emissão da Euronews durante a madrugada e manhã. A partir de meados de 2009, a RTPN passou a estar disponível fora de Portugal, através de operadores de TV paga de Angola e Moçambique.

22389148_1u8o2.jpeg

2011 - 2015: RTP Informação

A partir de 19 de setembro de 2011, a RTPN foi relançada como RTP Informação. Segundo o então Diretor de Informação da RTP, Nuno Santos, em entrevista em maio do mesmo ano, os planos da estação pública eram que o canal noticioso da Rádio e Televisão de Portugal se tornasse na marca de informação mais forte em Portugal na televisão por cabo "até ao final de 2012" (o que não veio a verificar-se, ficando o canal sempre atrás da SIC Notícias)

22389151_ssHqB.jpeg

2016 - presente: RTP3 e entrada na TDT

A 10 de julho de 2015, o diretor de informação da RTP, Paulo Dentinho, anunciou que o canal informativo da estação pública iria mudar de nome.[4] A 15 de setembro de 2015, foi confirmado por Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP, que a RTP3 arrancaria a 5 de outubro de 2015, estreando uma nova identidade e imagem,[5] o que veio a confirmar-se.

A 23 de junho de 2016, o governo português aprovou o alargamento da TDT para 4 novos canais. Até à data de janeiro de 2022, apenas dois desses 4 espaços de emissão foram alargados, sendo ambos ocupados por canais da RTP, a RTP3 e a RTP Memória, que à meia-noite do dia 1 de dezembro de 2016 passaram, tal como previsto, a emitir na 6ª e 7ª posição da TDT, respetivamente.[6] Foi acordado que a RTP3 e a RTP Memória, ao entrarem na TDT, não poderiam ter publicidade. Desse modo não prejudicariam comercialmente os canais privados (SIC e TVI). Embora nas plataformas de TV paga os dois canais temáticos da RTP continuem com publicidade, na TDT os espaços publicitários são substituídos por divulgação cultural.

A RTP3 HD surge a 8 de junho de 2021 na Vodafone, a 15 junho na MEO e a 8 de julho de 2021 na NOS.

22389147_jwdcM.jpeg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

há 1 hora, AndreRob disse:

A unica coisa que fazia era voltar a a chamar-se RTP Informação ou outro nome associado a noticias. o rtp3 descaracterizou o canal.

Também tenho essa opinião. Devia voltar a chamar-se RTP Informação ou então, RTP Notícias. Também apostava numa mudança gráfica profunda, mais apelativa.

Link to comment
Share on other sites

Sempre considerei que a mudança de nome para RTP 3 foi um erro. Também me parece que o canal e plataforma de notícias da RTP deveriam ter o mesmo nome. Todavia, seria a 4.ª mudança de nome do canal, o que poderia ser excessivo.

O canal tem um grafismo muito agradável nos seus noticiários e tem pivôs muito profissionais. O cenário, embora nada de extraordinário, não é mau e tem uma versatilidade que permite a sua utilização nos diversos programas do canal.

Os noticiários em si, no meu ponto de vista, podiam ser mais dinâmicos, à semelhança do que acontece no 360º, com aposta em mais planos de câmara e noutras funcionalidades, em vez de o pivô estar constantemente sentado. O regresso de pivôs específicos para o desporto e para a economia, que terminou aquando da pandemia, em certos noticiários, também seria bem-vindo.

Poderiam aproveitar o acordo com o IPMA e colocar mais segmentos de meteorologia ao longo da emissão do canal.

No 360º, poder-se-ia regressar a nomes de maior destaque. Não que os pivôs atuais façam um mau trabalho, mas talvez o horário principal do canal devesse ter pivôs mais sonantes e mais experientes. Poderiam eventualmente regressar ao esquema inicial do formato, em que o pivô que estava de folga do Telejornal apresentava o 360º e ao seu lado estava outro pivô, com uma função mais secundária.

Por último, talvez falte à RTP 3 uma maior agilidade em certos destaques noticiosos. Vejamos o recente caso das eleições intercalares nos EUA. Enquanto a SIC Notícias e a CNN Portugal deram destaque, a RTP 3 manteve o 24 Horas e o 3 à 1 próximos do normal. Nas eleições brasileiras, foi de lamentar não terem transmitido o primeiro debate da SBT e o debate da Globo, este último prometido, mas que acabou por não ir para o ar, por alegados problemas técnicos.

Já agora, acho que esta discussão podia ser perfeitamente conduzida no tópico da RTP 3, evitando uma segmentação alvo excessiva em tópicos que depois acabam por não ter continuidade.

Edited by Televisão 10
  • Like 1
  • Love 1
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, como os resultados do canal são incrivelmente estáveis no Verão ou no Inverno e com a RTP2 no estado em que se sabe passaria pelo menos os programas temáticos das 23h (tirando talvez o Trio de Ataque) para tentar dar uma ajudinha ao canal culto e adulto já que poderiam fazer mais a diferença por lá.

De resto, as tais janelas regionais que tantas vezes foram prometidas lá se perderam com o fim da RTPN e são uma ideia longínqua já que se deixou a CMTV chegar onde chegou e enquanto no Monte da Virgem continuar o green screen manhoso vai-se notar sempre uma grande diferença em relação a Lisboa e dá um ar muito low-cost que comparando com uma CNN ou uma SIC N não puxa para ver. Quer dizer, neste momento a CNN até aproveita melhor mais estar no Porto do que a RTP3 com os muitos convidados.
 

Edited by canal5
Link to comment
Share on other sites

há 2 minutos, canal5 disse:

De resto, as tais janelas regionais que tantas vezes foram prometidas lá se perderam com o fim da RTPN e são uma ideia longínqua já que se deixou a CMTV chegar onde chegou e enquanto no Monte da Virgem continuar o green screen manhoso vai-se notar sempre uma grande diferença em relação a Lisboa e dá um ar muito low-cost que comparando com uma CNN não puxa para ver.

Não é por nada, mas, embora a CNN tenha grandes estúdios, exceto no Porto, na maioria das vezes, usam um plano estático sempre com o mesmo fundo. :mosking: Se tivessem um estúdio virtual, a diferença não seria enorme, como aliás se comprovou há umas semanas, quando usaram temporariamente o estúdio virtual. 

Link to comment
Share on other sites

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Não é por nada, mas, embora a CNN tenha grandes estúdios, exceto no Porto, na maioria das vezes, usam um plano estático sempre com o mesmo fundo. :mosking: Se tivessem um estúdio virtual, a diferença não seria enorme, como aliás se comprovou há umas semanas, quando usaram temporariamente o estúdio virtual. 

Tudo bem, mas na CNN são apenas 2 horas durante a semana e 4 ao fim-de-semana de green screen.
Não são quase metade de um dia útil como na RTP3.

Link to comment
Share on other sites

há 2 minutos, canal5 disse:

Tudo bem, mas na CNN são apenas 2 horas durante a semana e 4 ao fim-de-semana de green screen.
Não são quase metade de um dia útil como na RTP3.

Na verdade, creio que são zero horas, já que o estúdio no Porto não é virtual.

De qualquer forma, falou-se em mudanças nos estúdios de Centro de Produção do Norte. Veremos se não ficam na gaveta.

Link to comment
Share on other sites

Tbf, não entendo as queixas em relação ao green screen. Para os cenários actuais da RTP, nem faz grande sentido apostar em cenário reais para estúdios com tão poucos recursos. Se os cenários forem bem criados (e quem os criar tiver noção dos limites da tecnologia), os resultados podem ser interessantes. O problema começa quando tentam criar cenários virtuais demasiados "reais". Óbvio que depois fica demasiado "plastificado" e pouco real. É um pouco como se vê agora com as publicidades estáticas virtuais no futebol e no hóquei no gelo. No futebol têm um aspecto horrível porque, devido a ser uma desporto praticado outdoor e com condições de iluminação variáveis, fica com um aspecto demasiado "plastificado" e com a iluminação toda errada e nada a ver com o ambiente. No hóquei no gelo, devido a ser um desporto indoor e com iluminação mais controlada, já se comem melhor.

Link to comment
Share on other sites

A minha sugestao:

  1. Mudar o nome para "RTP Noticias" já que a marca do site da RTP também é essa (
    . A mudança seria acompanhada por uma grande campanha de marketing.
  2. Criar um site próprio para o canal e uma grande aposta nas redes sociais.
  3. Aposta gráfica inovadora e moderna. Apostava no vermelho e azul como na RTPN.
  4. Mudanças na grelha e Novos estúdios.
Link to comment
Share on other sites

há 8 minutos, D91 disse:

Criar um site próprio para o canal e uma grande aposta nas redes sociais.

Já se te disse que um canal tem um site próprio: rtp.pt/rtp3.

há 8 minutos, D91 disse:

Aposta gráfica inovadora e moderna. Apostava no vermelho e azul como na RTPN.

Não acho que o vermelho fosse assim tão bem-vindo. Afinal, já é a cor de destaque da SIC Notícias, CNN Portugal e CM TV.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

há 30 minutos, JDaman disse:

Tbf, não entendo as queixas em relação ao green screen. Para os cenários actuais da RTP, nem faz grande sentido apostar em cenário reais para estúdios com tão poucos recursos.

Por acaso, embora não sendo fã de estúdios virtuais, acho que o atual estúdio da RTP 3 até fica relativamente bem disfarçado num cenário virtual, até porque a maioria dos planos acaba por apanhar apenas o pivô e o ecrã atrás.

Já com o estúdio do Jornal da Tarde não se pode dizer o mesmo, infelizmente. E quando se metem a inventar estúdios como o do Jornal 2 também não fica bem.

há 1 minuto, D91 disse:

Isso é a página de programação do canal.:ok:

Tal como têm todos os canais da RTP. 

O que eventualmente poderás querer sugerir é juntar os sites da RTP Notícias e da RTP 3 num só.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...