Dimitri Posted July 24, 2022 Share Posted July 24, 2022 (edited) Gostava que colocassem cá as vossas considerações acerca das duas novelas "inteiramente" gravadas nos arquipélagos portugueses. Além disso gostava que fosse cá discutida a viabilidade de um novo projeto passado inteiramente na parte insular de Portugal bem como o que pode servir de obstáculo atualmente a que isso aconteça. Spoiler Edited July 24, 2022 by Dimitri 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
D91 Posted July 24, 2022 Share Posted July 24, 2022 Gostei das duas. Podiam voltar a gravar uma novela nos Açores ou na Madeira. Mas deve ser caro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Magazine Posted July 24, 2022 Share Posted July 24, 2022 A que vai ter direito a remake em 2023 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Popular Post Afonso Posted July 24, 2022 Popular Post Share Posted July 24, 2022 (edited) Preciso de rever "Flor do Mar", não consigo escrever uma consideração bem fundamentada sobre a novela, mas recordo-me de cenas esfuziantes da Salomé e da personagem da Sofia Alves. Eu gostei muito, e recordo-me até hoje, da cena do Rogério Samora, Helena Laureano e a Petra da Helena Isabel, aquando da informação da Helena sobre o passado da Petra. Excelente. Não me lembro de muito mais, o final em torno da morte da personagem da Sofia Alves também foi interessante. As paisagens lindas da ilha da Madeira também ficaram na memória (bem como as 300 bananeiras ha ha) Sobre "Ilha dos Amores", esta eu lembro-me bem. Adorei. É, mesmo, uma das melhores novelas da ficção nacional. A Maria João Mira acertou muito com essa novela, a história é boa, o elenco é ótimo, os núcleos, do que me recordo, são todos bons. A direção também, exímia. As músicas marcaram a época! A Melanie C com a sua "The Moment You Believe" (tocou durante muitos meses no meu mp3 kk), música do casal Mariana + Miguel. A própria música da Mariana; "Mar I Ana" também ficou-nos na cabeça. Ah, não podia faltar a música do genérico "Canção do Mar" da Diana Basto (uma versão maravilhosa da música da nossa Dulce Pontes), aliás, para mim, "Ilha dos Amores" apresenta o melhor genérico de sempre da 4. As paisagens lindas da ilha de São Miguel que são uma coisa de outro mundo, mesmo. Eu tive a oportunidade de ver esta novela 2x. É um encanto, e espero que volte brevemente à TVI Ficção. Bom, em relação à segunda questão, eu gostaria de ver uma novela com um plot em torno da lenda das Sete Cidades (São Miguel). Eu pesquisei sobre a lenda há um bom par de anos e fiquei encantado. Talvez uma trama de época e sombria, mas encantadora. Mas teria de ser uma novela curta, no máximo 125 episódios. O guião poderia ser assinado pelo Artur Ribeiro. O elenco não sei, mas gostaria de ver "aqui" a Catarina Wallenstein e o Nuno Lopes (ele é amigo do Artur). Edited July 24, 2022 by xfinity 1 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Duarte com D Posted July 24, 2022 Share Posted July 24, 2022 Ilha dos Amores sem duvida alguma. Vibrava com os embates Diana vs Laura em Flor do Mar (Adoro briga de irmãos), mas acho que se foi perdendo um pouco a partir da morte da portagonista, e tinha alguns nucleos desinteressantes, como o da Nuria Madruga e o da Julie Sergeant. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Free Live Posted July 24, 2022 Share Posted July 24, 2022 Ilha dos Amores era o novelão clássico, na época não fui tão fã porque a novela tinha imensos vilões e os bonzinhos eram burros que nem uma porta, dava mesmo raiva assistir aos esquemas e conflitos, mas teve imensas personagens e trilhas sonoras memóraveis. Foi a melhor novela da Mira. Flor do Mar era péssima, só valia pela vilã e o núcleo do Pedro Caeiro também era engraçadinho. A novela era tão chata que trocaram de protagonista a meio porque nem a Sofia Alves quis continuar. A Sara Barradas também odiou a personagem (eu nem a achava assim tão má, mas pronto...). Os dois arquipélagos são muito bonitos e mereciam ser mais explorados, mas os canais de TV andam pela hora da morte, não vai voltar a acontecer nos próximos largos anos. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vieira Posted July 24, 2022 Share Posted July 24, 2022 (edited) O que é a coitada Flor do Mar à beira do novelão Ilha dos Amores? Com o sucesso de IDA, quiseram uma fórmula parecida, mas não deu certo. A novela teve uma ou outra boa personagem, mas não tinha metade do carisma e a meio já se tinha perdido. Comparo-as um pouco com Festa é Festa e a Rua das Flores, a primeira fez algum sucesso, quiseram repetir a fórmula mas saiu uma coisa pavorosa. Edited July 24, 2022 by Vieira Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dimitri Posted July 24, 2022 Author Share Posted July 24, 2022 A minha ideia era mais compará-las a nível técnico, de exteriores, o melhor e pior a nível técnico mesmo. Ilha dos Amores teve muitos exteriores mas apartir do episódio 150 não sei se as viagens estavam a acabar, teve exteriores muito reduzidos e vários flashbacks. Flor do Mar também teve um problema, apanhou já o rebentamento da crise em 2008 e mesmo assim conseguiu manter a qualidade. O Governo açoriano deu 350mil à produção e o madeirense 500 mil, as deslocações de certa forma os governos praticamente cobriram. Ambas têm uma qualidade de imagem muito boa e cenários muito bons mesmo. O núcleo da Núria não era nada chato era até dos mais interessantes, depois ela vai internada contra a sua vontade, a Helena Laureno teve para mim das melhores personagens, uma mulher psicopata que maltratava o marido e também procurava o filho. O problema de FdM foi sem dúvida o esticanço, mas deve ter sido por causa da crise, sem dúvida. Mesmo assim ganho um novo ar com a entrada da Maria João Bastos, Teresa Tavares etc. Ilha dos Amores tem uma história melhor, isso sem dúvida, mas também tem muitas cenas mico especialmente da personagem da Mafalda Pinto, impossível esquece-la vestida de ananás pelas ruas a entregar panfletos Ilha dos Amores teve um apontamentozinho no canadá (e nos eps mais avançados em LA embora eles não tenham mesmo ido a los angeles ) já flor do mar teve uma primeira semana passada na África do Sul, o que mostra que havia realmente orçamento, além de gravarem fora de PT Continental ainda foram para o estrangeiro. O que faltou a Flor do Mar foi também uma banda sonora marcante, as músicas foram todas muito insignificantes quase nenhuma realmente ficou. Ambas acabaram por usar núcleos em Lisboa, Ilha dos Amores era a Susana Arrais, Rita Lello, Ricardo Trêpa e companhia que andavam muito no continente, e em Flor do Mar era o Carriço, a Sofia Alves. Depois a Mariana em IDA foge para Lisboa e fica na caravana da Eunice Muñoz num terreno baldio. Não sei ao certo, embora tenham havido viagens inter-ilhas parece-me que IDA não teve cenas noutras ilhas açorianas, Flor do Mar teve uns poucos eps no Porto Santo, onde o Carloto Cotta vivia, e mais no fim, a Jéssica Athayde e o Hugo Tavares foram lá de férias. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Diogo Marreiros Posted July 24, 2022 Share Posted July 24, 2022 há 8 horas, Dimitri disse: Além disso gostava que fosse cá discutida a viabilidade de um novo projeto passado inteiramente na parte insular de Portugal bem como o que pode servir de obstáculo atualmente a que isso aconteça. Visto que eu de Flor do Mar não vi absolutamente nada e de Ilha dos Amores só vi muito (mesmo muito) pouca coisa não vou falar das novelas em si. Vou só dizer que apesar de agora já estarem a sair mais de Lisboa (muito por causa da moda das novelas rurais) acho ridícula a quantidade de novelas passadas em Lisboa comparando com a quantidade de novelas passadas noutros lugares. As ilhas são do mais bonito que temos. Está mais do que na hora de lá voltar. 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Free Live Posted July 24, 2022 Share Posted July 24, 2022 há 5 horas, Dimitri disse: A minha ideia era mais compará-las a nível técnico, de exteriores, o melhor e pior a nível técnico mesmo. Ilha dos Amores teve muitos exteriores mas apartir do episódio 150 não sei se as viagens estavam a acabar, teve exteriores muito reduzidos e vários flashbacks. Flor do Mar também teve um problema, apanhou já o rebentamento da crise em 2008 e mesmo assim conseguiu manter a qualidade. O Governo açoriano deu 350mil à produção e o madeirense 500 mil, as deslocações de certa forma os governos praticamente cobriram. Ambas têm uma qualidade de imagem muito boa e cenários muito bons mesmo. O núcleo da Núria não era nada chato era até dos mais interessantes, depois ela vai internada contra a sua vontade, a Helena Laureno teve para mim das melhores personagens, uma mulher psicopata que maltratava o marido e também procurava o filho. O problema de FdM foi sem dúvida o esticanço, mas deve ter sido por causa da crise, sem dúvida. Mesmo assim ganho um novo ar com a entrada da Maria João Bastos, Teresa Tavares etc. Ilha dos Amores tem uma história melhor, isso sem dúvida, mas também tem muitas cenas mico especialmente da personagem da Mafalda Pinto, impossível esquece-la vestida de ananás pelas ruas a entregar panfletos Ilha dos Amores teve um apontamentozinho no canadá (e nos eps mais avançados em LA embora eles não tenham mesmo ido a los angeles ) já flor do mar teve uma primeira semana passada na África do Sul, o que mostra que havia realmente orçamento, além de gravarem fora de PT Continental ainda foram para o estrangeiro. O que faltou a Flor do Mar foi também uma banda sonora marcante, as músicas foram todas muito insignificantes quase nenhuma realmente ficou. Ambas acabaram por usar núcleos em Lisboa, Ilha dos Amores era a Susana Arrais, Rita Lello, Ricardo Trêpa e companhia que andavam muito no continente, e em Flor do Mar era o Carriço, a Sofia Alves. Depois a Mariana em IDA foge para Lisboa e fica na caravana da Eunice Muñoz num terreno baldio. Não sei ao certo, embora tenham havido viagens inter-ilhas parece-me que IDA não teve cenas noutras ilhas açorianas, Flor do Mar teve uns poucos eps no Porto Santo, onde o Carloto Cotta vivia, e mais no fim, a Jéssica Athayde e o Hugo Tavares foram lá de férias. Eu disse isso, mas por acaso lembro-me muito bem destas duas, acho que casaram bem com as personagens. De Ilha dos Amores, as mais marcantes são o genérico, a da Melanie C e a "Mariana" do Represas. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dimitri Posted July 24, 2022 Author Share Posted July 24, 2022 há 17 minutos, Free Live disse: Eu disse isso, mas por acaso lembro-me muito bem destas duas, acho que casaram bem com as personagens. De Ilha dos Amores, as mais marcantes são o genérico, a da Melanie C e a "Mariana" do Represas. De Flor do Mar esta é a que mais me marcou 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Free Live Posted July 24, 2022 Share Posted July 24, 2022 há 1 minuto, Dimitri disse: De Flor do Mar esta é a que mais me marcou Nem me lembrava que também estava nesta novela. Confesso que não gosto muito dessa música, só da parte do refrão. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Televisão 10 Posted July 26, 2022 Share Posted July 26, 2022 Acho Ilha dos Amores melhor, inclusive no genérico. O de Flor do Mar é muito fraco. On 24/07/2022 at 11:21, Dimitri disse: Além disso gostava que fosse cá discutida a viabilidade de um novo projeto passado inteiramente na parte insular de Portugal bem como o que pode servir de obstáculo atualmente a que isso aconteça. Se até para gravarem em Portugal Continental fora de Lisboa têm de ter incentivos das Câmaras Municipais, mais incentivos necessitariam ainda para gravar nas ilhas. De qualquer forma, até pode ser viável, mas talvez não houvesse hipótese de haver tantos exteriores como nas novelas que dão título ao tópico. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dimitri Posted July 26, 2022 Author Share Posted July 26, 2022 On 24/07/2022 at 19:18, Dimitri disse: O Governo açoriano deu 350mil à produção e o madeirense 500 mil, as deslocações de certa forma os governos praticamente cobriram. @Televisão 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Melo Posted August 7, 2022 Share Posted August 7, 2022 On 26/07/2022 at 23:06, Televisão 10 disse: Acho Ilha dos Amores melhor, inclusive no genérico. O de Flor do Mar é muito fraco. Por acaso até nem concordo muito. Ambos são genericos poderosos, e constam os dois no meu TOP10 de genericos da TVI Link to comment Share on other sites More sharing options...
Afonso2014 Posted March 2 Share Posted March 2 Ilha dos Amores bem que podia ser repetida, eu gostei muito desta novela, foi uma das minhas preferidas Queridas Feras Olhos de Água Ilha dos Amores Jardins Proibidos Tempo de Viver Ninguem como Tu 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dimitri Posted March 2 Author Share Posted March 2 Ilha dos Amores foi mais bem feita, também apanhou o tempo das vacas gordas, a Flor do Mar já estreou em plena crise de 2008 que afetou muito o nosso país, havendo menos exteriores na Madeira que os de IDA. Mesmo assim, acho que gostei mais da história da Flor do Mar, apesar de achar a Ilha dos Amores um melhor produto no geral. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
D91 Posted March 5 Share Posted March 5 Gostei das duas, mas prefiro a Ilha dos Amores. Esta novela foi uma obra prima, e como já disseram ainda havia muito dinheiro nessa altura o que fez com que o produto final fosse bom. A história também estava bem escrita e tinha bons cenários. 1 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rickal Posted March 12 Share Posted March 12 Gosto muito de Flor do Mar, mas Ilhona é Ilhona 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts