Jump to content

Abandonados ®


Filipe

Posts Recomendados

há 42 minutos, VascoSantos disse:

Com a confirmação dos 5 telefilmes do Contado por Mulheres até dia 14 de dezembro, parece mesmo certo que isto estreia a 21 do mesmo mês.

Sim assim parece confirmar-se... e o Crime o Padre Amaro anunciada duas vezes na rentree continua na gaveta... têm o casal sexy do momento e continuam a adiar a série.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

63598e301eb93.jpeg

Foto da apresentação na Madeira

A minissérie 'Abandonados', integralmente gravada na Madeira e no Porto Santo, vai estrear na RPT1 em dezembro, anunciou esta noite José Fragoso, diretor do canal, na ante-estreia realizada no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol.

Vinte atores madeirenses entram na minisssérie de sete episódios, inspirada na invasão de Díli, Timor Leste, por uma frota militar japonesa no dia 20 de fevereiro de 1942, durante a II Guerra Mundial, e na circunstância do governo português não ter enviado apoio ao território.

A ante-estreia contou com a presença de Miguel Albuquerque que deu os parabéns ao realizador Francisco Manso pelo trabalho e agradeceu a escolha do arquipélago para cenário desta produção.

O presidente do governo regional manifestou total abertura da Região para receber outras produções televisivas, lembrando que a Madeira também tem episódios da sua história merecedores de abordagens cinematográficas. Albuquerque sublinhou também o facto de 'Abandonados' contar com a prestação de atores e de outros profissionais madeirenses.

José Fragoso reiterou a intenção da RTP1 em prosseguir com a aposta na realização de séries que, conforme disse, viajam pelo mundo, através de coporduções e da distribuição internacional.

Momentos antes da ante-estreia, em que foi exibido o primeiro episódio, o secretário regional do Turismo e Cultural falou da importância da Madeira poder ser local de gravações para filmes e séries, encarando esta possibilidade como mais um veículo de promoção do destino. Eduardo Jesus lembrou a recente gravação de um filme de bollywood na ilha, um tipo de cinema mundialmente conhecido.

À exibição do episódio de 'Abandonados' seguiu-se um 'making of'', com registos de vários momentos das gravações, lugares de gravação e testemunhos dos atores principais, dois deles brasileiros, sobre os respetivos personagens.

Marco Delgado, António Pedro Cerdeira, Elmano Sancho, Vitor Norte, Virgílio Castelo, Maya Booth e Luís Esparteiro contam-se entre os atores principais.

A obra 'Timor na Segunda Guerra Mundial - Diário do Tenente Pires', da autoria de António Monteiro Cardoso serviu de ponto de partida para a série ficcional baseada em factos reais.

https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/188442/Minisserie_gravada_na_Madeira_e_no_Porto_Santo_estreia_em_dezembro_na_RTP1

Editado por Dimitri
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
há 10 horas, Televisão 10 disse:

A apresentação da série foi nesta segunda-feira e confirma-se a estreia para dia 21.

depois de apresentarem na Madeira mal seria se não cumprissem... portanto continuamos a tentar advinhar onde o fragoso vai meter 'sou menino para ir'...

entretanto o Padre Amaro continua preso na sacristia da rtp.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Logótipo: 

43285_67494_83188.jpg?amp;w=270

Sinopse:

Citação

"Uma história de coragem e de sacrifício sobre-humano, ocorrida em Timor durante a II Guerra Mundial, com a invasão do Japão. Uma série de Francisco Manso com Marco Delgado, António Pedro Cerdeira, Chico Diaz, Elmano Sancho, Francisco Froes, Joaquim Nicolau, entre outros

Baseada em factos reais, Abandonados recorda a aliança inédita entre portugueses, timorenses e australianos unindo-se contra um inimigo comum que não hesitava em cometer as maiores atrocidades contra as populações locais e contra todos os que se lhe opunham. A série narra a situação dramática em que ficaram muitos desses homens e mulheres, esquecidos e abandonados em Timor e a luta persistente de um militar - o Tenente Pires, que contra todos os obstáculos e dificuldades, criados aliás pelo próprio governo de Salazar, tudo fez para salvar os seus companheiros, até ao seu sacrifício final. Esta série mostra-nos os caminhos tortuosos da política e dos interesses dos estados sobrepondo-se aos interesses individuais, com toda a carga de injustiça e de desumanidade que muitas vezes isso acarreta, conferindo a Abandonados um significado universal."

https://www.rtp.pt/programa/tv/p43285

 

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Afonso disse:

Gostei muito da estreia. Destaco a brilhante prestação do Cláudio de Castro como 'Luís de Jesus'. 

Eu não gostei nada. :ph34r: Os meus familiares também se aborreceram com a estreia.

A expectativa era alguma, já que gostei de O Nosso Cônsul em Havena, da mesma produtora, mas fiquei muito desiludido com esta estreia.

Achei-a muito monótona. Por momentos, parecia uma série documental. As interpretações também não me agradaram na generalidade, sobretudo as dos atores com menos experiência em televisão, mas até alguns atores com experiência não estiveram bem. Culpo em parte o texto, que me pareceu pouco natural. A narrativa também me pareceu pouco aprofundada, tendo sido difícil estabelecer relações entre as personagens. Por último, em certas imagens, notava-se perfeitamente que era filmado na ilha da Madeira, sobretudo quando mostravam edifícios. 

Nota positiva para o genérico, pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Televisão 10 disse:

Por momentos, parecia uma série documental.

Eu gosto desse tipo de série, talvez seja por isto. Sim, de facto houve prestações muito más, começando pelo general. O sotaque portunhol, muito mal conseguido, não transpareceu realidade. Ele começava com "tenemos" e segundos depois já dizia a forma verbal correcta "temos". 

O Cláudio foi ótimo, houve diálogos onde ele transmitiu a emoções pretendida para o momento. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
há 16 minutos, canal5 disse:

A TimeOut arrasou a série, avaliando-a com uma estrela...
Vi pouco mas pareceu-me com um ritmo demasiado lento, como ando a notar algumas das séries da RTP andam a entrar nos mesmos caminhos da generalidade do cinema português.

Consigo compreender a classificação. Eu também não gostei nada da estreia e não vi mais nenhum episódio.

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo o porquê de investir gravar na Madeira e em vez de fazer uma série que se passe assumidamente no arquipélago, porque o que atrai audiência é a identificação, curiosidade de algo ser gravado no seu país, localidade. Até perguntei a umas quantas pessoas cá. ninguém sabia da existência disto. Havia tanta coisa por onde pegar, o 25 de Abril na Madeira, que houve muitos protestos depois, a lenda de Robert Machim e Ana Arfet dois apaixonados que descobriram a Madeira antes dos navegadores portugueses e viveram uma história de amor na ilha anos antes, as lendas das feiticeiras das montanhas, que também são algo do imaginário madeirense.... ou mesmo uma história contemporânea que em vez de se passar em Lisboa se passasse na Madeira.

Não entendo a necessidade de querer fazer histórias de coisas que não são apelativas para nós portugueses e que não agregam em nada o conhecimento da cultura do nosso país, o que fizeram nem era mau de todo e teria potencial de exportação, caso a série fosse boa, mas é péssima.

  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Rui Melo disse:

E assim tao ma?? Eu estava a pensar ver, por retratar algo tão desconhecido 

Sinceramente quando anunciaram que isto seria gravado na Madeira, a passar-se por Timor,  percebi logo que não podia ser nada de especial, sobretudo quando se está a tentar fazer um retrato da época... e de uma guerra. Nós não temos meios nem dinheiro para fazer algo como devia ser feito no local e com pessoas da região.  A ideia desta série devia ser talvez trazer à atualidade o debate sobre um momento que ficou meio esquecido na historia do regime, mas a série não o consegue fazer por ser tão monótona e pouco credível.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/01/2023 at 11:35, canal5 disse:

A TimeOut arrasou a série, avaliando-a com uma estrela...
Vi pouco mas pareceu-me com um ritmo demasiado lento, como ando a notar algumas das séries da RTP andam a entrar nos mesmos caminhos da generalidade do cinema português.

O primeiro episódio não foi muito mau, mas o segundo já foi um sacrifício. E tem ali umas prestações muito mazinhas, principalmente o Froes que vai protagonizar a nova novela da SIC. :dog:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Uma excelente ideia muito mal executada, parei no fim do 2º. Alguns dos actores estavam presentes apenas de corpo, faltava-lhes algo, filmar na Madeira, fingindo parecer Timor, a espaços não funcionou, o ritmo da série tornou-se demasiado lento, para mim não deu.

Não temos meios para fazer uma coisa destas como deve ser, talvez tivesse sido melhor ter optado por dar a conhecer este evento através de um documentário em coprodução Portugal Timor.  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
On 29/08/2023 at 20:39, AndreRob disse:

A versão filme da série vai dar dia 6 à noite na rtp1

Curioso estrear em TV escassos 2 meses depois de ter estreado nos cinemas. Mas olhando para os dados do ICA, foi exibido em tão poucas salas e teve um número de espectadores tão baixo que até me vou coibir de o aqui dizer, portanto não faz diferença.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, miguelalex23 disse:

Curioso estrear em TV escassos 2 meses depois de ter estreado nos cinemas. Mas olhando para os dados do ICA, foi exibido em tão poucas salas e teve um número de espectadores tão baixo que até me vou coibir de o aqui dizer, portanto não faz diferença.

Sim o filme passou totalmente despercebido nas salas de cinema, nem vi promoção alguma, por exemplo da rtp ao filme...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...