Jump to content

Lusitânia [brevemente]


AndreRob
 Share

Recommended Posts

  • 3 weeks later...

sim com a quantidade de séries gravadas até ao momento esta já só deve vir lá para 2023, embora o formato que apesar de ser de ficção parece ser ao género de histórias isoladas portanto na linha do contado por mulheres ou do trezes... talvez vá ocupar essa linha de 'telefilmes'

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

www.publico.pt/2022/01/02/culturaipsilon/noticia/lendas-portugal-supersticioso-sobrenatural-breve-televisao-1990509

 

Adaptando seis histórias seculares, a série Lusitânia vai à caça de um país fantástico e “mitológico”. A RTP é co-produtora do projecto, que deverá estrear-se entre o fim de 2022 e o início de 2023.

A equipa de rodagem escolheu a aldeia de Sortelha como cenário para Lusitânia

Nuno Soler é um ávido consumidor de contos fantásticos e séries de contornos sobrenaturais. Certo dia, apercebeu-se de que, apesar de conhecer lendas nórdicas, francesas e inglesas “quase de cor”, não estava familiarizado com o folclore português. Começou a pesquisar e deu com “milhares” de histórias seculares, extremamente “variadas em termos de género”. “Lendas épicas, lendas de terror, lendas de comédia...” Foi uma descoberta “surreal”, diz o argumentista ao PÚBLICO. O encontro dá-se na aldeia de Sortelha (Sabugal, Guarda), onde, ao longo das últimas semanas, foram rodados três episódios de Lusitânia, produção da Take It Easy Film, numa parceria com a RTP, em que Soler vai à caça das superstições de um Portugal “mitológico”. Um país que, garante, “ainda existe” em certos pontos do mapa, e que raramente é “explorado em ficção”.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

"Lusitânia" é uma série de televisão antológica, de 6 episódios, que vai adaptar lendas originárias do norte de Portugal e nos mostra um País sobrenatural e supersticioso. Cada episódio terá uma história distinta e atores diferentes, em registos televisivos distintos. 

 

Os contos foram modernizados e retratados à luz da sensibilidade de hoje em dia, com maior representatividade, onde não faltam personagens negras e LGBTQIA+, nem mulheres nos papéis principais, o que não se verifica nas tramas originais, que vão desde os tempos dos celtas até ao século XVIII.

 

https://www.nit.pt/cultura/televisao/lusitania-a-nova-serie-da-rtp-que-vai-levar-varias-lendas-portuguesas-a-televisao

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 4 weeks later...
  • 2 months later...
  • 3 months later...
On 04/09/2022 at 14:29, Lusitana disse:

Um dos episódios da série "Lusitânia" deu origem a uma longa-metragem, "Criança Lobo", que estreia este mês no MOTELX. 

 

"Criança Lobo" é uma reinterpretação de uma história de misticismos e crenças, de rituais de bruxaria, sobre um menino que nasceu de um pacto amaldiçoado e que é rejeitado pela aldeia.

 

https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/de-uma-serie-televisiva-nasceu-crianca-lobo-que-frederico-serra-estreia-no-motelx

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...