Jump to content

Ficção brasileira ou portuguesa? Qual resulta melhor?

Diogo Marreiros
 Share

Recommended Posts

Eu sei que a probabilidade de acontecer é praticamente nula mas imaginem que a SIC voltava ao esquema antigo. 

Por exemplo:

Amor Amor (primeiro horário)

Novela da Globo (segundo horário)

Novela da Globo (terceiro horário)

Acham que uma novela da Globo faria mais? Menos? A mesma coisa?

Como disse, sei que é quase impossível mas gostava de saber a vossa opinião. 

Se fosse para substituir a segunda novela portuguesa por uma faixa com entretenimento, a proposta até era tentadora, mas não acredito em milagres. :mosking:

Agora que a SIC vence no segundo horário com uma novela nacional, depois de várias apostas falhadas, parece-me que não vão abdicar das novelas portuguesas na segunda faixa.

Se uma novela brasileira faria mais? Acho que não.

Edited by Televisão 10
  • Like 3

Prefiro:

Novela nacional (primeiro horário)

Novela da Globo (segundo horário)

Série nacional ou brasileira, mas com a entrada da Globoplay no mercado português acho difícil de isto acontecer, ou então internacional (terceiro horário)

Poderiam apostar em mais uma novela da globo no horário da tarde, duas seriam o suficiente. 

Edited by xfinity

É assim, se for uma comercialona como Bom Sucesso, Totalmente Demais, A Dona do Pedaço, O Outro Lado do Paraíso ou A Força do Querer, eu duvido que fizessem menos do que a faixa agora. O problema é que, às vezes, há novelas que não resultam - Império e Rebu são casos disso, se bem que Império fez mais na segunda faixa do que Poderosas e as que seguiram a Rainha das Flores e até Alma e Coração... Ter uma novela da Globo às 22h45 não faz sentido neste momento, principalmente, porque, a segunda faixa de novelas nacionais faz bons valores. Em 2017, fazia sim sentido cancelar a segunda faixa.

O Outro Lado do Paraíso e A Dona do Pedaço tinham muito potencial às 22h45. Vidas Opostas passou muita vergonha, quando foi menos vista do que O Outro Lado do Paraíso. Nestes casos, sim, faria sentido, cancelar (claro que após o término da novela que lá está) ou trocar as ordens das novelas. 

A Gabriela Sobral só teve uma boa fase na SIC no final da tarde e Horário Nobre, porque apanhou uma excelente fase da Globo - Fina Estampa, Cheias de Charme, Amor à Vida, Império, A Guerreira, Avenida Brasil, Gabriela - depois foi sempre a descer. 

• Like 4

agora mesmo, Diogoo disse:

O Outro Lado do Paraíso e A Dona do Pedaço! 

Fizeram excelentes resultados, é facto. Contudo, referia-me a projetos com uma grande média final, superior, vá, a 10%. 

Eu acho que o último projeto que alcançou esta média foi mesmo "Amor à Vida". 

• Like 1

há 35 minutos, xfinity disse:

Fizeram excelentes resultados, é facto. Contudo, referia-me a projetos com uma grande média final, superior, vá, a 10%. 

Eu acho que o último projeto que alcançou esta média foi mesmo "Amor à Vida". 

"Amor á Vida" teve média de 11,3% / 27%, "Império" desceu para 8,6% / 23,3%.

• Thanks 1

1 hour ago, Diogoo said:

Amor á Vida" teve média de 11,3% / 27%

Na verdade teve média de 11,3/28,1%. 

Já agora, só para ficar claro que isto não é uma sugestão. Lembro-me de pensar no ano passado que a SIC podia recorrer à Globo se ficasse sem margem nenhuma nas suas novelas e desde então fiquei a pensar sobre o possível desempenho das novelas. 

• Like 1

eu vou dizer a verdade: sempre detestei as novelas da SIC (excepto algumas - poucas). são muito repetitivas, cheias de clichés e, na minha opinião, muito pouco dentro da realidade, com histórias do arco da velha que não criam em mim qualquer empatia. entre ter um horário nobre com novelas originais da SIC e um horário nobre com novelas da Globo, prefiro mil vezes as da Globo. mas a Globo é a Globo, né? existem histórias mais coerentes, fiéis ao seu propósito, mais bem realizadas, produzidas, etc.

mas é claro que as novelas SIC resultam muito melhor que as da Globo, pelo simples facto de os portugueses se terem desabituado das novelas brasileiras e não largarem as portuguesas agora. até eu, outrora amante de novela brasileira, sinto-me muito desconfortável a ver uma hoje em dia. 

• LOL 1

há 7 horas, Guida disse:

mas é claro que as novelas SIC resultam muito melhor que as da Globo, pelo simples facto de os portugueses se terem desabituado das novelas brasileiras e não largarem as portuguesas agora. até eu, outrora amante de novela brasileira, sinto-me muito desconfortável a ver uma hoje em dia. 

Coragem para dizeres que os portugueses se desabituaram das novelas brasileiras, quando tiveste uma com média de 9,7% e uma Amor á Vida a fazer 10%'s na reta final. Esse era o posicionamento da Gabriela Sobral... 

• Like 1

há 2 horas, Diogoo disse:

Coragem para dizeres que os portugueses se desabituaram das novelas brasileiras, quando tiveste uma com média de 9,7% e uma Amor á Vida a fazer 10%'s na reta final. Esse era o posicionamento da Gabriela Sobral... 

são casos esporádicos. experimenta retirar todas as novelas portuguesas e colocar apenas brasileiras. a aderência, penso, não iria ser a mesma. 

há 17 horas, Guida disse:

são casos esporádicos. experimenta retirar todas as novelas portuguesas e colocar apenas brasileiras. a aderência, penso, não iria ser a mesma. 

Exato! Seria também uma regressão para a SIC, e não apenas em audiências mas também na identidade do canal. Teria sempre de haver uma faixa de novela tuga.

E gostava de ver uma SIC com mais sit coms nacionais, como teve nos anos 90 e 2000. Uma coisa digna e nao uns Patroes Fora. Acho que a ficção da SIC precisa disso

No entanto, gostaria so de acrescentar que pelo que observo ha muitos portugueses a preferirem novelas BR e a abominarem tudo o que seja ficção nacional (sem sequer ver....). 

• Like 2

On 27/09/2021 at 09:23, Guida disse:

eu vou dizer a verdade: sempre detestei as novelas da SIC (excepto algumas - poucas). são muito repetitivas, cheias de clichés e, na minha opinião, muito pouco dentro da realidade, com histórias do arco da velha que não criam em mim qualquer empatia. entre ter um horário nobre com novelas originais da SIC e um horário nobre com novelas da Globo, prefiro mil vezes as da Globo. mas a Globo é a Globo, né? existem histórias mais coerentes, fiéis ao seu propósito, mais bem realizadas, produzidas, etc.

As novelas brasileiras são mais bem realizadas e produzidas porque são feitas com mais tempo e tem mais cuidado com o produto final.

Em Portugal as coisas são feitas mais a correr e enfim... as novelas são totalmente diferentes.

Já tivemos boas novelas, mas as atuais não são tão boas.

Mas a SIC deve continuar a apostar em novelas portugueses, deviam ter menos episódios, menos pimbalhada e claro melhores histórias. 

Edited by D91
  • Like 1
  • Thanks 1

há 2 minutos, D91 disse:

As novelas brasileiras são mais bem realizadas e produzidas porque são feitas com mais tempo e tem mais cuidado com o produto final.

Em Portugal as coisas são feitas mais a correr e enfim... as novelas são totalmente diferentes.

Já tivemos boas novelas, mas as atuais não são tão boas.

Mas a SIC deve continuar a apostar em novelas portugueses, deviam ter menks episódios, menos pimbalhada e claro melhores histórias. 

Subscrevo tudo o que disseste. As BR tem uma qualidade técnica superior que nota se a léguas! 

• Like 1

Share

• Create New...