Jump to content

O Crime do Padre Amaro


Lusitana

Posts Recomendados

Série de 6 episódios que irá adaptar o romance de Eça de Queiroz. Esta nova adaptação de O Crime do Padre Amaro será realizada por Leonel Vieira e os protagonistas serão José Condessa e Bárbara Branco.

 

Outros nomes no elenco: Filomena Gonçalves, José Raposo, Diogo Martins, Joaquim Nicolau, Sérgio Praia e Ana Guiomar.

 

https://www.fantastictv.pt/2021/07/o-crime-do-padre-amaro-sera-adaptado.html

 

 

  • Gosto 4
  • Adoro 1
  • Surpresa 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, Lusitana said:

Série de 6 episódios que irá adaptar o romance de Eça de Queiroz. Esta nova adaptação de O Crime do Padre Amaro será realizada por Leonel Vieira e os protagonistas serão José Condessa e Bárbara Branco.

 

Outros nomes no elenco: Filomena Gonçalves, José Raposo, Diogo Martins, Joaquim Nicolau, Sérgio Praia e Ana Guiomar.

 

https://www.fantastictv.pt/2021/07/o-crime-do-padre-amaro-sera-adaptado.html

 

 

o diogo martins está em todas... mas José Condessa e Bárbara Branco... :calor:

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Fernando disse:

Acho a série bastante pertinente se for pela veia histórica. A abordagem do filme de 2005 é muito fraca e totalmente fora daquilo que é o livro. 

Sim, o filme e consequente minissérie para a SIC foi muito fraca.

O foco foi mesmo para as cenas de sexo do Corrula e da Soraia, nada mais.

Aqui, parece-me que escolheram o casal Bárbara e Condessa para se sentirem mais à vontade nesse tipo de cenas, que devem acontecer também aqui. Esperemos é que não sejam o foco.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, VascoSantos disse:

Aqui, parece-me que escolheram o casal Bárbara e Condessa para se sentirem mais à vontade nesse tipo de cenas, que devem acontecer também aqui. Esperemos é que não sejam o foco.

É capaz de ter sido por isso. Mas não acho que seja a escolha mais acertada. Veremos o que vai sair daqui, mas o filme e minissérie da SIC é muito conhecido, não sei se é boa ideia a RTP ir fazer uma série.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Torço um bocadinho o nariz às coisas do Leonel Vieira, mas vamos ver. Preferia que fosse uma adaptação de época do livro.

há 34 minutos, D91 disse:

É capaz de ter sido por isso. Mas não acho que seja a escolha mais acertada. Veremos o que vai sair daqui, mas o filme e minissérie da SIC é muito conhecido, não sei se é boa ideia a RTP ir fazer uma série.

Não é boa ideia a RTP fazer uma série porque a SIC fez um filme mau e com uma adaptação muito livre e afastada da obra há 16 anos?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, miguelalex23 disse:

Torço um bocadinho o nariz às coisas do Leonel Vieira, mas vamos ver. Preferia que fosse uma adaptação de época do livro.

Não é boa ideia a RTP fazer uma série porque a SIC fez um filme mau e com uma adaptação muito livre e afastada da obra há 16 anos?

O filme pode não ser bom, mas é muito conhecido e por isso este pode passar mais despercebido. Mas se a RTP fizer pela veia histórica, bem adaptado do livro e se for bem promovido, ai sim é bem vindo.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Lusitana disse:

Série de 6 episódios que irá adaptar o romance de Eça de Queiroz. Esta nova adaptação de O Crime do Padre Amaro será realizada por Leonel Vieira e os protagonistas serão José Condessa e Bárbara Branco.

 

Outros nomes no elenco: Filomena Gonçalves, José Raposo, Diogo Martins, Joaquim Nicolau, Sérgio Praia e Ana Guiomar.

 

https://www.fantastictv.pt/2021/07/o-crime-do-padre-amaro-sera-adaptado.html

 

 

mais uma? 

José Condessa e Bárbara Branco... claro. a escolher o elenco pelas relações pessoais... o que vale é que são os dois óptimos actores. sem dúvida uns dos melhores da geração. espero que façam uma adaptação mais fiel ao livro. eu adorei o filme (viva o sexo!), mas agora acho melhor focarem-se menos na vertente sexual.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

47 minutes ago, miguelalex23 said:

Torço um bocadinho o nariz às coisas do Leonel Vieira, mas vamos ver. Preferia que fosse uma adaptação de época do livro.

Não é boa ideia a RTP fazer uma série porque a SIC fez um filme mau e com uma adaptação muito livre e afastada da obra há 16 anos?

Mas é uma adaptação de época, até vai usar os locais que são descritos no livro... a série é suposto ser uma adaptação fiel da obra pelo menos foi isso que deram a entender.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

46 minutes ago, Free Live said:

Vou problematizar, mas acho que o Condessa e a Bárbara já paravam de contracenar juntos. Já são muitos projetos ultimamente.

Por outro lado, percebo a decisão de apostar num casal por causa do covid.

a chatice é que se depois a relação acaba e o projecto sofre as consequencias disso... Eu sei que têm de ser profissionais e deixar as questões privadas de fora mas esse é também o risco que correm ao usar casais reais na ficção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 19/07/2021 at 15:19, Robalinho disse:

Mas é uma adaptação de época, até vai usar os locais que são descritos no livro... a série é suposto ser uma adaptação fiel da obra pelo menos foi isso que deram a entender.

Pelo vestuário do José Condessa e da Bárbara Branco na publicação abaixo, parece-me que é mesmo uma adaptação de época:

https://www.instagram.com/p/CSKeos2Mpic/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quote

 

'"O crime do padre Amaro": erotismo e relação com a Igreja na série

Realizador Leonel Vieira durante as gravações, que decorrem em Leiria Foto: Pedro Pina/RTP 07 Agosto 2021

Realizador de "O crime do padre Amaro" confessa que queria lançar projeto há já 20 anos e acredita que será um sucesso.

A série de seis episódios baseada na obra "O crime do padre Amaro", do escritor Eça de Queirós, tem tudo para prender os telespectadores à televisão. A convicção é do realizador Leonel Vieira, que promete um "caldo explosivo" entre dois temas que considera tabus na sociedade portuguesa: o erotismo e a relação da Igreja Católica com a sociedade.

"A obra é um conflito constante. Além da paixão erótica, é uma tremenda crítica à época, à igreja católica, e aos dogmas e às verdades absolutas, como muitas vezes se organizam as sociedades", justifica o realizador. "Estas duas temáticas juntas são de um interesse brutal para o público. Se fizermos isto bem, esta série tem tudo para agarrar e ser um grande sucesso", acredita.

JN

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

'"O crime do padre Amaro": erotismo e relação com a Igreja na série

Realizador de "O crime do padre Amaro" confessa que queria lançar projeto há já 20 anos e acredita que será um sucesso.

A série de seis episódios baseada na obra "O crime do padre Amaro", do escritor Eça de Queirós, tem tudo para prender os telespectadores à televisão. A convicção é do realizador Leonel Vieira, que promete um "caldo explosivo" entre dois temas que considera tabus na sociedade portuguesa: o erotismo e a relação da Igreja Católica com a sociedade.

"A obra é um conflito constante. Além da paixão erótica, é uma tremenda crítica à época, à igreja católica, e aos dogmas e às verdades absolutas, como muitas vezes se organizam as sociedades", justifica o realizador. "Estas duas temáticas juntas são de um interesse brutal para o público. Se fizermos isto bem, esta série tem tudo para agarrar e ser um grande sucesso", acredita.

Leonel Vieira conta que a ideia de fazer um filme baseado no livro de Eça de Queirós tem 20 anos. Contudo, só constatou que os direitos eram do domínio público quando saiu um filme mexicano e argentino, que caracteriza como "uma inspiração livre da obra". Apesar disso, entendeu que devia deixar passar algum tempo.

Só que, em 2005, é produzido um novo filme, desta vez português, protagonizado pelos atores Soraia Chaves e Jorge Corrula.

O mais fiel possível

Dezasseis anos depois, o sonho está finalmente a realizar-se. A principal diferença entre os dois filmes e a série que Leonel Vieira está a realizar consiste no facto estar a ser o mais fiel possível à obra do escritor e ao ambiente da época, pelo que está a ser rodada em Leiria, onde se centra a história. "Disse aos dois guionistas e à equipa que queria estar próximo do espírito do Eça. Quero respeitar o olhar e a atmosfera da obra."

O cineasta revela que optou por contar a história de uma forma realista, tal como sucedeu com o filme "O último animal", rodado no Brasil, que se centra nas favelas do Rio de Janeiro, no narcotráfico e na corrupção, e que ainda não tem data de estreia nos cinemas. "É como se fosse um documentário. Essa radiografia interessa-me e agrada-me, porque é muito mais verdadeira."

Os protagonistas do amor proibido entre o padre Amaro e Amélia são os atores Miguel Condessa e Bárbara Branco, que também formam um casal na vida real. Ao elenco juntam-se Diogo Martins (padre homossexual), Miguel Raposo (pretendente de Amélia) e os veteranos Filomena Gonçalves (mãe de Amélia) e José Raposo (cónego Dias).

Estreia prevista no ano que vem em horário nobre

Ainda em rodagem, a série "O crime do padre Amaro" só será transmitida em 2022, revela José Fragoso, diretor da RTP. "Ao longo do ano, temos em produção entre 10 a 12 projetos diferentes. A RTP é o único operador de televisão que faz ficção histórica e documentários. São as nossas duas linhas de apoio à produção independente", afirma. "Interessa-nos ter uma ligação ao vetor da literatura. Queremos trazer os nossos autores para a televisão", sublinha. Com um orçamento de 1,2 milhões de euros, a série contou com um apoio de 199 mil euros da Câmara de Leiria.

JN

  • Gosto 4
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...