Jump to content

Ficção RTP1


Ambrósio
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

há 1 hora, miguelalex23 disse:

@Lusitana, para já optei por fundir com este tópico das minisséries. Se houver informação de que Salgueiro Maia - O Implicado vai ter uma versão televisiva maior que os habituais 2 ou 3 episódios, penso que aí sim se justifica um tópico.

Estou curioso pelo projecto... mas acho estranho começar a ser gravado apenas nas próximas semanas e estrear nos cinemas já em Outubro.

Na verdade, a rodagem começou no início de Março, mas teve de ser cancelada devido à pandemia e retomaram agora. A data de 1 de Outubro era a que estava prevista de início  mas, com esta paragem, talvez tenha de ser alterada... mas nas notícias que li sobre o assunto continuavam a apontar essa data. 

 

Também houve alterações no elenco: a Gabriela Barros e o Tiago Teotónio Pereira foram substituídos pela Catarina Wallenstein e pelo Frederico Barata.

Editado por Lusitana
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

É bastante difícil escolher as 10 melhores séries da RTP, visto que, por este canal, passaram as séries mais interessantes que eu já assisti. Não foi fácil fazer a escolha do meu TOP 10. Tirei algum tempo para me recordar do melhor que já se fez no género das séries. Seria mais fácil fazer um TOP das 10 piores séries. Para mim, as séries más da RTP contam-se quase pelos dedos. 

Então, cá vai o meu TOP 10, com imensa ponderação:

1. Conta-me como foi

Para mim e para muitos, a melhor série já feita em Portugal. Está muito bem adaptada, com diálogos muito bons e actores excelentes. No entanto, e como já era de esperar, esta última temporada não está bem feita. Tem um formato mais noveleiro e estraga a série. No entanto, as primeiras temporadas não me deixam adoecer de desgosto por completo. Não perdia um episódio na altura em que foi exibida originalmente e tive a oportunidade de rever na RTP Memória em 2015. 

2. Bastidores

Uma série que me prendeu ao ecrã. Muito bem feita e muito bem produzida. Foi do melhor que já se fez em Portugal. O alternativo e o cliché, deram um fantástico desenvolvimento à série. Como sempre, mais uma história lindíssima de Rui Vilhena.

3. Liberdade 21

Uma série diferente, que foi muitíssimo maltratada pela RTP, que não vi originalmente, mas acompanhei posteriormente online. Casos reais, histórias cativantes e acção. Os actores foram muito bem escolhidos, realçando a participação do actor e meu amigo pessoal António Capelo que, na minha opinião esteve muito bem no papel de "Raul Vasconcelos". Não a coloquei num patamar mais acima por causa de alguns casos que, a meu ver, não ficaram bem resolvidos/esclarecidos.

4. Um lugar para viver

Sem dúvida das melhores. Teve bons momentos de humor, algum mistério, bons diálogos, mas também esporádicos momentos de drama, dando aquele toque especial. Um produto agradável para se ver em família. Infelizmente não teve uma segunda temporada, no entanto merecia muito.

5. A Ferreirinha

Maravilhosa interpretação de Filomena Gonçalves como Antónia Ferreira. Não consegui ver todos os episódios da série, por isso não a coloquei mais acima na tabela, mas daquilo que vi, achei uma série muito boa.

6. Pai à Força

Foi uma pena que tivesse tido tantos episódios, no entanto, foi realmente uma boa série. Familiar, divertida, romântica e engraçada. No entanto, como já aqui referi, alongou-se demasiado. Se tivesse menos alguns episódios teria sido melhor.

7. Riscos

Marcou a minha infância. Um "Morangos com Açúcar" mais real e mais humano. Era uma série que abordava realidades e que elevava o valor da amizade na adolescência. Adorei ver. Infelizmente a RTP Memória nunca repôs esta série. Gostava imenso de rever. Seria nostálgico para mim.

8. Velhos Amigos

Marcou-me muito pela forma como abordava o tema da igualdade. Juntou novos e velhos, mostrando as suas diferenças e as suas parecenças. Criaram-se aventuras, viveram-se paixões e transpareceram-se afectos. Cada episódio mostra uma lição de vida. Um produto de ficção estupendo. Foi a última série que marcou até agora.

9. João Semana

Uma história forte, que mistura um pouco de comédia, acção e suspense. O papel de "João Semana" não poderia ter sido melhor interpretado senão pelo grandioso Nicolau Breyner, actor que muito admirava e que rendeu óptimos momentos à série.

10. Polícias

A realidade dos inspectores. Deu-me a conhecer a macabra história do Estripador de Lisboa. Houve óptimos momentos de acção e maravilhosas lições de realidade. 

Menções Honrosas

Deixo também aqui outras séries que me marcaram. Não as coloquei no TOP 10, pois não as acompanhei tão fielmente como as outras, não achei alguns actores bons ou não gostei tanto da mensagem que passaram. As minhas menções honrosas vão para:

- Os Andrades

- Diário de Maria

- Gente fina é outra coisa

- Milionários à Força

- Meu querido avô

- Pedro e Inês

- Sozinhos em Casa

- Camilo, o pendura

  • Gosto 5
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
On 11/11/2020 at 22:07, Lusitana disse:

Em vez de repetirem o Soldado Milhões, podiam exibir, nesse dia e nesse horário, o Mosquito... e assim não mandavam para a madrugada de domingo um dos filmes pré-seleccionados para representar Portugal no Óscar de Melhor Filme Estrangeiro! 

O horário de Mosquito melhorou um bocadinho, tiraram o best-of do The Voice e passou das 1h15 para as 0h09.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Houve duas novelas da RTP que na minha opinião que foram bem feitas "A Lenda da Garça" e "A Senhora das Águas".

Do que vi "O Sábio" também é uma boa novela.

Também acho que "A Roseira Brava" e "Os Lobos" são boas novelas.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, D91 disse:

Houve duas novelas da RTP que na minha opinião que foram bem feitas "A Lenda da Garça" e "A Senhora das Águas".

Do que vi "O Sábio" também é uma boa novela.

Também acho que "A Roseira Brava" e "Os Lobos" são boas novelas.

Viste A Banqueira do Povo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim, Terra Mãe é, bem de longe, a melhor telenovela portuguesa de sempre: 100% dinâmica, engraçada e contemporânea (de 98, com a Expo como subtema), misturava os clichés novelescos de maneira tão leve que dava gosto de acompanhar. A lusofonia foi super bem empregue (PT, BR, AO, MZ, Macau, etc, tudo aparecia), e os personagens, entregues a grande nomes, foram, e ainda o são, memoráveis: Milú, Maria do Carmo, Marcelo, Patrícia, a Isabel da Lídia Franco e seus heterónimos, etc. Os cenários mais realistas do que fictícios também eram uma forte mais-valia aqui, e, claro, a banda-sonora top: Cantaria Toda A Noite, Se Eu Te Pudesse Abraçar, etc. Saudades; hoje em dia os guiões, pesados, parecem adaptações de filmes de terror.

Vidas De Sal, encantadora, fica com a prata, e Os Lobos, interessante, com o bronze.

  • Gosto 4
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Verde disse:

Para mim, Terra Mãe é, bem de longe, a melhor telenovela portuguesa de sempre: 100% dinâmica, engraçada e contemporânea (de 98, com a Expo como subtema), misturava os clichés novelescos de maneira tão leve que dava gosto de acompanhar. A lusofonia foi super bem empregue (PT, BR, AO, MZ, Macau, etc, tudo aparecia), e os personagens, entregues a grande nomes, foram, e ainda o são, memoráveis: Milú, Maria do Carmo, Marcelo, Patrícia, a Isabel da Lídia Franco e seus heterónimos, etc. Os cenários mais realistas do que fictícios também eram uma forte mais-valia aqui, e, claro, a banda-sonora top: Cantaria Toda A Noite, Se Eu Te Pudesse Abraçar, etc. Saudades; hoje em dia os guiões, pesados, parecem adaptações de filmes de terror.

Vidas De Sal, encantadora, fica com a prata, e Os Lobos, interessante, com o bronze.

Acrescento Roseira Brava que vi vários episódios na RTP Memória e é de facto muito boa. 

Eu Os Lobos só vi alguns episódios na reprise em 2004 na RTP1 e gostei do que vi. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, Rui Melo disse:

Realmente a RTP sempre foi mais interativa nesse aspeto. Tanto quanto sei na Vila Faia chegaram a vender os vinhos

Para ter a minha só bastou ter apanhado um valente susto num trampolim da Volta a Portugal de 2001.

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/04/2021 at 20:10, Televisão 10 disse:

Confesso que só vi as deste século e, dentro dessas, a minha favorita é o remake de Vila Faia. Uma novela excelente, com diálogos de excelência!

Eu também acompanhei o remake de Vila Faia e gostei muito. É excelente e tem um elenco fantástico e o texto é ótimo também.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...