Jump to content

Ficção RTP1


Ambrósio
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

há 22 minutos, Luíza Albuquerque disse:

Eu não gosto da Catarina como apresentadora e muito menos como actriz, mas a Ana Plácido é sem dúvida o papel da vida dela.

Eu gosto dela, tanto como apresentadora como atriz. Também como pessoa, por apoiar muitas causas. É uma mulher inspiradora, a meu ver.

Na verdade, foi nessa série que ela conheceu o João Reis, que viria a ser o seu marido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

On 8/5/2019 at 7:18 PM, JDaman said:

Compreendo que há quem goste do Pai à Força, mas aquilo está muito, mas mesmo muito longe de ser uma boa série. Sempre achei os diálogos e a história daquilo um bocado para o forçados. Então a cena inicial que leva a que os miúdos fiquem órfãos é alguma da pior televisão que alguma vez vi (quase tão "boa" como as cenas de raptos no "Água de Mar").

É-me difícil fazer um top 10, porque teria que encaixar séries que vi há anos e que não havendo grandes reposições, a memória pode-me sempre falhar um bocado. Para não mencionar algumas que já foram mencionadas (1986, Conta-me Como Foi, Liberdade 21, etc.), acrescento outras que considero ser um bocado "must watch", algumas melhores, outras piores: Paraíso Filmes, O Último a Sair, Odisseia, Os Andrades (não sendo grande coisa, é sempre refrescante ver algo com histórias fora de Lisboa, por muito low-cost que aquilo cheire), Vidago Palace. Nota de destaque para "A Ferreirinha", também, embora admito que nunca tenha conseguido ver a série completa.

Um bocado por aqui, acrescento o Processo dos Távoras e Alves do Reis, que se tivesse menos uns 15 episódios era das melhores de sempre da RTP.

E claro, temos o Tal Canal que tem de ser o primeiro, mesmo já tendo 35 anos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Rangel disse:

 

Um bocado por aqui, acrescento o Processo dos Távoras e Alves do Reis, que se tivesse menos uns 15 episódios era das melhores de sempre da RTP.

E claro, temos o Tal Canal que tem de ser o primeiro, mesmo já tendo 35 anos.

 

Há também o culto à volta do Major Alvega, mas admito que ainda não vi isso, apesar de a série estar facilmente disponível na net. Mas está na minha lista de "para ver". Acrescentava também à minha lista "Um Mundo Catita". Acho que é das poucas vezes por cá que se criou todo um universo paralelo à volta de uma só personagem que se confunde com a própria pessoa na vida real. Para além disso, os momentos musicais da série são do melhor que já vi por cá.

Quanto ao Tal Canal, basta só dizer que é das poucas coisas por cá onde se deram ao trabalho de reeditar em DVD uns bons anos depois de já ter saído do ar, mesmo com o principal interveniente a trabalhar para a concorrência na altura (a reedição foi lançada em 2007, se não estou em erro). Mostra o destaque que foi e a força e o impacto que o Herman teve na TV e cultura pop portuguesas durante muitos anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como esta versão do filme vai dar origem a minissérie, aqui vai mais uma em que a RTP investiu e vai transmitir:

Sara Sampaio em filme português sobre crianças desaparecidas

Top model junta-se a Ana Moreira, Vítor Norte e Victoria Guerra em história que vai começar a ser rodada em Viana do Castelo.

"Sempre quis ser atriz e representar." Sara Sampaio tem assumido o objetivo e, após chegar ao topo da moda internacional, prepara-se para agarrar novo desafio na ficção, novamente em português. Depois de provar o talento no filme "Carga", realizado por Bruno Gascon, este autor convidou-a para integrar mais um dos seus projetos.

Assim, a top model da Victoria's Secret fará parte do elenco de "Sombra", uma narrativa que parte de histórias reais de crianças portuguesas desaparecidas.

De acordo com a produtora Joana Domingues, da Caracol Protagonista, "trata-se de uma ficção baseada em factos verídicos e centrada na história de amor, coragem e força de uma mãe em busca do seu filho".

"O argumento foi escrito com base nas conversas que o Bruno Gascon teve com vários familiares de crianças portuguesas desaparecidas e, em particular, com uma mãe cuja história o influenciou profundamente. O contacto com as famílias foi possível graças à parceria que estabelecemos com a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, com a qual estamos a trabalhar desde o início", acrescentou a responsável.

As filmagens decorrerão entre 21 setembro e 23 de novembro, em Viana do Castelo, com a atriz Ana Moreira no papel principal. O elenco junta outros nomes bem conhecidos, entre os quais estão Vítor Norte, Ana Bustorff, Lúcia Moniz ou Tomás Alves, e tem o apoio logístico da Câmara Municipal da cidade que serve de cenário ao drama.

Viana do Castelo será projetada a nível nacional e internacional, uma vez que "Sombra" já tem distribuição assegurada nos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil e América Latina. A RTP adquiriu os direitos televisivos para a transmissão da versão em série.

https://www.jn.pt/artes/interior/sara-sampaio-em-filme-portugues-sobre-criancas-desaparecidas-11215252.html

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 4 horas, Televisão 10 disse:

A aposta em minisséries baseadas em filmes continua nos serões de segunda-feira.

Esta segunda-feira, pelas 22h45, começam a transmissão da minissérie com três episódios Alguém Como Eu. Penso que é a primeira vez que transmitem esta minissérie, depois de já terem transmitido o filme .

Sim, é a estreia da minissérie.

Eu vi o filme, e achei que o filme já tem momentos com alguma palha, quanto mais a minissérie :ph34r:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

O filme do Nuno Markl Refrigerantes e Canções de Amor, de 2016, também tem uma versão minissérie de 3 episódios. Ainda não está em grelha, mas para a sinopse ter saído nesta altura é porque o devem despachar antes do fim do ano.

(EDIT: Na RTPi vão dar os 3 episódios em bloco no dia 23 às 22h, talvez na RTP1 façam o mesmo)

https://www.rtp.pt/programa/tv/p38226

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Domingo, dia 29, vão transmitir a minissérie do filme A Canção de Lisboa. Vão transmitir os 3 episódios que compõem a minissérie a partir das 15 h.  

On 16/12/2019 at 18:42, miguelalex23 disse:

O filme do Nuno Markl Refrigerantes e Canções de Amor, de 2016, também tem uma versão minissérie de 3 episódios. Ainda não está em grelha, mas para a sinopse ter saído nesta altura é porque o devem despachar antes do fim do ano.

(EDIT: Na RTPi vão dar os 3 episódios em bloco no dia 23 às 22h, talvez na RTP1 façam o mesmo)

https://www.rtp.pt/programa/tv/p38226

 

Vão fazer o mesmo na RTP 1, só que a começar pelas 23 h. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

 

"Zacarias é um jovem português sedento por viver grandes aventuras heróicas durante a Primeira Guerra Mundial. Enviado para Moçambique, onde o conflito se desenrola longe dos olhares do mundo, o soldado vê-se deixado para trás pelo seu pelotão e parte numa longa odisseia mato adentro, à procura da guerra e dos seus sonhos de glória. "

 

Este filme estreia hoje nas salas de cinema e julgo que, depois, será transmitido em versão mini-série de 3 episódios, na RTP1.

 

 

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Algumas séries de ficção para a RTP que se candidataram aos apoios do ICA, em 2019, e foram admitidas:

 

. "A Casa do Século" , de Lígia Pereira e Filipa Reis (Uma Pedra no Sapato/Vende-se Filmes)

. "A Fronteira da Liberdade", de José Lã Correia (Take 2000)

. "A Sentinela", de Joaquim Leitão (Cinemate)

. "Alcipe - Marquesa de Alorna", de Tiago Alvarez Marques (Uma Pedra no Sapato/Vende-se Filmes)

. "Confidencial", de Nuno Baltazar e Nuno Noivo (Grumpy Panda)

. "Contos em Movimento", de vários realizadores (Duplacena)

. "Greath Yarmouth - Figuras Provisórias", de Marco Martins (Ministério dos Filmes)

. "Gungunhana - O Leão de Gaza e o Exílio Açoriano", de António-Pedro Vasconcelos (Adrenaline Neuron)

. "Histórias da Montanha", de Luís Galvão Teles (Fado Filmes)

. "Linha de Água", de João Canijo (Midas Filmes)

. "Lusitânia", de Frederico Serra (Take It Easy)

. "Matilha", de José Henrique Fonseca (Arquipélago Filmes)

. "O Americano", de Ivo M. Ferreira (AMP)

. "O Príncipe Perfeito", de João Maia (Ukbar Filmes)

. "O que diz Molero", de António Pinhão Botelho (Leopardo Filmes)

. "Os Sonhos Morrem Aqui", de Nuno Bernardo (beActive)

. "Vento Norte", de João Cayatte (Recados do Mundo Filmes)

. "Waterline", de Mário Patrocínio (BRO)

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Televisão 10 disse:

A maioria parece séries históricas.

Tenho saudades de séries não históricas na RTP.

Sim, tb me parece... mas eu tenho uma paixão por séries históricas! Mas tb já têm sido faladas outras séries para a RTP que não são históricas, não se sabe é quando chegam ao ecrã. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Lusitana disse:

Sim, tb me parece... mas eu tenho uma paixão por séries históricas! Mas tb já têm sido faladas outras séries para a RTP que não são históricas, não se sabe é quando chegam ao ecrã. 

Eu também gosto, mas acho que fazem falta séries mais leves, do género de Pai à Força ou de Um Lugar para Viver, por exemplo. Séries policiais ou familiares seriam bem-vindas.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém lembrar que o júri do ICA ainda não seleccionou quais os projectos que vão ser apoiados, e portanto uma boa parte dessa lista pode não chegar a ser produzida.

Entretanto, fui ver a lista das candidaturas apoiadas referente ao concurso de 2018 (só publicada depois de Agosto de 2019) e há vários projectos suportados pela RTP. Alguns já aqui comentados no fórum, outros são "novidades":

- "O Ano da Morte de Ricardo Reis ou 1936, O Ano de Todos os Perigos", de João Botelho (Ar de Filmes)
- "Ordem Moral", de Mário Barroso (Leopardo Filmes)
- "Herdeiros de Saramago", série documental de Carlos Vaz Marques e Joana Pontes (Midas Filmes) [estreia em junho]
- "Cuba Libre", de Henrique Oliveira (HOP!)
- "A Rainha e a Bastarda", de Rita Nunes com argumento de Patrícua Müller (Fado Filmes)
- "A Morte do Palhaço", de Rodrigo Areias (Bando à Parte) (juntamente com a NOS Lusomundo TV e o Canal Brasil)

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
A ficção da estação pública corre a todo o valor. Com várias produções em andamento, a RTP prepara projetos que poderão ser vistos na grelha de emissão entre o final deste ano e o último trimestre de 2021. António-Pedro Vasconcelos, João Canijo, Joaquim Leitão, Luís Galvão Teles e Marco Martins são alguns destaques na lista que inclui 24 projetos e grandes nomes do cinema nacional nos comandos.
 
Em diferentes fases e sem grandes pormenores conhecidos, são várias as propostas para reforçar o catálogo da RTP. A grande maioria dos envolvidos é repetente na colaboração, exemplo disso é o realizador Ivo M. Ferreira. O criador de Sul vai regressar à emissão da estação pública com O Americano, uma produção com 10 episódios que está já em pré-produção. 
 
O argumentista Edgar Medina, que trabalhou no guião de Sul repete a parceria com João Cardoso Martins e Guilherme Mendonça e junta-se, ainda, Patrícia Muller, autora de Circo Paraíso e Madre Paula, para nos apresentar Matilha, uma série de oito episódios que relata a história de um marginal que procura reabilitar-se no meio de uma sequência de incidentes. 
 
António-Pedro Vasconcelos, que tem no currículo alguns dos filmes nacionais mais assistidos de sempre, lança-se agora no mundo das séries para narrar a história de Gungunhana, o último imperador de Gaza, Moçambique, que se refugiou na ilha Terceira, entre 1896 e 1906. Um projeto que tem sido prometido pelo realizador desde do ano passado. 
 
Também com prémios em carteira, por filmes como São Jorge ou Alice, Marco Martins vai voltar a dirigir uma produção de TV. Sara, último trabalho do realizador para a estação pública, foi aplaudido pelo público e pela crítica que vão poder assistir agora à adaptação para televisão do projeto de teatro Provisional Figures Great Yarmouth. A história acompanha um grupo de nove emigrantes, num género de emigração praticamente desconhecido no nosso país mas que teve o seu auge entre 2009 e 2014. O texto é fruto de um trabalho de pesquisa de vários meses levado a cabo por Marco Martins e é baseado nos depoimentos recolhidos. 
 
A Herdade é o último exemplo de longas-metragens que são convertidas em formato de minissérie pela RTP. Nesta lista a regra confirma-se com o lançamento de A Criança. O filme realizado por Marguerite de Hillerin e Félix Dutillay é uma abordagem histórica sobre uma família do século XVI que vê o seu filho tentar encontrar o seu lugar no meio de uma liberdade condicionada. O elenco da produção conta com João Arrais, Albano Jerónimo e Alba Baptista. Além deste, vamos poder acompanhar a versão para televisão de O Implicado, película de Sérgio Graciano sobre a vida de Salgueiro Maia com Tomás Alves na pele do soldado de Abril.
 
Há repetentes, também, nas produtoras. A beActive, responsável pela icónica série O Diário de Sofia vai lançar Os Sonhos Morrem Aqui, sobre a qual ainda não são conhecidos detalhes. Assim como a SP Internacional, que produziu recentemente Auga Seca, volta a apostar em coproduções da RTP com canais internacionais para lançar Operação Liberdade, um guião assinado por Pedro Lopes, autor de Liberdade 21, Dancin'Days e Conta-me Como Foi.  
 
Ainda sem datas de estreia previstas, os 24 projetos, que compõem a lista de candidaturas do canal ao apoio do Instituto de Cinema e do Audiovisual, vão ter a exibição dividida entre a RTP1 e RTP2 e o serviço RTP Play, que tem albergado produções de jovens autores.
 
 
Fonte: fantastic 
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

"Salgueiro Maia - O Implicado" é o primeiro retrato no grande ecrã daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974, Fernando Salgueiro Maia. Realizado por Sérgio Graciano, e produzido pela Sky Dreams, será um filme e uma série de televisão. Os protagonistas são Tomás Alves, Filipa Areosa, Frederico Barata e Catarina Wallenstein.

 

A rodagem arranca esta semana e passará por locais como Lisboa, Santarém, Pombal e Castelo de Vide. A estreia nos cinemas está prevista para o dia 1 de Outubro.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Lusitana, para já optei por fundir com este tópico das minisséries. Se houver informação de que Salgueiro Maia - O Implicado vai ter uma versão televisiva maior que os habituais 2 ou 3 episódios, penso que aí sim se justifica um tópico.

Estou curioso pelo projecto... mas acho estranho começar a ser gravado apenas nas próximas semanas e estrear nos cinemas já em Outubro.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...