Jump to content

Ficção RTP1


Ambrósio
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

há 1 hora, SIM disse:

Curiosidade: Segundo a Wikipédia haverá uma série chamada Corações Periféricos e protagonizada por Marta Andrino. Se realmente existisse deveria ser um remake do original transmitido em 1991 de 4 episódios. Mas não vale a pensa discutir este tema, visto que a Wikipédia é um poço de mentiras. Fica a curiosidade.

É o típico vandalismo da Wikipédia, ao alterar o rumo da história da televisão portuguesa.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corações Periféricos, passava-se no Porto e o que o marcava eram as vivencias da cidade e região norte. Numa altura em que as novas ideias escasseiam, não seria descabido o revivalismos dos anos 80 e 90. Quanto à Marta Andrino, muito improvavel. Se ela não estivesse "presa" à TVI, tinha sido ela a ir cozinhar e não o Frederico.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, DoAudiovisual disse:

Corações Periféricos, passava-se no Porto e o que o marcava eram as vivencias da cidade e região norte. Numa altura em que as novas ideias escasseiam, não seria descabido o revivalismos dos anos 80 e 90. Quanto à Marta Andrino, muito improvavel. Se ela não estivesse "presa" à TVI, tinha sido ela a ir cozinhar e não o Frederico.

Não faria muito sentido estar em duas estações à mesma hora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
há 7 horas, Manú Tenry disse:

O Leão da Estrela é 1000 vezes melhor que o Pátio!! Excelente elenco com verdadeiros actores (tirando o Aldo Lima), Miguel Guilherme, Manuela Couto, Alexandra Lencastre, José Raposo, Sara Matos, Dânia Neto, Ana Varela, André Nunes, Vítor Norte, Júlio César e Manuel Marques.

A Sara Matos e a Dânia Neto estão excelentes!! A melhor personagem cómica que a Dânia já fez na sua carreira! Tou farto de rir com ela, é mais uma desmiolada mas não é tão forçada com as que já fez nas novelas. A personagem da Sara é bem melhor que no filme anterior, e ela em comédia também arrasa bastante! Saudades de a ver em bom :S 

 A Manuela Couto parece que fez o crossover da D.Preciosa, ingénua, simples, com o mesmo penteado e até a mítica frase "eu não retenho" já disse :P 

Concordo contigo, vi hoje pela primeira vez e gostei muito!!

Só falta estrearem a minissérie d'A Canção de Lisboa'... deve vir no Verão, aposto. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Já que no grupo da SIC existe um tópico em que se coloca o top 10 de melhores novelas, pensei que seria interessante ter um tópico no grupo da RTP referente às séries do canal.

Eis o meu top 10:

  1. Conta-me Como Foi. Além de o enredo não ser originalmente português, considero que a série foi muito bem adaptada à nossa realidade, com um elenco muito talentoso e muito bem produzida. Arrisco a dizer que é a melhor série feita no nosso país. Espero que na nova temporada não estraguem tudo...
  2. Liberdade 21. Uma série com muita qualidade e que gira em torno de uma área de que gosto muito: o Direito. Tenho pena que não tenha tido continuidade.
  3. Maternidade. Mais uma série muito bem produzida pela SP Televisão. Achei que a Lúcia Moniz esteve excelente como protagonista. Conseguiram também fazer uma boa ponte entre a 1.ª e 2.ª temporadas, face à saída de alguns atores e à mudança de cenários.
  4. Cidade Despida. Ainda não vi a série toda, mas, do que tenho visto, tenho adorado. Uma série policial, que por vezes lembra as americanas, mas sem se afastar da realidade portuguesa. A Catarina Furtado mostra aqui de forma exímia a sua faceta de atriz. Destaco o genérico, diferente do habitual.
  5. Ministério do Tempo. Mais uma adaptação de uma série espanhola. Gostei muito da série e tenho pena que tenha tido o final que teve. Só não a coloco mais acima, pois teve algumas falhas na adaptação e também na realização.
  6. Um Lugar Para Viver. Uma série que se encaixa muito bem no serviço público de televisão, por mostrar o nosso país, e com uma história muito interessante. Mais uma que podia ter tido continuidade...
  7. Pai à Força. Embora mais longa, sempre gostei muito desta série. Confesso que não vi os episódios todos, mas é talvez das séries que mais me marcaram na infância. É também talvez uma das mais famosas da RTP.
  8. Madre Paula. Uma série histórica com uma excelente protagonista e também muito bem produzida. Só não gosto do genérico...
  9. Verão M. Uma série com um enredo simples, mas que me conquistou, talvez por ter tantos exteriores. Tinha também uma boa banda sonora.
  10. 1986 / Terapia. A primeira, uma série de que gostei, com várias ideias interessantes. Achei que podiam ter aproveitado mais imagens do arquivo da RTP, como aconteceu com Conta-me Como FoiTerapia também me agradou, embora não tenha acompanhado todos os casos. Sempre gostei mais do da Sofia, com a Catarina Rebelo com uma excelente prestação. O Virgílio Castelo, como protagonista, também esteve muito bem.  
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Televisão 10 disse:

Já que no grupo da SIC existe um tópico em que se coloca o top 10 de melhores novelas, pensei que seria interessante ter um tópico no grupo da RTP referente às séries do canal.

Eis o meu top 10:

  1. Conta-me Como Foi. Além de o enredo não ser originalmente português, considero que a série foi muito bem adaptada à nossa realidade, com um elenco muito talentoso e muito bem produzida. Arrisco a dizer que é a melhor série feita no nosso país. Espero que na nova temporada não estraguem tudo...
  2. Liberdade 21. Uma série com muita qualidade e que gira em torno de uma área de que gosto muito: o Direito. Tenho pena que não tenha tido continuidade.
  3. Maternidade. Mais uma série muito bem produzida pela SP Televisão. Achei que a Lúcia Moniz esteve excelente como protagonista. Conseguiram também fazer uma boa ponte entre a 1.ª e 2.ª temporadas, face à saída de alguns atores e à mudança de cenários.
  4. Cidade Despida. Ainda não vi a série toda, mas, do que tenho visto, tenho adorado. Uma série policial, que por vezes lembra as americanas, mas sem se afastar da realidade portuguesa. A Catarina Furtado mostra aqui de forma exímia a sua faceta de atriz. Destaco o genérico, diferente do habitual.
  5. Ministério do Tempo. Mais uma adaptação de uma série espanhola. Gostei muito da série e tenho pena que tenha tido o final que teve. Só não a coloco mais acima, pois teve algumas falhas na adaptação e também na realização.
  6. Um Lugar Para Viver. Uma série que se encaixa muito bem no serviço público de televisão, por mostrar o nosso país, e com uma história muito interessante. Mais uma que podia ter tido continuidade...
  7. Pai à Força. Embora mais longa, sempre gostei muito desta série. Confesso que não vi os episódios todos, mas é talvez das séries que mais me marcaram na infância. É também talvez uma das mais famosas da RTP.
  8. Madre Paula. Uma série histórica com uma excelente protagonista e também muito bem produzida. Só não gosto do genérico...
  9. Verão M. Uma série com um enredo simples, mas que me conquistou, talvez por ter tantos exteriores. Tinha também uma boa banda sonora.
  10. 1986 / Terapia. A primeira, uma série de que gostei, com várias ideias interessantes. Achei que podiam ter aproveitado mais imagens do arquivo da RTP, como aconteceu com Conta-me Como FoiTerapia também me agradou, embora não tenha acompanhado todos os casos. Sempre gostei mais do da Sofia, com a Catarina Rebelo com uma excelente prestação. O Virgílio Castelo, como protagonista, também esteve muito bem.  

Dessas todas, a única que não vi mais do que 2 ou 3 episódios foi a Liberdade 21.

Mas gosto do teu top, só metia Pai à Força um pouco mais acima e metia outras séries no fundo do teu top.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, VascoSantos disse:

Dessas todas, a única que não vi mais do que 2 ou 3 episódios foi a Liberdade 21.

Mas gosto do teu top, só metia Pai à Força um pouco mais acima e metia outras séries no fundo do teu top.

Pai à Força perdeu-se um pouco na última temporada...

Qual é o teu top, por curiosidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, Televisão 10 disse:

Pai à Força perdeu-se um pouco na última temporada...

Qual é o teu top, por curiosidade?

1 - Conta-me Como Foi

2 - Um Lugar para Viver

3 - Os Filhos do Rock

4 - Pai à Força

5 - Os Boys

6 - Filha da Lei

7 - Cidade Despida

8 - Terapia

7 - Maternidade

10 - Madre Paula / Ministério do Tempo / Teorias da Conspiração (não consigo escolher a melhor delas para o top 10)

 

Ainda difere um pouco do teu top.

Tinha que meter Os Filhos do Rock aqui, a série marcou-me muito (ainda hoje me lembro da morte do Garrafa)

Conta-me claramente em 1º, e pus o Pai à Força mais em cima por causa de toda a jovialidade que a série trouxe, mas houve fases mais paradas, sem dúvida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, VascoSantos disse:

1 - Conta-me Como Foi

2 - Um Lugar para Viver

3 - Os Filhos do Rock

4 - Pai à Força

5 - Os Boys

6 - Filha da Lei

7 - Cidade Despida

8 - Terapia

7 - Maternidade

10 - Madre Paula / Ministério do Tempo / Teorias da Conspiração (não consigo escolher a melhor delas para o top 10)

 

Ainda difere um pouco do teu top.

Tinha que meter Os Filhos do Rock aqui, a série marcou-me muito (ainda hoje me lembro da morte do Garrafa)

Conta-me claramente em 1º, e pus o Pai à Força mais em cima por causa de toda a jovialidade que a série trouxe, mas houve fases mais paradas, sem dúvida.

Algumas das séries que colocaste no teu top não vi. São os casos de Os Filhos do Rock, Os Boys e Teorias da Conspiração. Ainda cheguei a ver um pouco de Filha da Lei, mas não me agradou muito...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo que há quem goste do Pai à Força, mas aquilo está muito, mas mesmo muito longe de ser uma boa série. Sempre achei os diálogos e a história daquilo um bocado para o forçados. Então a cena inicial que leva a que os miúdos fiquem órfãos é alguma da pior televisão que alguma vez vi (quase tão "boa" como as cenas de raptos no "Água de Mar").

É-me difícil fazer um top 10, porque teria que encaixar séries que vi há anos e que não havendo grandes reposições, a memória pode-me sempre falhar um bocado. Para não mencionar algumas que já foram mencionadas (1986, Conta-me Como Foi, Liberdade 21, etc.), acrescento outras que considero ser um bocado "must watch", algumas melhores, outras piores: Paraíso Filmes, O Último a Sair, Odisseia, Os Andrades (não sendo grande coisa, é sempre refrescante ver algo com histórias fora de Lisboa, por muito low-cost que aquilo cheire), Vidago Palace. Nota de destaque para "A Ferreirinha", também, embora admito que nunca tenha conseguido ver a série completa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Luíza Albuquerque disse:

A Ferreirinha TOP 1. Sublime.

Não sendo propriamente a primeira série do género por cá, diria que é a mais marcante. Lembro-me que até a minha mãe que via as novelas das privadas vidrava naquilo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Televisão 10 | Quando eu vir todas as séries históricas da RTP, isto mudará, mas pronto… 

1) Conta-me como Foi;

2) Bastidores;

3) Nome de Código: Sintra;

4) João Semana;

5) O Processo dos Távoras;

6) Uma Família Açoriana;

7) Alves dos Reis, um Seu Criado;

8) Cidade Despida;

9) Um Estranho em Casa;

10) A Minha Sogra é uma Bruxa

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...