Jump to content

Rua das Pretas [T2]


RenatoSimões

Posts Recomendados

Citação

1560939?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG

A associação do projecto Rua das Pretas com o Coliseu dos Recreios de Lisboa, iniciada com um concerto em Junho de 2020, atinge agora novo patamar: vazia pelo confinamento ditado pela pandemia, a mítica sala da Rua das Portas de Santo Antão está a servir de palco e cenário a uma série de doze episódios que deverá estrear-se em breve na RTP1, em horário a definir. O cantor e compositor brasileiro Pierre Aderne, criador do projecto e seu animador desde que se instalou em Lisboa há anos, explica ao PÚBLICO que a ideia é manter a estrutura da Rua das Pretas, como tertúlia musical, mas com convidados especiais:

“A gente gravou os seis primeiros episódios no Coliseu, há quinze dias, dois por dia para optimizar a produção e para minimizar custos. E os outros seis vamos filmá-los ainda este mês.” Não há uma data certa para a estreia, mas é possível que possa ocorrer até ao final de Março. “Para ter o simbolismo do Coliseu, sem público, com as salas ainda fechadas.”

“A ideia é manter aquela mesma estrutura, a da Rua das Pretas, com aquela sociologia de botequim, com Lisboa capital da música de língua portuguesa, contando histórias pelo meio das canções e recebendo convidados com maior projecção em Portugal.” Foi essa lógica que presidiu à escolha dos primeiros seis: “O Paulo de Carvalho e o Tito Paris são os dois primeiros”, diz Pierre. “Depois vêm a Maria João, a Rita Redshoes, o Pedro Moutinho e o Tiago Nacarato.” Com Paulo de Carvalho foi, para Pierre, um primeiro encontro: “E foi fantástico, incrível. Começou por perguntar: ‘A gente vai começar por um samba ou por uma bossa?’ Aí o Fred Martins começou a tocar o Desafinado e ele a cantar, com sotaque brasileiro… Depois seguiram-se os Meninos do Huambo, Lisboa menina e moça…”

Artigo completo: https://www.publico.pt/2021/03/07/culturaipsilon/noticia/rua-pretas-coliseu-vai-estrearse-serie-televisiva-1953432

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • 5 meses depois...

https://mediotejo.net/rua-das-pretas-leva-a-serta-um-copo-de-fado-dois-de-bossa-nova/

 

“Rua das Pretas” leva à Sertã “Um copo de Fado, dois de Bossa Nova”

“Rua das Pretas” leva no domingo à Sertã “Um copo de Fado, dois de Bossa Nova”. Foto: DR

O Cineteatro Tasso do Clube da Sertã recebe no domingo, 21 de agosto, às 21h30, o espetáculo musical “Rua das Pretas: um copo de Fado, dois de Bossa Nova”. A entrada é livre.

Integrado na programação da “Rota Olhares e Contares do Lado de Lá”, do projeto Territórios 5 Sentidos, este é um espetáculo de música jazz e bossa nova do coletivo musical lusófono criado e dinamizado por Pierre Aderne, compositor de diversos sucessos cantados nas vozes de António Zambujo e Seu Jorge, entre outros.

Do reportório do concerto da Sertã fazem parte temas como “Vela Bandeira”, “Fado dos Barcos”, “Vida de Estrela”, “Só pra ver ela passar”, “Calma Morena”, entre outros.

O Projeto “Ruas das Pretas” nasceu na sala de casa de Pierre em Lisboa, há vários anos, e começou por ser um encontro íntimo com os seus parceiros de música. Uma tertúlia musical que foi frequentada por nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ana Moura, Carminho, José Eduardo Águalusa, Valter Hugo Mãe e muitos outros.

Mudou algumas vezes de local, tendo esgotado diversas sessões, e passado por locais como Coliseu do Porto e Coliseu dos Recreios. Foram feitas dezenas de concertos de norte a sul do país e no estrangeiro, passando por Nova Iorque, Madrid, Berlim e Paris. Neste projeto “músicos de várias geografias juntam-se para tocar e dar voz a clássicos e originais onde as memórias se cruzam com os ritmos e melodias.” Foram já lançados dois álbuns e uma série na RTP que, brevemente, estreará a segunda temporada.

O espetáculo musical “Rua das Pretas: um copo de Fado, dois de Bossa Nova” integra-se na programação da “Rota Olhares e Contares do Lado de Lá” do projeto Territórios 5 Sentidos, promovido pelos Municípios da Sertã, Castanheira de Pera e Pombal, em prol da promoção artística e coesão territorial.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
On 23/01/2023 at 15:19, AndreRob disse:

A temporada 2 deve estrear nas proximas semanas já há sinopse. Talvez no lugar de Casa de Amália ou nas quintas feiras.

De facto substituirá Em Casa d'Amália às Sextas-feiras a partir de dia 10, mas às 23h30. Às 22h45 têm um Programa a Designar, provavelmente uma série.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...