_Daniel_ Posted January 9, 2021 Share Posted January 9, 2021 (edited) 2021 é oficialmente o ano da Era Cristina na TVI Findada que está a primeira semana do novo day-time, idealizado de raiz pela nova direção, está na altura de fazer um ponto de situação. Que é como quem diz: o que esperávamos, o que tem sido e que resultados têm surgido. Antecedentes Todos sabemos: Você na TV!, depois de sucessos e fracassos, acabou enquanto líder de audiências nas manhãs, ainda que com margem curta. A Tarde é Sua, líder durante anos, acabou como o programa menos relevante da tv portuguesa (), ainda que tenha liderado aqui e ali nas últimas emissões do ano de 2020. Resultados audiométricos: 19 de dezembro: VNTV -> 3,2 de rating e 19,1% de share; CF -> 3,5 e 20,7% Júlia -> 3,9 e 15,2%; ATES -> 3,7 e 14,6% 22 de dezembro: VNTV -> 3,7 de rating e 18% de share; CF-> 3,6 e 17,7% Júlia -> 4,8 de rating e 17,3% de share; ATES -> 3,9 e 14,4% Dias aleatórios de dezembro de 2020 mas que traduzem muito a dinâmica do day-time: algumas vitórias do VNTV por margem curta, menos vitórias do CF por margens curtas. Júlia a liderar confortavelmente, na maioria dos dias. Dois às 10 Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz herdavam uma liderança curta e uma forma de fazer televisão muito demarcada: o Goucha e o VNTV eram o padrão das manhãs. Em termos de qualidade, conseguiram corresponder à herança? Demasiado cedo para responder. No entanto, quanto a mim, as expectativas saíram furadas. Esperava uma química menos forçada, esperava um Cláudio mais calmo e uma Maria mais dominadora. Ao nível dos conteúdos, o programa não veio com estrondo, esteve morno toda a semana. Basta dizer que o momento alto da semana envolveu o Goucha. O programa tem muito por onde crescer, mas, como os resultados já demonstram, não foi a revolução que se esperava: 2ª feira: 4.4 + 30% (+) 6.1 + 27,5% face a 2.6 + 15,2% da SIC 3ª feira: 3.2 + 22,2% (+) 5.4 + 23,6% face a 3.0 + 17,5% da SIC 4ª feira: 3.5 + 23,7% (+) 5.7 + 23,6% face a 3.4 + 19,3% da SIC 5ª feira: 3.1 + 20,7% (+) 5.3 + 22% face a 3.4 + 19,1% da SIC 6ª feira: 3.3 + 20,9% (+) 5.4 + 22,3% face a 4.1 + 22% da SIC O programa chega a sexta-feira a perder, depois de empatar na quinta-feira na última parte. Será esta a tendência que se seguirá? A avaliar pelos resultados, CF cresceu anormalmente no último dia da semana, sendo que a TVI tem sensivelmente mantido os mesmos números desde terça-feira. Sentença O programa desilude em conteúdos, na apresentação e em números! Está a fazer pouco mais do que os últimos dias do vntv. Sendo uma dupla nova, é assinalável que tenha mantido o público do Goucha, no entanto, o resultado de segunda-feira mostrou que público novo contactou com o programa, mas não ficou para o dia seguinte. De futuro, será uma competição ávida nas manhãs. Não haverá um líder isolado. Goucha Manuel Luís Goucha recebeu um horário morto de Fátima Lopes. As tardes têm sido um pântano, seja em conteúdo, seja em resultados. Uma Júlia líder sem fazer grandes números, uma Fátima perdida com o seu público fiel. Goucha não veio revolucionar, em conteúdos. A matriz do programa assemelha-se ao já existente, mas é obviamente de destacar a forma de conversar do Manel, que acaba por trazer um ar fresco à floresta negra que é as tardes da tv portuguesa. A iniciativa de trazer os candidatos presidenciais parece estar a resultar, sendo uma novidade neste tipo de programas que vive muito de estórias de vida. No entanto, eu esperava mais rubricas, mais convidados interessantes e mais reportagens no exterior com o próprio Manel. De qualquer forma, é sem dúvida um upgrade face à herança recebida e os resultados mostram que as pessoas estão a gostar. 2ª Feira: 5.3 + 20,5% face a 4.1 + 15,6% da SIC 3ª feira: 5.9 + 22,8% face a 3.4 + 13% da SIC 4ª feira: 4.9 + 18,1% face a 5.3 + 19% da SIC 5ª feira: 5 + 19,2% face a 4.3 + 16,3% da SIC 6ª feira: 4,8/18,0% face a 4,0/14,7% da SIC O programa chega a perder na quarta-feira, mas recupera a liderança semanal. Chega ao final da primeira semana a fazer números superiores ao ATES e até melhores do que os melhores dias da Júlia em dezembro. Sentença Aposta ganha! Apesar de não ter trazido uma revolução às tardes, Goucha é um programa feito à medida do apresentador, o que só por isso o faz distinguir da concorrência. Os resultados dizem que o público gostou desta novidade e a própria TVI vê os seus resultados do final da tarde serem alavancados. O Goucha tem sérias possibilidades de virar o jogo para a TVI e se tornar o líder das tardes. A Júlia promete dar luta e continuará a vencer esporadicamente, mas de facto as tardes foram a surpresa do novo day-time. Veremos como se desenrolam as próximas semanas. O FuTuRo A deus pertence! Goucha segue como surpresa da semana e pode vir a ser o programa que faltava à TVI. 2às10 é a desilusão da semana. Dificilmente passará dos valores do seu antecessor e as manhãs podem se tornar no novo pântano de águas paradas da tv portuguesa. Seja como for, a competição está mais renhida do que nunca. Um dia ganho eu, outro dia ganhas tu, mas quem ganha sempre é você desse lado do televisor! O que esperam destas novas apostas? Comment below, subscribe and give this video a thumbs up! Saúde e paz... Edited January 9, 2021 by Da ni el 1 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tomás_RL Posted January 9, 2021 Share Posted January 9, 2021 Eu acho que é difícil dizer alguma coisa quando já foi tudo dito ahahahah O Goucha surpreende pela positiva, claramente, e pelo pouco que vi, parece menos pesado, emocionalmente, que o da Júlia. O facto de ser um programa feito à medida dele também é um ponto muito a favor e que neste caso resulta muito bem. O Dois às 10 foi a desilusão. Em termos de conteúdos é muito parado e não dá vontade de ver, simplesmente... 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
_Daniel_ Posted January 9, 2021 Author Share Posted January 9, 2021 há 1 hora, Tomás_RL disse: Eu acho que é difícil dizer alguma coisa quando já foi tudo dito ahahahah Verdade, ficou mais um artigo de opinião do que um tópico de discussão Penso que estamos numa fase em que é difícil algum programa se superiorizar em relação à concorrência de forma absoluta. Definitivamente não teremos um novo OPdC nem um novo VnTV tão cedo. No entanto, para mim, não deixa de ser curioso que seja o Goucha que esteja mais perto de alcançar esse objetivo. A diferença para a Júlia foi bastante assinalável ao longo de toda a semana. Veremos as próximas semanas. No entanto, para já, apontaria para uma liderança da TVI nos dois horários na média do mês. Embora seja claro por sexta-feira que as manhãs são muito importantes. Bastou fraquejar um pouco que acabou por levar por arrasto o próprio Goucha. Já a liderança do Linha Aberta pouca ajuda a Júlia. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Magazine Posted January 9, 2021 Share Posted January 9, 2021 Acho este tópico muito tóxico 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
_Daniel_ Posted January 9, 2021 Author Share Posted January 9, 2021 há 15 minutos, Magazine disse: Acho este tópico muito tóxico Porquê? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Figo Posted January 9, 2021 Share Posted January 9, 2021 (edited) Eu concordo que o balanço da semana é mais positivo para o Goucha, do que para o Dois às 10, mas também acho que os objetivos e as metas dos dois programas são bastante diferentes. O Goucha é um programa claramente a pensar no imediato, para chegar, ver e vencer. E quando digo vencer, não digo ser lider absoluto, mas sim ser muito mais competitivo competitivo num horário em que a TVI era praticamente uma nulidade. Já o Dois às 10 parece-me um programa mais a pensar no médio e longo prazo, para ir crescendo e conquistando o seu espaço aos poucos, com a aposta numa dupla de apresentadores relativamente jovem e com margem de progressão. Edited January 9, 2021 by Figo 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
idontknow Posted January 9, 2021 Share Posted January 9, 2021 (edited) "Goucha" foi uma excelente aposta da TVI (consegue deixar as pessoas coladas ao ecrã, coisa rara em programas da tarde que são maioritariamente assuntos pesados), já o "Dois às 10" mais do mesmo. Esperemos que a Tininha resolva o assunto rapidamente relativamente às manhãs, senão volta-se à estaca 0. Edited January 9, 2021 by idontknow 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
tjspy Posted January 10, 2021 Share Posted January 10, 2021 Só reparei neste tópico que o 2A10 subiu de 5ª para 6ª 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
_Daniel_ Posted January 10, 2021 Author Share Posted January 10, 2021 há 11 horas, Figo disse: Eu concordo que o balanço da semana é mais positivo para o Goucha, do que para o Dois às 10, mas também acho que os objetivos e as metas dos dois programas são bastante diferentes. O Goucha é um programa claramente a pensar no imediato, para chegar, ver e vencer. E quando digo vencer, não digo ser lider absoluto, mas sim ser muito mais competitivo competitivo num horário em que a TVI era praticamente uma nulidade. Já o Dois às 10 parece-me um programa mais a pensar no médio e longo prazo, para ir crescendo e conquistando o seu espaço aos poucos, com a aposta numa dupla de apresentadores relativamente jovem e com margem de progressão. Também estou a sentir um maior investimento em termos de conteúdo na tarde do que nas manhãs, não só na TVI, mas também na SIC. Isso também é uma surpresa desta primeira semana, dado que a Cristina sempre foi a grande defensora de umas manhãs fortes para alavancar o resto do dia. Provavelmente percebeu que o Primeiro Jornal é ali um muro impossível de ultrapassar. Ainda assim, se o 2às10 é a pensar no longo prazo, não seria mais interessante agarrar o máximo de público possível na primeira semana? Sinto um desleixo nesse nível. Para além de que eu esperava que o Cláudio fosse buscar algum público da Cristina. Penso que isso aconteceu na segunda-feira, mas pouco desse público ficou. há 9 horas, tjspy disse: Só reparei neste tópico que o 2A10 subiu de 5ª para 6ª Era mais interessante ter feito as médias entre as duas partes do programa, mas não tive paciência para isso Esse tipo de flutuação seria mais visível. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
thass_hot Posted January 11, 2021 Share Posted January 11, 2021 Se virmos a 1ª semana em vitórias e derrotas tanto o G como 2às10 têm 4 vitórias e 1 derrota cada. O Goucha foi para as tardes pelo mesmo motivo que a Júlia foi para as tardes há 2 anos e tal: tentar ganhar um horário que estava na lama. A Júlia é uma concorrente fortíssima e só um apresentador como o Goucha podia virar o jogo nas tardes. O 2às10 ñ teve tanto investimento como as tardes, mas isso pode ser uma coisa a construir aos poucos. O VnTV era líder na maioria dos dias e por margens superiores ao CF, mas eu lembro que o a liderança do CF desvaneceu logo. Eu penso que sinceramente vai ser um taco a taco provavelmente com uma ligeira vantagem em janeiro para 2às10 (por causa da 1ª semana). 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
_Daniel_ Posted January 16, 2021 Author Share Posted January 16, 2021 Mais uma semana: 4 derrotas para o Goucha, 4 vitórias para o Dois às 10. Se na primeira semana dizíamos que o Goucha tinha tudo para consolidar a liderança, com alguma vitórias do Júlia, e que o 2às10 é que ia liderar por pouco, esta semana parece que o programa das manhãs é que está mais seguro na liderança, com um resultado estrondoso na quinta-feira e o resto da semana a manter resultados estáveis. Já o Goucha, perdeu a semana toda com resultados próximos dos 3 pontos de rating. O day-time está muito mexido, de facto. Não há certeza de nada e tudo muda de uma semana para a outra. O Goucha precisa de apostar em mais famosos, claramente. O Dois às 10, apesar das críticas que vou lendo aqui, tem estado estável, por isso, é continuar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Popular Post _Daniel_ Posted February 1, 2021 Author Popular Post Share Posted February 1, 2021 Este tópico foi um flop, claramente ninguém quer saber de análises comparadas, neste fórum Mas como quero fechar o tópico com chave de ouro, deixo aqui as médias dos programas de day-time de janeiro de 2021. Dois às 10 - média de 354 590 espectadores e 18,9% de share vs. Casa Feliz - média de 354 590 telespectadores e 17,6% de share. Júlia - média de 467 700 telespectadores e 16,1% de share vs. Goucha - 449. 300 telespectadores e 16% share. Dois às 10 foi capaz de manter sensivelmente os espectadores que vinham do Você na TV, bem como a diferença face à competição direta da SIC. À tarde, creio que houve um reforço de público. Penso que tanto a Júlia como o Goucha beneficiaram muito do confinamento, mas, feitas as contas, diria que o Goucha se aproximou mais da Júlia do que alguma vez a Fátima foi capaz de fazer com o A Tarde É Sua (especialmente depois de ter perdido a liderança absoluta). Moral da História: Cristina, longe de ser um flop, teve sucesso na criação destes formatos. Não foi excelente, especialmente nas manhãs, que praticamente manteve o público fiel que vinha de trás, mas foi bem-sucedida ao ter sido capaz de ler as vontades do público do canal. As mudanças são sempre perigosas, porque podem afastar público desgostoso com as novidades. Há mérito em ter mantido o público nas manhãs e em ter subido o das tardes. Como ninguém lê este tópico, esta é a verdade absoluta e ninguém me pode contradizer. Saúde e Paz... 3 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Poderoso TV! Posted February 9, 2021 Share Posted February 9, 2021 @Da ni el se quiseres e conseguires, achas que podias continuar a fazer o balanço dos resultados dos programas e quiçá do "EM"? Os teus balanços foram muito bem feitos e é interessante ver a sua evolução. Se conseguires continua e parabéns! 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
_Daniel_ Posted February 9, 2021 Author Share Posted February 9, 2021 há 2 horas, Poderoso TV! disse: @Da ni el se quiseres e conseguires, achas que podias continuar a fazer o balanço dos resultados dos programas e quiçá do "EM"? Os teus balanços foram muito bem feitos e é interessante ver a sua evolução. Se conseguires continua e parabéns! Obrigado. A verdade é que é um pouco trabalhoso e não vejo assim tantas pessoas interessadas. Então o Esta Manhã é super difícil de comparar, nem percebo bem aqueles resultados, porque começa mais tarde do que o da RTP e começa mais cedo do que o Alô Portugal. Seria difícil comparar resultados. Em relação ao Goucha e ao Dois às 10, posso tentar atualizar com as médias dos meses, se alguém publicar no tópico das audiências essa média aritmética. Colocar todas as semanas, já é mais difícil Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tomás_RL Posted February 10, 2021 Share Posted February 10, 2021 Para não te deixar (quase) "sozinho" @Da ni el vou dar a minha breve opinião ahahahahah Agora mais a sério, acho que acertaram em cheio nas tardes! O Goucha faz aquilo como ninguém (apesar da Júlia também ser muito boa), mas para mim ele dá um ar e um ambiente menos pesado às histórias mais dramáticas, ao contrário do que acontece neste tipo de programas. Pode ser uma tragédia, mas não é essa a sensação que perpassa ao longo de toda a conversa. Já as manhãs têm muitos tiros nos pés. Em minha opinião, só vejo como ponto positivo a MBM, por que de resto... O cenário, embora seja interessante, tem umas cores e uns elementos um bocado meh, mas o Cláudio é a verdadeira pedra no sapato do programa. É insuportável demais. É forçado, irritante e a prova viva de que se pode querer ser apresentador mas não se ter jeito nenhum. Não basta querer, é preciso ter talento e ele, por diversas vezes, já provou que não tem. Eu não sou nada saudosista, mas já não se fazem apresentadores como o Goucha. Cultos, inteligentes, interessados, informados, preparados. É tudo muito superficial, bacoco, plástico, sem interesse. A minha dupla das manhãs para agora era o João Baião e a Maria Botelho Moniz... Embora prefira a MBM à Diana (que se está a portar muito bem, aliás, é uma atriz que é muito mais apresentadora que muitas supostas "só" apresentadoras), o Baião é genial e faz com que prefira a CF na maior parte do tempo. Também não me ocorre de momento outro nome para substituir o Cláudio, mas só sei que ele não dá. Os conteúdos também não diferem muito do VnTV, nem no embrulho, o que não ajuda. 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Diogo O. Posted March 2, 2021 Share Posted March 2, 2021 Como pediram aqui está os valores de Janeiro. A comparação dos dois programas, a RTP1 foi excluída, por motivos óbvios. NOTA: Os valores do "Dois ás 10" estão na primeira semana, são Dois ás Dez + Atualidade (média), portanto é a média dos duas divisões. Ao lado, quis pôr os valores do Casa Feliz, corretos, se não houver um lapso, que por vezes acontece. Os créditos do Design são do @Ruben Fonseca, que tentei recriar uma coisa parecida com as de ele. Apesar de não ser igual claro. Durante esta semana, posto as do Goucha e da Júlia e os de Fevereiro. Spoiler @Poderoso TV! @Da ni el 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts