Jump to content

Representatividade na Ficção


Free Live

Posts Recomendados

há 3 minutos, D91 disse:

Já reparam que passámos de novelas urbanas, com tiros, mortes, raptos e afins para novelas rurais, ligeiras e com humor? 

E isto acontece tanto na SIC como na TVI. Tirando uma ou outra excepção. 

sim e nao era preciso haver um casal, bastava alguma mulher/homem que fosse só para dizer "olá estou aqui, faço parte da sociedade" :ok: 

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Dimitri disse:

pois é, n'O Clube pelo que sei há, embora não tenha visto a série. E na TVI pelas sinopses já divulgadas do que aí vem parece algo outra vez rural, ligeiro, pelos vistos não...

N'O Clube existe de tudo e é inserido naturalmente.

Nas novelas parece que é preciso haver uma preparação... Estamos em 2021 e não passamos disto...

Editado por MrGrant
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, MrGrant disse:

N'O Clube existe de tudo e é inserido naturalmente.

Nas novelas parece que é preciso haver uma preparação... Estamos em 2021 e não passamos disto...

Mas isso é um retrocesso.

A SIC e a TVI já há anos que tem personagens LGBT nas novelas.

Se recuarmos mais no tempo até em Ninguém como Tu (2005) houve. Já tivemos casamentos e várias outras abordagens sobre a comunidade nas novelas.

Não percebo esta atitude da SIC desde que começou a era Daniel Oliveira.

As últimas personagens LGBT nas novelas da SIC foi em Alma e Coração, já lá vai um tempo.

Até em Golpe de Sorte a personagem do José Carlos Pereira parecia que ia ser gay, mas depois mudaram de ideias...

As novelas da SIC em alguns aspectos parece que regrediram...

Editado por D91
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tivemos esta conversa há não muito tempo, não me choca que não haja personagens LGBT, mas entre colocar o João Jesus ou o João Maneira como gay/bissexual/transsexual ou colocar mais um casal secundário enfadonho e sem química entre João Jesus e Oceana (medo só de imaginar...), sei bem o que prefiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, VINTAGE disse:

A melhor abordagem da "comunidade" foi sem dúvida em Jogo Duplo. 

 

para mim foi Alma e Coração pois apostou em focar numa familia (neste caso a Manuela Couto) que nao aceita o filho, e geralmente nas novelas eles focam-se nas personagens ficarem a novela toda a tentar contar à familia e eles aceitam. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, VINTAGE disse:

A melhor abordagem da "comunidade" foi sem dúvida em Jogo Duplo. 

Mas parece que querem regredir. No entanto uma coisa é certa, se é para abordarem mal e só porque sim mais vale nem fazer. 

Parece que agora nas novelas da TVI já não abordam também.

É verdade parece que querem regredir.

Enquanto isso, ainda pudemos ver as novelas da Globo onde falam de todos os temas.

há 1 minuto, Dimitri disse:

para mim foi Alma e Coração pois apostou em focar numa familia (neste caso a Manuela Couto) que nao aceita o filho, e geralmente nas novelas eles focam-se nas personagens ficarem a novela toda a tentar contar à familia e eles aceitam. 

Sim eu também gostei da forma como abordaram o tema em Alma e Coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Dimitri disse:

passamos de novelas num Portugal cosmopolita cheias de empresas e conceitos futuristas para novelas cheios de Zé's da esquina e povão...

Mas nos meios rurais também há todo o tipo de pessoas. Os autores é que tem uma visão limitada.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Dimitri disse:

para mim foi Alma e Coração pois apostou em focar numa familia (neste caso a Manuela Couto) que nao aceita o filho, e geralmente nas novelas eles focam-se nas personagens ficarem a novela toda a tentar contar à familia e eles aceitam. 

Pois para mim foi JD porque não houve essa história de aceitação ou não. Simplesmente duas mulheres que sentiram-se atraídas uma pela outra e eventualmente apaixonaram-se. Além disso elas eram importantes na história. 

há 19 minutos, D91 disse:

Parece que agora nas novelas da TVI já não abordam também.

É verdade parece que querem regredir.

Enquanto isso, ainda pudemos ver as novelas da Globo onde falam de todos os temas.

Sim eu também gostei da forma como abordaram o tema em Alma e Coração.

Mas na Globo abordam mas nunca abordaram bem. Nesse fator eu pensei que estávamos a superá-los. Mas agora estamos no mesmo nível. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, VINTAGE disse:

Pois para mim foi JD porque não houve essa história de aceitação ou não. Simplesmente duas mulheres que sentiram-se atraídas uma pela outra e eventualmente apaixonaram-se. Além disso elas eram importantes na história. 

Eu consigo ver o porquê de ser a tua favorita, mas acho que foi um pouco utopico, as coisas ainda nao sao assim e ainda há que debater de formas mais educativas. No entanto tambem gostei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Dimitri disse:

Eu consigo ver o porquê de ser a tua favorita, mas acho que foi um pouco utopico, as coisas ainda nao sao assim e ainda há que debater de formas mais educativas. No entanto tambem gostei.

Mas o problema é mesmo esse pensamento. Estamos em 2021, isto não é preciso debater, é uma coisa natural.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Dimitri disse:

Eu consigo ver o porquê de ser a tua favorita, mas acho que foi um pouco utopico, as coisas ainda nao sao assim e ainda há que debater de formas mais educativas. No entanto tambem gostei.

Eu não acho tão utópico assim. É que quem vê de fora acha que só nos preocupamos com a aceitação dos outros e que vivemos sempre com incertezas, etc. Eu acho que abordar da forma como fizeram em Jogo Duplo é o mais correto. 

Pode roçar o utópico, mas pelo menos naturaliza mais as coisas. 

Em relação ao OBDE eu já não me lembro de quase nada da novelas por isso... Mas na questão dos afetos, do que me lembro, foram exímios. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, MrGrant disse:

Mas o problema é mesmo esse pensamento. Estamos em 2021, isto não é preciso debater, é uma coisa natural.

Não é isso que eu digo, mas por exemplo em Alma e Coração ele era aceite por todas as outras personagens sem nenhum problema, mas é falso e tambem nao é uma representação correta fingir que a homofobia nao existe e que é tudo normal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Dimitri disse:

Não é isso que eu digo, mas por exemplo em Alma e Coração ele era aceite por todas as outras personagens sem nenhum problema, mas é falso e tambem nao é uma representação correta fingir que a homofobia nao existe e que é tudo normal.

Certo mas isso não invalida uma coisa da outra. Não é preciso andar a novela toda à volta disso (até porque são longas)

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, André disse:

Será que a personagem do Maneira é poc? A irmã ficou algo exaltada quando insinuaram que o irmão era gay e na descrição da personagem diz que ele carrega uma culpa que só a irmã sabe. :ok:

Pena também não ser na vida real pra ele afogar o ganso no meu lago. :triste:

há 5 horas, John123 disse:

Apareceu estava ao lado da Sofia Alves à frente do hotel quando ela teve o acidente. Mal abriu a boca parecia que trabalhava lá. 

Falando nela, olhei pra ela e só vi a Teresa Sousa Prado de DD. Podia ter mudado um pouco o visual...

  • Gosto 1
  • Haha 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, MrGrant disse:

Certo mas isso não invalida uma coisa da outra. Não é preciso andar a novela toda à volta disso (até porque são longas)

sim, atenção que eu gostei de JD nesse quesito, só nao é a melhor a meu ver. Aproveito para dizer que a bissexualidade devia ser mais explorada, foi muito pouco mas muito bem feita nos exemplos que me lembro, tempo de viver e teia

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Dimitri disse:

sim, atenção que eu gostei de JD nesse quesito, só nao é a melhor a meu ver. Aproveito para dizer que a bissexualidade devia ser mais explorada, foi muito pouco mas muito bem feita nos exemplos que me lembro, tempo de viver e teia

Sim. Falta muito isso ser abordado nas novelas.

Já tivemos o transformismo abordado ao de leve em Golpe de Sorte mas foi tão repentino que nem se notou.

  • Gosto 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Dimitri disse:

sim, atenção que eu gostei de JD nesse quesito, só nao é a melhor a meu ver. Aproveito para dizer que a bissexualidade devia ser mais explorada, foi muito pouco mas muito bem feita nos exemplos que me lembro, tempo de viver e teia

E ainda por cima era uma protagonista que era bissexual n'A Teia! :adoro:

Saudades dessa novela. :crying:

  • Gosto 1
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, Dimitri disse:

Não é isso que eu digo, mas por exemplo em Alma e Coração ele era aceite por todas as outras personagens sem nenhum problema, mas é falso e tambem nao é uma representação correta fingir que a homofobia nao existe e que é tudo normal.

Não era aceite pela mãe. Mas o assunto até foi abordado com algum realismo.

Mas agora o assunto evaporou-se das novelas e isso é mau.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Na minha opinião a melhor representatividade de um casal gay de homens foi em OBDE. Nunca censuraram as cenas íntimas nem beijos e era novela de primeiro horário e foi o sucesso que foi. Casal lésbico foi mesmo Jogo Duplo essa já era num horário mais tardio por isso as cenas íntimas ainda eram mais explícitas. A MJM já foi a própria a dizer que não tem problema nenhum em meter personagens LGBTQ nas suas novelas só que não é ela que manda a estação é que tem de dizer se quer ou não e a última palavra é deles. 

Editado por John123
  • Gosto 6
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, John123 disse:

Na minha opinião a melhor representatividade de um casal gay de homens foi em OBDE. Nunca censuraram as cenas íntimas nem beijos e era novela de primeiro horário e foi o sucesso que foi. Casal lésbico foi mesmo Jogo Duplo essa já era num horário mais tardio por isso as cenas íntimas ainda eram mais explícitas. A MJM já foi a própria a dizer que não tem problema nenhum em meter personagens LGBTQ nas suas novelas só que não é ela que manda a estação é que tem de dizer se quer ou não e a última palavra é deles. 

Deve ser tão revoltante a criatividade dos autores estar tão presa pelas estações e não podem fluir uma história como bem querem

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Rui Melo disse:

Deve ser tão revoltante a criatividade dos autores estar tão presa pelas estações e não podem fluir uma história como bem querem

Sim, eu acho que os autores do Brasil tem mais liberdade para escreverem o que querem nas suas novelas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

29 minutes ago, D91 said:

Sim, eu acho que os autores do Brasil tem mais liberdade para escreverem o que querem nas suas novelas.

Sim podem ter mais liberdade mas acredito que se a estação não quiser um casal gay eles não vão meter um na novela. Uma coisa em que PT pelo menos é mais avançado do que o Brasil é na questão de beijos e afetos. Os poucos casais gays na ficção brasileira que há é raro veres um beijo etc. Em ADDP a mais recente eles só deram um beijo no último episódio e foi só selinho.

Editado por John123
  • Gosto 3
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...