Jump to content

118: Balanço do Ano 2020: O Jogo do Novo Começo


ATVTQsV

Posts Recomendados

O fim existe.
Um novo início é só uma mentira.
O ultimato se aproxima e a esperança é remota.

Para onde é que vamos?

Bem-vindos a uma edição que é simultaneamente austera e grandiosa da tua história de subestação, o Balanço do Ano (que espero acabar), onde analisamos ao raio X tudo o que se passou na televisão portuguesa (e não só) em 2020, desde que seja intrinsecamente ligado ao panorama audiovisual português e quem fez da pandemia um lugar para, eventualmente, vermos a televisão a voltar ao igual de sempre. Paralelamente a cada parte da crónica desenrolar-se-á uma história chamada O Jogo do Novo Começo.

Vou falar sobre os trunfos da RTP, SIC, TVI, depois cabo, Brasil, notícias internacionais e para fechar um balanço da THdS. Poderei adicionar algo relativo aos anúncios do ano. A intenção inicial era limitar-me só aos programas e aos novos canais, mas tenho de incluir obrigatoriamente o ramo publicitário. É claro que nem tudo é rádio nem televisão, e prefiro diversificar o ramo da THdS.

Sem mais delongas, que comece a história, que será sempre apresentada em spoiler.

Spoiler

Maio de 2020. Depois de ver o seu canal bloqueado pelo YouTube pela RTP e pela Alda Casqueira à custa de vídeos do #EstudoEmCasa, o ATVTQsV foi sugado para a dimensão da televisão portuguesa. Ele assumiu a presidência da república da televisão, dominada pela sua pimbalhada low-cost que gera rios de dinheiro e de audiências. Passado algum tempo ele descobre que não está sozinho, que o Televisão 10, o PierreDumont e o LP 98 foram sugados também (entenda a história deles em breve).

Assim que ele abriu os olhos, ele está numa cama num lugar estranho, que na verdade era a sede de um antigo canal clandestino, a Televisão Chiadeira. O canal tinha sido fechado no mesmo dia que o seu YouTube, aqui por violação de copyright, dado que o canal passava séries americanas dos anos 90 e 2000, descarregadas da internet. Com o passar dos meses, o ATVTQsV desta dimensão passou a ver menos televisão e quer decifrar o enigma.

Se a esperança é a última a morrer, então a esperança na televisão está mais do que viva neste mundo.

Eu: És eu?

ATVTQsV da Chiadeira: Sim.

Eu: Como é que me reconheceste?

ATVTQsV da Chiadeira: A minha única ligação com o mundo exterior desde Março foi o canal que tinhas no YouTube e as séries que descarregava, a minha televisão entretanto fechou, dizem que passar séries americanas legendadas atrai menos audiências. E tu quem és?

Eu: Vim do mundo real. Eu quero uma televisão a sério, e nada daquelas xaropadas pimba.

ATVTQsV da Chiadeira: Infelizmente nesta dimensão não vais conseguir chegar lá perto, quanto mais longe! Fora as facções da Rainha Paixão, só se pode ouvir música pimba e um ou outro tema de novela. Nem sei em que canal está a Globo, perdi a mão!

Eu: Que canais recebes?

ATVTQsV da Chiadeira: É uma espécie de TDT. 1: RTP 1, evitável de ver durante o dia em boa parte do ano e de madrugada, porque ninguém quer comprar uma iWalk da Galeria às cinco da manhã. RTP 2, codificada. Aparentemente o acesso está limitado desde Maio a quem é amiga da Teresa Paixão. SIC, caiu na qualidade, tento ver Amor à Vida. TVI, a pior delas todas. AR TV, mais tempo off do que on. RTP 3, só quando estiver a alBerta, e olha que ela esteve fora do canal há bastante tempo! A Chiadeira estava no canal 8, o sinal foi codificado. Foi um ano e meio a fazer muitas coisas boas, ainda me lembro da altura em que me cassaram a emissão, estava a passar um episódio do House.

E depois de uma grande conversa com a minha versão da TV Chiadeira, parti para uma viagem onde tentava acabar de uma vez por todas com a ordem vigente. Contaram-me que ninguém venceu a batalha. Dizem que vou ser o primeiro.

(genérico tipo anime)

Ever since you went away
I feel so empty, cold and bare
And all that I can do is wait
Pray to give me peace of mind

Sacred heart what (corte)

E assim, toda a verba foi gasta no genérico (pouca gente vai entender)

Como irá lidar o ATVTQsV do mundo real no admirável mundo novo que é a dimensão onde Portugal está controlada pelas personalidades televisivas? Saiba mais no fim da primeira parte, sobre os trunfos da RTP.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...