Jump to content

Canal RTP do Conhecimento

Diogo O.
 Share

Recommended Posts

RTP África vai estar disponível na TDT e será criado o canal do Conhecimento

Nuno Artur Silva explica que o alargamento da RTP África reforça "a política da língua" e a divulgação. O canal do Conhecimento terá o contributo das universidades.

https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2020/11/10/rtp-africa-vai-estar-disponivel-na-tdt-e-sera-criado-o-canal-do-conhecimento/amp/

• Like 1

• 8 months later...

Eu sei que não é consensual a criação de um canal RTP do Conhecimento, mas qual seria, para vocês, a melhor grelha?

Deixo-vos aqui uma proposta, baseada nos canais Rai Storia e Rai Scuola, Kunskapskanalen da SVT, Discovery Channel, BBC Knowledge, Animal Planet, National Geographic, etc:

• Dias temáticos:
    • 2ª: História
    • 3ª: Cidadania
    • 4ª: Ciência e Tecnologia
    • 5ª: Filosofia
    • 6ª: Corpo Humano
    • Sábado: Mundo
    • Domingo: Vida Selvagem e Ambiente
  • Dentro de cada dia poderiam escolher um tema específico e começar a emissão com um debate e um seminário sobre o tema. O debate começaria com um documentário (c. 30 minutos) alusivo ao tema e depois debate, como o Thema da ARTE. Por exemplo:
    • História: Implantação da República Portuguesa
    • Cidadania: Imigração
    • Ciência e Tecnologia: Combate ao envelhecimento
    • Filosofia: Ética e Moral
    • Mundo: Dedicado a um país
  • Programas:

O que acham? Deixem aqui as vossas sugestões.

• Like 2

Para mim não faz sentido abrir mais um canal. Acho que podem perfeitamente transferir essa função para a rtp memória.

Metade do dia canal do conhecimento, metade rtp memória... até tornava o Memoria melhor porque os conteudos podiam ser mais bem escolhidos em vez de estar ali a despejar repeats o dia todo em loop.

• Like 1

há 59 minutos, Robalinho disse:

Para mim não faz sentido abrir mais um canal. Acho que podem perfeitamente transferir essa função para a rtp memória.

Metade do dia canal do conhecimento, metade rtp memória... até tornava o Memoria melhor porque os conteudos podiam ser mais bem escolhidos em vez de estar ali a despejar repeats o dia todo em loop.

Também acho. Podiam transferir essa função para a RTP2 ou RTP Memória. 

há 13 minutos, Televisão 10 disse:

Mas a RTP Memória não serve para passar repetições? :read:

Serve mas se n tiver de ocupar 24 horas a dar repeats a curadoria dos conteudos pode ser mais bem trabalhada e focar-se em programas com valor acrescentado e não dar novelas em loop 500 vezes...

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

É dos conteúdos com mais audiência na RTP Memória...

por terem audiencia não quer dizer que sejam relevantes... a rtp memoria não tem publicidade não precisa de estar focada a dar novelas... mas ok mesmo que dê bastava um horário... a ideia aqui é usar apenas a parte do fim de tarde e noite para dar conteudos memoria e o resto dar-lhe um espaço para conteudos actuais...  seria a rtp4

• Like 2

• 3 months later...
  • 3 months later...
há 3 horas, Televisão 10 disse:

Com a saída do Nuno Artur Silva do Governo, parece-me que este canal não vai conhecer a luz do dia.

Parece-me cedo para concluir isso. O programa do Governo refere, embora de forma vaga, a revisão do CCSP, e acredito que aí não haverá grandes alterações à proposta que existe. Mas a Comissão de Trabalhadores parece animada com a saída do NAS. xD

• Like 2
  • Love 1

• 2 months later...
há 1 hora, Televisão 10 disse:

No último Voz do Cidadão, o presidente do Conselho de Administração da RTP referiu que o canal já não vai avançar.

em vez de avançar este canal devia era começar a ser repensada a rtp2 talvez com algumas das caracteristicas que procuravam para este canal. É evidente que a rtp2 precisa de ser reformulada mesmo que se aceite que a programação tem qualidade e é diferenciador do resto... mas é preciso que o segundo canal ganhe mais visibilidade...

• Like 1