Jump to content

Chegar a Casa


Lusitana

Posts Recomendados

Meu Deus... quando é que a RTP vai parar de por atores de Lisboa a fazer um péssimo sotaque do Norte, quando há 500 atores no Norte.... Deus do céu. 
O único bom sotaque que ouvi nas promos foi mesmo o da Anabela Moreira. 
Não se percebe. É tratada como uma coisa menor lá dos tolinhos regionalistas mas tira logo muita autenticidade para qualquer um que vai ver a série.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk


  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, canal5 disse:

Não se percebe. É tratada como uma coisa menor lá dos tolinhos regionalistas mas tira logo muita autenticidade para qualquer um que vai ver a série.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

 

nos devemos ser o unico país em que quando se usa um sotaque fica tudo em pânico... os ingleses passam o tempo a fazer isto, os americanos idem... sim naqueles produtos que todos consomem. Até metem uma actriz americana a fazer sotaque da Diana num filme que já está a ser aclamado... mas aqui em Portugal ai credo que é o fim do mundo quando se tem actores a tentar dar um pouco mais de regionalismo ao produto... era mais credivel ninguem ter sotaque nenhum ou ter de fazer casting a actores de Arcos de Valdevez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Vieira disse:

A Anabela Moreira está com o sotaque no ponto e parece ser engraçada. Vai arrasar.

Também achei, será um dos destaques da série. Para já, a que me pareceu pior em termos de sotaque foi a Joana Seixas. Tenho pena, porque é uma atriz que gosto bastante, preferia que não tivesse sotaque nenhum.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, AndreRob disse:

nos devemos ser o unico país em que quando se usa um sotaque fica tudo em pânico... os ingleses passam o tempo a fazer isto, os americanos idem... sim naqueles produtos que todos consomem. Até metem uma actriz americana a fazer sotaque da Diana num filme que já está a ser aclamado... mas aqui em Portugal ai credo que é o fim do mundo quando se tem actores a tentar dar um pouco mais de regionalismo ao produto... era mais credivel ninguem ter sotaque nenhum ou ter de fazer casting a actores de Arcos de Valdevez...

Mais vale não ter sotaques se for para fazer uma coisa mázinha.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Vieira disse:

Mais vale não ter sotaques se for para fazer uma coisa mázinha.

é má para quem? eu tenho familia no norte e das primeiras cenas que vi nada daquilo me pareceu forçado e exagerado é mesmo assim que os oiço falar...  as pessoas que sempre viveram la lá têm sotaque mais carregado, as mais jovens e que viveram fora tendem a ter sotaque menos vincado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

33 minutes ago, canal5 said:

Não se percebe. É tratada como uma coisa menor lá dos tolinhos regionalistas mas tira logo muita autenticidade.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
 

Querem um elenco do Norte que pode falar com sotaque:

Dalila Carmo, Pedro Lamares, Maria João Pinho, Marta Melro, Mariana Monteiro, Benedita Pereira, Adriano Luz, Débora Monteiro, Carla Maciel, Glória Férias, Diogo Costa Reis, Inês Aires Pereira, Sara Barros Leitão, Ana Bustorff, Sandra Santos, Duarte Loc, António Capelo, Raquel Clayton, Carolina Torres, Ângelo Rodrigues, Soraia Chaves, Melânia Gomes, Helena Costa, Almeno Gonçalves, Jorge Carretas, Sérgio Praia.

6 minutes ago, AndreRob said:

é má para quem? eu tenho familia no norte e das primeiras cenas que vi nada daquilo me pareceu forçado e exagerado é mesmo assim que os oiço falar...  as pessoas que sempre viveram la lá têm sotaque mais carregado, as mais jovens e que viveram fora tendem a ter sotaque menos vincado...

Eu não moro atualmente do Norte, mas nasci lá e vivi a maioria da minha vida lá. Posso garantir-te que as pessoas não falam assim. Exceção seja feita à Anabela Moreira, que conseguiu criar um sotaque existente mas "subtil". Ninguém com a idade e formação da personagem da Joana Seixas tem aquele sotaque, existem palavras com algum sotaque mas não é assim "tudo a eito".

A questão é que no Reino Unido o mercado é outro. Aqui o mercado é pequeno.

A mim não chateou a Sara Barros Leitão no "I Love It" a fazer sotaque transmontano, porque ela é do Norte, vive próxima dessa realidade. 

Agora quando há tantos atores (e bons) nascidos no Norte, com família no Norte porquê esta palhaçada?

Eu diria o mesmo se enviassem atores do Norte para fazerem personagens do Alentejo com sotaque... 

Se não sabem fazer, não façam. 

Editado por VTL
  • Gosto 1
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, VTL disse:

Querem um elenco do Norte que pode falar com sotaque:

Dalila Carmo, Pedro Lamares, Maria João Pinho, Marta Melro, Mariana Monteiro, Benedita Pereira, Adriano Luz, Débora Monteiro, Carla Maciel, Glória Férias, Diogo Costa Reis, Inês Aires Pereira, Sara Barros Leitão, Ana Bustorff, Sandra Santos, Duarte Loc, António Capelo, Raquel Clayton, Carolina Torres, Ângelo Rodrigues, Soraia Chaves, Melânia Gomes, Helena Costa, Almeno Gonçalves, Jorge Carretas, Sérgio Praia.

A Soraia é de Lisboa, penso eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, RTF disse:

Também achei, será um dos destaques da série. Para já, a que me pareceu pior em termos de sotaque foi a Joana Seixas. Tenho pena, porque é uma atriz que gosto bastante, preferia que não tivesse sotaque nenhum.

A Joana Seixas terá que ter um sotaque totalmente diferente de todos. Não esquecer que ela passou 15 anos noutro país, com outra língua. Inclusive o sotaque dela deveria ser chiado e com uma musiquinha como o Futre. 

há 35 minutos, VTL disse:

Querem um elenco do Norte que pode falar com sotaque:

Dalila Carmo, Pedro Lamares, Maria João Pinho, Marta Melro, Mariana Monteiro, Benedita Pereira, Adriano Luz, Débora Monteiro, Carla Maciel, Glória Férias, Diogo Costa Reis, Inês Aires Pereira, Sara Barros Leitão, Ana Bustorff, Sandra Santos, Duarte Loc, António Capelo, Raquel Clayton, Carolina Torres, Ângelo Rodrigues, Soraia Chaves, Melânia Gomes, Helena Costa, Almeno Gonçalves, Jorge Carretas, Sérgio Praia.

Eu não moro atualmente do Norte, mas nasci lá e vivi a maioria da minha vida lá. Posso garantir-te que as pessoas não falam assim. Exceção seja feita à Anabela Moreira, que conseguiu criar um sotaque existente mas "subtil". Ninguém com a idade e formação da personagem da Joana Seixas tem aquele sotaque, existem palavras com algum sotaque mas não é assim "tudo a eito".

A questão é que no Reino Unido o mercado é outro. Aqui o mercado é pequeno.

A mim não chateou a Sara Barros Leitão no "I Love It" a fazer sotaque transmontano, porque ela é do Norte, vive próxima dessa realidade. 

Agora quando há tantos atores (e bons) nascidos no Norte, com família no Norte porquê esta palhaçada?

Eu diria o mesmo se enviassem atores do Norte para fazerem personagens do Alentejo com sotaque... 

Se não sabem fazer, não façam. 

Aqui há uns anos no DDT, houve um sketch com a Sandra Santos que gozava mesmo com isso. Ela era uma atriz do Porto que falava normalmente, com algum sotaque e o realizador, o Monchique, achava que estava mal e não se percebia nada. Depois tinha a Joana Pais Brito a fazer uma atriz de Lisboa que fazia um sotaque horrendo, parecia uma mistura de russo com brasileiro e ele achava excelente. 

Vejam o vídeo. 

 

Editado por DoAudiovisual
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, DoAudiovisual said:

A Joana Seixas terá que ter um sotaque totalmente diferente de todos. Não esquecer que ela passou 15 anos noutro país, com outra língua. Inclusive o sotaque dela deveria ser chiado e com uma musiquinha como o Futre. 

Aqui há uns anos no DDT, houve um sketch com a Sandra Santos que gozava mesmo com isso. Ela era uma atriz do Porto que falava normalmente, com algum sotaque e o realizador, o Monchique, achava que estava mal e não se percebia nada. Depois tinha a Joana Pais Brito a fazer uma atriz de Lisboa que fazia um sotaque horrendo, parecia uma mistura de russo com brasileiro e ele achava excelente. 

Vejam o vídeo. 

 

Exato é exatamente isto que eu sinto.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei. Tem mais ritmo que outras séries que temos visto, no primeiro episódio acontecem várias coisas e não vi nenhum sotaque demasiado forçado. o da sotaque da Joana Seixas é facilmente justificável até porque viveu metade da vida fora da vila, tanto que ela usa algumas palavras com sotaque assim como meteu algumas palavras em galego quando começa a falar muito rapido e isso parece-me ser construção da personagem. Tipico de quem viveu em dois locais diferentes.  Os miudos também.

Só tenho pena que insistam em planos fixos, se fazem uma cena de rua só tem um plano que o mesmo do inicio ao fim da cena não há mudança de prespectiva seja quando o personagem fala ou mudando a posição da camara e isso corta o ritmo das cenas. Talvez porque não dá para investir em gravar 3 ou 4 vezes a mesma cena de diferentes angulos como se faz em qualquer produto americano...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi o primeiro episódio. À primeira vista, a história parece ser leve e divertida. 

Gostei bastante da personagem da Joana Seixas, juntamente com a personagem do Rodrigo Tomás. 

O único defeito são os non-sotaques do Norte, especialmente o da personagem da Rosa do Canto, o "sotaque" está muito mau. Por outro lado, o sotaque da Joana Seixas é completamente compreensível, visto que esteve emigrada durante alguns anos. 

Não custava nada ter contratado alguns atores do Norte…

Editado por Jafael
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da estreia. 

Já não via uma série da RTP há algum tempo, mas os sotaques deixaram-me curioso para também comentar com maior propriedade.

A Joana Seixas em termos de interpretação está ótima, provavelmente o melhor desempenho em que já a vi. O sotaque é que estraga um pouco, soa a falso porque ora está lá, ora desaparece. 

O mesmo para Rosa do Canto que está deliciosa, mas por vezes esquece-se o sotaque, nomeadamente na troca dos vês pelos bês que é algo subtil e que já ajudava imenso a que o sotaque estivesse no ponto. Basta essa mudança subtil para que o regionalismo lá esteja sem que seja forçado.

O Rodrigo Tomás está com um sotaque coeso e a personagem dele tem graça.

Mas a MVP desta série é a Anabela Moreira, assim sim. Sotaque certo, excelente interpretação. 

Vou acompanhar.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...