Jump to content

Opto SIC [Tópico Geral]


Filipe S.

Posts Recomendados

há 14 minutos, Faded disse:

Agora que tenho um namorado que é tradutor, posso confirmar que os prazos são ridículos mesmo. E mal pagos também. 

Tenho alguns colegas meus de licenciatura e mestrado que enveredam ou por fazer legendagem/tradução de guiões quase a full time e outros a fazerem parcialmente e maior parte deles diz que fazer legendagem cá só mesmo quem gosta ou tem panca por aquilo, porque os valores oferecidos por tradução-legendagem e tradução de guiões, junto com os prazos, são completamente ridículos. Sou tradutor e acho que tão cedo não me meto nisso, a não ser que as rates sejam repensadas. Não é mercado para mim. Preços ridículos, processos complicados, software caríssimo que é apenas suportado pelo tradutor-legendador, etc.

Editado por JDaman
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, JDaman disse:

Eu às vezes compreendo a óptica de quem arranja "fornecedores alternativos" para o mais variado tipo de conteúdos.

Mas chega a uma altura em que deixa de haver justificação. Eu deixei de piratear jogos quando passei para a Steam e comecei a andar mais atento ao mercado de usados (obrigado Zwame, OLX e CEX). Deixei de piratear tanta vez TV quando descobri formas acessíveis de poder ver as séries em alturas onde sei que tenho tempo e paciência para as ver. Nem sempre tenho Netflix, HBO, etc., nem preciso. Posso subscrever ao meu ritmo e ver as séries quando sei que irei tirar partido do dinheiro que gastei. O mesmo para desporto. Não tivesse sido a pandemia e teria aproveitado €40 (promo do Black Friday) de Eleven Sports só à custa da Champions, da Bundesliga e da F1, que são coisas que adoro ver. Piratear música? Praticamente deixei de o fazer com o Spotify. De vez em quando até me enviam um e-mail simpático com desconto no Premium.

Praticamente passei a piratear apenas aquilo que me é menos acessível a nível de distribuição. A questão financeira para mim há muito que deixou tanto de ser um mote para se piratear seja o que for.

Eu dou-te razão e reconheço que fui exagerado no modo como me expressei. Talvez um dia mude de opinião, até porque dividindo com amigos há serviços que não ficam caros. Mas não foi minha intenção desvalorizar o trabalho de ninguém.

O meu tom mais duro foi mesmo porque não me dou bem com plataformas do género, sou muito indeciso e um grande cartaz não me ajuda. :cryhappy: Se tiver o trabalho de ir eu atrás dos episódios, sinto-me na obrigação de ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Free Live disse:

Eu dou-te razão e reconheço que fui exagerado no modo como me expressei. Talvez um dia mude de opinião, até porque dividindo com amigos há serviços que não ficam caros. Mas não foi minha intenção desvalorizar o trabalho de ninguém.

O meu tom mais duro foi mesmo porque não me dou bem com plataformas do género, sou muito indeciso e um grande cartaz não me ajuda. :cryhappy: Se tiver o trabalho de ir eu atrás dos episódios, sinto-me na obrigação de ver.

Embora tenha tido um tom duro também, o meu objectivo não é propriamente julgar quem usa a pirataria, porque estamos todos no mesmo barco e ninguém aqui é santo. A minha óptica é sempre tentar mostrar o lado onde quem cria os conteúdos é afectado com decisões arbitrárias de quem simplesmente não quer pagar só porque sim. Eu já fui assim e fui aprendendo com o tempo a dar valor a quem cria os conteúdos e a tentar aproveitar o máximo possível o dinheiro que tenho, mas tentando também o máximo possível em pagar pelo que consumo ou tentar arranjar forma de quem criou o conteúdo ser em parte recompensado por este.

Compreendo que as plataformas de streaming consomem algum tempo na procura de conteúdos. É um motivo pelo qual às vezes acabo por não as subscrever até haver aquela killer app que me faz valer o dinheiro e subscrever quando tenho a disponibilidade física e mental para a ver.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente, aquela homepage a fazer saltar à vista flops como Paixão e Rainha das Flores... :rofl:

Suponho que seja porque ainda não revelaram o catálogo e por isso escolheram ali coisas que são óbvias e não são surpresa nenhuma.

Para além de Floribella e Médico de Família, devem disponibilizar Vingança também. Quando os Anjos a citaram no Casa Feliz por causa de terem feito a banda sonora, o Nelson disse que tinha ouvido falar numa surpresa relacionada com a novela e não sei quê. Portanto deve ter havido esforços para renovar os direitos das adaptações (pelo menos daquelas mais marcantes).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Free Live disse:

O Salve-se Quem Puder e o TGV também podiam ser programas nostálgicos para um público mais jovem.

O Salve-se Quem Puder deve estar lá batido. O TGV era bom, mas não sei se os direitos desse programa são tão acessíveis. Se os conseguissem, também podiam e deviam meter o Campeões Nacionais, visto que esse foi uma adaptação do mesmo formato que o TGV.

Se querem o público jovem batido, outra obrigação é o Aqui Não Há Quem Viva. Mas esse nem é só pelos jovens, mas sim pelo bem da sociedade em geral.

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, ineseabra disse:

Após a data de lançamento os residentes em Portugal também poderão aceder ao plano gratuito, onde terão acesso apenas a parte do catálogo, à emissão em direto da SIC e às gravações automáticas dos últimos 7 dias.
 

Presumo que essa limitação de catálogo vá para o "vamos ter apenas coisas dos últimos X anos".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Nogueiraa03 disse:

estou meio confuso, vai haver conteúdos da SIC né? mas depois só vai haver gravações automáticas para 7/30. Para quê gravações automáticas se os conteúdos ficam na plataforma?

Porque não devem guardar na plataforma os noticiários do dia, nem coisas internacionais, nem nada disso.

Imagina, Vida Selvagem, O Nosso Mundo, novelas da Globo, Jornal da Noite, Primeiro Jornal ou cinema internacional dificilmente ficam disponíveis para a posteridade. Algumas coisas por causa dos direitos (caso de produtos estrangeiros) e outras coisas porque não existe necessidade de guardar (como os noticiários do dia). Assim ficam só os 30 dias, como se ficassem na box (e mesmo assim haverá coisas que nem sequer vão estar disponíveis um único dia, por causa dos direitos).

Suponho que seja isso.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Pedro M. disse:

Porque não devem guardar na plataforma os noticiários do dia, nem coisas internacionais, nem nada disso.

Imagina, Vida Selvagem, O Nosso Mundo, novelas da Globo, Jornal da Noite, Primeiro Jornal ou cinema internacional dificilmente ficam disponíveis para a posteridade. Algumas coisas por causa dos direitos (caso de produtos estrangeiros) e outras coisas porque não existe necessidade de guardar (como os noticiários do dia). Assim ficam só os 30 dias, como se ficassem na box (e mesmo assim haverá coisas que nem sequer vão estar disponíveis um único dia, por causa dos direitos).

Suponho que seja isso.

As novelas brasileiras até são capazes de ficar.

As atuais estão no site da SIC, tal como Amor de Mãe.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Johnman disse:

Qual seria o target ideal de subscritores ao final do primeiro ano disto? Centenas? Chega aos mil?

Só eles, tendo em conta o que investiram e a expetativa que têm é que podem definir metas. Para nós será difícil avaliar (tal como nunca sabemos as contas dos serviços de streaming internacionais).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Pedro M. disse:

Só eles, tendo em conta o que investiram e a expetativa que têm é que podem definir metas. Para nós será difícil avaliar (tal como nunca sabemos as contas dos serviços de streaming internacionais).

Sim, claro, era apenas uma questão de curiosidade :cryhappy:  É uma questão interessante decifrar como é que este serviço em particular se vai desenrascar num mercado que tem as caraterísticas que tem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...