Jump to content

Qual foi a vosso período preferido da RTP1 nos últimos 20 anos?

Phoenix
 Share

Recommended Posts

A minha fase preferida foi a de 2001 a 2003, a fase do Rangel e inícios da fase do Nuno Santos. Mas acho que a RTP1 teve uma boa grelha até 2004/2005.

Actualmente a grelha deste canal é uma confusão.

• Like 3

• 2 weeks later...
  • 7 months later...
há 22 minutos, Rui Melo disse:

Eu diria que entre 2007 e 2009. Que saudades das primeiras temporadas do Conta me Como Foi, do Pai a Força... Mas acho que nos últimos anos tem evoluido bastante, embora eu não acompanhe as series atuais

Eu não adorava o Pai à Força, mas costumava ver. Houve uma altura em que eu costumava ver as séries da RTP, mas as minhas preferidas eram o "Velhos Amigos", Compadres e Um Lugar Para Viver.:adoro:

• Like 1

há 1 minuto, D91 disse:

Eu não adorava o Pai à Força, mas costumava ver. Houve uma altura em que eu costumava ver as séries da RTP, mas as minhas preferidas eram o "Velhos Amigos", Compadres e Um Lugar Para Viver.:adoro:

Viste Sinais de Vida (2013)?

• Like 1

sei que estou em minoria, mas, pessoalmente, o período da RTP1 que me deixa mais nostalgia é precisamente o de 2000-2001, o do marasmo antes da chegada do Rangel, com grafismos encomendados à BBC, uma misturada na grelha que ia desde novelas mexicanas (?) a séries de ficção portuguesa de qualidade como "A Febre do Ouro Negro", etc

Edited by bacalhaucomnatas
  • Like 1
  • Love 1

há 1 hora, bacalhaucomnatas disse:

sei que estou em minoria, mas, pessoalmente, o período da RTP1 que me deixa mais nostalgia é precisamente o de 2000-2001, o do marasmo antes da chegada do Rangel, com grafismos encomendados à BBC, uma misturada na grelha que ia desde novelas mexicanas (?) a séries de ficção portuguesa de qualidade como "A Febre do Ouro Negro", etc

Eu também adorei essa fase, tanto na RTP1 como na RTP2.

• Like 2

Talvez fim dos anos 90 (é um pouco mais de 20 anos, mas pronto) e inicio dos primeiros anos do século 21. Tenho nostalgia por causa da infância. Dos desenhos animados (inclui a rtp 2), séries (Camilo, O Pendura, A Minha Sogra é uma Bruxa, etc), novelas, etc. Se bem que anos mais tarde a RTP também teve umas séries interessantes e outras coisas, mas pronto..

• Like 4

há 18 horas, Vieira disse:

Talvez fim dos anos 90 (é um pouco mais de 20 anos, mas pronto) e inicio dos primeiros anos do século 21. Tenho nostalgia por causa da infância. Dos desenhos animados (inclui a rtp 2), séries (Camilo, O Pendura, A Minha Sogra é uma Bruxa, etc), novelas, etc. Se bem que anos mais tarde a RTP também teve umas séries interessantes e outras coisas, mas pronto..

Viste a serie Riscos?

• Like 1

há 40 minutos, Rui Melo disse:

Viste a serie Riscos?

Pouco. Lembro-me de ter espreitado algures, não sei se na exibição original ou numa repetição. Sei que tem qualidade, mas lembro-me muito mal.

• Like 2

Do novo milénio os programas que mais gostei foram:

• QQSM,
  • Só Números (há pouca gente que se lembre disto),
  • Elo Mais Fraco,
  • Gregos e Troianos - que depois veio dar origem ao Prós e Contras,
  • OT
  • achava alguma piada A Minha Sogra é Uma Bruxa,
  • Diz que é uma espécie de Magazine.
  • especiais informativos: penso que foi nessa área que a RTP se destacou bastante e dava cartas.
  • Like 2

13 hours ago, thass_hot said:

Embora não tendo sido a fase que mais vi a RTP1 (na 2ª metade da década de 90 via sobretudo a RTP1 quando a maioria das pessoas via a SIC), gostei da fase 2003-6. Houve um esforço após o Rangel ter sido despedido que deu um impulso à RTP tanto a nível de audiências como a nível de qualidade.

Tiveram o engenho de aproveitar uma época cheia de acontecimentos noticiosos de grande importância como a Guerra do Iraque de 2003. Foi esse o grande impulsionador de audiências da RTP1 nesse ano.

Já tinha havido algumas tentativas de introduzir mais informação na grelha na era do JRS como director de informação em 2000-2001 e com mesmo Rangel logo a seguir mas a grande oportunidade foi esse acontecimento. Também a aposta no cinema em HN era muito frequente.

A nível de entretenimento sem dúvida que o Elo Mais Fraco foi um grande sucesso desde praticamente a sua estreia, aproveitando o Mundial 2002 e o fim do inenarrável Fábrica de Anedotas. Operação Triunfo demorou a arrancar mas também ajudou imenso.

• Like 3

há 10 horas, Rangel disse:

Operação Triunfo demorou a arrancar mas também ajudou imenso.

Programa com direito a brindes no Bollycao: cada Bollycao trazia uma carta acerca de um concorrente do programa.

Para além do Elo Mais Fraco, há que destacar o QQSM com o Jorge Gabriel também. Aliás, tiveram ali uma linha de game-shows muito bem escolhida durante anos. Pena foi não terem apostado mais em ficção original. Foi talvez a década perdida nesse sentido. Isto para além de se terem deixado ultrapassar do ponto de vista tecnológico. Euro 2004 e afins são eventos onde a RTP devia ter testado e seguido em frente com formatos como o 16:9 e o HD numa altura em que tinha relevância para os impor no mercado e obrigar as privadas a correrem atrás do prejuízo para não parecerem ultrapassadas.

Edited by JDaman
  • Like 3

• 2 months later...
há 24 minutos, Rui Melo disse:

O que acham da RTP em 2005-2007? @Guida @D91 

A RTP1 voltou a fazer a Operação Triunfo. 

Boas novelas nas tardes.

Houve algumas coisas interessantes também na ficção.

Acho que foi nessa altura que a grelha se foi moldando mais ao que temos hoje na RTP, apesar de posteriormente ter piorado.

Edited by D91
  • Like 1

há 15 minutos, Rui Melo disse:

O que acham da RTP em 2005-2007? @Guida @D91 

era uma RTP melhor que agora. nessa fase, foram feitas muitas séries de época maravilhosas: "Quando os Lobos Uivam", "Bocage", "João Semana" - com o saudoso Nico - "Conta-me como foi"... as novelas brasileiras à tarde eram muito boas, os concursos; a nível de imagem, os grafismos impecáveis e a boa gestão da grelha (não tínhamos programas a saltar de um lado para o outro sem explicação). para mim, a melhor fase da RTP no século XXI.

depois veio o Fragoso...

• Like 4

há 1 hora, Guida disse:

era uma RTP melhor que agora. nessa fase, foram feitas muitas séries de época maravilhosas: "Quando os Lobos Uivam", "Bocage", "João Semana" - com o saudoso Nico - "Conta-me como foi"... as novelas brasileiras à tarde eram muito boas, os concursos; a nível de imagem, os grafismos impecáveis e a boa gestão da grelha (não tínhamos programas a saltar de um lado para o outro sem explicação). para mim, a melhor fase da RTP no século XXI.

depois veio o Fragoso...

Algumas das series de 2005 parecem me interessantes. Nota se uma aproximação aquilo que sao os dias de hoje na ficção sem dúvida. Quanto a grafismos, eram bons sim, mas acho que melhoraram depois disso

Em 2005 penso que ainda estavam a repetir A Lenda da Garça a tarde e so depois vieram as brasileiras

há 12 horas, Rui Melo disse:

Em 2005 penso que ainda estavam a repetir A Lenda da Garça a tarde e so depois vieram as brasileiras

sim. A Escrava Isaura estreou ainda em 2005 (em Setembro ou Outubro).

• 4 weeks later...
On 9/24/2020 at 11:28 PM, Phoenix said:

Pessoalmente, gostei imenso da programação da RTP1 por volta de 2007-2008. Destaco os programas Diz que é uma espécie de Magazine, a 3ª edição da Operação Triunfo (a minha favorita), a Liga dos Últimos, os Contemporâneos, o Dança Comigo e ainda programas que já eram mais antigos mas que ainda tinham destaque (como o Contra Informação e o Top +). E vocês? Qual foi o vosso período preferido da RTP nos últimos 20 anos?

Sim, a era do Nuno Santos foi a melhor até ao momento.

• Like 2

Share

• Create New...