Jump to content

Óbitos


Diana

Posts Recomendados

há 2 horas, Hero Live disse:

Vai haver escola e etc?

LLbkeKB.gif

Isso era uma excelente ideia! :D

Spoiler

Só que não...

Falando agora de Mário Soares, estou um pouco chocado com a opinião que vou vendo noutros tópicos acerca dele. Acho que muita gente não tem noção da importância que ele teve no nosso país, na nossa liberdade, na construção da nossa democracia. Acho merecido que lhe façam as homenagens, mas claro sem exageros...

RIP Mário Soares :(

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, D007 disse:

LLbkeKB.gif

Isso era uma excelente ideia! :D

  Mostrar conteúdo escondido

Só que não...

Falando agora de Mário Soares, estou um pouco chocado com a opinião que vou vendo noutros tópicos acerca dele. Acho que muita gente não tem noção da importância que ele teve no nosso país, na nossa liberdade, na construção da nossa democracia. Acho merecido que lhe façam as homenagens, mas claro sem exageros...

RIP Mário Soares :(

Eu já nem ligo, porque é pura ignorância mesmo.

há 39 minutos, Ivo disse:

O senhor não é do meu tempo, nem sei bem o que fez pelo país, mas não simpatizava com ele, era algumas vezes arrogante e tal quando falava e pelo o que dizem roubou o país, como todos o fazem.

O que ele fez pelo nosso pais:

- Lutou contra o Estado Novo e fundou o PS, sendo preso e exilado por ser contra a ditadura.

- Preveniu o nossos pais de cair numa ditadura comunista.

Mas pra muitas gente parece que isto não importa.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É engraçado ver o quão esta figura é divergente - uns adoram-no, outros detestam-no. Não há cá meios termos.

Em todo o caso, a Democracia Portuguesa perde hoje um dos seus construtores, talvez um dos maiores.  Em primeiro, porque ajudou Portugal a libertar-se de uma ditadura repressiva, obsoleta de extrema direita; em segundo, porque não deixou que o país tivesse caído na esfera de influência soviética e noutro regime opressor de esquerda, tal como era o desejo de muitos. Talvez esta tenha sido a obra que construiu mais importante deste homem: obra essa que todos nós temos a alegria de desfrutar. :) 

Com o que disse em cima, não quero apagar todos os erros que cometeu ao longo do seu percurso político, assim como na implementação da Democracia, sem falar daquela pose polémica e altiva, tão típica dele.

Enfim, perdeu-se uma figura que ficará para sempre na nossa História e é bom que fique - porque, por um lado, poderemos aprender pelos erros que cometeu, e por outro, poderemos sempre lembrar alguém que se lutou e se esforçou constantemente em prol da Liberdade de todos nós.

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Não sei como dizem na televisão que foi dos melhores primeiros-ministros, quando no tempo em que ele esteve no governo até pensavam que Portugal ia ficar na banca rota...

 

 

Sim até chamaram a Troika duas vezes. Foi um belíssimo primeiro ministro sem dúvida :rolleyes:.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto no Twitter: "Mas uma coisa é verdade o Mário soares conseguiu acompanhar a Única mulher até ao fim". :haha:

Mas realmente depois do fim da Única Mulher e da morte de Mário Soares ficamos com a certeza de que afinal tudo tem um fim.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivendo em Matosinhos, é normal estar em choque com a morte do Presidente aqui da Câmara. :( O senhor lutou em grande força contra uma doença e infelizmente não conseguiu sobreviver, tenho pena, ainda para mais dias depois da sua resignação: parece que foi intuição.

Enfim, um homem que desenvolveu Matosinhos e que conseguiu domar a influência de Narciso Miranda na cidade. Não concordei com algumas coisas que ele fez a nível político, contudo foi sempre um senhor muito íntegro e com os valores bem assentes. Que descanse em paz.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RIP aos mais recentes falecidos.

pior que o Mário Soares foi o Cavaco Silva e há coisas que ele fez que não devem ser esquecidas - censura ao prémio nobel da literatura - José Saramago, má aplicação dos fundos da UE, cargas policiais em diversas manifestações, etc....

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/01/2017 at 16:57, Comentador disse:

O Pai da democracia em Portugal que nos livrou de uma ditadura de direita e libertou milhares de escravos em África que sofriam às mãos dos retornados. Além disso meteu Portugal na UE fazendo o Pais encurtar as distancias para a Europa no desenvolvimento do Pais.

É uma morte que deixa feliz a direita radical, os retornados e todos aqueles que tiveram que tomar muito Kompensam no dia 25 de Abril de 1974.

A escravatura nas colónias foi abolida em 1869. Todas os africanos que trabalhavam para os portugueses recebiam um salário (que podia ser baixo mas era alguma coisa) e tinham liberdade de se irem embora se assim o entendessem. Quem libertou Portugal do Estado Novo foram os capitães e não o Mário Soares. Se estivesses em África no 25 de Abril e tivesses de te ir embora e deixar lá todos os teus bens também não ficarias revoltado?

On 07/01/2017 at 18:42, Ruben Fonseca disse:

Foi um péssimo primeiro-ministro mas não deixa de ter sido responsável por nos livrar de uma ditadura comunista em 1975 e por ter lutado pela liberdade durante a ditadura do Estado Novo e por isso merece alguma gratidão. RIP

Sejamos honestos o homem não queria era perder o tacho e as propriedades da família por isso é que se revoltou contra os comunas. Ele só livrou Portugal da ditadura de esquerda porque lhe era conveniente. As nacionalizações começaram por volta de Março de 1975 e o PS ganhou as eleições em 25 de Abril de 1975. Porque é que ele não travou o PREC mais cedo? Se ele tinha a maioria no parlamento porque raio é que teve de esperar pelo 25 de Novembro para acabar com as nacionalizações? 

On 08/01/2017 at 16:10, JoanaSantos disse:

RIP aos mais recentes falecidos.

pior que o Mário Soares foi o Cavaco Silva e há coisas que ele fez que não devem ser esquecidas - censura ao prémio nobel da literatura - José Saramago, má aplicação dos fundos da UE, cargas policiais em diversas manifestações, etc....

Segundo o que dizem pela internet o Mário Soares terá dito para se atirarem os portugueses das ex-colónias aos tubarões ou até mesmo matá-los. Só por isto já se vê que ele devia ser uma pessoa péssima.  O Cavaco pelo menos não desejava a morte aos portugueses. Se ele censurou o Saramago fez bem porque o homem era desbocado e dizia coisas do arco da velha. Os idiotas que atribuem os prémios Nobel é que deviam ter juízo. Não acho certo dar o prémio Nobel a alguém que nem sabe pontuar as frases em condições. Mas isto para eles é normal já que atribuíram o Nobel da paz ao Obama. Nada contra o Obama mas um prémio desses só devia ser atribuído depois da saída dele. Voltando ao assunto do Cavaco há governantes que tinham o dinheiro dos fundos da UE e nem sequer o usarem o que eu acho pior. Em relação às cargas policiais se os manifestantes se exaltam é normal que a policia reaja para manter a situação sobre controle. 

Editado por Manuel Silva
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/01/2017 at 16:10, JoanaSantos disse:

RIP aos mais recentes falecidos.

pior que o Mário Soares foi o Cavaco Silva e há coisas que ele fez que não devem ser esquecidas - censura ao prémio nobel da literatura - José Saramago, má aplicação dos fundos da UE, cargas policiais em diversas manifestações, etc....

Cavaco Silva pode ter feito coisas mal feitas, mas é o único que se pode gabar de ter ganho sempre as eleições com maioria absoluta, tanto como primeiro ministro como presidente da república. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 1 hora, Manuel Silva disse:

Ele só livrou Portugal da ditadura de esquerda porque lhe era conveniente.

Quer a causa seja mesmo essa ou não, o facto é que a impediu. Diz-me o nome de um político completamente dedicado, que não quer um tostão no bolso, e que não se deixe influenciar pelas suas opiniões e interesses.

há 1 hora, Manuel Silva disse:

Segundo o que dizem pela internet o Mário Soares terá dito para se atirarem os portugueses das ex-colónias aos tubarões ou até mesmo matá-los

Essa frase é frequentemente citada fora de contexto, o que origina más interpretações. Não há registos de Mário Soares ter mencionado sequer alguma vez tubarões. O que originou esse boato é um excerto de uma entrevista que pode ser encontrado e clarificado com esta notícia, na secção que diz "A Entrevista da Polémica". Ele fala sim em disparar sobre brancos, mas não no contexto que é frequentemente dado a entender por pessoas aleatórias na Internet.

há 1 hora, Manuel Silva disse:

Se ele censurou o Saramago fez bem porque o homem era desbocado e dizia coisas do arco da velha.

Se tu apoias a censura, aconselho-te a mudar de país. Vivemos numa democracia, tal como vivíamos em 1992 quando a obra de Saramago foi censurada durante o governo de Cavaco Silva, impedindo-o de concorrer a um prémio internacional com justificações retrógradas. Há quem diga que foi só porque Saramago era comunista. Gostos não se discutem, é a tua opinião pessoal o teu parecer das obras do escritor e do seu estilo de escrita, e sobre a legitimidade dos Prémios Nobel. Mas há que respeitar o direito de expressão e de criação artística. Não és obrigado a concordar com o que les, mas tens de deixar que exista a oportunidade de tu e os outros conhecerem novas ideias e formularem as suas próprias opiniões. Já para não falar que literatura é cultura.

 

É fácil agora olharmos para trás umas décadas e com a nossa vivência do presente identificar erros que foram cometidos desnecessariamente. Não há santos, e claro que o Mário Soares estava longe desse estatuto. Identificar só as coisas boas ou as coisas más de uma determinada coisa é estarmos a viver uma ilusão e não sermos objetivos. Há coisas discutíveis, mas o facto é que é uma figura importante, quer se goste ou não dos resultados da obra dele. 

Editado por Francisca
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Manuel Silva disse:

A escravatura nas colónias foi abolida em 1869. Todas os africanos que trabalhavam para os portugueses recebiam um salário (que podia ser baixo mas era alguma coisa) e tinham liberdade de se irem embora se assim o entendessem. Quem libertou Portugal do Estado Novo foram os capitães e não o Mário Soares. Se estivesses em África no 25 de Abril e tivesses de te ir embora e deixar lá todos os teus bens também não ficarias revoltado?

Sejamos honestos o homem não queria era perder o tacho e as propriedades da família por isso é que se revoltou contra os comunas. Ele só livrou Portugal da ditadura de esquerda porque lhe era conveniente. As nacionalizações começaram por volta de Março de 1975 e o PS ganhou as eleições em 25 de Abril de 1975. Porque é que ele não travou o PREC mais cedo? Se ele tinha a maioria no parlamento porque raio é que teve de esperar pelo 25 de Novembro para acabar com as nacionalizações? 

Segundo o que dizem pela internet o Mário Soares terá dito para se atirarem os portugueses das ex-colónias aos tubarões ou até mesmo matá-los. Só por isto já se vê que ele devia ser uma pessoa péssima.  O Cavaco pelo menos não desejava a morte aos portugueses. Se ele censurou o Saramago fez bem porque o homem era desbocado e dizia coisas do arco da velha. Os idiotas que atribuem os prémios Nobel é que deviam ter juízo. Não acho certo dar o prémio Nobel a alguém que nem sabe pontuar as frases em condições. Mas isto para eles é normal já que atribuíram o Nobel da paz ao Obama. Nada contra o Obama mas um prémio desses só devia ser atribuído depois da saída dele. Voltando ao assunto do Cavaco há governantes que tinham o dinheiro dos fundos da UE e nem sequer o usarem o que eu acho pior. Em relação às cargas policiais se os manifestantes se exaltam é normal que a policia reaja para manter a situação sobre controle. 

Só falta exaltares o Salazar. É o que eu digo. A extrema direita não perdoa o facto do Mário Soares ter devolvido a democracia a Portugal. Os retornados perderam os escravos e perderam muito bem. Pena não terem ficado lá por África.

O Saramago é um grande escritor e isso causa muito azia à extrema direita porque ele enfrentou o aldrabão do Cavaco. O génio da banalidade é que devia ter saído do Pais pelo mau que causou.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Manuel Silva disse:

Segundo o que dizem pela internet o Mário Soares terá dito para se atirarem os portugueses das ex-colónias aos tubarões ou até mesmo matá-los. Só por isto já se vê que ele devia ser uma pessoa péssima.  O Cavaco pelo menos não desejava a morte aos portugueses. Se ele censurou o Saramago fez bem porque o homem era desbocado e dizia coisas do arco da velha. Os idiotas que atribuem os prémios Nobel é que deviam ter juízo. Não acho certo dar o prémio Nobel a alguém que nem sabe pontuar as frases em condições. Mas isto para eles é normal já que atribuíram o Nobel da paz ao Obama. Nada contra o Obama mas um prémio desses só devia ser atribuído depois da saída dele. Voltando ao assunto do Cavaco há governantes que tinham o dinheiro dos fundos da UE e nem sequer o usarem o que eu acho pior. Em relação às cargas policiais se os manifestantes se exaltam é normal que a policia reaja para manter a situação sobre controle. 

Oh meu deus do céu, tu tens noção que o Saramago sabia escrever muito bem, ele sabia perfeitamente a gramática portuguesa, ele simplesmente escolheu não a seguir pra reproduzir mais fielmente a oralidade, só isso. Ele sabia perfeitamente o que estava a fazer, tanto é que ele não começou a escrever com esse estilo de escrita. Estamos a falar de um dos maiores escritores de sempre, portugues ou não, e ves-me dizer que não sabia escrever?!

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Comentador disse:

Só falta exaltares o Salazar. É o que eu digo. A extrema direita não perdoa o facto do Mário Soares ter devolvido a democracia a Portugal. Os retornados perderam os escravos e perderam muito bem. Pena não terem ficado lá por África.

O Saramago é um grande escritor e isso causa muito azia à extrema direita porque ele enfrentou o aldrabão do Cavaco. O génio da banalidade é que devia ter saído do Pais pelo mau que causou.

Eu só digo isto: mil vezes um Marcelo Caetano a mil Mário Soares. Sem duvida nenhuma. E sou sim pela Liberdade, obviamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...