Jump to content

Será que a SIC se arrepende de não ter adquirido o Big Brother?

Será que a SIC se arrepende de não ter adquirido o Big Brother?  

23 members have voted

1. 1. Será que a SIC se arrepende de não ter adquirido o Big Brother?

• Não
      3
    • Sim
      20

Recommended Posts

Eu não consigo responder diretamente à pergunta que serve de título a este tópico. Isto porque não se sabe bem o que se passava na cabeça dos diretores da SIC naquela altura a não ser alguns leaks que o Emídio Rangel foi dando ao longo do tempo em entrevistas.

Daquilo que se pode deduzir é que a SIC na altura quando foi confrontada com o programa, e sabendo que o ADN da SIC não foge muito da ideologia política do seu fundador, Pinto Balsemão, que este iria ser um choque para uma sociedade conservadora como é a portuguesa e que o programa não fazia parte do ADN da SIC. No entanto, o Rangel talvez já tivesse a informação que a TVI estava interessada nele e pensou em adquirir os direitos para que evitasse ir para a concorrência, mas o Balsemão não deixou. Mais tarde pode ser que se tenham arrependido depois de ter visto o sucesso do mesmo num canal quase falido.

Mas e hoje? Continua arrependida? Acho que não, sabendo o ADN da SIC, penso que até agradecem a TVI por terem ficado com ele.

Há muita gente que não gosta deste tipo de programas e quando a TVI aposta num deles há público da TVI que foge temporariamente para a SIC.

Agora quanto à questão sobre o modelo de programação que também se levantou neste tópico, digo que o estilo de programação que temos atualmente em Portugal está estagnado e ultrapassado. Se forem ver grelhas de há 10 ou 15 anos são muito semelhantes no tipo de programas e horários das grelhas de hoje em dia. 

há 11 horas, Miguel S. disse:

O Big Brother virou os olhos para a TVI, antes disso era um canal na rua da amargura com resultados catastróficos. Falar dos Morangos ou das novelas como impulsionadores de uma possível liderança é um pouco abstrato, pois foi graças ao Big Brother que o público começou a ver as novas apostas da TVI. Sem o Big Brother, duvido que os Morangos ou as novelas cativassem a atenção do público português. Talvez uns anos mais tarde, mas seria uma subida muito lenta e dolorosa, parece-me. Assim, é mais do que óbvio que a SIC se arrepende de não ter comprado o Big Brother. Não só é um grande programa de entretenimento como é capaz de ser o único programa que passado tantos anos ainda se mostra capaz de movimentar massas. 

Quando o BB estreou já a TVI apostava em novelas portuguesas, mais concretamente Jardins Proibidos, fazia frente às novelas da Globo.

E não nos podemos esquecer que a TVI só conseguiu roubar a liderança à SIC em 2005 e foi graças à ficção nacional.

Claro que o Big Brother foi muito importante para a TVI, mas o sucesso do canal deve-se a um conjunto de factores e a uma estratégia bem delineada pelo Moniz.

On 9/19/2020 at 9:42 PM, D91 said:

Quando o BB estreou já a TVI apostava em novelas portuguesas, mais concretamente Jardins Proibidos, fazia frente às novelas da Globo.

E não nos podemos esquecer que a TVI só conseguiu roubar a liderança à SIC em 2005 e foi graças à ficção nacional.

Claro que o Big Brother foi muito importante para a TVI, mas o sucesso do canal deve-se a um conjunto de factores e a uma estratégia bem delineada pelo Moniz.

Quando o big brother estreou a tvi andava a tentar lançar séries... a primeira ainda antes 'todo o tempo do mundo' não teve grande impacto... depois jardins proibidos ganhou embalo com o big brother e aquilo de série semanal passou a novela. Só com olhos de água e já com a tvi a meter BB a toda a hora é que as pessoas começaram mesmo a olhar para as novelas... e então a tvi desatou a apostar forte na ficção abrindo um segundo horário de noite e depois o terceiro em 2001 as 19h... com Anjo Selvagem que foi o golpe de misericórdia no acesso ao prime time e o inicio do fim da liderança da sic. os reality shows foram sempre a base do sucesso, as novelas algumas de qualidade duvidosa apenas serviam aquilo que servem que é segurar o publico.

• Like 1
há 18 minutos, MiguelB disse:

Quando o big brother estreou a tvi andava a tentar lançar séries... a primeira ainda antes 'todo o tempo do mundo' não teve grande impacto... depois jardins proibidos ganhou embalo com o big brother e aquilo de série semanal passou a novela. Só com olhos de água e já com a tvi a meter BB a toda a hora é que as pessoas começaram mesmo a olhar para as novelas... e então a tvi desatou a apostar forte na ficção abrindo um segundo horário de noite e depois o terceiro em 2001 as 19h... com Anjo Selvagem que foi o golpe de misericórdia no acesso ao prime time e o inicio do fim da liderança da sic. os reality shows foram sempre a base do sucesso, as novelas algumas de qualidade duvidosa apenas serviam aquilo que servem que é segurar o publico.

???

Não é por dizer "TV Series" no IMDB que quer dizer que é uma série. Tanto "Todo o Tempo do Mundo" como "Jardins Proibidos" nunca se apresentaram como séries (independentemente da frequência com que passavam). Sempre foram assumidamente novelas.

Acho que o primeiro produto que me lembro da TVI apresentar como série foi o "Super Pai".

1 hour ago, Phoenix said:

???

Não é por dizer "TV Series" no IMDB que quer dizer que é uma série. Tanto "Todo o Tempo do Mundo" como "Jardins Proibidos" nunca se apresentaram como séries (independentemente da frequência com que passavam). Sempre foram assumidamente novelas.

Acho que o primeiro produto que me lembro da TVI apresentar como série foi o "Super Pai".

Eram séries... davam apenas um episódio por semana, nunca foram passadas como novelas inicialmente. Todo o Tempo do Mundo teve duas temporadas com história relativamente fechada em ambas )penso que teve 52 episódios.  Jardins proibidos era série semanal e depois quando começou a ter sucesso a tvi do nada transformou aquilo numa novela. Ainda me lembro daquilo estar mesmo a acabar e do nada a velha mete tudo na rua e recomeça a história toda do nada e acrescentaram mais uns 150 episódios...

Hoje em dia podem passar como sendo novelas, mas pelo menos todo o tempo do mundo era uma série como muitas que há hoje, episódio semanal uma história fechada em duas temporadas.

Edited by MiguelB
  • Like 1
há 1 hora, Phoenix disse:

???

"Crianças SOS" também era chamada de série.

• Create New...