Jump to content

GfK - Medição de Audiências


Recommended Posts

"Questionado pelo PÚBLICO, o presidente [da RTP] disse que calcula que descontando a descida do mercado publicitário, as quebras resultantes da medição de audiências da GfK representem um prejuízo de nove milhões de euros. Está disposto a esperar até 15 de Junho por uma auditoria ao painel, mas depois admite recorrer aos tribunais."

http://www.publico.pt/portugal/jornal/rtp-lucrou-41-milhoes-com-factores-irrepetiveis-mas-nao-ha-dinheiro-26574397

 

Como previsto, a história vai para tribunal... :P

Era mesmo muuuuito difícil de ter aceite a auditoria independente proposta pela RTP e a TVI... :dry:

Link to post
Share on other sites
  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Ela odeia a TVI, nem se lhe ofereceres uma casa em Cascais  

Tenho uma amiga que tem.  E deve ser ela que dá a audiência toda à RTP2.  

culta e adulta.  -n

Pedro Norton veio meter veneno e só ajudou mais à festa... belo serviço.. acho que o grupo Impresa está muito melhor servido agora do que com o militante nº1 do PSD  :rolleyes:  *cof cof* não haja dúvidas  :rolleyes:

Edited by Tiago Madeira
  • Like 1
Link to post
Share on other sites

só deve estar calado quem se pronuncia contra a tvi, pá a sério tanto fanatismo já cansa!

 

Fanatismo onde? No comentário de cima ou no seu comentário? :cool: Ponha as estações de parte e pense no problema que tem sido esta GFK-CAEM, se calhar tira conclusões diferentes daquilo que pensa. É este o meu conselho :)

 

Volto a referir, conveniência define :smoke: Enquanto o tacho funciona, a boca está fechada, com medo que algum bicho descubra a verdade. Agora, até brinca com os bichos, o tacho acabou mas deu para uma excelente refeição :cool:

  • Like 3
Link to post
Share on other sites

peço desculpa se o ofendi mas dei a minha opinião, estamos num país livre e mal de nós se todos concordásse-mos em tudo ... e felizmente não sou apoiante de nenhum canal em especifico, sou pobrezinha demais para me por armada em accionista, quer da média capital quer do grupo impresa  :smoke:

a sic defende a gfk porque esta lhe dá a liderança em horário nobre, é facto! mas uma coisa é certa, a tvi está também a contradizer-se e ao longo de todo este processo, desde o fim da marktest e o início da gfk, tem tomado posições um tanto ou quanto 'incoerentes', diga-se de passagem  :cool:

 

sou a favor que se faça uma auditoria externa, mas também não sei se esta será a melhor decisão a ser tomada, dado que o mercado não pode, e nem precisa, de mais instabilidade

 

Concordo consigo, daí que a auditoria externa iria beneficiar toda a gente. E já agora, os meus comentários não servem para ofender as pessoas, simplesmente comentei a situação. :):cool:

  • Like 3
Link to post
Share on other sites

Não lhe interessa! ;) E que interesse teria a TVI em mandar abaixo a Marktest, em 2009, onde era líder se qq problema, se não houvesse msm alguma coisa? É o que eu digo.. só abordam no sentido que lhes convém! 

Com a GFK também é líder...

  • Like 2
Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

 

 

Audiências dão nova polémica

A polémica em torno da medição das audiências continua a dar que falar. Ontem, à margem da conferência anual da ERC, a Autoridade da Concorrência (AdC) e o regulador dos media fizeram um ultimato à RTP e à TVI, que continuam a utilizar os dados da Marktest, rejeitando a GfK.

"Ou baixam a temperatura, ou nós intervimos", foi a mensagem transmitida durante um encontro informal entre o presidente da AdC, Manuel Sebastião, e da ERC, Carlos Magno, e os responsáveis dos canais generalistas: Rosa Cullell, administradora delegada da TVI, Alberto da Ponte, presidente da RTP, e Pedro Norton, CEO da Impresa (dona da SIC).

Os reguladores querem um entendimento rápido, para que o mercado volte a funcionar com um só sistema de audimetria.

Octávio Ribeiro, diretor da CMTV, sugeriu um novo método de regulação de audiência. "Na televisão, estamos na alegoria da caverna. 77% dos consumidores têm boxes, e escrutinadas pelos operadores. Todos os dias, a Zon e o Meo sabem exatamente o que os espectadores estão a ver", diz.

Para o responsável, "o mercado decide com base em sombras que lhe são dadas". A inquietação do diretor da CMTV prende-se com o facto de não haver justificação para de manhã o canal ter boas audiências e depois "passar a zeros", como se, ironizou, "o coronel fosse passear o cão". Octávio Ribeiro sugeriu ao painel que refletisse sobre os 77% de famílias que são clientes de TV por subscrição.

O ministro Poiares Maduro encerrou a conferência.

 

in CM

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/tv--media/audiencias-dao-nova-polemica

Link to post
Share on other sites

Eu concordo com o metodo do sr octavio ribeiro, pois estarmos a tentar calcular o que milhões de pessoas vêem por uma pequena amostra de pessoas, é um pouco ridiculo, pois os resultados variam consoante as amostras, o que só mostra o errado que esse metodo é.

Agora, claro que seria um problema as pessoas que têm TDT, mas penso que isso mais ano menos ano acaba, e por enquanto usava-se só o metedo de amostras com eles.

Link to post
Share on other sites

A ideia e muito boa mas na pratica nao da! Para começar a zon e meo representa as 2 juntas algo com 75% da população depois existem variáveis q as box n controlam por exemplo a idade da pessoa, sexo, classe social etc.. Outro problema são as box ficam ligadas 24h por dia as pessoas desligam a tv nao a box e para finalizar muitos lares tem box em apenas 1 tv asoutras tvs tem o "analógico" que vem da box. Esta ideia do senhor da cm só revela q n percebe muito disto e esta frustrado com os milhões que investiu

Link to post
Share on other sites

A ideia e muito boa mas na pratica nao da! Para começar a zon e meo representa as 2 juntas algo com 75% da população depois existem variáveis q as box n controlam por exemplo a idade da pessoa, sexo, classe social etc.. Outro problema são as box ficam ligadas 24h por dia as pessoas desligam a tv nao a box e para finalizar muitos lares tem box em apenas 1 tv asoutras tvs tem o "analógico" que vem da box. Esta ideia do senhor da cm só revela q n percebe muito disto e esta frustrado com os milhões que investiu

 

Concordo com o que disse e acrescento mais, o Octávio Ribeiro quer enganar quem? Os portugueses ou a GFK? Então, falou da ZON porque raio, então se o canal dele CMTV só dá na MEO não tem que meter a ZON ao barulho. Então, os outros que têm serviço de subscrição ficam de fora, como a CaboVisão, a Vodafone, a Optimus. :rolleyes:

Link to post
Share on other sites
  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • 2 months later...
  • 4 months later...
 

Beijo do Escorpião fez uma boa primeira semana, quase a chegar perto de Sol de Inverno, na segunda semana caiu a pique e a concorrente desparou em flecha, nunca acreditei que liderasse, mas com aquela primeira semana, e depois aquela segunda a cair a pique por nada, não me cheira.

Ao Sábado pergunto-me para onde vai o publico de Sol de Inverno, pois Beijo continua com o mesmo raiting, sobe em share, para onde foi o publico, os programas da SIC uma vergonha, para o Cabo? O publico noveleiro?

Sempre que a novela da noite sobe umas décimas, curiosamente a da tarde desce, e o contrário sucedesse.

Belmonte que até vencia Sol de Inverno, agora até contra Amor á vida perde, a TVI tem muita culpa é verdade, mas caramba Belmonte faz só aquilo contra AaV agora?

Ontem, Carnaval em quase todas as zonas do país, e o Somos Portugal sobe mais que nas outras semanas, logo na semana onde as novelas da TVI fizeram uma vergonha, parece que foi "toma lá um doce que é para estares calada".

O cinema na SIC ao Domingo chega a fazer 20 de share, mas na RTP1 com grandes filmes (e sendo a única a dar cinema) faz 8 de share muitas das vezes?

A RTP2 tem o seu programa mais visto durante a manhã, os do HN nem no top do canal aparecem.

E duvido que a ficção na TVI registe bons valores na GFK, e o entretenimento na SIC também.

OBDE teve uma primeira semana com resultados acima do esperado, pela curiosidade deixada na estreia e pelo ritmo que os episódios tiveram. Na segunda semana a novela já teve resultados mais "normais" e talvez para isso tenha contribuído o pouco ritmo dos episódios.

O sábado é um dia em que há menor consumo de televisão. Algum público de SdI até pode migrar para o cabo, mas o que é facto é que nesse dia da semana há menos gente a ver tv.

O intervalo que a TVI meteu a meio de Belmonte levou esta a fazer piores resultados e até a perder para a concorrência.

Quanto à subida do SP, ou subiu só porque sim ou então teve a ver com as condições climatéricas, que fez muitas pessoas optarem por ficar em casa.

Link to post
Share on other sites
  • 4 months later...

Desculpem estar a perguntar agora isto , mas onde antes se viam as audiências diárias , no media monitor , agora veem-se onde ?

Aqui no A Televisão, e em estabelecimentos similares. :P

Vergonhosamente a GfK não tem um site onde divulgue ao público (gratuitamente) alguns dados de audiências. A Marktest não só tinha o Mediamonitor como ainda publicava semanalmente no site alguns destaques com dados detalhados de alguns programas, nomeadamente estreias, últimos episódios, etc.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites

Aqui no A Televisão, e em estabelecimentos similares. :P

Vergonhosamente a GfK não tem um site onde divulgue ao público (gratuitamente) alguns dados de audiências. A Marktest não só tinha o Mediamonitor como ainda publicava semanalmente no site alguns destaques com dados detalhados de alguns programas, nomeadamente estreias, últimos episódios, etc.

Quem trata dos dados da GfK é a Mediamonitor, portanto a Markt est/Markdata só não colocam os dados porque não querem, já que têm sistema de audiometria próprio :)
Link to post
Share on other sites

Quem trata dos dados da GfK é a Mediamonitor, portanto a Markt est/Markdata só não colocam os dados porque não querem, já que têm sistema de audiometria próprio :)

Julgo que a Marktest continua a ser a responsável pelo tratamento dos dados, recolhidos pela GfK.

Quanto à medição da Marktest, é pena que não a divulguem, mas provavelmente acham que como não é a oficial não têm essa obrigação. De vez em quando lá fazem um artigo no site, mas é raro.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Julgo que a Marktest continua a ser a responsável pelo tratamento dos dados, recolhidos pela GfK.

Quanto à medição da Marktest, é pena que não a divulguem, mas provavelmente acham que como não é a oficial não têm essa obrigação. De vez em quando lá fazem um artigo no site, mas é raro.

Sim e julgas bem, foi isso que disse que a Marktest/Mediamonitor faz o tratamentos de dados da GfK. Edited by Hugo3
Link to post
Share on other sites

Os dados são propriedade da CAEM, como tal, a Comissão de Análise de Estudos de Meios é a responsável pela divulgação dos mesmos.

Podem consultar algumas análises diárias em www.caem.pt .

 

Só para esclarecimento:

A medição do consumo de televisão é da responsabilidade da GfK, como tal, os dados de audiência não são trabalhados pela Marktest.

O que a Marktest faz é utilizar os dados da GfK e disponibiliza-os para os clientes do MMW de uma forma automatizada, uma vez que o ficheiro de audiências é um ficheiro aberto que pode ser utilizado nos software de análise de audiência utilizados pelo diversos players no mercado.

  • Like 2
Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

Aqui no A Televisão, e em estabelecimentos similares. :P

Vergonhosamente a GfK não tem um site onde divulgue ao público (gratuitamente) alguns dados de audiências. A Marktest não só tinha o Mediamonitor como ainda publicava semanalmente no site alguns destaques com dados detalhados de alguns programas, nomeadamente estreias, últimos episódios, etc.

 

A GFK não e dona dos dados, eles pertecem á CAEM e essa já os divulga no site

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...