Jump to content

100: Fóruns da Televisão


ATVTQsV

Posts Recomendados

No Secret Santa do ano passado, numa altura em que estava enveredado em 101 memes de douradinhos, o @Ambrósio ofereceu-me de prenda um grafismo desenxabido para a tua história de subestação.

oteutopicogeral.jpg.4e2c86aeb675f6d82ad869b84edce3fb.jpg

Ele fez o grafismo quando já tinha feito umas 70, incluindo um índice de edições (vamos ver se vou tentar actualizar enquanto é tempo). E eis que no fim da lista, ele descreve a número 100 assim:

"BREVEMENTE A MELHOR HISTÓRIA DE SEMPRE EM 2019"

Pois bem, para celebrar a centésima edição vamos trazer a melhor história de sempre, que terá mais audiências do que a melhor novela de sempre, Alguém Perdeu, na sua fase decadente. Isto porque nós (que é como quem diz, "eu") estamos confiantes num projecto audiovisual de enorme sucesso e que eventualmente passe a ter menos audiências. Para já fica a promessa de que nas próximas semanas sejam feitas actualizações às antigas, como a de H2O (Cleo, no!).

Para que seja "a melhor história de sempre", vamos falar sobre o ADN deste fórum, e não, não é o site A Televisão que ultimamente tornou-se num clone do Dioguinho, e sim da indústria dos fóruns televisivos em geral. A Tua História de Subestação - democratizando a história do audiovisual português!

"Boatos que 2019 trará a número 100 com a melhor história crónica de sempre!"

Para começar a melhor história crónica de sempre, vou fazer uma espécie de prólogo.

PRÓLOGO

Quando a internet surgiu em Portugal, grande parte dos fóruns eram generalistas - não haviam fóruns especializados para a televisão em geral. Existiam fóruns temáticos dedicados a temas tipo os jogos de vídeo, os filmes, os DVDs, mas falar sobre televisão num fórum autónomo? Só foi realidade por volta de 2004.

Até então, os fóruns televisivos eram uma espécie de minoria espalhada por dezenas de fóruns, e ainda antes, nos grupos de Usenet. Até o próprio @nunomarkl esteve envolvido nestas plataformas em 1998, sobretudo para dar notícias sobre a TV Cabo ou o profundo desgosto pela TVI em desrespeitar a emissão do Seinfeld - precisamente na altura em que o "canal das séries" esteve em sérios problemas por ter falta de produção nacional.

O cenário muda em 2004, com a evolução, massificação e incrementação dos serviços de internet à escala nacional. Estes fóruns criaram uma nova percepção sobre a televisão que vemos e que consumimos, criando também uma legião de utilizadores com cabeça e argumentos para exigir uma televisão de qualidade (como no Chile, onde a situação deles há anos é caótica). Caso contrário, sem fóruns destes, falar sobre programas de vergonha alheia (e vergonha alheira) da história da televisão portuguesa (como aqui comprovei) seriam bem escondidos na arranhagreta da vizinha.

FÓRUM DANIEL OLIVEIRA

image.png.4d4df13bf9aa8ae4084078562dab1d3b.png

Provavelmente o primeiro fórum televisivo português de sempre. O actual director de programas da SIC que na altura apresentava o Só Visto na RTP 1 tinha um site de notícias sobre a televisão que por sua vez tinha um fórum dedicado ao estado actual da televisão, com imensos reposts de sites como o do CM. O site provavelmente surgiu nas últimas semanas (arrisco dizer "meses") de 2004 e saiu do ar em 2006. O fórum tinha quatro secções: a geral que era um misto de Cantinho do Off-Topic com algumas conversas ali de cima sobre audiências, os programas preferidos dos utilizadores, etc; o da RTP, o da SIC e o da TVI. Infelizmente o fórum foi criado noutra linguagem de programação o que faz com que a sua estrutura visual era completamente diferente aos outros fóruns de televisão da altura.

Existem algumas páginas para ter um cheirinho da experiência do FDO (que, por acaso, partilha as mesmas iniciais de uma construtora falida) que, em suma, parecem vindas do Facebook em pleno 2019.

https://web.archive.org/web/20050126024648/http://www.danieloliveira.com:80/forum/homeforumall.asp?ID_TEMA=48
https://web.archive.org/web/20060212181835/http://www.danieloliveira.com:80/forum/homeforum.asp?ID_TEMA=48
https://web.archive.org/web/20060907003021/http://danieloliveira.com:80/forum/homeforumall.asp?ID_TEMA=50

No entanto, nas duas primeiras só dá para ver o index. Na última dá para ver os posts na íntegra. Onde, por acaso, há sugestões para grelhas de programação e pessoas a fazerem repost de notícias de outros sites, do CM aos blogs. Para terminar, aqui fica um post inusitado sobre um telespectador dos Morangos que achava que estavam a copiar as roupas.

https://web.archive.org/web/20061020232251/http://danieloliveira.com/forum/homeforumall.asp?ID_PAI=18992

TELEVIZOOM

image.png.e025545926b045813e2fd959d189ba36.png

A 1 de Abril de 2006 (o dia em que o GNT acabou), o Daniel Oliveira melhorou o seu site e passou a ter novo nome: Televizoom. O fórum agora era no Invision Boards, ao contrário do outro, o que permitia mais liberdade visual para o utilizador. Quando tentei encontrar pérolas do site, deparei-me de caras com um tópico a falar sobre o sucesso do House. E, de repente, numa das assinaturas, encontrei isto:

greystitlealt3xg.jpg

Uma adaptação que um utilizador estava a preparar da Anatomia de Gray, a Anatomia de Ermesinde. A principal vantagem do fórum Televizoom face ao anterior era a criação de ficções, coisa que mais tarde iria ter lugar noutros fóruns. Foi criado um tópico para o cabo e alguns dos principais programas como as drogas Morangos com Açúcar e Floribella tiveram as suas secções também.

http://web.archive.org/web/20060705093052if_/http://www.televizoom.com/forum/index.php

FÓRUM FANTASTIC (ANTIGO)

Índice do Fórum FANTASTIC

O Fantastic foi inicialmente tido como um projecto paralelo do Televizoom, onde o centro do fórum era um canal online, o Fantastic TV. Meio que na antecâmara de muitos canais fictícios que eram feitos num fórum chileno, e que mais tarde se propagaram pelo YouTube, a "programação" do Fantastic continha telenovelas, entretenimento e ficção. O fórum tinha também uma secção de audiências e uma espécie de clone do Cantinho do Off-Topic.

http://web.archive.org/web/20060716093806/http://www.phpbbserver.com/ftv/

No fim de 2006 os fóruns ficaram restritos a quem tinha conta, tornando as tais numa espécie de clube secreto. Rapidamente quando mudou de imagem, os fóruns voltaram a ter acesso público e tiveram secções dedicadas a cada canal.

Índice do Fórum FANTASTIC

No início de 2007 o fórum tinha sido tornado num êxito, sendo que o principal ponto de atracção eram os fóruns de televisão, ao contrário dos fóruns da TV virtual. No entanto, foram criados novos canais/produtoras como a RTA (Rede de Televisão Alternativa), Ponto TV e NTV (a Nova Televisão). A Ponto TV eventualmente deixou de emitir e a NTV ficou registado como "canal de notícias do Fantastic".

No fim de 2007 o fórum mudou de "instalações", mas o conteúdo foi praticamente migrado e perderam o interesse nas televisões virtuais. Permaneceu "no ar" até Março de 2010. Foi o primeiro fórum sobre televisão português que consultei, graças ao link do Novidades da TV, da qual chegou a ser parceiro.

O site eventualmente mudou de endereço em 2008. Por volta desta altura o Fantastic já tinha site, já que o do Daniel Oliveira acabou. Em Março de 2010, pouco depois do Festival da Canção, este fórum foi substituído por um novo, que ainda está no ar. Os arquivos do antigo continuavam acessíveis ao público até 2015 pelo menos.

NOVELAS NACIONAIS

Novelas Nacionais

Em 2008, entra na net um novo fórum, o Novelas Nacionais, derivado do site do mesmo nome. Apesar do nome, os fóruns eram generalistas, com as secções do costume (RTP 1, RTP 2, SIC, TVI, cabo, até o quinto canal que tanto se falava) e uma secção de jogos.

Inicialmente quando o site surgiu (em 2008), era um site dedicado à ficção nacional, sendo o seu fórum na altura explicitamente dedicado a Rebelde Way. Os fóruns de Rebelde Way não estão decentemente arquivados dado ser "secreto", tal como um dos exemplos do Fantastic que dei em cima. Os fóruns do NN eram públicos, por outro lado.

A estrutura dos fóruns aqui era mais parecida à do A Televisão. Porém nem tudo seguia as normas dos fóruns de hoje. Os tópicos de sugestões, que eu frequentava mais no fim dos anos 2000, tinham aqui o nome de "Se eu fosse o [nome do director do canal]" (por exemplo, "Se eu fosse o Cotrim Figueiredo" para a TVI). O site tinha também um fan contest de ESC e um myzappchannel, o Director de Programas Alternativo (lembro-me que um dos canais a concurso chamava-se Channel One).

No verão de 2012 os fóruns misteriosamente desapareceram junto com o site, e todo o seu potencial deitado para o caixote do lixo. Boa parte dos fóruns ficaram arquivados: http://web.archive.org/web/20090327101858/http://www.novelasnacionais.com/forum/

FÓRUM FANTASTIC (NOVO)

image.jpeg.14746eecf8fe1be476797b36a2ab549a.jpeg

Em Março de 2010, surge um novo Fórum Fantastic. Infelizmente, por causa de toda uma nova conjectura competitiva, os fóruns não decolaram ao fim de um par de anos e passou a ser tipo um centro comercial abandonado (Galécia, anyone? :sad:).

Passaram-se quase dez anos desde a fundação do fórum actual e quase ninguém posta. O vigor dos Fantastics antigos migrou todo para o A Televisão. Também deixaram a secção da TVI, supostamente a mais comentada, exclusiva a quem posta nos fóruns.

INIMIGO DO A TELEVISÃO (AKA ZAPPING)

Mais um fórum bem recente ("recente" pelos termos do Fantastic actual). Porém seguiu as pegadas do Fantastic e tornou-se num antro do abandono. Há pelo menos uma tal de dailyandreia a postar em tudo o que for tópico e mais nada. O último concurso deles foi no ano passado. Curiosamente, o fórum seguiu um percurso inverso ao Fantastic e aos seus antecessores: aqui, o site que abriga o fórum tornou-se bem popular a um ponto que deixa os fóruns praticamente obsoletos - supostamente por causa de publicarem as audiências.

E ainda falta o principal - o fórum TV Universo/A Televisão, a parte 2.

Obrigado ao @miguelalex23 pela ideia e pelos links do fórum Daniel Oliveira, @tjspy pela curiosidade dos fóruns (se bem que cheguei a visitar muitos) e ao @Ambrósio pelo layout do tópico geral de subestação no Secret Santa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verti meia lágrima com esta evolução :triste:

O Daniel Oliveira é o meu ídolo. I mean, cria o conceito de um dos sítios que teve mais importância para mim e torna-se diretor de um canal de televisão e traz um novo vigor ao mundo da televisão em 2019 :triste:

E realmente dá-me imensa pena ver o estado dos foruns hoje em dia. O Fantastic é mesmo depressivo, é um autêntico fóssil vivo. Eu tenho lá conta (não sei como :haha:) e entrar lá dá uma dor imensa no coração. Parece que estou a entrar num museu onde outrora se vivia uma vida ativa e existiam pessoas, que agora desapareceram e não deixaram mais nada sem ser o seu rasto e os seus comentários. Eu tenho muita pena que Zapping (e não me chocaria que até o próprio aTV) vá pelo mesmo caminho. Neste momento ambos coexistem de uma forma muito ténue. Um vai precisando do outro. O aTV transfere para o Zapping membros avulsos que não têm cá lugar, o Zapping devolve a divulgação de audiências completas. Mas não acredito que esta situação dure muito tempo. Já não há grande vontade de que os foruns se mantenham vivos. É pena. E cheira-me que a morte (literal, tipo Fantastic) de um será a morte do outro. Mesmo com audiências, duvido que alguém quisesse saber do Zapping (pelo menos mais dos que lá estão) se o aTV desaparecesse. As pessoas que estão aqui não me parece que quisessem "descer" ao submundo em termos de layout que é o Z. Se o Z acabar, sem audiências, a médio-prazo o aTV também não chegará muito longe. Os concursos foram erradicados. Os novos foristas são uns quantos gatos pingados e os mais antigos tenderão sempre a desaparecer. As próprias tabelas de likes andam com números reduzidissimos. Para a administração o fórum já é como se não existisse. O Zapping é um museu que ainda respira ligado às máquinas e o aTV é um último suspiro e esperança para este formato social.

Ou então estou a exagerar, mas acho um bocado isto :triste:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mds, fui a esse novelas nacionais e encontrei 94 páginas só a falar da Outra (que sonho) e não sabia que o atvboard vinha de lá.

acabei de descobrir que A Outra teve o último episódio com 18,1% de rating na classe A/B

um novelão da high society

há 23 horas, tjspy disse:

Verti meia lágrima com esta evolução :triste:

O Daniel Oliveira é o meu ídolo. I mean, cria o conceito de um dos sítios que teve mais importância para mim e torna-se diretor de um canal de televisão e traz um novo vigor ao mundo da televisão em 2019 :triste:

E realmente dá-me imensa pena ver o estado dos foruns hoje em dia. O Fantastic é mesmo depressivo, é um autêntico fóssil vivo. Eu tenho lá conta (não sei como :haha:) e entrar lá dá uma dor imensa no coração. Parece que estou a entrar num museu onde outrora se vivia uma vida ativa e existiam pessoas, que agora desapareceram e não deixaram mais nada sem ser o seu rasto e os seus comentários. Eu tenho muita pena que Zapping (e não me chocaria que até o próprio aTV) vá pelo mesmo caminho. Neste momento ambos coexistem de uma forma muito ténue. Um vai precisando do outro. O aTV transfere para o Zapping membros avulsos que não têm cá lugar, o Zapping devolve a divulgação de audiências completas. Mas não acredito que esta situação dure muito tempo. Já não há grande vontade de que os foruns se mantenham vivos. É pena. E cheira-me que a morte (literal, tipo Fantastic) de um será a morte do outro. Mesmo com audiências, duvido que alguém quisesse saber do Zapping (pelo menos mais dos que lá estão) se o aTV desaparecesse. As pessoas que estão aqui não me parece que quisessem "descer" ao submundo em termos de layout que é o Z. Se o Z acabar, sem audiências, a médio-prazo o aTV também não chegará muito longe. Os concursos foram erradicados. Os novos foristas são uns quantos gatos pingados e os mais antigos tenderão sempre a desaparecer. As próprias tabelas de likes andam com números reduzidissimos. Para a administração o fórum já é como se não existisse. O Zapping é um museu que ainda respira ligado às máquinas e o aTV é um último suspiro e esperança para este formato social.

Ou então estou a exagerar, mas acho um bocado isto :triste:

basta acontecer algum acontecimento marcante na TV (como a transferência da Cristina), para este fórum receber gente até ao talo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/11/2019 at 19:18, tjspy disse:

Verti meia lágrima com esta evolução :triste:

O Daniel Oliveira é o meu ídolo. I mean, cria o conceito de um dos sítios que teve mais importância para mim e torna-se diretor de um canal de televisão e traz um novo vigor ao mundo da televisão em 2019 :triste:

E realmente dá-me imensa pena ver o estado dos foruns hoje em dia. O Fantastic é mesmo depressivo, é um autêntico fóssil vivo. Eu tenho lá conta (não sei como :haha:) e entrar lá dá uma dor imensa no coração. Parece que estou a entrar num museu onde outrora se vivia uma vida ativa e existiam pessoas, que agora desapareceram e não deixaram mais nada sem ser o seu rasto e os seus comentários. Eu tenho muita pena que Zapping (e não me chocaria que até o próprio aTV) vá pelo mesmo caminho. Neste momento ambos coexistem de uma forma muito ténue. Um vai precisando do outro. O aTV transfere para o Zapping membros avulsos que não têm cá lugar, o Zapping devolve a divulgação de audiências completas. Mas não acredito que esta situação dure muito tempo. Já não há grande vontade de que os foruns se mantenham vivos. É pena. E cheira-me que a morte (literal, tipo Fantastic) de um será a morte do outro. Mesmo com audiências, duvido que alguém quisesse saber do Zapping (pelo menos mais dos que lá estão) se o aTV desaparecesse. As pessoas que estão aqui não me parece que quisessem "descer" ao submundo em termos de layout que é o Z. Se o Z acabar, sem audiências, a médio-prazo o aTV também não chegará muito longe. Os concursos foram erradicados. Os novos foristas são uns quantos gatos pingados e os mais antigos tenderão sempre a desaparecer. As próprias tabelas de likes andam com números reduzidissimos. Para a administração o fórum já é como se não existisse. O Zapping é um museu que ainda respira ligado às máquinas e o aTV é um último suspiro e esperança para este formato social.

Ou então estou a exagerar, mas acho um bocado isto :triste:

É como disse o @AGUI, basta um acontecimento marcante para entrar uma jorrada de gente. Aliás, basta olhar para as estatísticas: o fórum teve mais de 25 mil posts em janeiro de 2019, números que já não via desde julho de 2017. Mesmo essa marca dos 25 mil posts (ou até dos 20 mil, visto que é raro o fórum atingir essa marca) é algo que só se verifica em períodos pontuais desde 2013, altura do boom do aTV.

A verdade é que antes havia muito mais interesse porque a oferta também era outra. Lembro-me que na altura em que comecei a acompanhar os fóruns de televisão, em 2012, havia todo o tipo de blogs (+TVI, SIC Blog, etc etc) para tudo e mais alguma coisa. Cresciam e morriam que nem cogumelos. Aliás, agradeço a muitos o trabalho de fazerem tabelas de audiências personalizadas até se fartarem e deixarem os respetivos blogs morrer, deu-me um jeito enorme para fazer o Projeto X nos anos de 2009-2011 :haha: . Não acho que sejam os fóruns, por si só, que estejam a morrer, mas sim os próprios hábitos de consumo que mudaram e, aqui em Portugal, os fóruns não acompanham muito essa tendência - em parte porque, uns 80% de todos os posts continuam ainda ser relativos aos canais generalistas; em parte porque as administrações dos respetivos fóruns andam a dormir há anos e deixaram de ter o rigor que tinham antes; em parte porque aqueles que tinham o bichinho da televisão e o rigor de fazer as coisas bem estão, na maior parte, licenciados ou a caminho disso e com cada vez menos tempo para participar em projetos deste tipo (e mesmo com membros passa-se a mesma coisa); em parte porque quem entra agora encontra uma realidade, dentro e fora do fórum, que em nada era igual à realidade que havia antes, com o chat a bombar (não nesse sentido, mas também nesse sentido :read: ) até às 3h ou 4h e com um spam de posts que hoje nunca seriam aceites. :mosking: 

Depois também há aquilo que se quer num fórum. O Zapping vive muito das audiências, é verdade, mas o conteúdo do fórum é, na maioria dos casos, um aterro a céu aberto. Fanatismos ridículos, spam até dizer chega. Também o há aqui, também há fanáticos, também há situações que nem sempre são desejáveis, mas há maior controlo. Podemos também olhar para os brasileiros e ver como eles fazem os seus fóruns, como comentam, apesar da cultura de fóruns não ser a mesma. Acho que falta sobretudo a visão. Se essa visão vai chegar algum dia? Não sei, sinceramente acho que não, pelo menos não desta forma, mas aí não será culpa do fórum (ou dos fóruns em si), mas sim de quem achou que um fórum, tal como qualquer outra "experiência social" ( :ph34r: ), não precisa de mudar para lá das pequenas mudanças de design e tudo mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

A própria TVI chegou a ter um fórum no seu site oficial 

https://web.archive.org/web/20040203154230/http://forum.tvi.iol.pt/index.php?site=tvi&bn=

Se bem que o primeiro fórum dedicado ao mundo da televisão deve ter sido o Irmaozão, se bem que era mais dedicado aos reality shows, principalmente ao Big Brother.

https://web.archive.org/web/20030207153724/http://www.irmaozao.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...