Jump to content

97: Colpo Grosso (Água na Boca)


ATVTQsV

Posts Recomendados

Panorama da televisão portuguesa em 1992:

1 - Canal 1: canal generalista que deixaria de ser o canal "todo-poderoso" com o crescimento da SIC.
2 - TV2: canal generalista com uma crise de identidade que a afastou da sua vertente mais cultural e apostou fortemente no desporto e nas séries.
3 - SIC: canal generalista privado com doses industriais de séries estrangeiras q.b. e programas que a RTP dificilmente iria emitir.
4 - TVI: a bem-comportada "televisão da igreja" que demorava a surgir e que teve uma crise logo no início.

De entre estes quatro canais, só um primou por conteúdos mais para o erótico com bastante regularidade quando ainda andava com uma cobertura que era de cerca de 50% à escala nacional e que tinha a programação mais chamativa de todas: a SIC. Logo na primeira semana, uma das apostas do "admirável mundo novo" que era a televisão privada era, aos sábados à noite, um concurso enlatado made in Italy que ajudou a conquistar as pessoas que fizeram da SIC a sua televisão. Era mais do que uma mera produção televisiva, era toda uma nova experiência sensorial que abria as mentes dos telespectadores, que iluminava os fortes e acabava de vez com a sanidade dos mais fracos. Era o Colpo Grosso, concurso que a SIC traduziu como "Água na Boca".

ColpoGrosso.png

Para quem não entende italiano, "Colpo Grosso" traduzido para português quer dizer "Golpe Grande", título igualmente forte. O programa, pelo menos na sua primeira temporada, era auto-descrito como um "sexy game de casino".

Mais importante é saber de onde é que veio o Colpo Grosso, como "quem emitiu" ou "quem criou". Primeiro, o canal que emitiu esta produção "chunga de luxo" não era nenhum dos canais nacionais (na altura eram três da Rai, três da Mediaset e a Telemontecarlo da Globo). Era um circuito, a Italia 7. Os circuitos foram criados à laia de um vazio legal que viu nascer dezenas de televisões locais "livres" e legais, abarrotando o espectro da televisão. A Italia 7 era um dos circuitos, onde tinha de assinar um contrato de filiação com uma destas televisões. Na altura em que estreou (Novembro de 1987) a Fininvest de Silvio Berlusconi (dono da Mediaset) era a gestora da sua grelha e o programa era filmado em estúdios de Cologno Monzese (perto da sede da Fininvest).

RJEMvcK.jpg

"Primeira edição do novo quiz apresentado por Umberto Smaila. O "sexy game do casino", tal a legenda deste programa, vê hoje na sua participação, na qualidade de concorrentes, por Tiziana Riccitelli, 25 anos, e de Beppe Faram, 37."

"Retorna o "sexy-quiz" apresentado por Umberto Smaila, pela qual estão previstas 240 sessões. Uma única novidade: o poker com os dados (vence o concorrente que conseguirão estragar as meninas do adversário"

O primeiro Colpo Grosso foi ao ar no dia 16 de Novembro de 1987. Portugal só viria a ver o formato quase cinco anos mais tarde - ou será? - pois refiro-me à versão italiana do dito. O estúdio onde o programa  foi realizado foi decorado num estilo que lembrava um casino e os concorrentes (um homem e uma mulher) competiam em apostas e jogos de roleta . As fichas iniciais para cada jogador foram decididas por um teste do mesmo na slot machine, que continha 7 símbolos representando uma parte do corpo à qual foi atribuído um valor diferente (em ordem crescente: pé, mão, olho, boca, perna, peito, assento). As vitórias, que podiam ser dobradas se o concorrente responder correctamente a perguntas feitas pelo condutor, foram então usados para tirar a roupa para máscaras (quatro homens e quatro mulheres mascarados). enquanto no caso de número insuficiente de fichas para jogar, os mesmos concorrentes poderiam se despir para aumentar seus atcivos. O objectivo do jogo era despir completamente todas as máscaras (a última peça de roupa que eles tiravam era apenas a máscara nos olhos) e fazer o chamado "figurão", ganhando todo o prémio. O competidor que fez a maior vitória, mas não o "figurão" , teve a chance de permanecer como o actual campeão da próxima aposta.

A fórmula inicial do programa foi alterada aos poucos durante os episódios. Entre as principais variações, a adição de uma co-apresentadora, Daniela Fornari, a eliminação das máscaras masculinas e a inclusão de um espaço musical no qual Smaila poderia tocar ao piano.

A 5 de Setembro de 1988, começou a segunda temporada do programa, com a transferência do bastão para a direcção de Pino Callà para Celeste Laudisio. Foram feitas grandes mudanças em relação à edição anterior, devido também a um maior investimento econômico por parte do canal: no elenco Rosanna Olmo como notária, Tina Pepe como caixa, Stefania Valentini como vale, Stefano Celoria e Lais Silvess se juntaram ao grupo como governanta; a cenografia, apesar de parecer com um casino, foi totalmente renovada; as máscaras foram renomeadas strip-chips e em cada episódio eles representavam várias figuras profissionais a quem nomes originais como "Esagerata", "Scappatella", "Maria la O", "Tripla", entre outras; novas marcas também foram estabelecidas para os concorrentes, incluindo máquinas caça-níqueis, dados e cartões franceses, mas a mudança mais importante diz respeito à introdução do "Talismã": sete meninas de diferentes nacionalidades que representam o maior número de símbolos de sorte (Esther Aregall, o cavalo , Natasja Narain, o coelho , Deborah Zapparata, o chifre , Natacha Velimirovic, o curinga, trevo de quatro folhas, Monique Sluyter, o número 13, e Viemla Jagroep, a joaninha ). O símbolo atribuído a eles, para além de diferenciar a cor da roupa, foi colocado como uma cobertura do mamilo esquerdo durante as tiras nas quais eles se apresentaram. As meninas rapidamente se tornaram um dos recursos mais conhecidos do programa. No espaço musical, Umberto Smaila foi acompanhado pelos Nylons (Maurizio Filippi , Diego Michelon , Renzo Meneghinello) durante a apresentação ao vivo de faixas de música; também no episódio de sábado, Linda Lorenzi se apresentou em truques de mágica e a fila foi substituída pelo strip-tease de uma das garotas de Portafortuna.

A partir de fevereiro de 1989, também foram realizadas noites temáticas em discotecas por toda a Itália, nas quais Umberto Smaila e algumas strip-chips envolveram o público na participação em jogos inspirados no concurso.

Entre 4 de Setembro de 1989 e 1 de Junho de 1990, foi ao ar a terceira edição do Colpo Grosso e que provavelmente representa a mais bem-sucedida do programa. A presença de Linda Lorenzi foi confirmada ao lado de Umberto Smaila na gerência, a peituda Tiziana D'Arcangelo apareceu como caixa e passou ao papel de valete (depois de ser uma das garotas Portafortuna na temporada anterior) Monique Sluyter; também confirmou Stefano Celoria como costureira.

Enquanto mantinha os jogos inspirados no casino, o mesmo da edição anterior, o prémio em dinheiro foi substituído pelo uso de fichas (chamadas "Eurofiches"), enquanto os prémios finais foram substituídos por aparelhos e, no caso de um grande sucesso, por um viagem ao exterior paga pela produção e pelo patrocinador do programa (luminárias Panto, para as quais também foram fornecidos um chip cadeau (prémio) para cada jogador e um jogo dedicado). A cenografia, que mudou significativamente em comparação com as edições anteriores, já não representava um casino, mas uma sala de espera de aeroporto, um símbolo com o qual o programa comemorava a abertura de fronteiras nos países da Europa Oriental em direcção ao mundo ocidental. Como resultado, os chips de tira (que fizeram a sua entrada no estúdio descendo da escala de um avião) as bandeiras foram renomeadas porque cada uma representava uma área geográfica da Europa. Finalmente, as garotas sortudas foram substituídas pelas garotas Cin Cin: sete mulheres representando diversas bebidas de frutas com o mesmo papel do que os amuletos da sorte: Nadia Visintainer, o abacaxi , Esther Kooiman (chamada "Amy"), a cereja; Esther, o morango; Natacha Velimirovic, o kiwi , Stella Kobs, o limão, Angelique, a tangerina e Jacqueline Hammond, o mirtilo . A popularidade do programa foi a de dedicar um espaço no episódio de sábado, no qual Linda Lorenzi respondeu às cartas e prendas recebidos pelos telespectadores.

Houve vários protestos contra o programa, com centenas de cartas enviadas por um grupo de mulheres de Veneto ao patrocinador, ameaçadas de boicote.

Durante o Mundial na Itália (de 8 de Junho a 8 de Julho), o programa foi temporariamente suspenso, retomando depois do fim do campeonato, com o nome de Colpo Grosso 90 - vemo-nos juntos notamente (rivediamole inseme), e transmitiu uma selecção de partidas retiradas dos episódios antigos, prolongando as transmissões com tal fórmula até quase o fim de Agosto.

As referências à geografia e às viagens atingiram o pico na 4ª temporada de Colpo Grosso, que começou a 10 de Setembro de 1990 e foi emitida até 29 de Junho de 1991 (com uma breve interrupção durante o período de Natal, de 23 de Dezembro a 6 de Janeiro, e em Páscoa, de 28 de Março a 1 de Abril), onde a cenografia foi inspirada em um navio de cruzeiro do qual Umberto Smaila era o capitão. Para acompanhá-lo na sua última temporada como maestro, o galês Amy Charles, já presente entre as bandeiras da última edição com os nomes de Albarosa e Triple , e como guarita, a Žaneta Fajová da Checoslováquia. A presença das meninas Cin Cin, que se tornaram um símbolo do programa, também foi confirmada nesta edição, interpretada por Jessica (cereja), Lena (abacaxi), Susanne (kiwi), Suzana (limão), Renate (mandarim), Michelle ( morango) e Bernardine (mirtilo).

Em comparação com as edições anteriores, o regulamento passou por várias modificações, destacando-se do mecanismo inicial associado aos jogos de casino: o prémio em dinheiro dos competidores era contado não em fichas, mas em pontos, usados pelos concorrentes para visitar países europeus durante o cruzeiro a bordo de Colpo Grosso; para cada país visitado houve um strip-tease do European Star(nome com o qual as bandeiras já foram chamadas nos últimos episódios da edição anterior) representando esse país. Desde o início, os jogos de roleta, dados e cartões franceses foram abolidos e, posteriormente, o histórico jogo de caça-níqueis, substituído por jogos vinculados a patrocinadores (como a pergunta Vitec e o jogo da ilha Panto). No final de cada episódio, havia dois cenários possíveis:
-no caso de os dois concorrentes terem conseguido visitar menos de quatro países, aqueles que obtiveram mais pontos (ou pontos iguais do que aqueles que visitaram mais países) se tornaram o vencedor do episódio e, no caso de terem ganho duas apostas (de um máximo de três) contra seu desafiante, ele adquiriu o título de "campeão", eliminou seu desafiante do jogo e retornou ao episódio seguinte contra um novo competidor, sempre com a melhor das três apostas (quem venceu dois se tornou campeão);
-no caso de pelo menos um concorrente ter conseguido visitar pelo menos quatro países, ele teve a oportunidade de escolher se quer ganhar a aposta (e se tornar campeão, no caso de duas apostas, retornando à próxima aposta contra um novo desafiante) ) ou jogar pela Big Shot, respondendo em um prazo de 60 segundos a uma pergunta final entre uma série de 36 preparadas pelos autores do programa (o número de 1 a 36 em que a bola foi parada na roleta determinou a escolha) com a possibilidade de dobrar a pontuação obtidos; caso o 0 tenha sido lançado, a pergunta não foi feita e o Big Hit foi obtido automaticamente. O mecanismo "domandone" seguiu de maneira servil o mecanismo de "duplicação" típico do jogo final dos vários testes realizados por Mike Bongiorno , ou no caso de uma resposta correta a todas as perguntas contidas na "pergunta" (ou no caso de ter sido liberada). o 0), o competidor ganhou uma viagem ao redor do mundo,não se despiu anteriormente nos jogos anteriores que até mesmo uma garota "Superstar" (uma modelo ou, às vezes, uma garota apareceu nos anos anteriores como bandeira ou garota Cin Cin) e eliminou seu desafiante do jogo (nesse caso, o próximo episódio participou de dois novos competidores, sempre com a melhor das duas apostas vencidas em um máximo de três), mas no caso de uma resposta errada (ou "perdida" no final dos 60 segundos) ela perdeu todo o prêmio em dinheiro, foi automaticamente eliminada do jogo e deu o título de campeão ao seu desafiante, que retornaria no próximo episódio contra um novo concorrente. Peculiaridades da Superstar o fato de se despir completamente, o único caso durante o programa.

Durante os episódios, assistimos a alguns retornos bem-vindos no elenco do programa, incluindo Natacha Velimirovic como Superstar, Stefano Celoria sob o disfarce de costureira/marinheira , Monique Sluyter como assistente de regência e Angelique e Alma entre as meninas Cin Cin. Durante a última semana de transmissão, as mesmas garotas Cin Cin participaram ironicamente no jogo como concorrentes, alternando entre elas.

Depois de quatro temporadas de muito sucesso, Umberto Smaila abandonou a direcção do programa, tendo conseguido realizar o seu sonho de um musical sobre a vida de Fred Buscaglione. Como sua herdeira, Maurizia Paradiso foi escolhida, personagem já conhecida pelo público noturno por ter apresentado alguns programas com conteúdos eróticos em várias estações de televisão locais, aos quais Gabriella Lunghi se juntou. A 5ª temporada foi emitira a partir de 16 de Setembro de 1991 e houveram muitas novidades no mecanismo do jogo, incluindo a participação de duas competidoras (com a consequente abolição do competidor masculino): todo jogo, pergunta ou strip-tease ao qual o competidor se submeteu foi o mesmo a vencer um "pequeno coração" , cuja soma final decretou o vencedor do episódio; os mesmos corações foram então afixados a uma pasta gigantesca inspirada no jogo de bingo e a obtenção de ambos, terna, quaterna ou cinquina, permitiu ao competidor despir uma das estrelas presente no estúdio. Em comparação com as edições anteriores, a presença de um Superstar foi reconfirmada, o que proporcionaria um striptease completo no caso de um bingo por um concorrente e das meninas Cin Cin (Joanna, o abacaxi, Adèle, o kiwi, Elke, o morango, Nadège, o mirtilo), Simone, a tangerina, Caroline, o limão e Jacqueline, a cereja).

O novo estilo condutivo trazido por Paradiso deu ao programa um tom mais não convencional, mas também mais erótico, com um número maior de stripteases do que nas edições anteriores. A nova fórmula, no entanto, não alcançou o esperado para o sucesso e, após mal-entendidos entre o apresentador e a produção, a partir do episódio de 4 de Fevereiro de 1992, a condução do programa foi oferecida provisoriamente a Gabriella Lunghi . Posteriormente, a partir de 17 de Fevereiro de 1992, Massimo Guelfi juntou-se ao mesmo. Nesta nova versão, seguindo numerosos pedidos do público feminino, o competidor masculino foi reinserido no mecanismo do jogo; novos jogos foram feitos, o cenário foi renovado e Nylon, que permaneceu sob o disfarce de autores musicais nos primeiros meses de transmissão, também voltou a cena.

Depois de cinco anos no ar e mais de 1.000 episódios gravados, o programa não foi reconfirmado para a temporada de televisão 92/93. De acordo com as declarações dos responsáveis pela Italia 7 durante o anúncio do fecho, o principal motivo teria sido um declínio do público devido à falta de interesse no género "striptease", mas, mais provavelmente, seria identificado na qualidade inferior dos condutores que sucederam ao Smaila. Foi feita uma tentativa final de recuperar o programa, propondo-o a Pupo . A nova edição deveria ter começado a 31 de Dezembro de 1992, mas nunca viu a luz devido a divergências entre os autores e pedidos de alterações no programa feitas pelo cantor.

O formato foi um sucesso enorme que várias versões internacionais do programa foram realizadas.

Em Janeiro de 1990, uma versão alemã do programa estreia na (então) RTL Plus (embora há relatos de que esta versão chegou a ser emitida na RTL Veronique - mais tarde RTL 4 - que é a sua "vizinha" holandesa). Em Portugal e noutras partes da Europa, Tutti Frutti era sinónimo de ter parabólica e a RTL alemã (que na altura encerrava as emissões com o hino da União Europeia) unia as pessoas das diversas nacionalidades, mesmo em zonas onde havia pouca gente que dominava o alemão. Um artigo do Der Spiegel aquando dos 15 anos da sua última emissão (foi emitido pela última vez a 21 de Fevereiro de 1993) chamava àquilo de "o seu vizinho nu na TV". Em 2016, o canal temático RTL Nitro estreia uma nova versão, mas provavelmente sem o impacto devido fora da Alemanha.

A Telecinco (de Silvio Berlusconi) adaptaria o formato como "Ay, qué calor!" em 1990 e em 1994 chegava à Suécia na TV3 (Viasat) com o nome da versão alemã. A única versão produzida fora da Europa foi no SBT (carinhosamente apelidada de "Sílvio Brincando de Televisão") com o nome Cocktail. A dita versão teve 55 sessões gravadas, das quais as últimas três ficaram na gaveta. As garotas Cin-Cin eram "garotas Estado", representando cada estado do Brasil. Muitas destas versões eram inspiradas na terceira e quarta temporada, temporadas que tiveram muito sucesso de vendas no estrangeiro.

Colpo Grosso foi um dos programas mais icónicos dos primeiros anos do canal japonês Super Channel (nada a ver com o europeu, o canal de que falo hoje chama-se Super! Drama TV e emite séries (predominantemente) americanas) e também chegou a ser emitido nalgumas filiais da Fuji TV.

Em Portugal foi um dos primeiros sucessos da SIC, onde chegaram a ser emitidas algumas das sessões da terceira temporada. Era emitido aos sábados à noite durante os primeiros meses do canal, mas tão depressa como apareceu, saiu da grelha. A SIC chegou a emitir outro programa de Berlusconi, o Scherzi a parte (que a SIC baptizou de "A Brincar, A Brincar"), programa de apanhados do Canale 5.

O programa foi um dos mais chamativos da SIC, até porque, segundo o blog Grilus Falantis:

"Quem é de Lisboa ou do Porto provavelmente não sabe que quando a SIC e a TVI apareceram, a maior parte do pessoal que vivia no interior do país não teve logo acesso a essas novas maravilhas das ondas hertzianas portuguesas. No entanto, eu passava grande parte das férias de Verão em casa dos meus avós, em Lisboa, onde o pessoal já tinha o azar de ter que gramar com a Tvi, que na altura era católica (lembram-se?) e que passava todas as missas em directo e mais algumas em diferido. E havia a mítica SIC.

Eu vinha para Lisboa para estar com os meus avós e para ir à Praia das Maçãs, visitar coisas e tal, mas o que me movia mesmo era o Água na Boca, cheio de mamocas ao léu. Estava eu de comando na mão a disfarçar e a mudar de canal sempre que a minha avó entrava na sala, quando o meu avô entra e muda para a SIC e diz "Eh lááááá!!!"

E foi assim que a minha avó deixou de ver a tourada na RTP 2 durante as férias de Verão."

Apesar do programa ter um gosto duvidoso, foi um sucesso na Itália. Quando foi cancelado tornou-se num programa de culto das televisões privadas: algumas televisões continuaram a ter cópias de certas sessões do Colpo Grosso onde foram emitidas durante anos a fio. Os canais da Mediaset chegaram a emitir reposições, primeiro no extinto canal Happy Channel e mais tarde na Mediaset Extra.

Hoje um concurso destes seria impensável em muitos países europeus, dado o controlo "restrito" das televisões e das autoridades hoje em dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

@ATVTQsV, se não equivoco-me, Ay que Calor! e Tutti-Frutti eram gravados no mesmo estúdio do Colpo Grosso, em Milão. Foi um programa símbolo da fase "Tu pantalla amiga" da Telecinco da Espanha. A versão brasileira era gravado nos estúdios do SBT, em São Paulo, e tinha muita popularidade até mesmo fora do Brasil: operadoras de TV à cabo da Argentina ofereciam os canais brasileiros em versão integral e muita gente de lá acompanhava com afinco as beldades tirando a roupa. Certa vez, receberam a carta de um argentino e a leram no ar em espanhol! A apresentação de Cocktail ficava a cargo de Miele.
 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...