Jump to content
ATVTQsV

Quebra-Cabeças [RTP Memória]

Recommended Posts

Resultado de imagem para Quebra-Cabeças RTP

O programa

Quebra-Cabeças é um concurso de televisão português, adaptado do formato holandês Brainstorm, da produtora holandesa IDTV. Estreou a 2 de Outubro de 2000 na RTP 1 e teve ao todo quatro temporadas, sendo a primeira composta por 80 sessões. O concurso foi emitido em horários do fim da tarde, inicialmente antes do Telejornal, e depois passou a ser emitido antes das 18 horas. Foi um dos concursos mais injustamente esquecidos da história da RTP, e foi apresentado por Cristina Möhler na sua primeira fase. Foi o primeiro programa onde o prémio era em euros, ao contrário de escudos, dada a mudança entre as moedas que estavam em vigor.

Foi reposto pela primeira vez a 30 de Setembro de 2019 na RTP Memória, supostamente por causa do formato já não estar em produção no estrangeiro.

Como se joga

PRIMEIRA PARTE DO PASSATEMPO
Em cada programa (que terá a duração aproximada de 40 minutos), intervêm quatro concorrentes. Dois concorrentes disputam entre eles três frases-puzzle. O concorrente que acertar cada uma das frases-puzzle tem direito a responder a cinco perguntas de cultura geral no espaço de trinta segundos, por cada frase-puzzle acertada.

Aquele que no final das três frases-puzzle e respectivas perguntas de cultura geral tiver a maior pontuação passa à fase seguinte do jogo. O mesmo esquema aplica-se aos outros dois concorrentes.
Nesta fase não há prémios em jogo, mas sim o acesso à fase seguinte.

SEGUNDA PARTE DO PASSATEMPO
Os concorrentes que venceram as eliminatórias disputam entre si a passagem à fase final do passatempo.
Para seleccionar qual deles joga primeiro, é lançada uma frase-puzzle, que tanto pode ser um provérbio ou ditado popular, como o título de um filme, um livro, uma canção ou um poema. Diante dos concorrentes, surgirá um gráfico com os espaços correspondentes às letras e às palavras que compõem a frase-puzzle. De três em três segundos, surgirá de forma aleatória, uma letra. Quando um dos concorrentes pensa que sabe a resposta, acciona um botão e dá a resposta. Se não estiver correcta, o outro concorrente pode tentar adivinhar. Se o segundo concorrente também não acertar, voltam a aparecer letras de três em três segundos, até um dos concorrentes voltar a carregar no botão para tentar responder, e assim sucessivamente até um deles conseguir acertar. Cabe ao concorrente que adivinhar a frase-puzzle iniciar a segunda parte do passatempo.

Um computador fará aparecer, de forma aleatória, seis letras P (de perguntas) e seis letras T (de temas). O concorrente deverá accionar um botão, fazendo parar o sistema. Se sair P, o concorrente terá de responder a cinco perguntas de cultura geral, se sair T terá de dizer cinco nomes de um determinado tema. Tanto no caso de P como no de T, aparecem sempre no écran as iniciais das respostas. No caso de T, surgirá ainda, além das iniciais, a indicação do tema que está em discussão.
Numa sessão, esta sucessão (frase-puzzle, P ou T) poderá verificar-se sete vezes, no máximo. O concorrente que, nesta fase, tiver obtido a maior pontuação, passa à terceira parte, onde tentará ganhar o Jackpot. O outro é eliminado nesta altura.

MODO DE DESEMPATE
Se, no final do máximo de sete jogadas, os dois concorrentes tiverem o mesmo número de pontos, joga-se uma nova frase-puzzle (sem, contudo, se jogar o P ou o T), para decidir quem vai à final.


TERCEIRA PARTE DO PASSATEMPO
A terceira parte consiste na disputa do jackpot.
Entre três temas apresentados, o concorrente finalista terá de escolher um. Desse tema, ele terá de dizer correctamente os dez nomes respectivos (as iniciais dos dez nomes aparecem no ecrã) . Tanto nesta fase como na anterior, os nomes dos temas terão de ser aqueles que constam no computador.

Se, dos dez nomes, o concorrente acertar entre zero e seis, será eliminado; se acertar em sete, oito ou nove, volta a jogar uma das eliminatórias na sessão seguinte (sem ganhar nada). Só ganha o jackpot se acertar nos dez nomes.

O Prémio Final

Todos os prémios monetários deste passatempo serão atribuídos em Euros.

Na segunda parte, por cada resposta certa, o concorrente vai contabilizando 100 Euros. Nesta fase, o concorrente que for eliminado não tem direito a qualquer prémio.

Todo o dinheiro que foi sendo contabilizado até ao final da primeira parte, junta-se no jackpot. Nesta fase não há valor a atribuir por cada nome certo.

Após a disputa do jackpot - e tal como ficou referido atrás - três situações poderão ocorrer: se o concorrente acertar até seis nomes,é eliminado; entre sete e nove nomes, fica automaticamente apurado para disputar a eliminatória seguinte (sem ganhar nada). Só ganha o jackpot quem acertar nos dez nomes.

Nas sessões em que os concorrentes finalistas não ganham o jackpot, o dinheiro acumulado passa para a sessão seguinte, assim acontecendo até alguém acertar nos dez nomes. Por tudo isto, o prémio em jogo no jackpot será sempre variável de dia para dia.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
Posted (edited)

Aquele concurso cult básico que merecia melhor, apesar de ser muito simples.

Fun fact para fãs do atvboard: o @Televisão 10 e eu íamos comprá-lo originalmente em vez do Lingo e fazer uma versão atualizada à realidade de 2019 para o nosso ASV. Porém, a falta de arquivo impediu a entrada do programa no Mercado, portanto, ficámos com o outro formato da IDTV de fim de tarde da RTP :cryhappy:

(Já agora: este tópico não devia estar no grupo do Cabo?)

Edited by Johnman
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Posted (edited)
há 5 minutos, Johnman disse:

(Já agora: este tópico não devia estar no grupo do Cabo?)

Não, pois passa num canal do grupo da RTP, segundo as regras dos grupos. O mesmo aplica-se para a SIC e a TVI.

Se quiseres o formato para o atvBoard, fica para uma terceira edição.

Edited by ATVTQsV

Share this post


Link to post
Share on other sites

pérola obtida de um vídeo do @RPSG e convertida para 4:3

mais um para os anais da história

Share this post


Link to post
Share on other sites

As regras do 1º post devem ser da 3ª ou 4ª série. Na 1ª é muito mais simples que isso.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
há 3 horas, RPSG disse:

As regras do 1º post devem ser da 3ª ou 4ª série. Na 1ª é muito mais simples que isso.

O único post que encontrei com as regras nos arquivos da RTP datava de 2002. Tentei encontrar da primeira série mas no site da RTP da altura só havia informação básica e não detalhada.

Share this post


Link to post
Share on other sites

×
×
  • Create New...