Jump to content

Quebra-Cabeças [RTP Memória]


ATVTQsV

Posts Recomendados

Resultado de imagem para Quebra-Cabeças RTP

O programa

Quebra-Cabeças é um concurso de televisão português, adaptado do formato holandês Brainstorm, da produtora holandesa IDTV. Estreou a 2 de Outubro de 2000 na RTP 1 e teve ao todo quatro temporadas, sendo a primeira composta por 80 sessões. O concurso foi emitido em horários do fim da tarde, inicialmente antes do Telejornal, e depois passou a ser emitido antes das 18 horas. Foi um dos concursos mais injustamente esquecidos da história da RTP, e foi apresentado por Cristina Möhler na sua primeira fase. Foi o primeiro programa onde o prémio era em euros, ao contrário de escudos, dada a mudança entre as moedas que estavam em vigor.

Foi reposto pela primeira vez a 30 de Setembro de 2019 na RTP Memória, supostamente por causa do formato já não estar em produção no estrangeiro.

Como se joga

PRIMEIRA PARTE DO PASSATEMPO
Em cada programa (que terá a duração aproximada de 40 minutos), intervêm quatro concorrentes. Dois concorrentes disputam entre eles três frases-puzzle. O concorrente que acertar cada uma das frases-puzzle tem direito a responder a cinco perguntas de cultura geral no espaço de trinta segundos, por cada frase-puzzle acertada.

Aquele que no final das três frases-puzzle e respectivas perguntas de cultura geral tiver a maior pontuação passa à fase seguinte do jogo. O mesmo esquema aplica-se aos outros dois concorrentes.
Nesta fase não há prémios em jogo, mas sim o acesso à fase seguinte.

SEGUNDA PARTE DO PASSATEMPO
Os concorrentes que venceram as eliminatórias disputam entre si a passagem à fase final do passatempo.
Para seleccionar qual deles joga primeiro, é lançada uma frase-puzzle, que tanto pode ser um provérbio ou ditado popular, como o título de um filme, um livro, uma canção ou um poema. Diante dos concorrentes, surgirá um gráfico com os espaços correspondentes às letras e às palavras que compõem a frase-puzzle. De três em três segundos, surgirá de forma aleatória, uma letra. Quando um dos concorrentes pensa que sabe a resposta, acciona um botão e dá a resposta. Se não estiver correcta, o outro concorrente pode tentar adivinhar. Se o segundo concorrente também não acertar, voltam a aparecer letras de três em três segundos, até um dos concorrentes voltar a carregar no botão para tentar responder, e assim sucessivamente até um deles conseguir acertar. Cabe ao concorrente que adivinhar a frase-puzzle iniciar a segunda parte do passatempo.

Um computador fará aparecer, de forma aleatória, seis letras P (de perguntas) e seis letras T (de temas). O concorrente deverá accionar um botão, fazendo parar o sistema. Se sair P, o concorrente terá de responder a cinco perguntas de cultura geral, se sair T terá de dizer cinco nomes de um determinado tema. Tanto no caso de P como no de T, aparecem sempre no écran as iniciais das respostas. No caso de T, surgirá ainda, além das iniciais, a indicação do tema que está em discussão.
Numa sessão, esta sucessão (frase-puzzle, P ou T) poderá verificar-se sete vezes, no máximo. O concorrente que, nesta fase, tiver obtido a maior pontuação, passa à terceira parte, onde tentará ganhar o Jackpot. O outro é eliminado nesta altura.

MODO DE DESEMPATE
Se, no final do máximo de sete jogadas, os dois concorrentes tiverem o mesmo número de pontos, joga-se uma nova frase-puzzle (sem, contudo, se jogar o P ou o T), para decidir quem vai à final.


TERCEIRA PARTE DO PASSATEMPO
A terceira parte consiste na disputa do jackpot.
Entre três temas apresentados, o concorrente finalista terá de escolher um. Desse tema, ele terá de dizer correctamente os dez nomes respectivos (as iniciais dos dez nomes aparecem no ecrã) . Tanto nesta fase como na anterior, os nomes dos temas terão de ser aqueles que constam no computador.

Se, dos dez nomes, o concorrente acertar entre zero e seis, será eliminado; se acertar em sete, oito ou nove, volta a jogar uma das eliminatórias na sessão seguinte (sem ganhar nada). Só ganha o jackpot se acertar nos dez nomes.

O Prémio Final

Todos os prémios monetários deste passatempo serão atribuídos em Euros.

Na segunda parte, por cada resposta certa, o concorrente vai contabilizando 100 Euros. Nesta fase, o concorrente que for eliminado não tem direito a qualquer prémio.

Todo o dinheiro que foi sendo contabilizado até ao final da primeira parte, junta-se no jackpot. Nesta fase não há valor a atribuir por cada nome certo.

Após a disputa do jackpot - e tal como ficou referido atrás - três situações poderão ocorrer: se o concorrente acertar até seis nomes,é eliminado; entre sete e nove nomes, fica automaticamente apurado para disputar a eliminatória seguinte (sem ganhar nada). Só ganha o jackpot quem acertar nos dez nomes.

Nas sessões em que os concorrentes finalistas não ganham o jackpot, o dinheiro acumulado passa para a sessão seguinte, assim acontecendo até alguém acertar nos dez nomes. Por tudo isto, o prémio em jogo no jackpot será sempre variável de dia para dia.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquele concurso cult básico que merecia melhor, apesar de ser muito simples.

Fun fact para fãs do atvboard: o @Televisão 10 e eu íamos comprá-lo originalmente em vez do Lingo e fazer uma versão atualizada à realidade de 2019 para o nosso ASV. Porém, a falta de arquivo impediu a entrada do programa no Mercado, portanto, ficámos com o outro formato da IDTV de fim de tarde da RTP :cryhappy:

(Já agora: este tópico não devia estar no grupo do Cabo?)

Editado por Johnman
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Johnman disse:

(Já agora: este tópico não devia estar no grupo do Cabo?)

Não, pois passa num canal do grupo da RTP, segundo as regras dos grupos. O mesmo aplica-se para a SIC e a TVI.

Se quiseres o formato para o atvBoard, fica para uma terceira edição.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, RPSG disse:

As regras do 1º post devem ser da 3ª ou 4ª série. Na 1ª é muito mais simples que isso.

O único post que encontrei com as regras nos arquivos da RTP datava de 2002. Tentei encontrar da primeira série mas no site da RTP da altura só havia informação básica e não detalhada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como sabem, sou eu que faço a "gravação" dos episódios do Quebra Cabeças e coloco-os no Youtube. Só que hoje (não sei se devido ao problema de rede da NOS) não consigo aceder ao programa através do NOS TV no PC (é assim que gravo o programa). Então não sei como vou fazer para colocar o episódio de hoje!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, RPSG disse:

Como sabem, sou eu que faço a "gravação" dos episódios do Quebra Cabeças e coloco-os no Youtube. Só que hoje (não sei se devido ao problema de rede da NOS) não consigo aceder ao programa através do NOS TV no PC (é assim que gravo o programa). Então não sei como vou fazer para colocar o episódio de hoje!

Na minha rede a situação já está normalizada. Não sei se afectou as boxes, mas provavelmente vou ter de fazer um livestream da gravação do programa de hoje com o meu telemóvel (se bem que não tenho recursos suficientes para aguentar vinte minutos seguidos a gravar)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, ATVTQsV disse:

Na minha rede a situação já está normalizada. Não sei se afectou as boxes, mas provavelmente vou ter de fazer um livestream da gravação do programa de hoje com o meu telemóvel (se bem que não tenho recursos suficientes para aguentar vinte minutos seguidos a gravar)

Não faças isso. Usa um PC para gravar a tela e o som (há um gravador nativo de tela do Windows 10) através do NOS TV.

Editado por RPSG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

URGENTE:

há 8 minutos, miguelalex23 disse:

Más notícias para os fãs do Quebra-Cabeças aqui do fórum. Por alguma razão, a partir do dia 27 (Quarta), começam a dar o Eu Show Nico (1987) na faixa das 9h e transferem o Só Visto! para as 10h50, tirando o Quebra-Cabeças do ar ao fim de 42 programas. Segundo a sinopse, a primeira temporada tem 80 sessões.

Dia 2 reestreia A Banqueira do Povo, desta vez na faixa das 13h, em substituição de Ricardina e Marta.

Esperemos a próxima repetição, um dia quem sabe.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
há 2 horas, Nuno Sousa disse:

@RPSG Caro Rui Gonçalves, obrigado pelo seu trabalho de gravação. Participei neste programa há 20 anos mais ou menos e nunca consegui ficar com a gravação pelo que espero consegui-lo agora.  O Rui. Sabe quantos episódios são no total? Obrigado

Na primeira série teve 80, agora não sei se vão passar as restantes de 2001-2002. Em que série participaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Nuno Sousa disse:

@RPSG Caro Rui Gonçalves, obrigado pelo seu trabalho de gravação. Participei neste programa há 20 anos mais ou menos e nunca consegui ficar com a gravação pelo que espero consegui-lo agora.  O Rui. Sabe quantos episódios são no total? Obrigado

Em primeiro lugar, obrigado pela mensagem. Eu irei fazer upload de todos os episódios emitidos pela RTP Memória e que a NOSTV me permita. :gosto:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...