Jump to content

A Serra


Pedro M.

Posts Recomendados

há 1 hora, FilipeT disse:

A TVMais falou com a Federação do Folclore Português:

"Caricaturar a identidade de uma comunidade acaba por ser uma afronta".

"As imagens do traje estão todas erradas, não é o trajar serrano, as melodias não têm nada a ver com aquela região mas, sim, com outras regiões, nomeadamente o Minho”.

Na novela, nenhuma das mulheres tem brincos.  É fundamental para qualquer grupo de folclore que a mulher tenha brincos. A maneira de trajar, a postura que vimos, as imagens das atrizes trajadas não é serrana, é minhota. Aquela altivez não tem nada a ver com a serra".

A estas acusações, uma fonte oficial da SP Televisão respondeu "A nossa intenção e aquilo que procuramos sempre é honrar os costumes e tradições de Portugal, mas a novela não deixa de ser um produto de ficção".

Chatos :ew:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas por acaso conheço bem aquela zona e reparei logo na questão do rancho... Vi logo que não tinha nada a ver, era por demais evidente.

Outra coisa que me choca um pouco, principalmente para quem costuma visitar aquela região é a falta de sotaque, ou o uso de sotaque Lisboeta...

Conheço muitas pessoas da idade retratada, e mesmo usando já roupas e acessórios atuais, mas continuam a falar com um sotaque mais cerrado. Mesmo os que estudam fora, na maioria em Coimbra que é mais próximo, tem um sotaque típico de Coimbra...

Enfim ?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Fox Scully disse:

Mas por acaso conheço bem aquela zona e reparei logo na questão do rancho... Vi logo que não tinha nada a ver, era por demais evidente.

Outra coisa que me choca um pouco, principalmente para quem costuma visitar aquela região é a falta de sotaque, ou o uso de sotaque Lisboeta...

Conheço muitas pessoas da idade retratada, e mesmo usando já roupas e acessórios atuais, mas continuam a falar com um sotaque mais cerrado. Mesmo os que estudam fora, na maioria em Coimbra que é mais próximo, tem um sotaque típico de Coimbra...

Enfim ?

 

Mas nas novelas raramente usam sotaque. Lembro-me que em "Ilha dos Amores" e "Flor do Mar" as personagens também não tinham o sotaque açoriano ou madeirense.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, D91 disse:

Mas nas novelas raramente usam sotaque. Lembro-me que em "Ilha dos Amores" e "Flor do Mar" as personagens também não tinham o sotaque açoriano ou madeirense.

Então nesse aspecto a ficção nacional fica a perder em riqueza e variedade.

O que seriam dos grandes sucessos da ficção brasileira (novelas particularmente) se todas tivessem sido feitas com o sotaque do Rio e S. Paulo? 

Cadê Zé Carneiro, Gabriela, Sinhozinho Malta, Tieta... Eu sei lá...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Fox Scully disse:

Então nesse aspecto a ficção nacional fica a perder em riqueza e variedade.

O que seriam dos grandes sucessos da ficção brasileira (novelas particularmente) se todas tivessem sido feitas com o sotaque do Rio e S. Paulo? 

Cadê Zé Carneiro, Gabriela, Sinhozinho Malta, Tieta... Eu sei lá...

Concordo. Mas em Portugal quase nunca usam os sotaques, talvez só o do Norte, e de forma exagerada quase sempre.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, RAFA(el) disse:

Também ainda não entendi kkk. Parece bem descartável da novela e até davam um descanso à Dânia.

Pois eu também ainda não entendi. É tia da Fátima e mora com ela, mas ainda não percebi qual é a importância dela na novela. Parece que todas as personagens tem um segredo. Vamos ver se ela também terá um. Mas também concordo que a Dânia precisa de um descanso, esteve em Golpe de Sorte, Terra Brava e agora está na Serra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, D91 disse:

Pois eu também ainda não entendi. É tia da Fátima e mora com ela, mas ainda não percebi qual é a importância dela na novela. Parece que todas as personagens tem um segredo. Vamos ver se ela também terá um. Mas também concordo que a Dânia precisa de um descanso, esteve em Golpe de Sorte, Terra Brava e agora está na Serra.

Também não vejo grande relevância na personagem, pelo menos para já. E tenho dúvidas de que em algum momento terá essa relevância em ausência. Veremos, porque se for mesmo descartável é um pouco sem sentido a sua existência.

Editado por RAFA(el)
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até estou a gostar da novela. Espero que a vilã da Sofia Alves comece a fazer mais maldades nos próximos episódios. Está muito parada nestes primeiros episódios.

Aquele núcleo da Soraia Chaves e do Pedro Laginha é interessante e tem algum destaque.

Como já referi ainda não percebi o que anda aqui a fazer a Dânia Neto. A personagem dela não parece ter grande conteúdo.

Gosto do núcleo dos falidos e da miúda que trabalha para eles quase de graça.:haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Televisão 10 disse:

A Cristina Homem de Mello e a Ana Lopes parece que vieram fazer figuração para esta novela. :cryhappy: Pouco aparecem.

Eu não entendo o motivo pelo qual as últimas personagens da Cristina têm sido tão fracas. Claro que isto ainda está a começar, mas eu receio que ela não terá grande destaque ao longo do enredo. O que por si só é triste, porque ela é uma grande atriz. Enfim.

Editado por RAFA(el)
  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a Leonor é filha do Tomás, o que é que a autora vai fazer para no final a miúda ficar com ele?

Será que a autora vai matar o Domingos e a Rosalinda?

há 13 horas, RAFA(el) disse:

Também não vejo grande relevância na personagem, pelo menos para já. E tenho dúvidas de que em algum momento terá essa relevância em ausência. Veremos, porque se for mesmo descartável é um pouco sem sentido a sua existência.

Estive a ler o perfil da personagem da Dânia Neto e parece que

Spoiler

Podemos vir a ter uma Dânia vilã. No perfil da personagem dizem que é oportunista: https://sic.pt/Programas/a-serra/personagens/2021-02-09-Paula-Neto

 

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Vieira disse:

Por acaso não acho grande piada à personagem da Manuela Couto. Acho muito exagerada/irrealista (a atriz está bem, claro) e cansa facilmente.

Eu por enquanto ainda estou a amar. Ri-me demasiado quando ela estava na piscina do hotel, o Fernando a dizer-lhe que ela tem de sair e cada vez que ele falava ela dava um mergulho e dizia "desculpa, não estou a ouvir". :haha:

  • Haha 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...