Jump to content

A Serra

Recommended Posts

há 4 horas, Ficção Nacional disse:

O facto de se ser um sucesso no Brasil não quer dizer que pegue cá. Como disse, fazer comédia é mais difícil do que drama. Especialmente num produto com mais de 200 capítulos, certamente.

Certamente não acompanhaste então as tramas do Walcyr Carrasco. Estás a cair no erro que todas as pessoas caem quando se fala de novelas desse autor. Isso pode ser o que as pessoas se lembram, como um vício do autor. Mas as tramas principais das histórias dele pouco têm de comédia. É só ler as sinopses de Chocolate com Pimenta, Alma Gémea (esta então ui ui), Morde e Assopra, Caras e Bocas, etc etc.

Nem eu vi as novelas dele e nem a Globo que as apelida de comédias românticas. A Adriana Esteves e o Marcos Pasquim a discutirem como gato e rato em Morde & Assopra, a Catarina de O Cravo e a Rosa a atirar vasos para a cabeça das pessoas ou a Flávia Alessandra em Caras e Bocas a surtar com morcegos dentro de casa ou a Cristina de Alma Gémea a ser atirada para um chiqueiro são singelos exemplos de como os próprios núcleos protagonistas transitam entre drama e comédia. Novelas cómicas têm premissas dramáticas. 

• Like 2
  • Replies 2.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Aproveito a deixa para dizer que há limites para a maneira como falam referente a qualquer pessoa que está na TV. Não somos extremamente restritivos nesse aspeto, mas também não permitimos tudo. As regras do fórum são claras no que a isso toca: Estamos a falar de uma criança de 11 anos, tenham um pouco de noção disso. O membro que mais se exagerou nos comentários levou 3 pontos de aviso (que é a punição única mais grave do fórum) e posterior suspensão temporária do fórum. Espero que não t

Para mim é: 1-Sara Matos 2-Filipa Nascimento 3-Noemia Costa  4-Luciana Abreu  5-Diana Chaves

Nova promo, com imagens da novela (focando-se nas personagens de Júlia Palha, José Mata, e Carolina Carvalho). Ainda não revelam o título.

há 2 minutos, Ficção Nacional disse:

Não. Isso não novelas dramáticas com premissas cómicas. É isto que te estou a dizer. Basta ler a sinopse de todas as histórias que mencionaste para ver isso.

Para terminar esta lenga lenga que não vai dar a lado nenhum, a começo da sinopse de Chocolate com Pimenta no site Memória Globo (não encontrarás nada mais oficial do que isto) diz o seguinte:

"A comédia romântica é ambientada na década de 1920 na fictícia Ventura, uma pequena cidade cuja economia gira em torno da fábrica de chocolates e bolos artesanais Bombom, de Ludovico (Ary Fontoura)".

A partir disto, como tu identificas a trama, é uma perspetiva individual tua e de forma alguma verdadeira ou consensual. Eu também considero A Herdeira uma grande comédia  involuntária.

• Like 1
  • Love 1
há 10 minutos, Ficção Nacional disse:

Não. Isso não novelas dramáticas com premissas cómicas. É isto que te estou a dizer. Basta ler a sinopse de todas as histórias que mencionaste para ver isso.

O maior mestre nisso é o Carlos Lombardi... As novelas dele, todas com premissa cómica e até um humor nonsense têm uma base dramática de deixar qualquer Manoel Carlos a chorar... os diálogos dele nas cenas dramáticas são muito profundos e tocantes, bem afiados... é um autor à frente do seu tempo, com uma visão muito própria da narrativa, o que afasta algum público. Mas quem entra na história, bem....

Edited by tiagauto
  • Like 1
  • Love 1
há 12 horas, Free Live disse:

Então o que é uma novela cómica para ti, @Ficção Nacional?

Coração Malandro.

há 12 horas, AGUI disse:

Para terminar esta lenga lenga que não vai dar a lado nenhum, a começo da sinopse de Chocolate com Pimenta no site Memória Globo (não encontrarás nada mais oficial do que isto) diz o seguinte:

"A comédia romântica é ambientada na década de 1920 na fictícia Ventura, uma pequena cidade cuja economia gira em torno da fábrica de chocolates e bolos artesanais Bombom, de Ludovico (Ary Fontoura)".

A partir disto, como tu identificas a trama, é uma perspetiva individual tua e de forma alguma verdadeira ou consensual. Eu também considero A Herdeira uma grande comédia  involuntária.

Eu tenho a sinopse comigo. Aliás, tenho praticamente todas porque tenho acesso às mesmas através de jornalistas do NT.

De qualquer das formas, a história central de Chocolate com Pimenta, da Aninha a querer vingança do Tonico e de todos na cidade, é drama mexicano ao máximo. Agora se tem torta na cara, se tem rapaz que afinal é rapariga, isso é apenas para entreter. O tom da novela é cómico, isso é inegável. Agora que a história é um drama, é. Aliás, basta ver a fonte onde o autor foi beber a inspiração para essa novela.

Quanto à A Herdeira.. Essa novela não é comédia. É um circo.

Mas, cada um vê à sua maneira, como entendeste. Eu mantenho a minha, novelas cómicas não funcionam. A não ser que tenham por base uma história central dramática. Mantenho isso.

Agora, por favor, vamos falar de A Serra.

há 12 horas, tiagauto disse:

O maior mestre nisso é o Carlos Lombardi... As novelas dele, todas com premissa cómica e até um humor nonsense têm uma base dramática de deixar qualquer Manoel Carlos a chorar... os diálogos dele nas cenas dramáticas são muito profundos e tocantes, bem afiados... é um autor à frente do seu tempo, com uma visão muito própria da narrativa, o que afasta algum público. Mas quem entra na história, bem....

As novelas do Lombardi não são cómicas. A mim nunca me fizeram rir. São autênticos circos e nonsense. De qualquer das formas é só ler e ver quais foram as premissas centrais de todas as suas histórias. Agora já sei onde a MJM se inspira para as suas novelas.

Edited by Ficção Nacional

Características de algumas personagens:

• Rosalina (Soraia Chaves) - É a mulher de Domingos. Trabalha na mercearia.
  • Domingos (Jorge Corrula) - Vive para o trabalho e para a sua afilhada Leonor.
  • Carminho (Manuela Couto) - Irmã de Fernando, é casada com Manuel e mãe de Salvador.
  • Sebastião (Virgílio Castelo) - Advogado envolve-se em esquemas ilícitos com Carlota.
  • Vitória (Isabela Valadeiro) - Criadora de cães da serra, é a melhor amiga de Mariana.
  • Nicolau (João Mota) - É um dos irmão Courela. Tem jeito para sacar miúdas.
  • Paula (Dânia Neto) - É oportunista e o seu objetivo é viver á custa de alguém.
  • Fernando (António Pedro Cerdeira) - É casado com Carlota. Charmoso, gosta de aproveitar a vida.
  • Ivone (Oceana Basílio) - Cometeu um erro clínico em Lisboa e fugiu para a aldeia.
  • Manuel (Fernando Luís) - É casado com Carminho. Está na falência.
  • Jacinta (Ana Marta Ferreira) - Filha de Sãozinha e irmã de Guida e Tozé. É padeira.
  • Artur (Ângelo Rodrigues) - Gere a queijaria Vale da Fraga com o pai, Silvério. 
  • Sãozinha (Maria João Abreu) - É a padeira da Terra. Tem três filhos e faz tudo por eles.
  • Elvira (Carla Andrino) - Viúva, trabalha na fábrica de burel e canta no rancho.

Fonte: TV 7 Dias.

• Like 1
  • Love 1
  • Thanks 1
há 7 minutos, Free Live disse:

Nunca a achei uma atriz brilhante, sinceramente. A melhor personagem deve ter sido em Ilha dos Amores.

Ele esteve bem em Olhos de Água e noutras novelas.

Eu acho que é uma boa atriz.

• Like 1
há 18 minutos, Free Live disse:

Nunca a achei uma atriz brilhante, sinceramente. A melhor personagem deve ter sido em Ilha dos Amores.

Ela é muito boa atriz, mas considero por exemplo uma Maria João Luís ou uma Cristina Homem de Mello superiores.

Edited by RAFA(el)
  • Like 1
  • Thanks 1
há 17 minutos, Free Live disse:

Eu sempre a achei forçada também. Até acho que das personagens em que esteve mais natural foi a Isadora de DC. 

Em Mulheres, por exemplo, super forçada. 

• Shock 2
há 7 minutos, RAFA(el) disse:

Ela é muito boa atriz, mas considero por exemplo uma Maria João Luís ou uma Cristina Homem de Mello superiores.

Sim, mas se fores por esse prisma há sempre alguém superior.