Jump to content

Top 10 - As Melhores Séries da RTP

Televisão 10
 Share

Recommended Posts

há 2 horas, Televisão 10 disse:

Já que no grupo da SIC existe um tópico em que se coloca o top 10 de melhores novelas, pensei que seria interessante ter um tópico no grupo da RTP referente às séries do canal.

Eis o meu top 10:

1. Conta-me Como Foi. Além de o enredo não ser originalmente português, considero que a série foi muito bem adaptada à nossa realidade, com um elenco muito talentoso e muito bem produzida. Arrisco a dizer que é a melhor série feita no nosso país. Espero que na nova temporada não estraguem tudo...
  2. Liberdade 21. Uma série com muita qualidade e que gira em torno de uma área de que gosto muito: o Direito. Tenho pena que não tenha tido continuidade.
  3. Maternidade. Mais uma série muito bem produzida pela SP Televisão. Achei que a Lúcia Moniz esteve excelente como protagonista. Conseguiram também fazer uma boa ponte entre a 1.ª e 2.ª temporadas, face à saída de alguns atores e à mudança de cenários.
  4. Cidade Despida. Ainda não vi a série toda, mas, do que tenho visto, tenho adorado. Uma série policial, que por vezes lembra as americanas, mas sem se afastar da realidade portuguesa. A Catarina Furtado mostra aqui de forma exímia a sua faceta de atriz. Destaco o genérico, diferente do habitual.
  5. Ministério do Tempo. Mais uma adaptação de uma série espanhola. Gostei muito da série e tenho pena que tenha tido o final que teve. Só não a coloco mais acima, pois teve algumas falhas na adaptação e também na realização.
  6. Um Lugar Para Viver. Uma série que se encaixa muito bem no serviço público de televisão, por mostrar o nosso país, e com uma história muito interessante. Mais uma que podia ter tido continuidade...
  7. Pai à Força. Embora mais longa, sempre gostei muito desta série. Confesso que não vi os episódios todos, mas é talvez das séries que mais me marcaram na infância. É também talvez uma das mais famosas da RTP.
  8. Madre Paula. Uma série histórica com uma excelente protagonista e também muito bem produzida. Só não gosto do genérico...
  9. Verão M. Uma série com um enredo simples, mas que me conquistou, talvez por ter tantos exteriores. Tinha também uma boa banda sonora.
  10. 1986 / Terapia. A primeira, uma série de que gostei, com várias ideias interessantes. Achei que podiam ter aproveitado mais imagens do arquivo da RTP, como aconteceu com Conta-me Como FoiTerapia também me agradou, embora não tenha acompanhado todos os casos. Sempre gostei mais do da Sofia, com a Catarina Rebelo com uma excelente prestação. O Virgílio Castelo, como protagonista, também esteve muito bem.  

Dessas todas, a única que não vi mais do que 2 ou 3 episódios foi a Liberdade 21.

Mas gosto do teu top, só metia Pai à Força um pouco mais acima e metia outras séries no fundo do teu top.

• Like 1

há 1 hora, VascoSantos disse:

Dessas todas, a única que não vi mais do que 2 ou 3 episódios foi a Liberdade 21.

Mas gosto do teu top, só metia Pai à Força um pouco mais acima e metia outras séries no fundo do teu top.

Pai à Força perdeu-se um pouco na última temporada...

Qual é o teu top, por curiosidade?

há 54 minutos, Televisão 10 disse:

Pai à Força perdeu-se um pouco na última temporada...

Qual é o teu top, por curiosidade?

1 - Conta-me Como Foi

2 - Um Lugar para Viver

3 - Os Filhos do Rock

4 - Pai à Força

5 - Os Boys

6 - Filha da Lei

7 - Cidade Despida

8 - Terapia

7 - Maternidade

10 - Madre Paula / Ministério do Tempo / Teorias da Conspiração (não consigo escolher a melhor delas para o top 10)

Ainda difere um pouco do teu top.

Tinha que meter Os Filhos do Rock aqui, a série marcou-me muito (ainda hoje me lembro da morte do Garrafa)

Conta-me claramente em 1º, e pus o Pai à Força mais em cima por causa de toda a jovialidade que a série trouxe, mas houve fases mais paradas, sem dúvida.

há 2 minutos, VascoSantos disse:

1 - Conta-me Como Foi

2 - Um Lugar para Viver

3 - Os Filhos do Rock

4 - Pai à Força

5 - Os Boys

6 - Filha da Lei

7 - Cidade Despida

8 - Terapia

7 - Maternidade

10 - Madre Paula / Ministério do Tempo / Teorias da Conspiração (não consigo escolher a melhor delas para o top 10)

Ainda difere um pouco do teu top.

Tinha que meter Os Filhos do Rock aqui, a série marcou-me muito (ainda hoje me lembro da morte do Garrafa)

Conta-me claramente em 1º, e pus o Pai à Força mais em cima por causa de toda a jovialidade que a série trouxe, mas houve fases mais paradas, sem dúvida.

Algumas das séries que colocaste no teu top não vi. São os casos de Os Filhos do Rock, Os Boys e Teorias da Conspiração. Ainda cheguei a ver um pouco de Filha da Lei, mas não me agradou muito...

• Like 1

Compreendo que há quem goste do Pai à Força, mas aquilo está muito, mas mesmo muito longe de ser uma boa série. Sempre achei os diálogos e a história daquilo um bocado para o forçados. Então a cena inicial que leva a que os miúdos fiquem órfãos é alguma da pior televisão que alguma vez vi (quase tão "boa" como as cenas de raptos no "Água de Mar").

É-me difícil fazer um top 10, porque teria que encaixar séries que vi há anos e que não havendo grandes reposições, a memória pode-me sempre falhar um bocado. Para não mencionar algumas que já foram mencionadas (1986, Conta-me Como Foi, Liberdade 21, etc.), acrescento outras que considero ser um bocado "must watch", algumas melhores, outras piores: Paraíso Filmes, O Último a Sair, Odisseia, Os Andrades (não sendo grande coisa, é sempre refrescante ver algo com histórias fora de Lisboa, por muito low-cost que aquilo cheire), Vidago Palace. Nota de destaque para "A Ferreirinha", também, embora admito que nunca tenha conseguido ver a série completa.

• Like 1

há 50 minutos, Luíza Albuquerque disse:

A Ferreirinha TOP 1. Sublime.

Não sendo propriamente a primeira série do género por cá, diria que é a mais marcante. Lembro-me que até a minha mãe que via as novelas das privadas vidrava naquilo.

@Televisão 10 | Quando eu vir todas as séries históricas da RTP, isto mudará, mas pronto… 

1) Conta-me como Foi;

2) Bastidores;

3) Nome de Código: Sintra;

4) João Semana;

5) O Processo dos Távoras;

6) Uma Família Açoriana;

7) Alves dos Reis, um Seu Criado;

8) Cidade Despida;

9) Um Estranho em Casa;

10) A Minha Sogra é uma Bruxa

• Like 4

O meu top 10:
1 - Conta-me Como Foi
2 - A Ferreirinha
3 - Ministério do Tempo
4 - Terapia
5 - Cidade Despida
6 - Um Lugar para Viver
7 - Vidago Palace
8 - Madre Paula
9 - Bem Vindos a Beirais
10 - Pai à Força

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

• Like 2

há 22 minutos, Luíza Albuquerque disse:

Eu não gosto da Catarina como apresentadora e muito menos como actriz, mas a Ana Plácido é sem dúvida o papel da vida dela.

Eu gosto dela, tanto como apresentadora como atriz. Também como pessoa, por apoiar muitas causas. É uma mulher inspiradora, a meu ver.

Na verdade, foi nessa série que ela conheceu o João Reis, que viria a ser o seu marido.

On 8/5/2019 at 7:18 PM, JDaman said:

Compreendo que há quem goste do Pai à Força, mas aquilo está muito, mas mesmo muito longe de ser uma boa série. Sempre achei os diálogos e a história daquilo um bocado para o forçados. Então a cena inicial que leva a que os miúdos fiquem órfãos é alguma da pior televisão que alguma vez vi (quase tão "boa" como as cenas de raptos no "Água de Mar").

É-me difícil fazer um top 10, porque teria que encaixar séries que vi há anos e que não havendo grandes reposições, a memória pode-me sempre falhar um bocado. Para não mencionar algumas que já foram mencionadas (1986, Conta-me Como Foi, Liberdade 21, etc.), acrescento outras que considero ser um bocado "must watch", algumas melhores, outras piores: Paraíso Filmes, O Último a Sair, Odisseia, Os Andrades (não sendo grande coisa, é sempre refrescante ver algo com histórias fora de Lisboa, por muito low-cost que aquilo cheire), Vidago Palace. Nota de destaque para "A Ferreirinha", também, embora admito que nunca tenha conseguido ver a série completa.

Um bocado por aqui, acrescento o Processo dos Távoras e Alves do Reis, que se tivesse menos uns 15 episódios era das melhores de sempre da RTP.

E claro, temos o Tal Canal que tem de ser o primeiro, mesmo já tendo 35 anos.

há 17 horas, Rangel disse:

Um bocado por aqui, acrescento o Processo dos Távoras e Alves do Reis, que se tivesse menos uns 15 episódios era das melhores de sempre da RTP.

E claro, temos o Tal Canal que tem de ser o primeiro, mesmo já tendo 35 anos.

Há também o culto à volta do Major Alvega, mas admito que ainda não vi isso, apesar de a série estar facilmente disponível na net. Mas está na minha lista de "para ver". Acrescentava também à minha lista "Um Mundo Catita". Acho que é das poucas vezes por cá que se criou todo um universo paralelo à volta de uma só personagem que se confunde com a própria pessoa na vida real. Para além disso, os momentos musicais da série são do melhor que já vi por cá.

Quanto ao Tal Canal, basta só dizer que é das poucas coisas por cá onde se deram ao trabalho de reeditar em DVD uns bons anos depois de já ter saído do ar, mesmo com o principal interveniente a trabalhar para a concorrência na altura (a reedição foi lançada em 2007, se não estou em erro). Mostra o destaque que foi e a força e o impacto que o Herman teve na TV e cultura pop portuguesas durante muitos anos.

• 11 months later...
  • 1 year later...

Da RTP 2 não vi muitas. Gostei de 4 play e do pouco que vi de Idiotas, Ponto. Sara também vi pouco, mas pareceu-me ser muito boa. Mais antigas lembro-me de gostar de Diário de Sofia, mas já não me lembro bem. Sétimo Direito de 1988 também gostei bastante, vi há uns meses na RTP Memória. Zé Gato do pouco que vi na RTP Memória também me pareceu ter qualidade. Lá em Casa Tudo Bem, foi outra que vi um pouco na RTP Memória e agradou-me.

• Like 1

Por do Sol, Pai à Força, Hotel 5 Estrelas, A Minha Sogra é uma Bruxa, O Diário de Sofia (a T1 é a mais fraca), Bem Vindos a Beirais, Não Há Duas Sem Três, Esquadra de Polícia e Triângulo Jota.

Um Lugar Para Viver é a minha favorita. Também gostei de Liberdade 21, Pedro e Inês, O Dia do Regicídio, Velhos Amigos, A Minha Sogra é uma Bruxa e Os Compadres (primeira temporada). 

Edited by D91
  • Like 1

Então meu TOP do que vi

1. Conta-me Como Foi (nao vi a nova produção ainda dos anos 80)
  2. Cidade Despida
  3. Por do Sol
  4. Sara
  5. Um Mundo Catita
  6. A La Minuta
  7. Tempo Final
  8. 4Play
  9. Luz Vermelha
  10. Sul

Tenho muitas na lista para ver e este TOP seguramente vai mudar mas para ja e o que ha

• 1 month later...
 Share

• Create New...