Jump to content

TDT - Televisão Digital Terrestre


João

Posts Recomendados

Novos canais na TDT até ao fim deste ano

Governo entrega em maio o regulamento para atribuição de duas novas licenças.

img_757x498$2016_11_16_15_46_15_576241.j

Se tudo correr como o previsto, é já em maio que o Governo entrega à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) o regulamento para a atribuição de duas novas licenças para a Televisão Digital Terrestre (TDT), sabe o CM.

A ERC terá depois de emitir um parecer sobre este regulamento, que incluirá a tipologia das estações que poderão ir a concurso. Ao que o CM apurou, uma das licenças deverá ser para um canal infantil. O Executivo transformará depois o regulamento em portaria e caberá ao regulador lançar os concursos para atribuição das licenças. O processo deverá ficar concluído até ao fim do ano.

De acordo com o ministro da Cultura, ouvido ontem no Parlamento, estas duas novas licenças irão contribuir "decisivamente" para a sustentabilidade dos operadores de televisão, já que o aumento do número de canais em sinal aberto "reduzirá os custos da TDT". Ou seja, RTP, SIC e TVI vão pagar menos à Altice/MEO, empresa responsável pela gestão da rede. Atualmente, pagam 2,5 milhões de euros por cada canal.

Sobre o impasse vivido na RTP - que espera há mais de dois meses pela nomeação de uma nova administração - Castro Mendes afirmou que o atual conselho de administração "está plenamente em funções", não havendo, portanto, "uma situação de gestão".

O ministro confirmou ainda que as Finanças e o Conselho Geral Independente já chegaram a acordo sobre o terceiro nome a integrar a próxima administração.

Fonte:https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/novos-canais-na-tdt-ate-ao-fim-deste-ano?ref=tv-media_destaque

  • Gosto 6
  • Adoro 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, ATVTQsV disse:

Isto do canal infantil está na manga desde 2016. Na altura ouvi falar que o outro seria de ficção.

Se calhar, vão ser a SIC K e a TVI Ficção. Assim, a SIC e a TVI ficam com o mesmo número de canais na TDT.

Espero é que não metam a CMTV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria era um canal mais tipo FOX/AXN do que uma TVI Ficção, mas se a SIC K e a TVI Ficção fossem para a TDT, obviamente passariam a ser obrigatórios para todos os operadores. Finalmente teria acesso aos dois canais na NOS ao fim de tantos anos à espera.

Mas se fossem dois novos canais de raiz? Seria um pouco mais complicado.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Eu queria era um canal mais tipo FOX/AXN do que uma TVI Ficção, mas se a SIC K e a TVI Ficção fossem para a TDT, obviamente passariam a ser obrigatórios para todos os operadores. Finalmente teria acesso aos dois canais na NOS ao fim de tantos anos à espera.

Mas se fossem dois novos canais de raiz? Seria um pouco mais complicado.

Concordo, no entanto é pena se a escolha acabar por recair na TVI Ficção... Acho que seria uma adição que faria pouca ou nenhuma diferença. Era bom que os escolhidos fossem a SIC K e algo no género da SIC Mulher, com aqueles programas estrangeiros de remodelações, da Ellen, do Masterchef... etc. Ou então a SIC despacha-se até final do ano e funde a SIC Caras com a SIC Mulher, agora que já não possui a revista, coloca o canal na TDT e a TVI cria um canal infantil, sei lá :D Mas como o @Figo disse, tudo menos a CMTV.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinal analógico português apanhado em diversos países:

Holanda

Spoiler

 

Escócia

Spoiler

 

Alemanha

Spoiler

 

França

Spoiler

 

África do Sul

Spoiler

 

Itália

Spoiler

 

RTP Madeira sintonizada em Sesimbra

Spoiler

 

Agora com a TDT nem dá para apanhar o sinal direito.

Editado por mavb98
  • Gosto 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, mavb98 disse:

Sinal analógico português apanhado em diversos países:

Holanda

  Ocultar conteúdo

 

Escócia

  Ocultar conteúdo

 

Alemanha

  Ocultar conteúdo

 

França

  Ocultar conteúdo

 

África do Sul

  Ocultar conteúdo

 

Itália

  Ocultar conteúdo

 

RTP Madeira sintonizada em Sesimbra

  Ocultar conteúdo

 

Agora com a TDT nem dá para apanhar o sinal direito.

E isso só com uma antena normal ou com parabólica?? Caramba... até da África do Sul!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era por causa de elevada propagação troposférica, reza a lenda que com uma banal antena terrestre um dia iriam parar emissões do Irão e do Médio Oriente.

Mais um vídeo para a homenagem (se bem que com algum atraso):

Homenagem do antigo YouTuber KennyStones publicado no dia antes do fecho.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu lembro-me que não gostei nada do apagão! Eu na casa da minha avó tinha uma televisão pequena que levava para todo o lado onde houvesse uma ficha! Ora na sala de brincar, ora numa sala onde dormíamos a sesta, ora num barracão ao lado onde jogávamos às cartas enquanto víamos a repetição da tarde da novela da SIC "Perfeito Coração". Era uma novela simples, mas que sabia muito bem ver na altura, ali, "em família", enquanto íamos jogando. E depois, do nada, apagou-se o analógico e nunca mais pude ter o prazer de ligar a tv numa ficha e dar os canais sem mais qualquer complicação. Comprámos um número limitado de "TDT's" e ninguém (nem eu) queria ter trabalho a mudá-los de sítio, até porque depois ninguém os sabia sintonizar. Então passámos ou a ir jogar mais tarde, ou a ir jogar sem ver a novela - porque essa televisão, precisamente por ser do "desenrasca" e estar meio "acabada", não recebeu um TDT.  Foi tristezito.

Eu na altura era um expert da analógica, um nerd daqueles mesmo estranhos da televisão :haha: Eu, mal via uma televisão nova, ia a correr para o comando ver os canais todos! E perguntam vocês: "Mas só haviam 4?!". Bem, eu ia ver todas a posições da televisão até à 99! Ver se encontrava para lá algum sinal de vida, algum canal "repetido" ou até algum novo canal! (que seria uma falha de transmissão xD). Eu lembro-me de uma televisão muito rica nesse sentido :yes: Tinha os canais normais, mais uma RTP1 de fraca qualidade na posição 7, uma SIC na 20 e tal, e depois a partir da 51 tínhamos os 4 seguidinhos de novo, sendo que o 53 e 54 (SIC e TVI) esbanjavam qualidade, se calhar até melhor que o 3 e o 4 em dias de chuva! 

Quanto à velha televisão do "desenrasca", como já ninguém dava muito por ela, era a minha rata (?) de laboratório. Mesmo sem comando, fazia todo o tipo de experiências com ela! Primeiro, de vez em quando, fazia uma procura a ver os sinais que apanhava, com as diferentes qualidades de sinal dos 4 canais. Depois divertia-me a ver em que posição calhavam. Até que consegui fazer algo brutal! Mesmo sem comando (essa tv já o tinha perdido há muito) e só com 6 ou 7 botões, eu, com 10 anos, aprendi a meter, por exemplo, uma RTP1 na posição 3, uma SIC na posição 39, uma TVI na posição 2, uma RTP2 na posição 25! E por aí fora! Eu chegava, na minha inocente infantilidade, a responder aos meus avós quando eles me diziam "mete na SIC" com a pergunta "querem a SIC da posição x ou y?" :haha: E eles, na sua imensa paciência, "vá, mete lá num qualquer, desde que dê", acompanhado de um "não estragues a televisão!". Eu adorava ter várias opções para o mesmo canal, caso um falhasse :yes::haha:  Lembro-me que quando fazia merd@ e a televisão deixava de dar entrava em pânico :haha: E tinha de vir o meu padrinho salvar a situação :haha: Até que chegou a um ponto em que qualquer problemazinho que houvesse na televisão era: "Ó Tiago! O que é que fizeste à televisão?" :rolleyes: A maioria das vezes, porque não tinha sido eu a criar o problema e porque não era nada de grave, chegava lá, resolvia, e calava-os a todos :yes: 

Tenho pena de que agora já não dê tanto para fazer isto :( Quer dizer, dá, mas não mete a mesma piada. E os sinais são todos idênticos, sem "chuva". Não há descoberta. Nem há falhas de sinais que transmitam canais de outros países :( (se bem que nunca apanhei nenhuma). 

Por outro lado, há claras melhorias na qualidade. Embora quando apague, apague a sério, e quando bloqueie o ecrã com aqueles quadrados irritantes, bloqueie a sério (preferia as falhas analógicas :haha: Mas há noite assustavam-me :ph34r: ). 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é a minha história com a TDT:

Apesar de viver numa zona com cabo , quando ia para a aldeia para ter com familiares, eles tinham aquela tal desiluão dos quatro canais. Na casa da minha avó, a sala tinha um daqueles CRTs clássicos cuja marca não me lembro e no quarto um Radiola pequeno onde via alguns programas. Depois em 2007 houve um incêndio e a televisão teve de mudar de lugar no quarto. Os meus tios ficavam com os quatro míseros canais porém entre 2002 (salvo erro) e a primavera de 2006 eram um daqueles muitos adeptos do card-sharing ilegal onde se apanhava, ilegalmente, a emissão da TV Cabo versão Hispasat (e também da Digital+). Depois voltaram aos quatro canais de sempre e em analógico. Desde que tenho memória os meus avós paternos sempre tiveram os canais terrestres, nunca tiveram cabo.

Em Outubro de 2011 os meus tios instalaram MEO mas só na cozinha. Como na altura não havia fibra da MEO nem de nenhuma operadora nas periferias e nas zonas distanciadas (cerca de cinco a dez minutos da zona onde moro que fica perto de uma periferia) eles optaram por usar a MEO por IPTV "clássico", que é como quem diz, "directamente das linhas do telefone". Só houve uma box, para a cozinha, que era sobretudo o lugar de convívio aos almoços de domingo, e contaram-me que era caro pagar por uma segunda box, sobretudo quando a televisão da sala (um Schneider já antigo) não tinha box. Ou seja, quase todas as televisões da casa dos meus tios foram reféns da TDT.

Antes de voltar a esta fase, lembro-me que há dez anos falava-se com bastante optimismo sobre a TDT: "Airplus TV? Que canais terá?", "Telecinco? Parece prometedor", etc. Porém tudo acabou por ir dar em águas de bacalhau: a Airplus TV nunca arrancou e o prometido quinto canal nunca chegou a emitir. À medida que passavam os meses (anos!) estava eu religiosamente à espera de uma configuração decente para a TDT, que é como quem diz "os canais que mais interessam" e só saiu o canal em HD que emitia quase nada. Costumava visitar a página "Queremos mais canais na Televisão Digital Terrestre portuguesa" à espera de novidades.

E eis que chegou o período entre o inverno e a primavera de 2012. A nossa zona (Braga) foi uma das zonas que fazia parte do plano para encerrar as emissões em analógico a 26 de Abril. Lembro-me de desligar a box da MEO e ver os indicadores de analógico dos canais a passarem para vermelho à medida que o tempo estava a chegar ao fim. Cheguei a ver o progresso até ao penúltimo dia, que era feriado e estava lá.

No dia seguinte, como eu estava na escola eu tinha de esperar horas para que alguém publicasse uma gravação dos últimos suspiros em analógico. Estava eu à espera de algo mais elaborado: por exemplo a BBC One Wales que, quando o último emissor analógico do País de Gales desligou, pôs um dos separadores antigos a desaparecer em silêncio. Ou aquilo que fizeram centenas de canais americanos, uns a despedirem com fins de emissão velhos ou com as equipas dos noticiários. Ou até do Japão, onde quase todos os canais privados colocavam um fecho especial, um antigo ou até um fecho normal. Eis que a partir de certa altura do meio-dia a emissão analógica acabou sem aviso prévio e sem despedida. Infeliz foi a coincidência da SIC em desligar no meio de uma pseudo-promo para as Cartas da Maya logo quando ela disse a palavra "crise". Logo no momento em que estávamos a passar pelo pior ponto da crise, com a troika e o Vítor Gaspar e isso tudo.

Na casa da minha avó trocou a televisão da sala por um Crown Japan pequeno só com TDT e no quarto um Samsung dos anos 80 que parecia ter vindo da dinastia Joseon de há séculos. Parece que vai dar um berro porque a televisão passou a mostrar imagens em tons mais azulados. Eis uma comparação gravada no dia dos Óscares:

Em 2012 costumava fazer as minhas listas hipotéticas de canais para a TDT, lembro-me que a primeira que eu fiz consistia na adição da RTP 1 HD (substituição do canal HD), da RTP Informação e Memória (dois canais que vieram quatro anos mais tarde), do Canal Q (na altura nem tinha o canal) e do Canal 180. Um bocado puxadote, não acham?

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

A grelha da Freeview, a TDT britânica, com algumas descrições de cabeça.

1 - BBC One
2 - BBC Two (não é tipo a nossa RTP 2, já foi)
3 - ITV
4 - Channel 4/S4C no País de Gales
5 - Channel 5
6 - ITV 2 ()
7 - Channel 4 (País de Gales)/BBC Alba (canal da BBC em gaélico para a Escócia que pode ser apanhado nas operadoras no resto do país)/locais no resto
8 - canais locais
9 - BBC Four (tipo a nossa RTP 2 no horário nobre)
10 - ITV 3 (canal dedicado a séries de drama da ITV e uma ou outra série antiga de outra categoria)
11 - Pick (canal de "entretenimento vazio" da SKY)
12 - Dave (o canal para "homens")
13 - Channel 4 +1
14 - More4 (pelo que sei a grelha consiste em programas de cariz mais cultural como a BBC Four)
15 - Film4 (adivinhem o que é que o canal passa)
16 - QVC (televendas)
17 - Really (tipo CBS Reality)
18 - 4Music (adivinhem lá)
19 - Yesterday (documentários e um ou outro programa antigo)
20 - Drama (sobretudo dramas antigos)
21 - 5USA
22 - Ideal World (típico canal de televendas)
23 - Create and Craft (mais um canal de televendas de baixo orçamento)
24 - ITV 4 (desporto, séries e alguns reality shows daqueles que passam nos canais de outrora "documentários")
25 - Home (estilo de vida)
26 - ITVBe (SIC Mulher mais ou menos)
27 - ITV 2 +1
28 - E4 (concorrência da ITV 2 e anteriormente da BBC Three antes da migração para a internet)
29 - E4 +1
30 - 5Star (antiga Five Life e Fiver)
31 - 5Spike (ITV 4 da 5)
32 - Sony Movie Channel
33 - ITV +1
34 - ITV 3 +1
35 - QVC Beauty
36 - QVC Style
37 - Quest
38 - Quest Red
39 - CBS Action
40 - Juwelo
41 - Food Network
42 - Travel Channel
43 - Gems TV
44 - Channel 5 +1
45 - Film4 +1
46 - Challenge (concursos, alguns antigos)
47 - 4seven (emite programas da passada semana dos canais da Channel 4)
48 - Movies4Men
49 - TJC (jóias)
50 - Sony Movie Channel +1
51 - TG4 (Irlanda do Norte, emite num multiplex dedicado)
52 - RTÉ One (Irlanda do Norte, emite num multiplex dedicado)
53 - RTÉ 2 (Irlanda do Norte, emite num multiplex dedicado)
54 - 5Select (4seven da Channel 5)
55 - 5Star +1
56 - 5USA +1
57 - 5Spike +1
58 - ITVBe +1
59 - ITV 4 +1
60 - Sony Crime Channel
61 - True Entertainment
62 - True Movies
63 - Blaze (já há um canal homónimo em Portugal)
64 - The Store (o que é incrível é que emite uma hora por madrugada)
65 - TBN UK (cristãos americanos)
66 - CBS Reality
67 - CBS Reality +1
68 - truTV (apesar de ser um canal licença da Turner, foi vendido à Sony)
69 - Sony Crime Channel +1
70 - Horror Channel
71 - CBS Drama
72 - Your TV (canal da FOX para mulheres com reality shows e programas de juizes dos EUA. Acho que este canal vai fechar pela sua fraca audiência, pelo que li)
75 - The Vault
76 - Jewelry Maker
77 - TCC
78 - Sewing Quarter
79 - Dave ja vu (dos canais em regime timeshift, este é um dos poucos que emite 24/24)
80 - Blaze +1
81 - Talking Pictures TV (filmes e séries antigos)
82 - Vintage TV (música)
83 - Quest +1
84 - Quest Red +1
85 - Hochanda (mais um daqueles canais de televendas e afins em estúdios)
86 - More4 +1
87 - Keep it Country
88 - Now 80s
89 - Now 90s
90 - TV Warehouse
91 - Clubland TV
93 - Together TV
94 - PBS America
95 - FreeSports
96 - Forces TV
97 - Pick +1
98 - Travelxp
100 - informação
101 - BBC One HD
102 - BBC Two HD
103 - ITV HD
104 - Channel 4 HD
105 - Channel 5 HD
106 - BBC Four HD
107 - BBC News HD
108 - Al Jazeera English HD
109 - Channel 4 +1 HD
110 - 4seven HD
111 - QVC HD
112 - QVC Beauty HD
113 - RT UK HD
115 - BT Showcase HD
201 - CBBC
202 - CBeebies
203 - CITV
204 - CBBC HD
205 - CBeebies HD
206 - Pop
207 - Tiny Pop
208 - Pop Max
209 - Pop +1
210 - Tiny Pop +1
211 - Ketchup TV (canal online)
231 - BBC News
232 - BBC Parliament
233 - SKY News
234 - RT UK
250 - BBC Red Button (serviço interactivo)
251 - 365 Travel
252 - Kiss Me TV
253 - Proud Dating

De notar que nem todos os canais emitem 24/24. Alguns canais em regime time-shifting só emitem um par de horas e a grelha toda não é emitida por questões de espaço no multiplex.

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Anacom já definiu faixas para o 5G e isso vai obrigar a mudanças na TDT

A libertação da faixa dos 700 MHz, prevista para decorrer entre finais de 2019 e 30 de junho de 2020, implica a migração da televisão digital para uma nova faixa de frequências. O regulador garante que o processo será simples para os utilizadores.

OE3tnKY72uYluSvvO8u77NKcw=&W=800&H=0&del

A Anacom já definiu o roteiro de libertação da faixa dos 700 MHz em Portugal, "necessária ao desenvolvimento da 5ª geração móvel no quadro dos acordos internacionais e das determinações do Parlamento Europeu e do Conselho". A decisão implica a migração da televisão digital terrestre (TDT) para uma nova faixa de frequências.

O roteiro proposto pela entidade reguladora "prevê a adoção do cenário mais simples de migração, através da manutenção da tecnologia atual e sem necessidade de qualquer período de transmissão simultânea", refere em comunicado. A Anacom garante que a situação "implicará apenas uma sintonização da nova frequência", ou seja, não será necessário adquirir quaisquer equipamentos, nem reorientar as antenas. "Apesar da simplicidade do processo", promete "apoiar todos os utilizadores, estando a preparar um plano nesse sentido, acrescenta.

"A adoção deste cenário, que foi considerado nos vários estudos efetuados e corresponde à posição convergente que emergiu do workshop sobre o futuro da TDT organizado pela Anacom , não põe em causa, nem inviabiliza, qualquer solução que se venha a adotar para o futuro alargamento da oferta da TDT em Portugal".

A entidade reguladora sublinha ainda que o cenário escolhido continua a permitir a disponibilidade de rede ara a criação de dois novos canais em sinal aberto, em definição standard, tal como acontece hoje.

Recorde-se que, tendo em vista a atribuição desta faixa para comunicações móveis, a Anacom lançou uma consulta pública para auscultar o mercado e avaliar o interesse dos operadores nesta e noutras faixas que tecnologicamente possibilitam o desenvolvimento dos vários serviços que podem ser prestados com esta nova geração móvel, inclusive comunicações Machine-to-Machine (M2M) e Internet of Things (IoT).

Fonte:https://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/anacom-ja-definiu-faixas-para-o-5g-e-isso-vai-obrigar-a-mudancas-na-tdt
 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, RPSG disse:

Como já li no Twitter, brilhante opção para os charlatões impingirem serviços de cabo aos idosos.

Vão de novo ao ataque... Não esqueçamos 2011/2012 com o fim da TV analógica. Sinceramente... a lucrarem com a ignorância/desconhecimento das pessoas. Que cães!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...