Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2019


Colorida

Posts Recomendados

há 2 minutos, Cable Guy disse:

Não, não era.

Mas a Luísa Sobral já tinha tido sucesso comercial, com um álbum a chegar ao top 3 dos álbuns mais vendidos em Portugal.

E já tinha trabalhado com músicos de sucesso internacional como Jools Holland ou Joe Henry (compositor de "Don't Tell Me" da Madonna).

E foi ela que compôs o "Amar Pelos Dois". Portanto talvez não sejá tão má ideia assim trazer para o FDC mais compositores com provas dadas a nível comercial.

Mas nem me vou alongar mais neste assunto, pois a hostilidade neste tópico é tanta quando existem opiniões diferentes.

Esquecem-se que quem vota na Eurovisão não é "a comunidade eurovisiva" apenas, mas sim o grande público. O mesmo grande público que em Portugal tem opiniões semelhantes à minha e de outros utilizadores aqui e que tem direito a ter essa opinião sem lhe virem atirar pedras ou descartar essas opiniões com comentários estilo "bem, se não acompanhas a Eurovisão de uma ponta à outra, todos os anos, como nós, não podes ter opinião".  É o grande público que vota. Não apenas os 'eurofãs'.  Imensa gente que só acompanha a Eurovisão uma vez por ano, liga a televisão, não conhece as músicas ou só conhece algumas. Se fossemos todos a seguir apenas o que os superfãs eurovisivos gostam ou querem, não havia evolução nenhuma ;)  Pluralidade de opiniões, é o que se precisa.

Sim, e em que é que isso garante ou até mesmo aumenta as nossas chances de uma vitória? É que, de facto, tens razão ao dizeres que é o grande público que vota. Grande público esse que não quer saber (aliás, nem grande parte dos eurofans) se o compositor ou o cantor já trabalhou com este ou aquele. A maior parte ouve uma canção pela primeira vez e isso tanto pode resultar, como no caso do Salvador, como não, que foi o que aconteceu em 2018 e 2019.

Aceito qualquer tipo de opinião desde que seja bem fundamentada, e não, argumentos como iTunes valem 0. Se é ou não comercial em Portugal vale 0. Se tem know-how a nível internacional vale 0. A maior parte dos vencedores da Eurovisão nunca tiveram isso antes de vencerem. Mesmo este ano, o vencedor é uma pessoa que nem na Holanda grande parte já nem se lembrava que existia. 

Claro que não precisa de ser "music is feeling" sempre, até porque não há uma fórmula certa (basta ver Chipre que este ano levou uma quase-cópia de 2018 e que não vai ficar nem sequer no top5). O que também não precisa é que o Festival da Canção vire um festival de músicas comerciais genéricas só porque sim. Eu prefiro levar um Conan Osíris que um Victor Crone. Já disse em cima que a RTP precisa de largar o conceito simplista do staging, que a meu ver foi o maior erro. Basta olhar para a Austrália, que antes diziam que podiam ser a primeira vez que falhavam a final e agora é a 3a favorita a ganhar, porque a mensagem da música passa perfeitamente naquele palco. Não precisa de gastar milhares de euros que nos levem à falência tipo Rússia ou Suécia, mas que façam algo que passe a mensagem e que impacte o público que está a ver pela 1a vez. Se é comercial ou não, é completamente irrelevante, há imensas músicas que tiveram grande sucesso na Eurovisão e nunca pretenderam ser comerciais.

Aliás, é curioso que só quando Portugal ganhou é que toda a gente parecia adorar "Amar pelos Dois" e passava em tudo quanto era rádio. Quando ganhou o Festival? "Meu Deus, que música mais secante."

  • Gosto 7
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Ruben Fonseca disse:

Continuo a não entender a lógica da língua - das 6 últimas canções a atuar na semifinal, duas não eram cantadas em inglês e, no caso da que passou (Islândia), acho que tem potencialidades para acabar no top 10 este sábado. No entanto, dessas 6, a performance de Portugal foi das menos impactante (não estou a dizer que foi má, apenas acho que deixou a desejar). Austrália teve dos melhores stagings da década; o da Islândia foi excelente; Estónia não era por aí além, mas é uma música comercial, entende-se; Grécia tem das melhores músicas este ano; San Marino esteve completamente desafinado, mas joke entries são assim mesmo, tanto passam, como ficam de fora, e ter atuado em último beneficiou imenso o Serhat.

As joke entries são canções que tentam ter piada intencionalmente (Lituânia 2006, Ucrânia 2007 ou Espanha 2008, por exemplo) e não se destacam particularmente por ter uma má prestação vocal. Este caso de São Marino é simplesmente o caso de uma canção catchy cuja performance que correu francamente mal. E acho que não sou a única a pensar assim, dado a quantidade de dislikes no vídeo de São Marino (as joke entries nunca têm mais dislikes do que likes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Ruben Fonseca said:

Aceito qualquer tipo de opinião desde que seja bem fundamentada, e não, argumentos como iTunes valem 0. Se é ou não comercial em Portugal vale 0. Se tem know-how a nível internacional vale 0. A maior parte dos vencedores da Eurovisão nunca tiveram isso antes de vencerem. Mesmo este ano, o vencedor é uma pessoa que nem na Holanda grande parte já nem se lembrava que existia.

Adorei esta!

200w.webp

Sim, um músico ter mais provas dadas e sucesso comercial é completamente irrelevante. "Vale zero". Basicamente é isso que tu achas. Fica registado :D  

A maior parte dos vencedores da Eurovisão nunca tiveram isso? Pois não, mas os compositores e os produtores que compuseram e produziram as suas músicas vencedoras, já tinham tido sucessos comerciais e provas dadas, indiscutivelmente. Caso disso é o facto de os resultados mais altos da Rússia, Bulgária, entre outros exemplos, vieram de compositores suecos ou até norte-americanos, que já tinham um imenso catálogo de sucessos. Até a música vencedora da Lena, da Alemanha, ("Satellite"), foi seleccionada pelo Stefan Raab, que já tinha tido vários êxitos nos tops como compositor.  Mas vamos ignorar isso, como dizes, porque "vale zero" ;)  :haha:     Porque tu, afinal, é que tens opiniões bem argumentadas e fundamentadas e cheias de lógica. Okay then :D  Fica com a tua, então.

Editado por Cable Guy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Cable Guy disse:

Até a música vencedora da Lena, da Alemanha, ("Satellite"), foi composta pelo Stefan Raab, que já tinha tido vários êxitos nos tops alemães como compositor.  

Bem que ele gostaria de ter composto Satellite. Mas, peço desculpa, mais uma vez informações erradas.

lZ5Ntkq.gif

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 minutes ago, AGUI said:

Bem que ele gostaria de ter composto Satellite. Mas, peço desculpa, mais uma vez informações erradas.

lZ5Ntkq.gif

Foi seleccionada pelo Stefan Raab para a final nacional, peço desculpa. Stefan Raab esse que já tinha composto várias músicas que chegaram ao top 10 na Eurovisão, como a página dele da Wikipedia revela ;)  E foi lançada na editora discográfica do Raab, em colaboração com a Universal.

Mas obrigado pela informação, que confirma mais uma vez o meu ponto. A música dela foi composta e produzida por compositores  e produtores com provas dadas. Inclusivé a Julie Frost, letrista, escreveu também uma música para a Madonna. Pormenores que, segundo o Ruben Fonseca, "valem zero". Não interessa se os compositores e produtoras têm mais provas dadas ou sucesso comercial, o que interessa isso?!

200w.webp?cid=790b76115cdd78e975504b7936

 

Editado por Cable Guy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As grelhas da RTP 1 e África já foram actualizadas na minha Iris, a RTP África abdicou-se da emissão.

Pronto, vou ter de voltar ao meu "regime antigo" para estranheza dos meus pais. Abençoada TVR International, que até está a promover a semi-final permanentemente em antena.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Cable Guy disse:

Adorei esta!

200w.webp

Sim, um músico ter mais provas dadas e sucesso comercial é completamente irrelevante. "Vale zero". Basicamente é isso que tu achas. Fica registado :D  

A maior parte dos vencedores da Eurovisão nunca tiveram isso? Pois não, mas os compositores e os produtores que compuseram e produziram as suas músicas vencedoras, já tinham tido sucessos comerciais e provas dadas, indiscutivelmente. Caso disso é o facto de os resultados mais altos da Rússia, Bulgária, entre outros exemplos, vieram de compositores suecos ou até norte-americanos, que já tinham um imenso catálogo de sucessos. Até a música vencedora da Lena, da Alemanha, ("Satellite"), foi composta pelo Stefan Raab, que já tinha tido vários êxitos nos tops alemães como compositor.  Mas vamos ignorar isso, como dizes, porque "vale zero" ;)  :haha:     Porque tu, afinal, é que tens opiniões bem argumentadas e fundamentadas e cheias de lógica. Okay then :D  Fica com a tua, então.

Vale zero no sentido que teres compositores internacionais em nada de garante uma vitória. Vale zero no sentido em que tens imensos exemplos de países que colaboram com imensos desses produtores e compositores para depois ficarem bem aquém das expectativas. Dás o exemplo da Bulgária, que nunca ganhou. Aliás, ainda bem que falas da Bulgária, porque é exatamente o caso que não devemos fazer: depois de não ganharem em 2017, gastaram rios de dinheiro com Bones para ficarem num modesto 14° lugar. O resultado? Não só não participaram nesta edição, como deram a entender que muito provavelmente nem vão participar nas próximas. Dás o exemplo da Rússia, que gastou milhões em 2016 e agora em 2019 e tem o Kirkorov, que é bastante conhecido no Leste da Europa, para quê? Para o Sergey perder para uma Jamala e agora se calhar nem mete os pés no top 3. Tens a Suécia, cujos produtores estão mais que envolvidos na Eurovisão, e tiveste um vencedor (Heroes) que pelo público nem vencia, no ano passado levaram com 21 pontos do televoto, e, apesar de constarem sempre nos favoritos, são sempre mais beneficiados pelo júri, que pelo público. Claro que tens casos de sucesso (Loreen, Lena, por aí), mas isso dá para os dois lados. Também tens imensos casos de fracassos ou de resultados que deixaram bem a desejar, mas com tantos piscar de olhos, isso talvez te tenha escapado, ou simplesmente nem fazes ideia, que é basicamente aquilo que tens feito neste tópico desde que Portugal foi eliminado.

  • Gosto 2
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ruben Fonseca  Uma simples pesquisa revela que a maior parte das músicas vencedoras da Eurovisão nas últimas décadas foram compostas e produzidas por compositores/produtores experientes e com sucesso comercial prévio. 

Netta "Toy" (2018) - música composta por Doron Medalie. Segundo a sua página de Wikipedia, "one of Israel's most successful hit makers,  Doron has written over 250 songs, ballads, Middle Eastern pop songs, children songs, soundtracks and theme songs for TV."

"Amar Pelos Dois" (2017) - música composta por Luisa Sobral.  O seu álbum chegou ao #3 do Top 10 dos álbuns mais vendidos em Portugal e colaborou com músicos de renome a nível internacional como Jools Holland ou Joe Henry.

"1944" (2016) - música composta por Jamala.  Um dos poucos casos em que a compositora não tinha tido grande sucesso anteriormente no seu país.

"Heroes" (2015) - música composta pela equipa de produtores e compositores "The Family" (Anton Hård af Segerstad, Joy Deb, Linnea Deb). Segundo a página de Wikipedia, esta equipa de compositores já tinham ganho prémios e composto para artistas como a girlsband norte-americana Fifth Harmony, o cantor russo Sergey Lazarev, ou a cantora norte-americana JoJo.

"Rise Like a Phoenix" (2014) - letra escrita por Charlie Mason (letrista que já tinha escrito músicas para Miley Cyrus, Ashley Tisdale, entre outros), música composta por Alexander Zuckowski, que já tinha tido vários êxitos nos tops da Alemanha como compositor, como a sua página de Wikipedia indica.

"Only Teardrops" (2013) - música composta por Lisa Cabble, Thomas Stengaard.  Anteriormente a "Teardrops", Lisa Cabble já tinha composto 10 outras músicas para a Eurovisão e para a final nacional do Grand Prix da Dinamarca, incluindo "New Tomorrow", que ficou em 5º lugar na Eurovisão em 2011. Thomas Stengaard veio também a compor "You Let Me Walk Alone", interpretada por Michael Schulte, que representou a Alemanha e acabou em 4º lugar na final da Eurovisão em 2018.

"Euphoria" (2012) - música composta por Thomas G:Son e Peter Boström. Antes da vitória com "Euphoria", interpretada por Loreen, Thomas G:Son tinha tido outros êxitos na Eurovisão e também fora dela, nos tops dos países escandinavos. "In a Moment Like This", que compôs para o representante da Dinamarca, ficou em 4º lugar no ESC em 2010, a sua música "Quedata Conmigo!" deu o 10º lugar à Espanha no ESC também em 2012 (!) e a sua música "Invicible" interpretada pela sueca Carola ficou em 5º lugar no ESC de 2001.  Peter Boström já tinha trabalhado com artistas suecos de grande sucesso, como E-Type, Carola, Danny Saucedo, etc.

"Running Scared" (2011) - música composta por Stefan Örn, Sandra Bjurman, Iain James. Antes desta música, Stefan Örn já tinha co-escrito com Iain James a música "Drip Drop", representada pelo Azerbeijão em 2010 no ESC e que ficou em 5º lugar na final desse ano.  Iain James, por seu torno, é um músico britânico de sucesso e já tinha composto músicas para Craig David, One Direction, Taio Cruz, entre outros.

"Satellite" (2010) - interpretada pela alemã Lena, a música foi composta e produzida por Julie Frost e John Gordon.  Acerca dos compositores: No mesmo ano que compôs "Satellite" para a Eurovisão, Julie também escreveu "Just Can't Enough" para os Black Eyed Peas. Nos anos seguintes, veio a escrever para Beyoncé, Pitbull, Ed Sheeran e Madonna. E John Gordon, já colaborou com vencedores da Eurovisão como Katrina and The Waves, entre outros, de acordo com a página da sua editora

Estes são apenas alguns exemplos entre muitos. Mas o @Ruben Fonseca acha que ter mais compositores e produtores com provas de sucesso comercial no Festival da Canção é irrelevante e "vale zero", "dá para os dois lados". O melhor é mesmo apostar em 80% de talentos sem provas dadas e sem qualquer sucesso comercial, porque isso é que vai garantir a Portugal bons resultados na Eurovisão :D   E, claro, quem defender o contrário, "não faz ideia nenhuma".

#Bye

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 minutes ago, RPSG said:

@Cable Guy o que o Ruben quer dizer é que para a avozinha do Azerbaijão ou para o teenager da Bielorrúsia NÃO LHE IMPORTA quem compõe a música!

Não, ele disse isto: "Aceito qualquer tipo de opinião desde que seja bem fundamentada, e não, argumentos como iTunes valem 0. Se é ou não comercial em Portugal vale 0. Se tem know-how a nível internacional vale 0. A maior parte dos vencedores da Eurovisão nunca tiveram isso antes de vencerem. "

Se tem know-how a nível internacional, vale zero. Foi o que ele disse. :yes:  Completamente ignorando o facto indiscutível que a maioria das canções vencedoras da Eurovisão foram músicas compostas por compositores e produtores com muita experiência no campo, experiência em criar melodias que ficam no ouvido, experiência em escrever letras com as quais o grande público se identifica e que também ficam no ouvido.

Quando eu questionei qual o sucesso comercial ou provas dadas da maioria dos compositores ou artistas convidados pela RTP este ano, ele responde que "isso vale zero" e que a minha opinião não é bem fundamentada.

Pois bem, a lista acima de compositores e produtores de sucesso responsáveis por músicas vitoriosas prova o contrário. A experiência musical conta, e muito, para compor uma música que possa ganhar uma competição destas - e depois o cantor faz o resto. Mas sem a melodia forte e a letra forte, nenhum cantor faz milagres ;)  Simples.

Mas pronto, tu e o Ruben Fonseca e afins ficam com as vossas opiniões, e eu fico com a minha, pobre e "mal fundamentada". E se a RTP manter o modelo de selecção de canções, veremos então como serão os resultados de Portugal nos próximos anos e se de facto serão precisas alterações, ou maior exigência, ou não ;) 

Editado por Cable Guy
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Cable Guy disse:

Estes são apenas alguns exemplos entre muitos. Mas o @Ruben Fonseca acha que ter mais compositores e produtores com provas de sucesso comercial no Festival da Canção é irrelevante e "vale zero", "dá para os dois lados". O melhor é mesmo apostar em 80% de talentos sem provas dadas e sem qualquer sucesso comercial, porque isso é que vai garantir a Portugal bons resultados na Eurovisão :D   E, claro, quem defender o contrário, "não faz ideia nenhuma".

Acho engraçado estares a implicar tanto com um assunto que nem estás a seguir este ano. but ok

E, sim, é muito giro estares a dizer que x já fez músicas para a JoJo ou para as Fifth Harmony... Resta saber o quão populares são. Não serão as chamadas "fillers"... ? 

Portugal, a RTP neste caso, não tem nem 20% do dinheiro que o Azerbaijão, Alemanha, etc, apostam na Eurovisão. E sim, esses países apostam MUITO. É natural eles chamarem produtores internacionais e gastarem rios de dinheiro com eles. Com isso poupam em finais nacionais e não sei mais o quê. A Suécia é um caso à parte, sendo que o país aposta muito nos produtores nacionais. O próprio Melodifestivalen é quase o nosso Casa dos Segredos, um reality show onde estão sempre os mesmos lá e há muita competitividade entre eles. 

Portugal, e felizmente, continua a apostar no que é dele, ponto. Não temos que chamar ninguém de fora, nem temos que chamar quem seja mais popular cá, que provavelmente é o pimba ou agora o "rap tuga". Se os outros querem gastar montes de dinheiro, que o gastem. Não o acho que temos que o fazer também. 

E, tal como citaste exemplos vencedores, também posso citar n exemplos de cantores bem famosos (e produtores) que foram um autêntico desastre no ESC... Cascada, Bonnie Tyler, etc.

Editado por Bloody
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Cable Guy disse:

Não, ele disse isto: "Aceito qualquer tipo de opinião desde que seja bem fundamentada, e não, argumentos como iTunes valem 0. Se é ou não comercial em Portugal vale 0. Se tem know-how a nível internacional vale 0. A maior parte dos vencedores da Eurovisão nunca tiveram isso antes de vencerem. "

Se tem know-how a nível internacional, vale zero. Foi o que ele disse. :yes:  Completamente ignorando o facto indiscutível que a maioria das canções vencedoras da Eurovisão foram músicas compostas por compositores e produtores com muita experiência no campo, experiência em criar melodias que ficam no ouvido, experiência em escrever letras com as quais o grande público se identifica e que também ficam no ouvido.

Quando eu questionei qual o sucesso comercial ou provas dadas da maioria dos compositores ou artistas convidados pela RTP este ano, ele responde que "isso vale zero" e que a minha opinião não é bem fundamentada.

Pois bem, a lista acima de compositores e produtores de sucesso responsáveis por músicas vitoriosas prova o contrário. A experiência musical conta, e muito, para compor uma música que possa ganhar uma competição destas - e depois o cantor faz o resto. Mas sem a melodia forte e a letra forte, nenhum cantor faz milagres ;)  Simples.

Mas pronto, tu e o Ruben Fonseca e afins ficam com as vossas opiniões, e eu fico com a minha, pobre e "mal fundamentada". E se a RTP manter o modelo de selecção de canções, veremos então como serão os resultados de Portugal nos próximos anos e se de facto serão precisas alterações, ou maior exigência, ou não ;) 

Aprende a interpretar uma frase:

há 2 horas, Ruben Fonseca disse:

Grande público esse que não quer saber (aliás, nem grande parte dos eurofans) se o compositor ou o cantor já trabalhou com este ou aquele. A maior parte ouve uma canção pela primeira vez e isso tanto pode resultar, como no caso do Salvador, como não, que foi o que aconteceu em 2018 e 2019.

logo:

há 2 horas, Ruben Fonseca disse:

argumentos como iTunes valem 0. Se é ou não comercial em Portugal vale 0. Se tem know-how a nível internacional vale 0.

Já percebeste agora?

E quanto ao teu momento de Alexandra Lencastre, fica um 3º post porque dois não foram suficientes: o vencedor da Eurovisão, e normalmente os favoritos a vencerem, não o são unicamente porque os seus produtores colaboraram com quem quer que seja. Aliás, perdeste imenso tempo a ver um monte de páginas da Wikipédia unicamente para chegares à conclusão que eu tinha chegado, tanto no primeiro, como no segundo post que fiz: Mas sem a melodia forte e a letra forte, nenhum cantor faz milagres. Pois bem, Alexandra Lencastre, perdão, @Cable Guy ora aqui tens a tua conclusão: não interessa se a Suíça ou Chipre está a trabalhar com a Sacha Jean-Baptiste ou se tem bailarinos que já dançaram com a Lady Gaga, se depois temos um Luca Hänni que quase parecia uma Eleni nos ensaios e uma Tamta que não tem nem metade do carisma que uma Eleni tinha. Achas mesmo que alguém que está a ver a Eurovisão vai votar porque o compositor trabalhou com o cantor tal? Conheces, aliás, grande parte, ou até mesmo algum, dos nomes que andaste a pesquisar pela Wikipédia? É que eu tenho quase a certeza que não, nem grande parte dos eurofans fazem isso. O tal vale 0, porque vale mesmo zero. Se tens uma música de treta, os compositores e os produtores por detrás do staging e de tudo mais valem 0. Podem elevar, podem. Podem até impedir que não fiques na semifinal, podem. Mas também podem flopar à grande, porque a Eurovisão é assim mesmo - um bom staging pode ficar arruinado por uma nota que saiu mal e uma canção pode ficar despercebida com um péssimo staging e isso tudo acontece em 3 minutos, nos 3 minutos em que a maior parte - os tais que estão a ver pela 1ª vez e que nem sequer sabem os nomes dos cantores, quanto mais dos compositores - vai votar. Se até mesmo nos anos em que colaboram com montes de nomes influentes e sai uma música bastante boa, nem isso te garante um bom lugar (caso disso é exatamente a Bulgária no ano passado).

Mas, sim, continua com o teu insight da Wikipedia, enquanto chegas às conclusões que todos nós já dissemos aqui várias vezes. Já chegaste à conclusão principal, a de que sem uma melodia e letra forte não há milagres, só falta mesmo deixares de ser também José Rodrigues dos Santos e abrires os dois olhos para reparares que até as músicas de Diogo Piçarra e outros nomes mais sonantes da música portuguesa, que também já trabalharam com X, Y e Z trouxeram músicas que foram, no mínimo, razoáveis em comparação com o reportório destes e que isso não é culpa da RTP.  Estás a ver porque é que não é bem fundamentada e porque convém ver para lá do ver por ver? É que não há formula certa, nem há produtor ou compositor certo. Há tentativa-erro. Há muitos nomes nesse teu insight da Wikipédia que foram catapultados graças à Eurovisão, mas isso até os cantores o são. E se explorares ainda para além dos vencedores, vais ver a quantidade de músicas que teriam, pela tua lógica, grande sucesso só porque levaram com produtores e colaboradores de renome e que acabaram por flopar forte e feio tendo em conta as expectativas iniciais. Bem como ótimos lugares obtidos por países que não investem em produtores e compositores de renome. Por isso, o teu ponto, baseado em mero cherry-picking, é o quê, mesmo? 

  • Gosto 6
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Bloody disse:

Acho engraçado estares a implicar tanto com um assunto que nem estás a seguir este ano. but ok

E, sim, é muito giro estares a dizer que x já fez músicas para a JoJo ou para as Fifth Harmony... Resta saber o quão populares são. Não serão as chamadas "fillers"... ? 

Portugal, a RTP neste caso, não tem nem 20% do dinheiro que o Azerbaijão, Alemanha, etc, apostam na Eurovisão. E sim, esses países apostam MUITO. É natural eles chamarem produtores internacionais e gastarem rios de dinheiro com eles. Com isso poupam em finais nacionais e não sei mais o quê. A Suécia é um caso à parte, sendo que o país aposta muito nos produtores nacionais. O próprio Melodifestivalen é quase o nosso Casa dos Segredos, um reality show onde estão sempre os mesmos lá e há muita competitividade entre eles. 

Portugal, e felizmente, continua a apostar no que é dele, ponto. Não temos que chamar ninguém de fora, nem temos que chamar quem seja mais popular cá, que provavelmente é o pimba ou agora o "rap tuga". Se os outros querem gastar montes de dinheiro, que o gastem. Não o acho que temos que o fazer também. 

E, tal como citaste exemplos vencedores, também posso citar n exemplos de cantores bem famosos (e produtores) que foram um autêntico desastre no ESC... Cascada, Bonnie Tyler, etc.

Las Ketchup, na terça o Darude, no sábado o Sergey Lazarev,...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro comentário no fórum, mas tenho de verbalizar...

Há 2 meses atrás era opinião generalizada que o FC 2019 tinha sido o melhor de sempre, melhor conjunto de canções, fora da caixa, etc etc... Além disso, o Conan ia ganhar a Eurovisão e todos iamos ser muito felizes numa arena algures por aí no próximo ano...

Bastou as coisas não correrem tal como se esperava e coloca-se tudo em causa! Discutem-se coisas sem pés nem cabeça! Metam nessas cabeças quadradas não há NINGUEM em Portugal a produzir um Fuego, Replay ou Toy! Não por incapacidade, nem nada disso... apenas o mercado musical português não é esse! A música é cultura, e a cultura portuguesa não é igual à grega, sueca, whatever... temos a nossa própria identidade com coisas boas e menos boas.... 

Gostavam de ser um "Azerbeijão"!? Tem noção de que na maioria das participações só o cantor é azeri!? Letristas, Compositores, produtores, coristas, bailarinos, etc etc é tudo estrangeiro!? Faz sentido representar Portugal com uma mentira!? Um país pequeno como o nosso em que os artistas tem tantas dificuldades em impor-se, em trabalhar.... usar os nossos impostos para pagar a estrangeiros que na maioria das vezes não fariam melhor do que os nossos artistas!? 

Falar em experiência!? E os artistas destes 3 últimos FC não a tem!? São trolhas, empregadas domésticas, secretárias ou fazem da música a sua profissão!? Grande parte deles lançam CD, tem tour de sucesso e muitas deles são artistas premiados. Matay, Diogo Piçarra, Isaura, Luisa Sobral, Surma, Conan, Calema, DAMA, Capicua, The gift tem mais carreira do que 80% dos concorrentes do ESC. Agora não confundir carreira com um percurso única e exclusivamente dedicado ao ESC....  Vamos regressar a 2009, 2010. 2011 etc em que o FC era composto por meia dúzia de amadores cujas composições muitas vezes eram ridículas (Rui Nova quem se lembra.... entre tantos outros). 

O Conan desde início que foi um risco. Portugal nunca arriscou tanto! Podia correr bem ou mal.... calhou que corresse mal! Paciência, é preciso digerir, analisar essas questões que por aí andam, refletir sobre o percurso e começar a pensar no próximo ano e em fazer igual ou melhor se possível. Manter o arrojo e ousadia. Fomos eliminados (de forma chocante e imerecida.... pra mim fomos dos melhores!) , fiquei triste e revoltado (porque é sentir que a Europa levemos o que seja sempre nos dá um valente chuto) mas orgulhoso como não fiquei noutras eliminações.... porque desta vez senti que saímos de cabeça erguida, marcamos a Eurovisão, não passamos incógnitos e a generalidade da comunidade eurovisiva (e não só), outras artistas e delegações deixaram bem vincado que a nossa saída nao é indiferente e é uma perda para o concurso.   

Que a RTP siga em frente e continue a apostar no FC e mantenha a sua visão e trabalho firme. Este é o caminho! Não é por hoje correr mal que se vai mudar tudo! Uma coisa é certa se internamente (porque nunca será tornado público!) houve problemas com votações de Portugal no próximo ano estaremos na final seja qual for a canção. 

  • Gosto 6
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Ruben Fonseca disse:

Hoje flopa a Srbuk. :ph34r: 

E NA FINAL FLOPA SEBI EM 25 LUGAR, NINGUÉM QUER SABER DAQUELE CASAL FORÇADO, MÚSICA SECANTE ESCORADA NO UNIVERSO PARA ALGUÉM SE LEMBRAR DELA. COLORIDA SENSATA

GOSTOU?

GOSTOU DE EU ESTAR A DEITAR ABAIXO A SUA MOOD?

É TUDO INVEJA POR SUA FAVE NÃO TER VOCAIS LENDÁRIOS E FOGO?

O MACHISMO A DEITAR ABAIXO MULHER EMPODERADA

VERGONHA

:zangado:

  • Adoro 1
  • Haha 2
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu começo a achar que fui eu quem não interpretou bem o que o @Cable Guy quis dizer, mas para ter a certeza, vou partilhar a minha interpretação usando um outro exemplo, o mais bem conhecido de todos, para vocês me dizerem se eu interpretei mal ou bem.

A Sia, mais do que cantora, por opção própria, é uma grande compositora. Muitos sucessos foram feitos por ela. No entanto, quando a música torna-se sucesso, não se torna porque o povo sabe que ela foi composta pela Sia. Torna-se sucesso porque, obviamente, é do gosto do público. E a senhora dona Sia tem a bela capacidade de fazer músicas para este e para aquele artista que depois viram sucesso. E só depois de virar sucesso é que muitas vezes se sabe "Olha, esta música foi feita pela Sia. Ah foi? Porra, essa mulher sabe mesmo compor".

Vou usar um outro exemplo, fora da indústria musical.

Quando estreia uma novela do Walcyr Carrasco, praticamente ninguém neste país sabe se a novela é do Walcyr ou do Zé que vende pipoca no Projac. Mas praticamente todas as suas novelas são sucessos.

Portanto, o que interpretei dos comentários do @Cable Guy é que o povo não precisa saber quem compõe. Mas há compositores que sabem melhor do que outros o que o povo quer.

Claro que também existem exceções. Nem todas as músicas da Sia deram a volta ao mundo e "Amor à Vida" também não correu tão bem quanto as outras novelas do Walcyr. Os bons também se enganam, mas é o conjunto do repertório que dá status à pessoa.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, Ruben Fonseca disse:

Hoje flopa a Srbuk. :ph34r: 

VAIS ARDER NO INFERNO E VAIS

Whatever you built I'm gonna burn down. 

Adeus aTV 

há 43 minutos, Gabriel disse:

E NA FINAL FLOPA SEBI EM 25 LUGAR, NINGUÉM QUER SABER DAQUELE CASAL FORÇADO, MÚSICA SECANTE ESCORADA NO UNIVERSO PARA ALGUÉM SE LEMBRAR DELA. COLORIDA SENSATA

GOSTOU?

GOSTOU DE EU ESTAR A DEITAR ABAIXO A SUA MOOD?

É TUDO INVEJA POR SUA FAVE NÃO TER VOCAIS LENDÁRIOS E FOGO?

O MACHISMO A DEITAR ABAIXO MULHER EMPODERADA

VERGONHA

:zangado:

1h para a vencedora arrasar com tudo e deixar os outros semi finalistas que vêm atrás passar vergonha por não serem nem 1 decimo de artista que a Sbruk é. 

Meu coração já treme. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...