Jump to content

Vascof2001

Membros
  • Content Count

    1,620
  • Entries from Chatbox

    0
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Vascof2001

  1. Numa entrevista da Paula Magalhães à revista Plateia feita em 1984, ela fala que quando começou a fazer o Telejornal (em 1981), ela e o Manuel Freire eram os pivots secundários, ela fazia o internacional, bem que a partir de Abril desse ano, o Rui Tovar começara a apresentar o noticiário desportivo do TJ e pelo que vi em reportagens sobre o programa daquela época, era o Moniz, a Paula e o Tovar. (Alternado semanalmente, segundo as fotografias da TV Top, com o Raúl Durão, a Teresa Cruz e o Ribeirão Cristóvão (?)).

    Nessa mesma entrevista, ela refere a data da sua estreia como pivot principal do Telejornal, 1 de Janeiro de 1983 e que ela andou pelo país e a fazer apresentações em emissores na fase Março-Agosto 1983 do Telejornal.

    Na altura da entrevista, ela era apresentadora do Jornal da Tarde.

    • Like 1
  2. há 56 minutos, ATVTQsV disse:

    1985 (péssima qualidade):

    Alguém sabe qual é o símbolo que aparece aos 45 segundos do segundo vídeo?

    Acho que é o símbolo do programa, também aparece no cenário.

    há 18 minutos, LP 98 disse:

    E a música é a mesma que foi utilizada no genérico de 1977 do Telejornal, só que um trecho diferente.

    Exatamente, History of Mystery Part 2, extraído do LP "Old Loves Die Hard", um dos álbuns mais vendidos em Portugal em 1977, dos Alemães Triumvirat. O indicativo do TJ de 77-78 era uma mashup do trecho final desta com o início de outra faixa deste mesmo álbum, Panic On The Fifth Avenue.

    há 38 minutos, Rangel disse:

    Noticiário com o pivot parodiado pelo Manuel Cavaco no Informação 3 do Tal Canal, penso que se chamava Manuel Freire ("Manuel Freio" a personagem).

    Desconhecia esse A Semana Que Vem com o Mário Zambujal e com um lettering semelhante ao tipo de letra da Globo.

    Acho que é o José Corte-Real

  3. há 6 minutos, ATVTQsV disse:

    De maneiras que há quem chame ao grafismo do Oneness com pouco dinheiro, o que mais me irrita deste grafismo é terem o tema musical "cortado".

    Hidden Content

      Sign in or sign up to see the hidden content.

    • LOL 1
  4. On 22/05/2021 at 19:14, ATVTQsV disse:

    Intervalo de 18 de Junho de 1985 - longe do coming of age da RTP e da televisão portuguesa:

    Intervalo com uma versão posterior do anúncio do Mafu, o jingle do Queru (ouvi dizer no extinto Facebook da Caderneta de Cromos que havia uma versão mais comprida), a estreia do Vitinho nos anúncios do Miluvit, tantos jingles (hoje em dia dificilmente teríamos jingles nos anúncios!) e insecticidas promovidos num tom que certamente seriam proibidos pela sociedade de hoje.

    Aproveito para dizer que a cronologia das vinhetas da RTC antes de 1988 é meio confusa, ainda não tenho confirmação de quais foram as vinhetas usadas em 1984 (será que a deste bloco foi?), na primeira metade de Março de 1985 era esta:

    Mas em meados deste mês mudou para, que foi também usada durante o primeiro semestre de 1986 (e provavelmente durante o ultimo trimestre de 1985):

    E depois por volta de maio ou de junho mudou para o do video, cujo ainda era usado em setembro.

    Passando uns anos mais à frente, a partir de Outubro até Novembro/Dezembro de 1987 era este:

    Depois passou a ser este:

    Em Fevereiro/Março veio este bem como três separadores curtos:

    Em outubro mudou para o grafismo que usa a mesma música do que era de 1985 e depois passou a ser o da "vela/trofeu 2d" em inicios de Novembro até ao inicio de 89

    • Like 1
  5. há 4 horas, ATVTQsV disse:

    Intervalo de 18 de Junho de 1985 - longe do coming of age da RTP e da televisão portuguesa:

    Intervalo com uma versão posterior do anúncio do Mafu, o jingle do Queru (ouvi dizer no extinto Facebook da Caderneta de Cromos que havia uma versão mais comprida), a estreia do Vitinho nos anúncios do Miluvit, tantos jingles (hoje em dia dificilmente teríamos jingles nos anúncios!) e insecticidas promovidos num tom que certamente seriam proibidos pela sociedade de hoje.

    Vejo que o separador da RTC usado em Setembro já era usado. Mas será mesmo que chegou a ser usado em 1984?

  6. agora mesmo, afonsogageiro disse:

    Parece-me que sim, até porque tenho uma gravação da RTP2 de Ago/90 com o mesmo anúncio (Cinemadois, com o filme português 'Nós Por Cá Todos Bem').

    A promoção das taxas com a mesa de flippers foi usada durante (pelo menos) alguns meses de 1990. Já encontrei variantes que dizem Julho, Agosto e Outubro. A única coisa que muda é o primeiro plano (com o mês), e o voice-over.

    Também eu.

  7. há 2 horas, Kiko81 disse:

    Intervalo da RTP1 de Maio de 1990

     

    Não será de Agosto pelo anúncio ao pagamento das taxas? O rodapé do anúncio da Citroen bem pode ter "Maio 90" mas todo o anúncio tem imagens alusivas ao verão.

    • Like 1
  8. há 7 horas, Kiko81 disse:

    Salvo erro a RTP em 1995 fez 38 anos, Vasco. Até usaram um grafismo e logotipo próprio durante a emissão especial de aniversário. Não sei se alguém chegou a colocar este vídeo, mas aqui ficam excertos dessa emissão. Foi a minha primeira conversão VHS para digital em quase 10 anos, aliás. Foi a partir daí é que comecei a ir novamente ao meu arquivo e tenho conseguido salvar muitas VHS que nunca tinham sido digitalizadas e estavam a ficar danificadas. 

    Dessa emissão ainda tenho uma meia hora de um circo do Mónaco que não cheguei a converter. Talvez o faça, mais tarde.

    Sim isso, desculpa enganei me

  9. há 14 minutos, Kiko81 disse:

    Mais um intervalo da RTP, datado de 15 de Fevereiro de 1995.

     

     

    Este foi o intervalo que falei, então antes dos 37 anos mudou o grafismo das promoções

  10. Irrito-me sempre quando passa a promo alusiva ao ESC. Não houve esforço nenhum na produção e na atualização! Aquilo é só as imagens não editadas da atuação final dos Black Mamba, colocando o grafismo standart do canal envés de um próprio do ESC e apresentar a data como "Brevemente" apesar da primeira semi-final ser na terça-feira.

    • Sad 2
  11. há 16 horas, Robalinho disse:

    Eu lembro-me de ter visto uns episódios disto na rtp memória o ano passado penso que ao sábado ou domingo à hora de almoço. A série era muito mázinha mas tinha assim aspecto de grande produção com imensos exteriores e até penso que cenas em são tomé ou cabo verde...

    Tenho o segundo episódio gravado numa VHS quando deu pela primeira vez, quando vi a cena do carocha a explodir, parti a rir e pus para trás para ver se tinha ali mesmo corte.

  12. há 3 minutos, LP 98 disse:

    Isso foi das coisas mais assustadoras que tive oportunidade de ver em direto. Atividade paranormal na RTP :ph34r:

    Também vi em directo e gravei em VHS

    • Like 1
  13. há 1 minuto, FraisesSucrées disse:

    Totobola 1X2, treze ??? e depois
    Chave ???, joga para ser feliz
    Boa sorte, 1X2, boa bola, 1X2
    É Totobolaaaaaa! 

    Acho que é assim:

    Totobola

    um x dois

    ter certezas e depois

    chave certa é fortuna, jogue para ser feliz

    boa sorte (um x dois) boa bola (um x dois)

    é totobola

    • Like 3
    • Love 1
  14. há 7 horas, LP 98 disse:

    Alguém que me esclareça uma dúvida: no minuto 53:31, é alguma espécie de genérico descartado?...
    https://arquivos.rtp.pt/conteudos/da-revolucao-a-normalizacao/

    Pois, não sei.

    Eu sei que o símbolo "inf2" já era usado na altura das Eleições Legislativas, mas o último genérico estreou, pelos vistos, após o regresso do programa após 1 mês de suspensão e restruturação, pelo que li nos Expressos daquela altura..

    E aos 33:42 temos uma versão "protótipo" do genérico do Telejornal de 1980 (as imagens de fundo são de certeza da edição do documentário)!

    E já agora, no último dia 5 fez 35 anos que começou a ser transmitido a Europa TV pela RTP-2, inaugurando os serviços, ainda parcialmente, do Centro de Emissão da 5 de Outubro.

    • Like 2
×
×
  • Create New...