Jump to content

DoAudiovisual

Membros
  • Content Count

    775
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by DoAudiovisual


  1. há 23 horas, joanna disse:

    porra mas quanto é que devem ao fisco?

    A acusação, não é 

    fuga ao fisco simples é fraude fiscal. Mas juntos cerca de 4 Milhões, mas já devolveram parte. 

    • Thanks 1

  2. há 8 horas, Pedro Ponte disse:

    De facto nota-se que a adaptação do guião espanhol foi complicada, tendo em conta a realidade portuguesa.

    Preferia que a RTP tivesse comprado os direitos (genéricos, à falta de melhor termo) da série, e depois recriasse-a na sua totalidade, de forma livre, aos anos 80.

    Essa situação do rapaz que morreu com Sida foi, de facto, exemplo pragmático dessa desorientação de quem procedeu à escrita do guião. A maioria das pessoas não percebeu. Pelo menos não enquanto parte da história fictícia, e sim como elemento 'didático' para explicar o que se passava no país na altura acerca desse assunto.

    Adoro esta série, mas lamento profundamente as enormes diferenças (da escrita de guião, da falta de contexto, e não da mudança de década), em relação às anteriores...

    Onde vês, se for possível partilhares, essas informações detalhadas sobre a série espanhola? Ficava muito agradecido. :-)

    Vivi em Espanha há dez anos e comecei a assistir aí e depois assisti na tve internacional que transmitiu até à temporada passada. 

    • Like 2

  3. há 23 horas, Pedro Ponte disse:

    Pois, concordo, esse aspecto foi muito mal contextualizado.

    A mim pareceu-me servir só para fazer eco ao fenómeno Sida em Portugal naquela década, e não propriamente à história.

    Ficou mais didático do que fictício, não gostei também... Mas de resto, até gostei.

    Penso que o reatar do Inácio/Isabel ainda vai trazer novos contornos.

    O grande problema é mesmo o salto de 10 anos. Na Espanha, o Marcelo (personagem do Romeu Vala) era o companheiro de casa do Carlos quando ele saiu de casa dos pais e foi viver sozinho. O Tino era o namorado do Marcelo e o Marcelo sim, era o melhor amigo do Carlos quando ele saiu do bairro antigo. Mas estão a fazer grandes baralhacoes. A adaptar do original, mas fora da temporada. Por exemplo, o Carlos e a Ana Paula nunca perderam o contato. Na temporada anterior eles separaram-se e ela voltou casada com um ambientalista. Duas ou três temporadas antes desta, a Isabel, já viuva, fez cinekinky, ou seja filmes eróticos ou pornografia softcore como se quiser chamar. Na Espanha ela enviuva na 12 ou 13 e já está separada, aqui que é a adaptação da 17,ela é viuva recentemente. Seguindo a história à risca será muito surpreendente a conclusão da história da Isabel com o Inácio. 

    • Like 2
    • Shock 1

  4. Estrategicamente para Portugal, o ideal é vencer Passpartout. E porem como interpretes Barbara Tinoco e Tiago Nacarato, com ele sempre em palco. Não esquecer  das centenas de comentarios de brasileiros na altura do The Voice e que por essa Europa fora há muito emigrante brasileiro e ao contrário dos nossos, eles votam nos seus artistas. 

    • Like 1

  5. há 11 horas, Duarte disse:

    O sexismo ahahaha. Venham Capazes. 

    Não é sexismo. É a constatação de uma realidade de uma época de grande politicamente as mulheres não existiam. Ou eram esposas ou amantes. 


  6. há 16 horas, Televisão 10 disse:

    Parece-me que anteriormente os episódios eram maiores.

    Nem tinha pensado, mas, de facto, a Margarida não tem grande história por enquanto, o que é uma pena, pois era a minha personagem feminina favorita da série. 

    Confesso que também não sou o maior apreciador do parque de campismo. Penso que teria sido melhor um negócio no bairro. E nota-se a falta de um bairro cinematográfico, para existirem tantos exteriores como anteriormente. 

    Ainda assim, acredito que seja também culpa da versão original, que a RTP é obrigada a seguir. Volta e meia, nos destaques do Google, aparecem-me alguns desenvolvimentos da série espanhola que está a ser transmitida neste momento e fico desiludido com alguns desenvolvimentos de algumas personagens. 

    Nesta altura no original, o Toni andava fugido por causa de uma reportagem. Só voltou nos episódios finais quando a irmã ia casar. Em Espanha está de facto tudo muito ao revez daquilo que conhecemos da família. 

    • Like 1
    • Shock 1

  7. há 1 hora, Bloody disse:

    Bom lote de convidados!

    Não me lembro de a Vera ter ido lá, mas após uma pesquisa já sei que não é a primeira vez que visita o programa. :p Teresa já lá foi, e foi muito engraçado. Claro que desta vez vai com outra finalidade, e provavelmente a Mena não vai deixar de perguntar algo acerca da troca da Júlia por ela no teatro. :ph34r:

    Vitorino dispenso. Tim, embora não ouça nada de Xutos e Pontapés, até pode ser giro e é capaz de chamar atenção.

    Quando a Teresa Guilherme vai lá precisamente por essa peça. Não perguntar isso seria absolutamente ridículo e incompetente. 

    • Confused 1

  8.  

    Spoiler

    Sim é durante a temporada 19. O António quer perceber o filho e experimenta. Ele na 12 esteve preso por tráfico mas sem ter nada a ver, era um sócio dele num bar, mas ele acabou preso. 

     

    • Sad 1

  9. há 2 horas, Televisão 10 disse:

    Mas achas que já não vão usar esses enredos na nossa adaptação?

    É que tive a ver e a história da Isabel com as drogas acontece depois de ter o filho... 

    Por outro lado, fico contente que por cá o Carlos e a Isabel não se tenham metido por maus caminhos... Ia ser muito triste!

    Por curiosidade, pesquisei e descobri que até o António se meteu nessas experiências... :unsure:

    Muito dificilmente. Estão a adaptar a temporada 17 e isso passou tudo entre a 12 e a 15. Ela recupera em 79. O António pode ser possível,visto que isso só aconteceu na temporada 19. Possivelmente até chegará a essa fase. Se estão a produzir 52 episódios em Espanha 3 temporadas são 57. Podem bem cortar 5. 


  10. há 4 horas, Televisão 10 disse:

    Não é um erro grave. Depende do ponto de vista.

    A verdade é que, no original espanhol, a personagem do Marinho não desapareceu como cá. Aliás, a Ilda, mãe do Marinho, até casou com o Dino em Espanha. 

    Por cá, provavelmente o ator que fazia de Marinho não quis continuar na série e tiveram de o substituir por uma nova personagem, o Emídio.

    Mais interessante é que, em Espanha, a personagem que se tornou toxicodependente foi o Luís e não o Emídio/Marinho, como já disseram aqui no fórum. 

    Acaba por ser interessante fazer estas comparações entre o original e a adaptação.

    Alguém sabe de mais diferenças?

     

    A maior diferença que há é o primo inventado à pressão e a sócia e a personagem da Sofia Marques que apareceu neste episódio também metida à pressão para substituirem algumas personagens em falta. No original, são o Miguel e a Nazaré que são casados e a Clara que voltou a ser cabeleireira depois da botique ter dado para o torto e falta a Nani que voltou a trabalhar com ela. O Zé deveria ser taxista e sócio do Renato(dos amigos do António é o único que se mantém no elenco) e falta a melhor amiga da Margarida, que seria a Ilda, mas quando o Marinho saiu, ela acabou por sair também e na altura criaram a personagem da Eugénia para dar suporte à história do Dino que acabou como já foi referido por casar com a Ilda. Outra coisa, a Mercearia é no bairro velho porque era a mercearia da mãe da Ana Paula que a vendeu ao avô do Bruno(que deveria ser mudo). Cortaram a prisão e o envolvimento em drogas do Carlitos e da Isabel, assim como a fase de atriz de filmes eróticos e kinki. A adição ao jogo, carreira política e primeira infidelidade do António, o Cancro da Margarida etc. Foram tudo coisas de temporadas passadas, mas deveriam ser referidas para criar a narrativa atual e não cortadas para dar outro rumo. 

    Spoiler

    P. S. Na atual temporada, que começou na passada quinta feira, os "Lopes" estão divorciados e uma das personagens da família vai ter uma relação afectiva pouco convencional. Carlos já saiu da história e agora a personagem central é uma Susana com 19 anos. 

     

    • Love 1
    • Shock 1

  11. Neste episódio, quando falam das drogas é dito que felizmente nunca houve casos na família. Mais uma alteração feita ao original. Em 1984, a Isabel espanhola é uma ex toxicodependente que se envolveu nas drogas em 1976 e foi adicta até 1979. 


  12. há 14 horas, Pedro Ponte disse:

    Adorei a súbita mudança no acesso ao empréstimo bancário :curtainpeek: 

    Acham que vai dar romance entre o gestor e o primo do António?

    Só se mudarem totalmente o original. Ele só se apercebe quase no final da temporada. 


  13. há 9 horas, miguelalex23 disse:

    Apareceu a sinopse da série, portanto deve certamente ser a sucessora de Luz Vermelha. Deverá estrear a 10 de Janeiro, portanto.

    Curiosamente, a sinopse indica que os episódios têm apenas 30 minutos.

    https://www.rtp.pt/programa/tv/p38260

    Se for assim, é para prolongar a série. As grelhas galegas são feitas para 70 minutos , drama e 30 para comédia.


  14. On 03/12/2019 at 12:38, Televisão 10 disse:

    Confesso que me surpreendeu o rumo desta personagem... 

    Também acho que as sinopses das outras personagens são interessantes. 

    Dos dois amigos, quem desapareceu e se tornou toxicodependente foi o Luis que nem aparece nesta temporada. O Emidio sempre acompanhou o Carlos. Aqui resolveram adaptar assim.


  15. há 7 horas, Tomas Nabais disse:

    Então se calhar o primeiro episódio deve se passar em Dezembro de 1984, a ver pelas roupas dos personagens na mini promoção que lançaram. 

    Curioso incluírem o tema da adopção. 

    É a única forma de justificarem uma personagem de 13 anos, visto a Margarida não ter estado grávida até 1974


  16. há 2 horas, Pedro Ponte disse:

    O irmão do António era o que estava emigrado em França, certo? 

    Pensei que a Nazaré é que era prima da família... Recordo isso porque ela apanhou o noivo em Lisboa com outro homem. Mostrou bem o quanto a homossexualidade era reprimida na época. 

    Estou muito entusiasmado.

    A Nazaré é prima da Margarida.

    • Like 1

  17. Pelos vistos, apesar de se ambientar a 1984, a nova produção deve equivaler aos episódios de 1978  da versão original. A família viveu no outro barro de 1978 a 1980. Em 1984 já tinham voltado ao bairro antigo e com as antigas personagens. A única personagem que  falta é a Nazaré.  A personagem do Rui Melo não existe na versão original. o António não tem primos, tem   é um irmão que era desempenhado pelo Luis de Mascarenhas e que casou com a Nazaré. Ora se o  primo vem substituir o irmão a Nazaré deveria aparecer. A ausência das outras personagens justifica-se por terem   ficado no bairro antigo. Nos episódios de 78 a Isabel já estava separada e numa relação com outro homem em  1984, o Vitor já tinha morrido num acidente. É difícil encontrar  um fio condutor pois vão ser introduzidas em 1984 personagens de outros anos.


  18. há 2 horas, JDaman disse:

    Explica-me como é que uma marca de um jornal com tiragem em queda e  de um canal que chega aos 4% tem mais força que a de uma canal com mais 25 anos de mercado onde liderou grande parte dos mesmos assim mesmo como se eu fosse muito, mas mesmo muito, burro.

    Eu não falo em força. Falo de precessão publica e da vitória que seria ter o nome CM em canal aberto.  

    • Confused 1
    • Sad 2

  19. Mais facilmente a marca CM absorve a marca TVI do que o contrário. 90% das pessoas não fazem ideia do que é a Cofina ou a Media Capital. Sabem o que é  o CM e a TVI.Em termos gerais isto passará a ideia que o CM é tão grande que absorve a TVI e isso acontecendo nunca o CM iria deixar cair esse facto no esquecimento. E há outra coisa que muitos se devem lembrar, o desejo do CM estar em canal aberto.

    • Confused 2
    • Angry 1

  20. Alguém já colocou a hipótese de pelo menos a TVI 24 desaparecer?

    Ter no cabo dois canais a fazerem concorrencia direta não parece ser viavel. No caso da TVI generalista se for premitida como no caso da rádio alterar o nome de exploração do contrato de licença de tv, não sei como será. O nome forte do grupo é CM e continuará sempre a ser.

     

×
×
  • Create New...