Jump to content

Ruben Fonseca

Moderadores
  • Content Count

    14,209
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    43

Everything posted by Ruben Fonseca

  1. Conta múltipla dá direito a ban. Eu não sou a senhora cá de casa para andar a unir as contas cada vez que vocês decidem sair definitivamente, mas afinal o definitivamente dura apenas 3 semanas. Aprendessem a usar a opção de recuperar a password! E assim arranca a campanha da Bertrand "All I Ban For Christmas Is You", segue a lista dos nomeados:
  2. Ruben Fonseca

    Humor

    E choca a Apple por não ter apostado numa Siri assim
  3. Não se trata de censura, trata-se sim de acabar com um não assunto que já se prolonga em loop há demasiado tempo, e que já nem é a primeira vez que tal ocorre. Já sabemos que, para ti, falar sobre o acidente X ou a desgraça alheia de fulano Y é falar do interior do país. De facto, eu que vivo no interior do país confirmo que isto aqui é o faroeste e ainda é uma sorte eu não ter sido vítima de rapto, violação, assalto, pancadaria, ser esfaqueado, estar envolvido em tráfego de droga, ver uma vaca brava na estrada, levar um tiro ou, para ultimar as coisas, homicídio. Já sabemos também que há pessoas com visões diferentes sobre o assunto. Já foi discutido antes, voltou a surgir o assunto mais uma vez, e, sem intervenção, continuariam uns quantos a dizer a mesma coisa. Agora, podemos terminar o OT e falar sobre aquilo que, de facto, diz respeito à CMTV, ou vamos continuar a dizer a mesma coisa dia sim, dia sim, e a ver ódios imaginários e teorias da conspiração que não existem até começarem a chover pontos de aviso? Adiante, por favor. Se não tens/têm mais nada para dizer, é preferível não comentares/comentarem de todo.
  4. Nomes interessantes, estou curioso para ver as músicas deste FdC. À partida, parece-me que não quiseram voltar para uma fase anterior a 2017, onde as músicas estavam completamente desconectadas daquilo que se ouvia até em Portugal. Os nomes são diversos, dá para vários géneros e, mais uma vez, parece que continuaram a apostar em compositores capazes de criar algo moderno, mas conectado à indústria musical portuguesa. Veremos se as canções confirmam isto. Agora só falta mesmo interiorizarem que não é a apostar continuamente num "menos é mais" em todos os cantores que vamos lá só porque o Salvador ganhou. A atuação do Conan passou completamente despercebida escusadamente. Isto e um Festival cuja final não durasse mais que uma gala de reality-show, mas pronto, já sabemos o que a casa gasta nesse aspeto, por isso venha daí mais um medley para homenagear a Simone.
  5. Tens razão, de facto coloquei lá um valor a mais em outubro. Sendo assim, a média em outubro ficou-se nos 6,4/20%; a média geral mantém-se inalterada. Obrigado pelo reparo.
  6. Ruben Fonseca

    Política

    A Joacine já demonstrou, por várias vezes, ter um problema qualquer com a crítica. A campanha do Livre na comunicação social baseou-se sobretudo no facto dela ser negra (como se isso fosse novidade na AR) e gaga. O assessor usar saia foi claramente para dar nas vistas. Estava à espera que o Livre virasse a página e começasse a falar - e não a remeter para comunicados - assuntos que, de facto, são bandeiras claras do Livre. Em vez disso, continuamos com tweets deste género: A ironia é que, neste caso, as pessoas negras nem se tratam de escravos, mas sim dos emissários do Samorim de Calecute. Para nem falar que os escravos africanos foram durante séculos uma "commodity", passados e vendidos entre tribos africanas, muito antes até do início da Era dos Descobrimentos - algo que, infelizmente, ainda se vê hoje em África. Eu não acho que a entrada do Chega tenha ficado na garganta dos dois, muito sinceramente. O discurso e o eleitorado são demasiados distintos. O Chega capitaliza-se de um discurso fácil contra a AR como um todo, não só contra a Joacine. Pode pegar nalgumas propostas do Livre que são, de facto, exageradas, mas o foco continuará a ser sempre a AR como um todo. O Livre tem um caminho mais difícil. Para já, ideologicamente, já se vê representado, em partes, pelo PS/BE/PAN. Torna o seu crescimento mais limitado, mesmo até se compararmos com a IL, por exemplo, onde existia um enorme vazio à direita para quem defendia abertamente o liberalismo económico e social. É mais fácil envergar por este discurso que a Joacine passa a vida a fazer. O problema é que isso tem os seus riscos, até porque a fase pré-eleitoral já passou e agora esperam-se propostas concretas. E sim, o Livre tem propostas e não está propriamente calado com elas, mas ainda não abandonou um discurso que só serve para criar polémica - e, como o Daniel diz no tweet em baixo, não está propriamente preocupado em abandonar.
  7. Ruben Fonseca

    Política

    Mais um vez, isso remete-se para aqui, onde? Sempre falei no geral. Mas isso toda a gente sabe. O próprio André Ventura sabe-o também. O discurso demagogo do André Ventura não é novo, a nível europeu ou mundial. É o mesmo discurso demagogo que levou milhões de pessoas a votar em vários partidos deste género. O André Ventura não é burro, por isso não vale a pena fazerem dele burro. Agora, há várias opções para lidar com partidos destes, porque, burras ou não, as pessoas votaram nele e a tendência que estes partidos têm é de crescimento. Tem de haver uma consciencialização de que há coisas na AR que não funcionam como deveriam funcionar, e isto é aplicável para qualquer governo. Não digo adotar as medidas do Chega, mas utilizar o discurso do Chega contra o Chega, porque na realidade quem votou pelo Chega foi com base neste tipo de discurso. O próprio André Ventura sabe que o discurso das "elites" pega mais que falar sobre saúde ou educação - não é de estranhar que o resultado que ele teve foi mais expressivo em várias zonas do Alentejo. Não é cruzando os braços e chamá-lo de fascista dia sim, dia sim, que o Chega deixa de crescer. Só se está a entrar no discurso que o ajuda a crescer.
  8. Ruben Fonseca

    Política

    Onde é que eu assumi que ele foi ridicularizado aqui?
  9. Ruben Fonseca

    Política

    Dito por Daniel Oliveira... O mesmo Daniel Oliveira que passa a vida no Twitter a dizer que são fascistas ou pessoas de extrema-direita todos aqueles que não concordam com a sua visão quasi-socialista do mundo. A piada está feita. (Por ironia, o mesmo Daniel Oliveira que foi hoje chamado, indiretamente, de apoiante da extrema-direita pela Joacine unicamente porque criticou o Livre por continuar mais focado nas saias do seu assessor ou na gaguez da própria Joacine (ou então na aparente invenção da escravatura pelos portugueses) em vez de debater aquilo assuntos que são (eram?) bandeiras do Livre como o aeroporto do Montijo, que remete para comunicados. Mas isso é outro assunto...) Continuem focados no André Ventura e na sua aparente falta de propostas e depois admirem-se que na próxima legislatura tenha um grupo parlamentar. As pessoas que votam nele não querem saber se ele é de direita ou de esquerda. Muito menos estão para aí virados para o populismo dele. Votaram nele porque estão descontentes com a maneira de fazer política de muitos, tanto à esquerda, como à direita, simples. Ele sabe disso. Acham mesmo que ele chegou atrasado no 1º debate por mero acaso? Não se deve normalizar o programa dele, é certo; mas não é com a constante ridicularizarão do que ele defende ou deixa de defender, ao ponto em que basta respirar e está logo ali um grupo de 5 pessoas a dizer que ele é fascista, que se combate o Chega, pelo contrário. Só faz com que a mensagem dele chegue a mais pessoas. O pior é que já foi dito o mesmo em 2016, quando Trump foi eleito. Não subestimem o Trump - acabou eleito. Em 2018, o mesmo. Não subestimem o Bolsonaro - acabou eleito. E agora, pessoas que, em muitos casos, até apoiam partidos que também têm o seu "fair share" de populismo só que à esquerda, estão a fazer exatamente o tipo de discurso que funciona com ele. Não quero dizer que vá ser eleito. Teria de haver uma hecatombe política nunca antes vista em Portugal. Mas está na altura de interiorizarem que o Chega está para ficar, com tudo o que isso implica. Continuem no constante mimimi a tudo o que ele faz e daqui a uns anos vão ter que fazer um mimimi para mais pessoas que o André Ventura.
  10. Referia-me mais a longo prazo, ao longo deste ano, que propriamente de um mês para o outro. Contínua não foi a melhor palavra, mas há uma queda constante ao longo deste ano que é preocupante, visto que nem a SIC nos seus piores dias fazia estes resultados tão frequentemente. O resto, e mesmo isto, no entanto, já foi repetido N vezes por aqui, por isso nem vale a pena voltar a referir o mesmo. A RTP também tem o seu mérito, claro. Aos poucos vai-se tornando mais competitiva, mesmo que com um ou outro tiro no pé de vez em quando.
  11. Acho que não. Os domingos vão continuar a fazer uma diferença significativa na média, mesmo que o Masterchef seja um buraco. À semana vai ser ela por ela, e mesmo aos sábados a TVI também costuma vencer a RTP frequentemente com alguma margem. Não esquecer que a TVI vai beneficiar de dois jogos do Benfica para a Champions em novembro, o que também deverá fazer diferença. Ainda assim, esta queda contínua da TVI não deixa de ser preocupante.
  12. Ruben Fonseca

    Política

    Está no seu direito, claro, mas a mensagem não deixa de se perder pelo tempo que demora a ser transmitida. Não se trata sequer de uma crítica, muito menos faz da sua presença menos merecedora, mas é a realidade. Aliás, ainda não entendi a sensibilidade de algumas pessoas que por, pura e simplesmente, apontarem isso mesmo, assumem logo que estão a criticar a pessoa em si. Vai ser uma legislatura bastante interessante.
  13. Melhor álbum da carreira dela é Norman Fucking Rockwell. Mas West Coast é um ícone, sim
  14. Já disse N vezes que destaques resumem-se a recordes máximos, mínimos, finais e estreias. Ponto. São essas 4 situações, não mais, não menos. Não inclui "quase recordes", não inclui destaques arbitrariamente decididos por um membro do fórum, não inclui resultados assinaláveis para além das quatro situações mencionadas. Há um tópico de audiências para colocares livremente todos os destaques que quiseres assinalar e que vão para além dessas quatro situações. Nos tópicos de novelas ou de programas, os valores de audiência a publicar resumem-se àquilo que mencionei.
×
×
  • Create New...