Porto Canal é suspenso a partir da meia noite de hoje na NOS
A Portugal Telecom anunciou em comunicado "a decisão de suspender o acesso da NOS ao sinal do Porto Canal, a partir das 00h00 do dia 11 de Fevereiro". Director do canal admite: "Nada podemos fazer."
A Portugal Telecom anunciou em comunicado "a decisão de suspender o acesso da NOS ao sinal do Porto Canal, a partir das 00h00 do dia 11 de Fevereiro". Contactado pelo Económico, o director do Porto Canal, Júlio Magalhães, confessa: "Nada podemos fazer."
Magalhães lembra em declarações ao Económico que, "como a MEO e a NOS ainda não se entenderam nas negociações e o Porto tem um contrato assinado com a MEO, esta tem o direito a tomar essa decisão porque pagou".
O director do canal portista acrescenta: "Claro que não é bom para o Porto Canal, uma vez que implica redução de audiências, mas temos um parceiro que é a MEO e nos garante a operação, além de nos ter colocado em França na SFR há uma semana, permitindo acesso a um mercado muito interessante."
E Júlio Magalhães conclui: "O mundo não acaba aqui. Com esta decisão a NOS irá perder um bom canal, mas acredito que as operadoras vão entender-se."
No referido comunicado, a MEO relembra: "Desde 1 de Janeiro de 2016 que a MEO detém os direitos de comercialização da distribuição do Porto Canal. A primeira das prioridades da MEO é assegurar que, neste caso como em todos os outros em que a distribuição de conteúdos esteja em causa, os direitos de todos os consumidores estão assegurados em condições de igualdade, não importando o operador que os distribua. Sendo consequente e suportando os respectivos encargos, a MEO permitiu que a NOS distribuísse o Porto Canal aos seus clientes."
Em seguida, o documento explica: "A MEO transmitiu à NOS a importância de não se perpetuar qualquer imprevisibilidade, junto dos clientes e do mercado, sobre o formato em que os consumidores vão ter acesso a quaisquer conteúdos, o que é particularmente importante neste momento, tendo presente que já a partir de Julho de 2016 a comercialização dos direitos de transmissão do Canal Benfica TV e a exploração dos jogos do Benfica cabe à NOS."
Defendendo que "assumiu uma postura séria e transparente nesta negociação e apresentou condições concretas para viabilizar a distribuição do Porto Canal pela NOS, assegurando a mesma por um valor moderado, que a partir de Julho de 2016 deveria ocorrer em condições paritárias face aos direitos nessa altura a serem disponibilizados pela NOS", a MEO deixa uma acusação: "A NOS insiste em não apresentar contrapropostas concretas, mantendo o mercado e os clientes sem qualquer informação, designadamente sobre os termos de comercialização dos canais Benfica TV e do Sporting TV, assim como sobre os direitos de transmissão dos jogos do Benfica."
Na parte final do comunicado pode ler-se: "Mesmo não existindo um acordo com a NOS, a MEO optou por permitir a continuação da distribuição do sinal do Porto Canal por aquele operador, tendo em conta os superiores interesses dos consumidores, mormente daqueles que, não importando onde geograficamente se encontrem, têm interesse em conteúdos como os que são produzidos no Porto Canal. No entanto, e não existindo evolução na posição assumida desde início pela NOS, não resta a este operador outra solução que não seja a de informar os consumidores e as autoridades competentes de que se vê forçado a tomar a decisão de suspender o acesso da NOS ao sinal do Porto Canal, a partir das 00h00 do dia 11 de Fevereiro de 2016."
Fonte: Económico