Jump to content

Notícias SIC


Diana
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações referentes ao canal como um todo, não a respeito de um dos seus profissionais;
- Mudanças nos cargos de diretor ou noutros cargos relevantes.

Posts Recomendados

Consegui encontrar excertos da entrevista da Teresa Guilherme à Notícias TV, no SIC Blog:

A propósito do ambiente vivido na SIC desde a sua fundação até ao presente ano é qualificado por Teresa Guilherme da seguinte forma: "Não tem nada a ver. Só as paredes é que são a mesma coisa, de resto não tem nada a ver. Para começar, não tem um chefe. Continua a ter um patrão, mas não tem um chefe. Tem 50 chefes, cada um no seu sector, e não estou a dizer que é o Nuno Santos. Antes, o Rangel mandava na Informação e em quase todos os sectores..não tinha superiores hierárquicos a não ser o próprio Conselho de Administração. Havia um projecto de uma pessoa, como há agora na TVI com José Eduardo Moniz." A apresentadora de "O Momento da Verdade" chega a dizer que relativamente à era de Francisco Penim "havia pouquíssimo dinheiro e ele lutava violentamente para conseguir impor uma linha..não adianta uma pessoa criar uma estratégia para depois de oito em oito dias virem questionar e pôr em causa tudo. O que o Nuno faz é um milagre e o que o Penim fez foi um milagre". Por outro lado afirma que "o ambiente na SIC é horrível" estando esta "moribundíssima". Realça também que pensou em abandonar o programar "O Momento da Verdade" no quarto programa e duvida da veracidade dos Globos de Ouro! Por fim, a meio da entrevista concluí acerca do estado da estação de Carnaxide o seguinte:"Não dou um ano... não sei se vai falir, nem sei se as televisões vão falir.. mas sinto que é um terreno muito escorregadio. Da maneira como está, do que se ouve dizer, não se sabe se oficialmente, mas há aqueles rumores internos de que estão a tentar vender a SIC".

-- Segunda Jun 08, 2009 16:45 --

“Tenho um novo amor profissional”

Teresa Guilherme está prestes a deixar o mundo da televisão depois de ter rompido o vínculo com a SIC – um acordo que terá custado perto de quatro milhões de euros à estação televisiva. "Não tenho a certeza de voltar a fazer TV. Tenho um novo amor profissional", revela ao CM.

A produtora prefere manter segredo sobre o seu "novo amor profissional". "Para já não vou dizer o que é. Só quando estiver pronta. É uma coisa muito mais engraçada do que a TV. Se depois tiver tempo para fazer as duas coisas tudo bem", diz.

O afastamento do grande ecrã surge após a saída da SIC. Uma operação que, ao que o Correio da Manhã apurou, custou cerca de quatro milhões de euros à estação de Carnaxide, a maior parte dos quais relativos à compra da participação de Teresa Guilherme na TDN.

Relativamente ao montante, a produtora e apresentadora limitou--se a dizer: "Perguntem à SIC."

Quanto aos contornos da sua saída, a resposta também foi vaga: "A minha opinião sobre a SIC é uma coisa, e o meu acordo é outra." Na estação de Pinto Balsemão deixa em carteira "uma série de 13 episódios", que, como a própria explica, irão para o ar "quando o director de programas [Nuno Santos] entender, até porque é intemporal".

Desvinculada da estação de Carnaxide, seria natural que Teresa Guilherme procurasse qualquer tipo de colaboração com a RTP ou a TVI. Ao que o CM apurou, terá contactado a RTP para negociar a venda de um formato infanto-juvenil, ao estilo ‘Floribela’, mas Teresa Guilherme nega. "Fui lá com uns amigos estrangeiros de uma televisão de outro país", afirmou.

A TVI também está, para já, longe dos seus planos. "Ainda não falei com o José Eduardo [Moniz]. Tenho estado ocupada com outras coisas", numa alusão à sua nova aposta profissional.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

SIC, Visão e Expresso juntam redacções e testam novo modelo no Norte

É uma inevitabilidade que chegará também ao coração da empresa em Lisboa, mas, para já, testa-se o modelo novo no Norte: a Impresa, grupo de comunicação que inclui o canal de televisão SIC, a revista Visão e o semanário Expresso, vai unificar as suas redacções e serviços num mesmo espaço.

A sede escolhida é o antigo Matadouro Municipal de Matosinhos. O protocolo foi assinado ontem com a autarquia; o novo espaço está pronto para acolher jornalistas em Junho de 2010.

"A ideia é diluir fronteiras e criar orgânicas de partilha. Mais tarde ou mais cedo vamos fazer o mesmo na capital", adiantou ao JN Luís Marques, director-geral da SIC, "mas primeiro embarcamos nesta experiência a Norte".

A palavra-chave do grupo de Francisco Pinto Balsemão é "projecto-piloto", ideia defendida por Pedro Norton, vice-presidente da Impresa, que assinou o protocolo com o autarca de Matosinhos, Guilherme Pinto: "Também para nós isto é novo, juntar as redacções. Mas queremos continuar a ser pioneiros. E vamos investir mais e reforçar a aposta no Norte", vincou o administrador.

O negócio - "tivemos que ser sedutores", admitiu Guilherme Pinto, visivelmente satisfeito com o potencial do novo Media Park de Matosinhos Sul - foi celebrado nestes termos: a Câmara fará as obras de recuperação do antigo Matadouro (1,2 milhões de euros), alugando depois o espaço à Impresa (15 anos; renda mensal: 8 mil euros). As três naves industriais do edifício, situado na Rua Afonso Cordeiro, serão adaptadas pela arquitecta Susana Mota Freitas, que aposta na tipologia democrática e horizontal do 'open space'.

No Matadouro... LOOOOOOOL

Acho que é uma boa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Notícia sobre os novos estúdios da SIC (Intervenientes: Luís Marques, Francisco Pinto Balsemão, Fátima Lopes e Conceição Lino)

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasVida/2009/9/novos-estudios-da-sic-em-carnaxide.htm

Na peça pode-se ver o cenário de um dos talk shows da SIC... vê-se uma parede azul e, pelo grafismo que aparece na promo de "Nova Vida", deve ser o estúdio do programa da Fátima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Balsemão ‘ataca’ Ongoing

"As maiorias são as maiorias, as minorias são as minorias", afirmou ontem Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, respondendo assim às notícias que dão conta da tentativa de aumento de capital da Ongoing (23%), de Nuno Vasconcellos na Impresa.

Balsemão adiantou, na apresentação dos novos estúdios de Carnaxide, que vai propor Luís Marques, director-geral da SIC, para administrador e membro da Comissão Executiva da estação. "Como detemos 100% do capital da SIC, a aprovação é altamente provável", diz. Balsemão garante ainda que vai "manter-se à frente da Impresa pelo menos até 2012". Sobre os três novos estúdios, em frente à sede da SIC, onde se realizam, já segunda-feira, os novos programas da manhã e da tarde da SIC e o dos Gato Fedorento, o patrão da estação revelou: "Vamos gastar dois milhões de euros."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Cardinali na SIC sem Herman

O Natal aproxima-se e como vem sendo tradição, a SIC irá fazer um especial no Circo, com as caras da estação. Mas desta vez, Herman não vai tomar as rédeas da apresentação, já que no início do Verão se desvinculou da SIC e posteriormente apresentou 'Nasci pra Cantar' na TVI. Assim, a direcção de programação encontra-se neste momento a deliberar quem poderá ocupar o lugar.

Mas as trocas não se ficam por aqui... Após no ano anterior, Cardinali ter trocado a SIC pela TVI e Chen ocupar o seu lugar, este ano Cardinali regressa a Carnaxide, onde anos a fio deu brilho ao 'Herman Circo'.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

"Nuno Santos forever?"

In TV Guia

Notícia aqui.

A novela 'Perfeito Coração', tendo em conta o share, e sendo exibida em HN, consegue ser ultrapassada pela repetição de Mulheres Apaixonadas - início de tarde, onde é quase incomparável o número de telespectadores - e de Morangos com Açúcar - em fim de tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A novela 'Perfeito Coração', tendo em conta o share, e sendo exibida em HN, consegue ser ultrapassada pela repetição de Mulheres Apaixonadas - início de tarde, onde é quase incomparável o número de telespectadores - e de Morangos com Açúcar - em fim de tarde.

A SIC já viu que ir pelo caminho das novelas não é solução, mas se quer insistir nisso, pior para ela. Ela vê que a TVI tem grande sucesso com as novelas e depois vai fazer também para ver se consegue. Tentou. Não conseguiu. Para quê insistir outra vez em novelas, com "Perfeito Coração", se já está provado que são sempre um fracasso??? Sinceramente, não compreendo. Será falta de imaginação? Se é, então deixem-se ficar quietos! :banghead:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sousa Tavares troca TVI pela SIC

Miguel Sousa Tavares prepara-se para trocar a TVI, onde é comentador residente, pela SIC.

O jornalista deverá arrancar com um programa sobre actualidade política em Fevereiro do próximo ano, na estação da Impresa, grupo com o qual colabora, semanalmente, através do semanário ‘Expresso’.

"Perdemos um activo importante para a estação, mas a vida é mesmo assim", lamenta ao CM Júlio Magalhães, director de informação da TVI. E acrescenta: "O Miguel [sousa Tavares] já falou comigo e eu respeito a decisão dele. Vai ficar connosco até ao fim de Dezembro."

Já para Luís Marques, director--geral da SIC, o momento é para comemorar. "O Miguel Sousa Tavares é uma forte aposta", diz ao CM. Quanto ao programa que o ainda comentador da TVI irá conduzir a partir de Fevereiro do próximo ano, Luís Marques avança que "não está completamente definido. Mas poderá estar também na grelha da SIC Notícias".

O programa que está a ser preparado para Sousa Tavares será sobre a actualidade política e deverá ir para o ar semanalmente.

Recorde-se que Miguel Sousa Tavares, que já esteve na RTP, foi convidado por José Eduardo Moniz, ex-director--geral da TVI, para o canal que agora deixa. Contactado pelo Correio da Manhã, o jornalista e escritor não comenta a troca de estações.

PERFIL

Miguel Sousa Tavares nasceu no Porto em 1952. Iniciou--se no jornalismo na RTP, depois de 12 anos na advocacia. Escreveu livros como ‘Equador’ e entre várias coisas, fundou a revista ‘Grande Reportagem’.

Miguel Sousa Tavares volta à SIC para fazer informação

As negociações começaram há um ano. Ontem, a SIC anunciou o seu novo reforço para 2010. O jornalista regressa ao canal para coordenar o programa de informação que não tinha lugar na TVI. Deixa o canal após nove anos de comentários. Júlio Magalhães soube anteontem da saída

Miguel Sousa Tavares despede-se dos comentários na TVI no dia 17 de Dezembro, nove anos depois de ter pisado a estação de Queluz. E em "um ou dois meses", segundo o próprio, estará na SIC a coordenar um programa de informação, retomando o papel de jornalista. As negociações para o regresso ao canal que deixou em 1999 começaram há um ano.

A saída prende-se com "a inexistência de um espaço de informação que não seja o Jornal Nacional", explica ao DN. "Isso é impossível quando se tem quatro novelas por noite", acrescenta. Precisamente o que lhe foi proposto na SIC: "Vou fazer um programa de informação, é o que me apetece fazer". "Estou há nove anos na TVI, é natural que me apeteça fazer outra coisa", acrescenta. O jornalista deverá acumular a nova função com o papel de opinion maker. "Está também em cima da mesa ser comentador", afirma.

A falta de espaço para ter um programa de informação foi o que o levou a sair da SIC (ver caixa), mas se então se incompatibilizou com o director de informação, Emídio Rangel, agora só tem elogios para o canal que abandona. "Quando entrei na SIC tinham 7% de share, saí tinham 50%; entrei na TVI quando tinham 8% e saio quando é líder e isso dá-me gosto". E sublinha: "Não contesto a linha editorial da TVI, nem percebo grande diferença em relação aos outros canais. Nunca me senti incomodado. Tenho pena de sair quando o Júlio Magalhães entrou porque sou amigo dele".

A TVI não fez uma contraproposta ao comentador do Jornal Nacional. O director de informação da estação da Media Capital foi informado da saída de Miguel Sousa Tavares anteontem, ao fim da tarde (antes de entrar em directo no noticiário). "Respeitamos a decisão, é um facto consumado. Agora a vida segue", afirma Júlio Magalhães ao DN. O lugar deixado vago pelo comentador nas noites de quinta-feira (com uma audiência média de 1,1 milhões de espectadores) está por preencher.

As investidas da SIC eram do conhecimento de José Eduardo Moniz, director-geral da TVI até Agosto. A possibilidade de fazer um programa no TVI 24 colocou- -se, mas não convenceu Sousa Tavares. "A mim também não me apetece trabalhar para 40 mil pessoas", reage. O programa que quer fazer, e cujas características não revela, exige um orçamento incompatível com um canal por cabo.

Uma boa aquisição da SIC, uma grande perda na TVI.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Mário Augusto muda-se para a RTP

MarioAugusto.jpg

O conhecido jornalista da SIC, famoso por entrevistar as estrelas de Hollywood, está de saída da estação de Carnaxide para se mudar para a estação pública. Ao mudar-se para a RTP, deixará o comando do programa "35 mm" da SIC Notícias. Segundo o jornal "24 Horas", o jornalista, na nova casa, vai apresentar um programa diário.

Uma boa aquisição por parte da RTP, porque ele deve ter muitos e bons contactos com as estrelas de Hollywood.

Programa diário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...